Museu Histórico da Imigração Japonesa, em SP, inaugura espaço inédito

Continua depois da publicidade

O novo espaço do Museu Histórico da Imigração Japonesa fica no 9º andar do Edifício Bankyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), em São Paulo, no bairro da Liberdade, e traz diversas novidades.


Nesta quarta-feira, 22, o Museu Histórico de Imigração Japonesa inaugurou um novo espaço. O Museu, que está localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, agora conta com uma nova exposição no 9º andar do Edifício Bankyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social). Durante uma coletiva de imprensa, o Museu apresentou o novo ambiente, que é interativo e possui diversas novidades.

O destaque do novo ambiente é a inclusão de uma sala voltada à influência da cultura pop japonesa no Brasil e traz elementos conhecidos de cosplays, animes, metal heroes e mangás, como a armadura do herói Jaspion e a roupa de Saori Kido, do Cavaleiros do Zodíaco. 

Veja também as mais lidas do DT

Mais detalhes da nova exposição

Além da sala voltada à cultura pop, foi apresentado o 9º andar do Edifício Bankyo, que estará disponível ao público a partir de amanhã, 23, e conta com uma exposição inédita com cerca de 100 itens que narram a história da comunidade japonesa no Brasil dos anos 90 até a atualidade. 

Trajes usados por grandes atletas do esporte (do judô ao futebol), as visitas da Família Imperial Japonesa ao Brasil ao longo dos anos, a contribuição dos japoneses para a agricultura, arte, ciência e economia do Brasil e muito mais fazem parte da nova exposição. Espadas originais utilizadas por samurais e de valor inestimável também complementam o espaço.

O novo espaço do Museu Histórico da Imigração Japonesa tem trajes esportivos de grandes atletas expostos.
Trajes esportivos em exposição no novo espaço do Museu Histórico da Imigração Japonesa. (Foto: Caroline Figueiredo para o DT).

Totens interativos estão à disposição do visitante, que pode ver detalhadamente as obras de arte do acervo composto por 97 mil itens.

O Museu Histórico da Imigração Japonesa possui totens interativos com informações úteis para os visitantes.
Um dos totens interativos do Museu Histórico da Imigração Japonesa. (Foto: Caroline Figueiredo para o DT).

Lidia Yamashita, Presidente do Conselho Administrativo do Museu, disse com orgulho que a inauguração do novo ambiente e da mostra tem a ver com a concepção do Museu: “Este Museu tem a concepção de um antropólogo do Japão, que disse que o museu não podia ser morto e feito apenas de coisas antigas, mas precisava ser vivo, e estar sempre se atualizando com coisas novas. Então, a nossa intenção é justamente essa. Atualizar o museu, mostrando a influência da cultura pop japonesa no Brasil, principalmente para os jovens, e manter o museu vivo. “, afirmou Lidia. 

Novo andar complementa a história da imigração japonesa

O novo ambiente de exposições complementa os dois outros já existentes: o 7º andar, que fala sobre a chegada dos imigrantes japoneses no Brasil e os desafios enfrentados; e o 8º andar, que mostra como a comunidade estava se integrando à sociedade brasileira e os conflitos internos que passaram durante e depois da 2ª Guerra Mundial. É uma verdadeira viagem no tempo que leva o visitante a conhecer a história da imigração japonesa para o Brasil, que completa 114 anos neste mês de junho. 

Em entrevista ao DIÁRIO, Lídia informou que o Museu recebe em média 300 visitantes por dia, e 1.500 por semana. Quanto ao perfil, Lídia disse com surpresa que “em sua maioria são famílias brasileiras, que vem com as crianças.” “São mais brasileiros e até estrangeiros que vem à São Paulo e conhecem o museu”, finalizou.

Lidia Yamashita, Presidente do Conselho Administrativo do Museu, falou sobre a frequência e o perfil de visitantes do museu.
Lidia Yamashita, Presidente do Conselho Administrativo do Museu. (Foto: Caroline Figueiredo para o DT).

SERVIÇO

Museu Histórico da Imigração Japonesa 

Local: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade 01508-900 – São Paulo – SP – 3º andar – Biblioteca/Escritório.

O Museu Histórico da Imigração Japonesa funciona de terça à domingo, das 13h ás 17h, e a entrada custa R$ 16,00 para os adultos. A meia-entrada para crianças de 5 a 11 anos, estudantes com carteirinha e idosos acima de 60 anos custa R$ 8,00. 

Para  mais informações, acesse o site do Museu Histórico da Imigração Japonesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade