MTur abre consulta pública para validar alimentos nacionais

Continua depois da publicidade
Sociedade poderá opinar sobre os itens mais relevantes ao turismo gastronômico no país

Edição DIÁRIO com agências

Ministério do Turismo abriu consulta pública para validação dos Produtos Agroalimentares Brasileiros com foco no turismo gastronômico. A iniciativa,  busca incrementar a lista de artigos definida em conjunto com especialistas de todas as macrorregiões do país, faz parte das atividades de construção do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do MTur.

A lista engloba alimentos das cinco regiões, e o público poderá deliberar sobre as opções especificadas para cada estado. As contribuições devem ser enviadas até 8 de janeiro de 2022, e para participar basta acessar  Governo Federal – Participa + Brasil – Levantamento dos Produtos Agroalimentares Brasileiros (www.gov.br)

Veja também as mais lidas do DT

A consulta pública é resultado de um mapeamento dos Produtos Agroalimentares Brasileiros realizado nos meses de julho e agosto pelo MTur, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Foram considerados os aspectos culturais, indicações geográficas, técnicas tradicionais de produção e outras características relevantes.

A lista foi elaborada considerando não apenas itens agroalimentares de forma estrita, mas também produtos de origem animal, como mel e pescados, entre outros. Também houve a especificação de artigos que, apesar de já terem passado por algum tipo de processamento, ainda assim constituem-se em ingredientes da culinária local, a exemplo de queijo, vinho, cerveja artesanal e farinha.

Um dos objetivos do MTur é a construção e a implementação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A iniciativa, em consonância com a Política Nacional de Turismo, busca reforçar a contribuição da gastronomia à redução das desigualdades sociais e econômicas, à ampliação do fluxo de turistas, ao incremento do gasto médio de viajantes e à permanência de visitantes.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade