Novotel Santos Gonzaga e Ibis Valongo Santos são carbono neutro – Entenda

Continua depois da publicidade

Em coletiva de imprensa, representantes do Novotel Santos Gonzaga, do Ibis Valongo Santos, da Atrio e do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), que certificou os dois hotéis como carbono neutro, falaram sobre a iniciativa inovadora de sustentabilidade dos empreendimentos.

Por Caroline Figueiredo – repórter do DIÁRIO, de Santos-SP*



Atualmente, a sustentabilidade tem chamado cada vez mais a atenção da sociedade brasileira – e com razão. Muitos empreendimentos tem adotado iniciativas para preservar ou recuperar o meio ambiente, mas você já ouviu falar em carbono neutro?

O carbono neutro significa reduzir ao máximo a emissão de CO2e – carbono equivalente e balancear as outras emissões, compensando com compra de créditos de carbono ou recuperando florestas de áreas degradas com o plantio de árvores. Na hotelaria nacional, dois hotéis implantaram essa metodologia inovadora a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente: o Novotel Santos Gonzaga e o Ibis Santos Valongo.

Veja também as mais lidas do DT

Localizados em Santos – São Paulo, são administrados pela Atrio Management e recentemente foram certificados como “Hotel Carbono Neutro” pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). Para explicar o que significa essa iniciativa, representantes dos dois hotéis; da Atrio; e o fundador do IBDN se reuniram com jornalistas na manhã do dia 25 para uma coletiva de imprensa.

Como tudo começou

Flávio Dias Patrício, representante dos investidores do Novotel Santos Gonzaga, disse que o movimento começou quando os investidores trouxeram uma pauta sobre sustentabilidade e propuseram a iniciativa do carbono neutro. “Para tudo na vida existe um custo, mas nós pudemos arcar com este custo e todos os investidores concordaram, então procuramos o IBDN e o Rogério, fundador e presidente do Instituto, e começamos a trabalhar para ser carbono neutro”, contou Flávio.

Ele destacou que o engajamento da equipe que trabalha no hotel é impressionante, pois houve um grande interesse dos colaboradores (camareiras, serviços, etc.) pela agenda e segundo ele, também há o interesse dos hóspedes em colaborar com essa iniciativa.

Na sequência, João Carlos Ferreira, representante dos investidores do Ibis Valongo, complementou: “Nosso hotel é o primeiro de rede a executar esse programa de sustentabilidade, e isso nos destacou no mercado de Santos”, afirmou. João lembrou que o foco do Ibis Valongo é o público corporativo, também por estarem localizados ao lado da Petrobrás.

Os investidores do hotel Ibis Santos Valongo concordaram com a iniciativa do carbono neutro para preservar o meio ambiente.
Fachada do hotel Ibis Santos Valongo. (Foto: Caroline Figueiredo para o DT).

Ele contou que a decisão dos investidores de neutralizar as emissões de carbono do hotel teve uma finalidade de preservação do meio ambiente e não diretamente comercial, e Flávio concordou: “Quando apresentamos a proposta para os investidores, eles disseram: “Bacana, vamos preservar o planeta” e não “quanto vamos lucrar com isso”, explicou.

Como os representantes dos hotéis lembraram, a sociedade de Santos tem uma preocupação com sustentabilidade. “É uma ação nova, e quando falamos em ser neutro em carbono, o pessoal demora a entender, mas temos que plantar essa sementinha”, apontou João sobre a conscientização.

O que é um hotel “carbono neutro”? 
O Novotel Santos Gonzaga recebeu o certificado de Hotel Neutro de Carbono.
Certificado do Novotel Santos Gonzaga como Hotel Neutro de Carbono. (Foto: Divulgação).

Para ajudar todos os presentes a entenderem o que significa um hotel ser “carbono neutro”, Rogério Iório, fundador, presidente do IBDN, consultor e educador ambiental, contou sobre a atuação do instituto, que completa 31 anos de atividade neste ano, e como funciona essa prática para preservar o meio ambiente.

Rogério disse que descobriu a neutralização de carbono quando foi assistir à um show do Rolling Stones e viu o anúncio que eles eram neutros de carbono. Curioso, pesquisou o que era isso, enviou e-mails à produção e descobriu que eles fizeram um cálculo das emissões de carbono e conseguiram neutralizar.

O professor disse que “no Brasil, todos os projetos de neutralização de carbono são voluntários”, informou. E para neutralizar as emissões de carbono dos dois hotéis, foi feito um cálculo das emissões de ambos entre novembro de 2020 a novembro de 2021 e quantas árvores precisam ser plantadas para compensar a emissão.

O hotel Ibis Santos Valongo recebeu o certificado de "Hotel Neutro de Carbono".
Certificado do hotel Ibis Santos Valongo como “Hotel Neutro de Carbono”. (Foto: Divulgação).


Projeto de neutralização de carbono 

Iório explicou que, para que a neutralização de carbono ocorra, são avaliados 3 escopos, sendo 2 consideradas situações obrigatórias e 1 facultativa.

Tem o Escopo 1: queima de combustível fóssil (especialmente gás natural; e que analisa a quantidade de TCO2e emitida por carros que rodam em nome da empresa, por exemplo); o Escopo 2: utilização de energia elétrica; e o Escopo 3: que é a corresponsabilidade com a emissão (carros de colaboradores, etc)”, elencou.

Conforme Rogério informou, nos dois hotéis foram trabalhados os dois primeiros escopos e a partir do cálculo feito sobre as emissões de TCO2e dos dois empreendimentos em um ano, chegaram aos seguintes resultados:
Ibis Valongo Santos: 50,3 toneladas de emissão de carbono equivalente que causam o efeito estufa. Para compensar as emissões, serão plantadas 314 árvores nativas da Mata Altântica até setembro de 2022.
Novotel Santos Gonzaga: 59 toneladas de emissão de carbono equivalente que causam o efeito estufa. Para compensar as emissões, serão plantadas 355 árvores nativas da Mata Atlântica até setembro de 2022.

Juntos, os dois hotéis plantarão até setembro deste ano 669 árvores e compensarão cerca de 100 toneladas de carbono emitidas.

As primeiras árvores para compensar a emissão dos hotéis já foram plantadas em junho de 2022 e acontecerão até setembro deste ano.
Primeiro plantio das árvores no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, para a compensação da emissão dos hotéis, em junho de 2022. (Foto: Divulgação).

“Estamos compensando nossas emissões de carbono para retribuir ao mar o bem que ele nos faz”, disse Sandra Di Croce Patrício, também investidora de hotéis. A frase da investidora faz referência ao lema da campanha que o Ibis Santos Valongo lançará e, dentre seus objetivos, deseja chamar a atenção para o fato de que mares e oceanos fornecem a maior parte do oxigênio que respiramos e absorvem cerca de 25% das emissões de carbono geradas pelas atividades humanas.

Rogério explicou que as árvores que serão plantadas já tem um ano e meio de vida (esta idade é escolhida porque é difícil perder as mudas) e o instituto cuida delas pelo período de um ano. As árvores recebem GPS para que sejam localizadas e analisadas e o IBDN dá a assessoria para manutenção das mudas.

Algumas delas já foram plantadas e o local escolhido foi o Parque Ecológico do Tietê. Conforme Rogério lembrou, é um parque importante para o Brasil e São Paulo, pois abriga a mata ciliar do Tietê, vegetação importante que protege o Rio Tietê, principal rio de São Paulo.

As primeiras árvores para a compensação das emissões do hotéis já forma plantadas em junho deste ano no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.
Primeiras árvores plantadas no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, para a compensação das emissões dos hotéis, em junho deste ano.
Estratégias para a preservação do meio ambiente

O investidor Flávio Patrício lembrou que a Organização Mundial de Turismo (OMT), agência da ONU que se preocupa com a promoção e o desenvolvimento do turismo de forma sustentável, possui três principais metas para o alcance do turismo de baixo carbono: reforçar a medição e divulgação das emissões de carbono no turismo; acelerar a descarbonização das operações de turismo e envolver o setor do turismo na neutralização das emissões de carbono.

“Para alcançar esses objetivos, precisamos ter uma estratégia: vamos sentar e criar planos para dividir essa emissão de carbono pelo número de hóspedes que tivemos em 2021. E faremos o mesmo com 2022”, afirmou Flávio. “O nosso sonho é ter uma floresta nos dois hotéis”, completou.

Rogério disse que o plantio de árvores é uma ação inovadora, mas lembrou que o efeito não é imediato e sim um processo. 7 árvores plantadas levarão 20 anos para compensarem um ano de emissão de carbono dos hotéis.

Ele comentou também que outro meio de compensar as emissões de carbono é através da compra de energia de mercado livre, que é a energia produzida a partir de uma baixa emissão de carbono, como a energia solar ou eólica, e é comercializada. Sobre isso, Iório disse: “Hoje o nosso pátio de energia solar espalhado pelo Brasil já se equipara à produção de uma Itaipu. O Brasil tem potencial para se tornar o país que mais produz energia limpa no mundo”, declarou.

Engajamento das equipes dos hotéis e ações de sustentabilidade da Atrio

Fabiano Reis, gerente-geral do Novotel Santos Gonzaga, falou sobre o engajamento da equipe: “Tivemos uma palestra com o Rogério que era para durar uma hora e durou três horas, porque a nossa equipe tinha muitas dúvidas. A equipe foi engajada e nós temos uma pessoa que passa nos apartamentos após o check-out para verificar se a TV está ligada, ar condicionado, além de uma eventual higienização. É uma mudança de consciência que eles passam para suas casas e familiares”, falou.

Fábio Bernardi, gerente-geral do Ibis Valongo Santos, também pontou sobre as novas práticas adotadas por ele e pela equipe: “Eu também já vou de bicicleta para o trabalho. Sobre o engajamento da nossa equipe, nós temos informações sobre o carbono neutro no elevador, na recepção e nos quartos. Em todos os equipamentos do quarto, tem um QR CODE que o cliente pode acessar e ter todas as informações do projeto”, afirmou.
“Fizemos um treinamento com a nossa equipe e hoje os hóspedes escolhem o nosso hotel por saberem que é carbono neutro”, declarou. Fábio disse ainda que no check-in, a recepção informa aos hóspedes que o hotel é carbono neutro.

Os representantes dos investidores dos dois hotéis, da Atrio e o presidente do IBDN falaram sobre outras estratégias para a sustentabilidade dos hoteis.
Da esquerda para a direita: Rui Medeiros, diretor Regional de Operações da Atrio; João Carlos Ferreira Pinto, representante dos investidores do Ibis Valongo Santos; e Rogério Iório, presidente e fundador do IBDN falam sobre outras estratégias sustentáveis para os hotéis.

Por fim, Rui Medeiros, diretor regional de Operações da Atrio, comentou sobre a participação da Atrio na iniciativa: “Nós compramos a ideia no início, porque hoje nós fazemos várias ações de sustentabilidade. O carbono neutro é uma delas. Porém, nós não queremos fazer uma ação só sobre a Atrio, queremos que todas as empresas e a hotelaria façam”, disse sobre a conscientização da sociedade.

Dentre as outras medidas que a Atrio também disponibiliza em seus hotéis, Rui elencou a   economia de água através das toalhas dos hóspedes, que quando penduradas, evita a lavagem diária e diminui o consumo de água; a troca dos amenities dos banheiros e eliminação do plástico; a diminuição do consumo de água em 30% a partir da diminuição do gás”; a troca do ar condicionado para aqueles que tem a tecnologia Inverter; e a reciclagem de lixo.

“Um dos nossos objetivos é diminuir o uso de plásticos em alimentos, bebidas e canudos. Também a compra de energia de mercado livre, com energias renováveis, como o Rogério comentou. Só utilizamos lâmpadas de LED no hotel”, declarou. “E temos uma ação importante com a BMW: Em 21 hotéis da Atrio, temos o carregador elétrico para carro nos estacionamentos, até no Ibis Valongo. A sustentabilidade é um conjunto de ações. Aqui em Santos, temos 3 hotéis administrados pela Atrio”, concluiu.

Para saber mais, acesse o site do Novotel Santos Gonzaga, Ibis Santos Valongo e da Atrio Management.


*A repórter Caroline Figueiredo viajou à Santos-SP a convite da Atrio Management.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade