InícioPolíticas de turismoObra de R$ 1,5 bi da Rodovia dos Tamoios...

Obra de R$ 1,5 bi da Rodovia dos Tamoios é retomada

Serviços nos contornos, entre Caraguatatuba e São Sebastião, serão executadas pela Concessionária Tamoios

Edição DIÁRIO com agências

Os serviços terão início graças a acordo firmado entre o Governo de SP e a Concessionária Tamoios, que fará a execução do projeto. A retomada prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão e geração de até 2 mil novos empregos diretos no Litoral Norte.
“Essa é uma das obras de maior investimento do Governo do Estado de São Paulo. Estamos aqui fazendo um investimento de R$1,5 bilhão”, destacou Doria. “Um dos trechos vai ligar Caraguatatuba a Ubatuba e, o outro, Caraguá a São Sebastião. Além do escoamento da produção e das melhorias para o Porto de São Sebastião, vamos lembrar que o turismo é a essência dessa região. Com esta obra sendo executada, muito em breve teremos mais segurança, confiança e aumento do turismo”, destacou.
O projeto dos contornos possui um total de 33,9 quilômetros de extensão e significa mais segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e os polos de turismo do Litoral Norte. Os trabalhos envolvem serviços de complementação da construção de 46 obras de arte especiais – entre pontes e viadutos, seis conjuntos de túneis, além da ligação do Contorno Sul com a rodovia SP-055.
Cronograma
O trecho Caraguatatuba sentido Ubatuba, primeira parte do empreendimento, passará por novas intervenções de complementação de obra de arte e pavimentação. Este ponto encontra-se 80% concluído. O prazo para conclusão total é o primeiro trimestre de 2022.
Já o segundo trecho, entre Caraguatatuba e São Sebastião, hoje com 60% de execução, receberá obras de construção de acessos ao Porto de São Sebastião. A entrega está prevista para o fim de 2023. Para acelerar o ritmo, as obras dos dois trechos serão tocadas em 17 frentes de trabalho simultâneas.
O novo cronograma foi definido após negociação da Secretaria de Logística e Transporte-SLT, da Secretaria de Governo e da Agência Reguladora de Transportes (ARTESP) com a Concessionária Tamoios, que já executa serviços de duplicação no trecho em serra da Rodovia dos Tamoios – a serem finalizados em fevereiro de 2022.
O acordo foi oficializado no último dia 27 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, quando o Governo de SP assinou o contrato para a incorporação e retomada das obras dos contornos pela concessionária. Os serviços haviam sido paralisados em 2018, na gestão anterior, e os atuais entendimentos destravaram a obra.
Transparência
Os usuários da Tamoios vão poder acompanhar de perto o passo-a-passo das obras, por meio de uma Ouvidoria específica, para esclarecer dúvidas e receber sugestões de quem mais transita pela rodovia. A Ouvidoria pode ser acessada pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 17h, através do número (12) 3924-1197. Em caso de emergência, o 0800-545-0000 também estará à disposição da população.
PC

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque