Na Lombardia, a região mais atingida da Itália, o Coronavírus pode estar diminuindo

Continua depois da publicidade

por Eduardo Andreassi (De Roma)

A Lombardia é a região da Itália em que o primeiro grupo de casos de coronavírus surgiu em uma cidade pequena a cerca de 60 quilômetros de Milão no dia 20 de fevereiro.

A região densamente povoada, que inclui a capital financeira italiana, Milão, já teve 1.218 mortes. Mas, apesar do aumento das mortes, o governador Attilio Fontana disse que vê algum motivo de otimismo com os dados, já que os casos novos parecem estar aumentando menos rapidamente do que alguns dias antes.

Veja também as mais lidas do DT

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse ao jornal Corriere della Sera que o surto ainda está piorando no país como um todo.

“Cientistas estão nos dizendo que o surto não atingiu seu pico, estas semanas serão as mais arriscadas”, disse Conte. 

Os contágios na Itália atingem mais de 23 mil, mas a tendência está diminuindo: 349 novas mortes e 414 pessoas curadas.

Na Itália, autoridades já afirmaram publicamente que alguns hospitais estão à beira do colapso. Ao The New York times, Massimo Puoti, chefe da unidade de doenças infecciosas no Hospital Niguarda, em Milão, disse que a atual situação “é uma guerra”. Há o temor, segundo o jornal, de que médicos precisem começar a decidir sobre quem deve morrer ou viver. 

“Ninguém sabe dizer quanto tempo vai durar”

“É possível que o vírus permaneça por alguns meses, mas ninguém tem dados irrefutáveis ​​até agora”, disse Franco Locatell no estudo inglês que prevê que o coronavírus durará pelo menos um ano. “Outras epidemias ao longo dos anos indicam que quanto mais eficazes forem as medidas de contenção, maior será a probabilidade de evitar cenários semelhantes aos que estamos enfrentando”, acrescentou. Quanto aos métodos de contágio, respondendo a uma pergunta, ele explicou que “o possível contágio através de superfícies é absolutamente marginal comparado ao interumano, que continua sendo o verdadeiro modo de transmissão”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade