Fabiano Reis, GG do Novotel Santos Gonzaga, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao DIÁRIO, Fabiano falou sobre os níveis de ocupação do Novotel Santos Gonzaga no 1º semestre de 2022, os hóspedes de lazer e corporativos e as novidades do hotel, que é um dos primeiros do Brasil a ser zero carbono. 

Por Caroline Figueiredo, de Santos – SP*


“Novo”: ao lermos, falarmos ou escutarmos esta palavra, pensamos em “novidade”, “atualidade” e outros sinônimos. O Novotel Santos Gonzaga também carrega esse e outros significados. Localizado em Santos, próximo à conhecida praia do Gonzaga e também da Praça da Independência, o hotel traz outras comodidades além da localização privilegiada.

Inaugurado em janeiro de 2015, o Novotel Santos Gonzaga tem a bandeira da Accor e desde 2021 está sobre a gestão da Atrio Management. Para entender essas mudanças, a retomada pós pandemia e as novidades do hotel, o DIÁRIO entrevistou Fabiano Reis, colaborador da Atrio há 17 anos e gerente geral do Novotel Santos Gonzaga há um ano. Confira:

Veja também as mais lidas do DT

Mudanças na gestão hoteleira 

Fabiano esclareceu que para o hóspede, a mudança de gestão do hotel para a Atrio Management não é drástica: “A bandeira continua sendo a bandeira Novotel, nós seguimos as exigências da bandeira Accor, que é a “bandeira mãe”, somos franqueados do grupo Accor, e também somos auditados anualmente para que tenha um nível de qualidade elevado, então para o hóspede não tem muita diferença se é um hotel administrado pela Atrio ou pela Accor. Ele terá a mesma qualidade ou superior, mas sempre pensando em melhorar”, explicou. 

Taxa de ocupação do 1º semestre de 2022

Quando questionado como as reservas e os percentuais de ocupação se apresentaram no 1° semestre deste ano, Fabiano respondeu: “No primeiro semestre que está finalizando agora, o hotel tem ficado com uma média de 40% de ocupação. No período pós retomada, esse número, apesar de ser baixo, representa bastante para a gente. Nós ainda estamos com uma parte do hotel  com uma reforma de ar-condicionado, estamos fazendo uma melhoria e estamos trocando 100% desses equipamentos do hotel”, informou o gerente.

“Mas 40% realmente é um número bom, e imaginamos que no segundo semestre ele seja superado, e seja um segundo semestre bem mais aquecido”, completou. Com muita cordialidade, Fabiano contou que o apartamento que estou hospedada já está com ar-condicionado revitalizado. 

O Novotel Santos Gonzaga possui 228 apartamentos com design moderno e decoração nas cores marrom, azul piscina e branco; sala de reuniões; um restaurante aberto ao público no 6º andar; In Balance Fitness by Novotel; piscina aquecida e bar no topo do hotel; e estacionamento. Ao todo, o hotel tem 32 andares.

Turismo de lazer e turismo corporativo 

Sobre a porcentagem de turistas de lazer e turistas corporativos, Fabiano disse que hospeda mais o segundo: “Nós temos uma gama muito grande de clientes corporativos ao longo da semana, e no final de semana, de sexta a domingo, o nosso cliente acaba sendo lazer. Então o corporativo ainda é superior, chegando a 65% do público. E os outros 35% não equivale todo lazer, são públicos diversos, que vem para cidade no final de semana para algum evento social ou eventos esportivos, mas o corporativo ainda é o carro chefe”, esclareceu Reis.

Impactos da suspensão de cruzeiros para o hotel 

A respeito dos efeitos da suspensão dos cruzeiros e se ela afetou negativamente o movimento do hotel, Fabiano declarou: “Afetou todo o trade de turismo, até porque no final do ano passado nós tivemos alguns navios que conseguiram partir, e foi em janeiro, fevereiro, que teve aquela suspensão, nós tivemos um índice muito alto de cancelamento de reserva. E isso afeta não só o hotel, mas o restaurante da esquina, o comércio local, o Uber, e realmente foi um impacto muito grande para a gente”. 

Fabiano disse que a expectativa era de que em fevereiro, eles trabalhassem com 70% de ocupação, e esse número caiu abaixo de 50%. 

Novidades do hotel

Das novidades do hotel para apresentar aos leitores do DIÁRIO, Fabiano elencou algumas, bastante entusiasmado: ” Estamos fazendo o lançamento do nosso restaurante. A nossa intenção é trabalhar com a alta gastronomia, fazendo uma releitura do cardápio local, que é o cardápio caiçara, e tem que ter peixe, atender todos os públicos, mas com uma releitura mais gourmetizada da nossa gastronomia. Então o nosso restaurante está aberto ao público, todos os dias da semana”, informou o gerente geral. 

Ele adiantou também que no próximo mês será lançada a feijoada, que é bem tradicional no Novotel, e na unidade Santos Gonzaga também era conhecida, mas por conta da pandemia precisou parar as atividades, agora retorna repaginada.

“Então agora nós entendemos que é o momento de voltar a vender a feijoada às quartas e aos sábados, tanto para o hóspede como para o público local”, complementou Reis.

Carbono neutro

O hotel foi certificado como “Carbono Neutro” e para Fabiano, a conscientização da equipe do Novotel Santos Gonzaga foi um momento marcante: “No dia a dia, eles nos auxiliam a reduzir o desperdício de energia, água e gás. Se tem oportunidades, e isso requer impacto ao meio ambiente, e consequentemente, como eles tem o conhecimento, acabam levando para suas casas e seus familiares. Então, é uma “sementinha” que nós plantamos para os nossos colaboradores, os nossos clientes, e a ideia é que isso cresça e se expanda cada vez mais”, finalizou. 

Confira abaixo algumas fotos do Novotel Santos Gonzaga:

 

Para saber mais, acesse o site do Novotel Santos Gonzaga.


*A repórter Caroline Figueiredo viaja à Santos a convite da Atrio Management.


Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade