Números do turismo de 2014 devem se repetir em 2015

Continua depois da publicidade

Por Guilherme Brito – repórter freelancer do DT

Foi apresentado na tarde desta quarta-feira (18) os indicadores econômicos do agenciamento turístico nacional, um estudo com os dados consolidados de 2014, produzido pelo Instituto de Pesquisa e Estudos em Turismo (Ipeturis) e patrocinado pelo Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur). O levantamento contou com a participação de empresas de agenciamento turístico de todo o país.

De acordo com Marciano Freire, presidente do Ipeturis, ao todo foram 716 empresas consultadas que representaram as mais de 23 mil que o Brasil possui. Segundo ele, a maior parte delas está no Estado São Paulo com 6.987 empresas, seguida por Rio de Janeiro com 2.557, e Minas Gerais com 1.779, as demais estão espalhadas nos outros 23 estados e o Distrito Federal.

Veja também as mais lidas do DT

ALTA NAS VENDAS – O estudo revelou o que já havia sido confirmado e discutido ao longo de 2014,  uma alta nas vendas no primeiro trimestre do ano, com um volume médio de vendas de R$ 1,04 milhão, seguido por um segundo trimestre com quede 13,1% devido aos jogos da Copa do Mundo.Ainda, segundo a pesquisa,  o terceiro trimestre houve uma alta de 9,4% que configurou a retomada das vendas corporativas, e por fim, no quarto e último trimestre apresentou o menor volume médio de vendas, R$ 882 mil, uma queda de 15,8% comparada ao primeiro trimestre.

A apresentação do estudo foi feita por Marciano Freire, que também revelou os dados da temporada de verão 2015, no qual a pesquisa apontou que 59,3% das empresas fecharam fevereiro com um volume de vendas 20% a 30% menor comparado ao mesmo período do ano passado, apenas 15,9% afirmaram que o faturamento foi maior que o de 2014.

VOLUME_VENDAS_2014_OK

 

PERCENTUAL_VENDAS_2014_OK

Para Marciano, 2015 continuará sendo um ano difícil, seguindo o mesmo ritmo do ano passado. “No que diz respeito ao turismo de lazer, o ano continuará seguindo o mesmo ritmo de 2014, porque hoje as pessoas estão preocupadas em pagar as contas essenciais, como água, luz, alimentação e tantas outras; a viagem se tornou algo supérfluo, e o principal motivo é a instabilidade da economia nacional e a alta do dólar “, afirma o diretor.

A apresentação dos indicadores contou com a participação do presidente do Sindetur, Eduardo Vampré do Nascimento, da diretora de Turismo e Entretenimento de São Paulo, Luciane Leite, do presidente da ABAV-SP, Constantino Karacostas, do presidente da Aviesp, Marcelo Matera, do presidente da SKAl Internacional São Paulo, Aristides de La Plata Cury e do presidente da Fenactur, Michel Tuma Ness.

O levantamento dos Indicadores Econômicos do Turismo foi coordenado por Mariana Nery, com análise do professor Glauber Santos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade