Na WTM Latin America, Recife posiciona-se como destino de permanência

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‘Nova identidade de promoção mostra que a capital pernambucana é muito mais do que um hub do Nordeste’, afirma Cacau de Paula, secretária de Turismo e Lazer do Recife

POR ZAQUEU RODRIGUES

Multicultural, Recife costumava ser vista como um local de passagem para chegar aos destinos badalados de Pernambuco, como Porto de Galinhas, no litoral norte do estado. Essa visão da cidade, no entanto, vem mudando no correr dos anos, afirma a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, que recebeu o Diário do Turismo para falar sobre o atual momento do turismo brasileiro.

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Na WTM Latin America, um dos mais celebrados palcos do mercado de turismo na América Latina, Recife estreia a sua nova identidade visual para reposicionar-se e firmar-se como um destino de permanência. O novo slogan do destino é “Recife é Pra Ficar”. “Esse é o mote da nossa campanha em 2022. Ela mostra que o Recife é muito mais do que um hub consolidado no Nordeste”, explica Cacau.

A secretária de Turismo e Lazer da capital pernambucana ressalta que Recife está ampliando e, sobretudo, diversificando seus roteiros, tanto os consagrados como os mais alternativos. “Expandimos nossos tours gratuitos na cidade e estamos focados em apresentar oportunidades diversas para que os turistas fiquem na cidade e aproveitem tudo o que ela tem a oferecer”.

Cacau pontua que Recife é um destino que combina patrimônios, histórias e culturas diversas. “A permanência na cidade proporciona que os turistas descubram o destino por meio de passeios de Catamaran, experiências artísticas e visitas a museus como a Oficina Brennand e o Instituo Brennand. Só para visitar a Oficina Brennand, por exemplo, é necessário pelo menos um dia, pois ela é monumental e abriga mais de 3 mil obras”.

Descobrindo o Brasil

Cacau de Paula avalia que os destinos nacionais foram valorizados pelos brasileiros nos últimos anos. “O turismo nacional se destacou em função da pandemia, das moedas em alta, das restrições internacionais, da guerra… Várias adversidades tornaram a volta do internacional mais complicada. O destino nacional ainda é uma grande oportunidade”, constata a secretária de turismo.

De acordo com Cacau, a expansão de viagens em território nacional representa uma oportunidade para revelar os destinos sob novas perspectivas e formatar as experiências para os turistas. “Estamos empenhados nessa campanha para mostrar que Recife possui uma série de produtos novos para oferecer aos turistas”, ressalta ela, que aposta no turismo criativo e inteligente para potencializar o destino.

Ela também projeta que o ano será muito importante para a consolidação do turismo, ainda mais com Recife como destino sede da feira Abav Nacional.

“A partir de agora a participação nas feiras é ainda mais importante. Nós, enquanto sociedade, aprendemos a trabalhar remotamente, que facilitou muito a nossa vida. Mas tem coisas que nunca serão superadas. O remoto é frio, ele nunca vai ter o mesmo sentimento de ficar cara a cara para conversar. Na vida, tudo é relacionamento. E, nós, que somos destinos, temos que estar em contato com as operadoras, com os agentes de viagens”.

As feiras continuam sendo muito importantes, analisa Cacau de Paula. “A prova disso é que a feira WTM Latin America está lotada. Isso mostra o quanto a gente precisa desses encontros presenciais. Eu acho que sempre iremos precisar. Promoção e capacitação são pilares. Nunca iremos superar isso”.

Turismo em dados

Para mapear e especificar as ações estratégicas de fomento do turismo em Recife, a secretaria municipal de Turismo e Lazer lançou este ano o projeto Observatório de Turismo. “A gente sentia uma carência de dados para nortear nossos trabalhos e contextualizar os cenários”, diz.

A secretária conta que a secretária de Turismo e Lazer do Recife produzirá dados sobre o setor. “A ideia é a gente ter esses dados refinados para que possamos ser mais assertivos em nossas ações. Hoje, os dados são conseguidos por parceiros, como aeroporto, abih, empetur, feiras, Convention Bureau. Dados são tudo”, explica Cacau de Paula.

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