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Grand Amazon Expedition: cruzeiro do Iberostar oferece imersão na floresta Amazônica

O Grand Amazon Expedition é do Grupo Iberostar, empresa fundada por Lorenzo Fluxa, na cidade de Palma, na Espanha, onde fica a sede da organização.

por REDAÇÃO DO DIÁRIO


No transcorrer da WTM Latin America, de 15 a 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Helena Costa, Gerente de Vendas Brasil| Iberostar Hotel & Resorts. Com larga experiência em turismo e hotelaria, a executiva falou das novidades e, em especial, da nova marca do Iberostar – Grand Amazon Expedition.

Helena conta que o Grand Amazon Expedition foi o primeiro empreendimento do Grupo Iberostar no Brasil e após uma parada para manutenção e melhorias, o navio retornou com nova marca.

“Nós fechamos, no ano passado, durante quatro meses. Trata-se de uma obrigatoriedade da categoria dos portos e a gente aproveita para fazer melhorias em manutenção. Foi nesse contexto que veio a nova marca, Grand Amazon Expedition. Hoje, um dos nossos objetivos é a reposição da marca. É uma resposta estratégica à mudança do mercado de cruzeiros, à demanda do turismo de experiência e de imersão”, afirma Helena ao DT

O Grand Amazon Expedition, segundo explica Helena Costa, enquadra-se na linha Grand. “Na realidade, a Linha Grand, fora do Brasil, seria para pessoas a partir de 18 anos. Ou seja: somente para adultos. No entanto, abrimos uma exceção no Brasil e aceitamos crianças a partir de oito anos”. Ao ser indagada sobre o comportamento das vendas, sem mencionar números, ela afirmou que estão positivas.

Grand Amazon Expedition
Grand Amazon Expedition, navegando pelo Rio Negro (Crédito: Iberostar)

Sazonalidade e Floresta Amazônica

Sobre a sazonalidade, no período de seca e cheia na região amazônica, Helena considera que são momentos diferentes. “No final do ano, chove muito nos meses de dezembro e janeiro. É aquela chuva de Manaus, quando o rio começa a subir. Então, é outro tipo de viagem – viaja-se na copa das árvores. E no segundo semestre, o rio começa a baixar até chegar aquela seca no final de outubro e novembro. É um outro tipo de viagem, onde se consegue ver as praias do Rio Negro e visualizar melhor os animais. Há momentos diferentes e especiais o ano todo”, explica.

E acrescenta: “Eu costumo dizer que Manaus, seja no primeiro ou no segundo semestre, proporciona um turismo de imersão, de experiência, de aventura com luxo. Isso garante momentos inesquecíveis em uma das maiores maravilhas do mundo – a Floresta Amazônica.

Sobre a origem dos turistas, nacionais ou estrangeiros, Helena considera ‘meio a meio’. Diz que “tem muito brasileiro conhecendo e se interessando por esse destino. Mas também temos turistas americanos, iranianos, japoneses, europeus, entre outras nacionalidades”.

Roteiros

“Há dois roteiros: o do Rio Solimões, que sai todas as tardes de sexta-feira. São três noites de sexta a segunda, quando volta para o porto de Manaus, de onde saiu. No mesmo dia, na tarde de segunda-feira, há outro cruzeiro de quatro noites pelo Rio Negro. Assim, pode ser feita uma combinação perfeita dos dois roteiros, em sete noites”, resume.

Grand Amazon Expedition
Grand Amazon Expedition navegando pela Amazônia (Crédito: Iberostar)

Programação

O ‘Expedition’ é oferecido para todas as idades, a partir de 8 anos. “Vendemos bastante para lua de mel, grupos de amigos, para aquele cliente que quer um cruzeiro um pouco menor. Ou simplesmente para aquele que é amante da natureza. Sempre fazemos capacitações e treinamentos, mostrando que esse produto é singular. Trabalhamos com todos os nichos de mercado e, por isso, promovemos de forma intensa o Grand Amazon Expedition no mercado de turismo”, enumera.

Grand Amazon Expedition por Helena Costa

Helena Costa é executiva de turismo especializada com 31 anos de experiência na aérea comercial. Atuando como Gerente de Vendas, desenvolvendo junto à diretoria nacional estratégias de vendas., focando nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Cone Sul.

Ela falou ao DIÁRIO da própria vivência e da primeira vez em que esteve em Manaus. “Fui para o Rio Solimões. Não imaginava a grandiosidade que é a Floresta Amazônica. Nos nossos pacotes, estão todos os passeios incluídos. Tive oportunidade de fazer uma focagem de jacaré, de visitar uma comunidade indígena, observar o boto cor-de-rosa, vivenciar aquele turismo de imersão na vida do ribeirinho; observação das árvores, o despertar da Amazônia. Tudo isso está incluído no Grand Amazon e faz dele uma oportunidade incrível”.

Helena lembra que, na volta desses passeios com lanchas motorizadas, guias qualificados que falam mais de um idioma, encontra no navio uma cabine de 23 metros² super confortáveis, cabines externas com varanda e uma gastronomia impecável.

No fecho da conversa, Helena salienta que “a Rede Iberostar tem a preocupação de mesclar a comida típica do local com o cardápio internacional. Você vai encontrar um exótico ceviche de peixe, uma moqueca de Tucunaré, um assado de costela de Tambaqui. Terá aquele momento na natureza e aquele turismo de aventura com luxo, em um navio confortável. Eu já tive essa experiência tanto no Rio Negro quanto no rio Solimões. E é incrível!”


Sobre o Grupo Iberostar

O Grupo Iberostar é uma multinacional espanhola 100% familiar com mais de 67 anos de história em turismo e negócios desde 1877. Seu principal negócio é a Iberostar Hotels & Resorts, cujo portfólio ultrapassa 100 hotéis de 4 e 5 estrelas em 16 países. O Grupo tornou-se uma referência internacional ao promover um modelo de negócio de turismo mais responsável e focado no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. O movimento Wave of Change reflete o compromisso desta empresa com o meio ambiente e os oceanos, e o esforço para compartilhá-lo com toda a sociedade.

Com a sustentabilidade como motor e alavanca o negócio, a empresa coloca a economia circular no centro de sua estratégia e trabalha em sua própria Agenda 2030  para ser livre de resíduos até 2025, neutra em emissões de carbono até 2030, 100% responsável em sua cadeia de abastecimento de produtos do mar em 2025, e melhorar a saúde dos ecossistemas que circundam seus hotéis, entre outros objetivos.

Iniciativas inspiradoras definem projetos vencedores do 4º Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America

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O final dos trabalhos, no segundo dia da 11ª edição da WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo, foi marcado por um mix de criatividade, inclusão, superação e propostas desafiantes, que emprestam ao turismo um caráter social e de maior engajamento. Esse o cenário da entrega do Prêmio Turismo Responsável, idealizado pela organização da feira.

Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, ressaltou a relevância do prêmio, para uma plateia formada por líderes comunitários e representantes de destinos e produtos comprometidos com a prática da diversidade e sustentabilidade. O turismo, segundo ele, precisa dar passos à frente não apenas para deixar de ser encarado como uma atividade econômica secundária, mas também para reafirmar a responsabilidade como um setor comprometido com o desenvolvimento e protagonismo dos atores que fazem tudo acontecer.

Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo em discurso antes da entrega do prêmio "Turismo Responsável" da WTM. (Foto: Felipe Maresca)
Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo em discurso antes da entrega do prêmio “Turismo Responsável” da WTM. (Foto: Felipe Maresca)

Jaqueline Gil, diretora de Marketing da Embratur, enfatizou os obstáculos que os destinos brasileiros ainda enfrentam para se tornarem plenamente sustentáveis, na prática, em especial aos olhos do turista estrangeiro. Disse que o tema requer uma intervenção quase que cirúrgica para a implantação do conceito em larga escala, seja com a difusão dos princípios junto aos destinos, comunidades e empreendimentos privados. Citou que o órgão de promoção turística do Brasil, ao qual está ligada, adotou critérios excludentes, tendo como crivo boas práticas ambientais, para a aceitação de parceiros na tarefa de divulgar a imagem do turismo brasileiro fronteira afora.

Jaqueline Gil, diretora de Marketing da Embratur, em discurso antes da entrega do prêmio "Turismo Responsável" da WTM
Jaqueline Gil, diretora de Marketing da Embratur, em discurso antes da entrega do prêmio “Turismo Responsável” da WTM (Foto: Felipe Maresca)

Os premiados

Cada um dos 22 vencedores (de um total de 158 inscritos) comemorou com muita ênfase o prêmio recebido. Ideias inovadoras e valiosa contribuição do Brasil e de outros países da América Latina se revezaram no palco para serem agraciadas. São elas, em suas respectivas categorias:

Melhor Iniciativa para Conservação da Biodiversidade
  • Ouro – Explorando El Valle – ASOGTURC (Guatemala)
  • Prata – Fundación Agua y Tierra (Panamá)
  • Bronze – Rainforest Expeditions (Peru)
  • Bronze – Parque Nacional de Jericoacoara – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Brasil)
Melhores Iniciativas para Promover a Diversidade, Equidade e Inclusão no Turismo
  • Ouro – Mama Uma Travel (Equador)
  • Prata – Mujeres a la Cumbre (Chile)
  • Prata – San Luis Capital – Dirección de Turismo Municipal de SLP (México)
  • Bronze – Grupo Cataratas (Brasil)
Vencedores do prêmio "Turismo Responsável" da WTM posam junto com autoridades após serem agraciados (Foto: Felipe Maresca / DT)
Vencedores do prêmio “Turismo Responsável” da WTM posam junto com autoridades após serem agraciados (Foto: Felipe Maresca / DT)
Melhores Iniciativas para Promover o Impacto Socioeconômico e a Construção da Paz Através do Turismo
  • Ouro – Apata Colômbia (Colômbia)
  • Ouro – Impulse Travel (Colômbia)
  • Prata – Manakin Nature Tours (Colômbia)
  • Bronze – Favela Santa Marta Tour (Brasil)
Melhores Iniciativas de Trabalho em Rede para Promover o Turismo Responsável nos Destinos
  • Ouro – Grande Reserva Mata Atlântica (Brasil)
  • Prata – Travolution Internacional (Argentina, Colômbia e Chile)
  • Bronze – Camino del Mayab (México)
Melhores Iniciativas para o Turismo em Territórios Indígenas e/ou Comunidades Tradicionais
  • Ouro – Budi Lafken Mapu Turismo (Chile)
  • Prata – Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa (Argentina)
  • Prata – Guyana Tourism Authority (Guyana Francesa)
  • Bronze – Rota da Liberdade (Brasil)
  • Bronze – Rutas Ancestrales Araucarias (Chile)
Melhores Iniciativas para Mitigação das Mudanças Climáticas
  • Ouro – Say Hueque Argentina Journeys (Argentina)
  • Prata – Grupo Tauá (Brasil)

Por Cecília Fazzini, do DIÁRIO

WTM LA 2024: Confira vídeo e fotos do 2º dia!

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Os corredores da WTM Latin America 2024 ficaram ainda mais movimentados no segundo dia da maior feira de turismo BtoB da América Latina que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo.

Inspirada no tema “The Future is Open. Be The Change” a feira acontece até o dia 17 de abril e deve superar a expectativa de receber 27 mil visitantes. Confira a seguir o vídeo e imagens do 2º dia:

 

Ilka Padula (Diretora de Vendas Global da América Latina e Caribe da Wyndham (ao centro), Alejandro Geis, à esquerda (gerente geral da Wyndham Gramado) e Màrio Pio, à direitra (Gerente geral do Wyndham Olímpia) – (Crédito: Victor Meireles)
Paulo Atzingen (Diretor do DT) entrevista com Ilka Padula (Diretora de Vendas Globais da Wyndham AL)
Selina, da Fundação Ipês, destaca a importância do afroturismo no lançamento dos 10 roteiros e atrativos turísticos em São Paulo (Crédito – Victor Meireles)
Helena Costa, gerente de produto do grupo Iberostar (Crédito: Paulo Atzingen)
Mulheres de Noronha: Lúcia Smith Costa (presidente da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha), Silvana Rondelli (Pousada Beco de Noronha), Fabiana de Sanctis (Delphin Pousada) e Manuela Fay (Comunicação de Noronha) – Crédito; Paulo Atzingen
À esquerda Guilherme Centofante, presidente da associação comercial de Campos do Jordão, ao centro Maria Glória Alvarez Bravin (Pousada das Hortênsias) e à direita Rafael Marcandali (Hotel Boutique Quebra-Noz), diretores do "Consórcio Aproveite Campos do Jordão" (Foto: Felipe Maresca / DT)
À esquerda, Guilherme Centofante, presidente da Associação Comercial de Campos do Jordão, ao centro, Maria Glória Alvarez Bravin (Pousada das Hortênsias) e, à direita, Rafael Marcandali (Hotel Boutique Quebra-Noz), diretores do “Consórcio Aproveite Campos do Jordão” (Foto: Felipe Maresca / DT)
Solange Barbosa (Afro Turismo), Roberto Lucena (Secretário de Turismo do Estado de São Paulo), Fernando Barbosa (ITESP), Ana Cristina (Coordenadora de Turismo) e Selina (Fundação Ipês) (Crédito: Victor Meireles)
Solange Barbosa (Afro Turismo), Roberto Lucena (Secretário de Turismo do Estado de São Paulo), Fernando Barbosa (ITESP), Ana Cristina (Coordenadora de Turismo) e Selina (Fundação Ipês) (Crédito: Victor Meireles)
Time de executivos da GTA - Global Travel Assistance presente na 11a. WTM Latin America
Time de executivos da GTA – Global Travel Assistance presente na 11ª WTM Latin America (Foto: Felipe Maresca)
Ministro de Belize Anthony Mahler - Crédito - DT
Ministro de Belize Anthony Mahler – Crédito – DT
À esquerda, Rafael Caron, gerente de vendas Cyan Resort by Atlantica e, ao lado, Francisco Henriques, gerente geral Cyan Resort by Atlantica, ambos presentes na WTM 11ª edição (Foto: Felipe Maresca)
À esquerda, Rafael Caron, gerente de vendas Cyan Resort by Atlantica e, ao lado, Francisco Henriques, gerente geral Cyan Resort by Atlantica, ambos presentes na WTM 11ª edição (Foto: Felipe Maresca)
Fernando Tochete avalia participação da Bourbon Hospitalidade na WTM como essencial
Fernando Tochete avalia participação da Bourbon Hospitalidade na WTM como essencial (Foto: Bruno Almeida / DT)
Annie Morrissey celebra ampliação de ações ESG durante WTM, em SP
Annie Morrissey celebra ampliação de ações ESG durante WTM, em SP (Foto: Bruno Almeida / DT)
À esquerda Guilherme Gassenferth, secretário de turismo da cidade de Joinville, ao centro Vanessa Falk, gerente de turismo da cidade de Joinville e à direita Giorgio Souza, executivo da cidade de Joinville.
À esquerda, Guilherme Gassenferth, secretário de turismo da cidade de Joinville, ao centro, Vanessa Falk, gerente de turismo da cidade de Joinville e, à direita, Giorgio Souza, executivo da cidade de Joinville (Foto: Felipe Maresca)
Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo em discurso antes da entrega do prêmio "Turismo Responsável" da WTM. (Foto: Felipe Maresca)
Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo em discurso antes da entrega do prêmio “Turismo Responsável” da WTM. (Foto: Felipe Maresca)
Vencedores do prêmio "Turismo Responsável" da WTM posam junto com autoridades após serem agraciados (Foto: Felipe Maresca / DT)
Vencedores do prêmio “Turismo Responsável” da WTM posam junto com autoridades após serem agraciados (Foto: Felipe Maresca / DT)
Corredores WTM LA 2024 (Foto: Felipe Maresca / DT)
Corredores LA 2024 (Foto: Felipe Maresca / DT)
Corredores LA 2024 (Foto: Felipe Maresca / DT))
Estandes cheios no 2º dia (Crédito: Vitor Meireles – DT)]
Estande do Turismo do Estado de São Paulo (Crédito: Victor Meireles – DT)

Um encontro com aqueles que não valeram a pena

*“Se procuro em minhas recordações os que me deixaram um sabor duradouro, se faço balanço das horas que valeram, sempre me encontro com aquelas que não valeram a pena.”*

-Antoine de Saint-Exupéry


Com certeza você já deve ter ouvido aquela frase “Quanto mais de dá, mais se quer”. Infelizmente, temos um péssimo costume de levar mais em conta 1 vez em que não conseguimos cumprir uma meta, do que todas as outras vezes em que batemos o objetivo proposto.

Ou uma pessoa muito querida que nos chateia, no calor do momento, lembramos mais dessa chateação do que todas as outras vezes em que essa pessoa nos fez bem.

Saint-Exupéry, sempre visionário, quis chamar a atenção, para o tanto que perdemos ao seguir por essa estranha lógica: Olhar os contras, nunca os prós. Se olharmos com mais gratidão para tudo a nossa volta, a jornada será muito mais leve.

Por isso, ao invés de olhar sempre o que faltou, o que quebrou, o que chateou, olhe para o que te fez sorrir, o que te animou, o que você conseguiu fazer. Não é porque 1 das 10 metas que você estipulou que você não conseguiu cumprir, que você fracassou, olhe com gratidão as outras 9 que você deu tudo de si para cumprir.

Não desmereça suas vitórias. Em alguns casos, melhor feito do que perfeito.

Crédito José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos

SPTuris inclui NBA House 2024 no calendário oficial de eventos

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NBA House promove experiência imersiva de basquete para fãs de todas as idades e será realizada no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, de 6 a 23 de junho


EDIÇÃO DO DT com agências

Em cerimônia realizada no Auditório Bruno Covas, na terça-feira, 16 de abril, a NBA House 2024, experiência imersiva de basquete da NBA, foi incluída no calendário de eventos estratégicos da cidade de São Paulo. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa oficial de eventos e turismo da Prefeitura), Gustavo Pires, e o Head da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini, estiveram presentes no evento.

“A inclusão do evento no calendário é um reconhecimento da importância do esporte para a cidade. Queremos gerar cada vez mais um legado positivo para São Paulo com atrações diversificadas e reconhecidas internacionalmente como a NBA House”, afirmou Gustavo Pires, presidente da SPTuris e coordenador da Comissão Intersecretarial do Calendário de Eventos Estratégicos da cidade.

“Retornar a São Paulo com nossa maior NBA House até agora em junho mostra o quanto a cidade abraça o basquete, a cultura e os eventos de entretenimento. Estamos entusiasmados com o fato de a NBA House ser reconhecida pela cidade como um evento oficial e mal podemos esperar para dar as boas-vindas aos fãs e às famílias nessa experiência imersiva de basquete, onde eles poderão celebrar seu amor pelo jogo.” disse Vicentini.

A National Basketball Association (NBA) realizará sua maior NBA House no Brasil no Parque Estadual Villa-Lobos, em São Paulo, de quinta-feira, 6 de junho a domingo, 23 de junho, em conjunto com as Finais da NBA de 2024. A atração contará com diversas atividades onde fãs de todas as idades poderão se reunir para comemorar as finais, incluindo festas de exibição em todas as noites de jogos das finais, apresentações ao vivo, competições de basquete e jogos com a chance de ganhar prêmios oficiais da NBA, encontros com celebridades e convidados especiais e uma nova área ao ar livre com meia quadra, praça de alimentação e telas de LED exibindo os jogos das finais dos EUA.

“Era um grande sonho ter a NBA House no Calendário de Eventos Estratégicos e apoiar esse evento, por tudo que representa e por tudo que a NBA é no mundo. Esse anúncio representa que a cidade de São Paulo, a SPTuris e toda a comissão enxergam a NBA House como uma atividade que movimenta a economia e o setor de turismo. Nós queremos apoiar todos os eventos feitos pela NBA e mostrar que a capital paulista está de portas abertas para outras ações”, concluiu Gustavo Pires.

Seguro-viagem é obrigatório? Saiba em quais países ele é exigido

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Preparar-se para uma viagem internacional requer saber quais são os países que exigem o seguro-viagem para os brasileiros

Viajar requer preparar vários fatores como hospedagem, passagens e passeios. Outro aspecto fundamental são as documentações e condições exigidas. Um exemplo é o seguro-viagem, que oferece segurança e mais tranquilidade para a viagem, qualquer que seja o destino escolhido.

Quem viaja sem seguro-viagem pode enfrentar problemas e burocracias enormes. Por isso, veja quais países exigem esse serviço e por que é importante contratá-lo.

Conheça o serviço

Seguro-viagem é um serviço essencial que, embora não seja obrigatório em todos os países, é uma proteção valiosa, sobretudo para assistência médica e outras emergências durante a viagem, tais como perda de bagagem, atraso ou remarcação de voos. Existem muitas opções desse tipo de seguro no mercado, por isso é essencial pesquisar com detalhes as condições e serviços de cada um.

Antes de viajar para outro país, é sempre aconselhável verificar os requisitos para entrar em seu território. É importante buscar informações em lugares seguros, como embaixadas ou consulados do país em questão. Se a sua viagem for pelo território nacional, é possível que um seguro-viagem mais básico seja suficiente.

Tipos de seguro-viagem

Existem vários tipos de coberturas e categorias de seguro-viagem e muitas extrapolam as condições exigidas por lei. Uma delas é para viagens nacionais, sendo recomendada para quem viaja a outras regiões do Brasil e vão vivenciar aventuras e experiências radicais ou visitar lugares mais remotos.

Existe também seguro para viagem internacional, indicado para coberturas médicas, odontológicas e hospitalares. Há o seguro-viagem voltado somente para ocorrências na área da saúde. E o seguro-viagem intercâmbio, recomendado para quem pretende passar meses no exterior — esse tipo de seguro oferece melhor custo-benefício. É importante considerar o tipo de viagem e quais são as suas necessidades para contratar a versão mais adequada.

Onde o seguro-viagem é obrigatório

Vários países exigem seguro-viagem. Mas mesmo para aqueles onde esse tipo de serviço não é obrigatório, é vital contratá-lo devido aos altos custos de serviços médicos.

Um exemplo são as nações europeias participantes do Tratado de Schengen, além do auxílio médico e direito à internação com acompanhante, caso seja necessário. Tais como Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Portugal, entre outros.

Na maior parte da Europa, com uma cobertura mínima de 30 mil euros, você pode encontrar diversos serviços com diferentes preços. Independente da variedade de cobertura, todos eles precisam oferecer assistência médica e hospitalar.

No continente americano, quem exige o seguro viagem são Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, Argentina, Uruguai e Venezuela. Já na Ásia, alguns exemplos são Catar, Emirados Árabes Unidos, Tailândia e Turquia. E, na África, Argélia e Angola obrigam a contratação desse tipo de seguro previamente.

Curiosidades

Outra informação importante são os destinos mais procurados pelos brasileiros que requerem o seguro-viagem: França, Espanha, Cuba, Inglaterra, Catar, além de EUA, Irlanda e África do Sul.

No caso de Cuba, a obrigatoriedade do seguro-viagem entrou em vigor em maio de 2010 e é requerido a todo e qualquer viajante estrangeiro e, inclusive, para cubanos residentes em outro país.

A cobertura mínima requisitada pelas autoridades cubanas é de 7 mil dólares (em caso de repatriação e evacuação) e de 25 mil dólares (para despesas médicas por doenças ou acidentes). Já nos EUA, mesmo o seguro-viagem não sendo um item obrigatório para a entrada no seu território, o país tem um dos maiores custos de saúde do mundo.

Muitas vezes, na busca por economizar uma grana, alguns viajantes se esforçam para não contratar esse tipo de seguro. Porém, essa é uma economia que não vale a pena, já que pode te deixar desassistindo e provocar custos muito maiores após você recorrer a serviços médicos.

Ásia Total destaca Tailândia como queridinho dos brasileiros na WTM Latin America

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Operadora de turismo Ásia Total traz perspectivas da emissão de brasileiros para países asiáticos


Por Bruno Almeida, do DIÁRIO

A Tailândia se consolidou como um dos destinos asiáticos com o maior potencial entre turistas brasileiros, mesmo com uma disputa com países mais procurados. A afirmação é do diretor de operações e marketing da Ásia Total, Jefferson Santos, que concedeu entrevista exclusiva ao DIÁRIO durante a WTM Latin America nesta terça-feira (16).

Segundo o executivo, a operadora de turismo viu a Tailândia despontar nos últimos anos e alcançar o top 3 nas pesquisas de brasileiros com a Ásia Total. “Nossa série histórica ficou comprometida (com a pandemia). Mas desconsiderando a época de fechamento e redução de vendas, eu diria que a média de crescimento de vendas do Brasil para a Tailândia tem sido de 14% ao ano, mesmo com toda a concorrência”, diz Jefferson.

Estande do Egito na WTM 11a. edição - Foto: Felipe Maresca / DT
Estande do Egito na WTM 11a. edição – Foto: Felipe Maresca / DT

Para chegar ao topo dos países mais procurados por turistas brasileiros, a Tailândia disputa com o Japão, em especial nesta época do ano, quando as cerejeiras florescem e atraem pessoas do mundo todo, e com a Coreia do Sul, que viu seu turismo receber grande impulso com o fortalecimento de sua indústria cultural.

Para Jefferson, após a pandemia houve uma mudança de comportamento na procura por destinos. “O brasileiro está cada vez mais diversificando as viagens internacionais, e está cada vez mais propenso a pensar em destinos menos massificados. O extremo oriente e a Ásia como um todo vem representando esse novo mercado, esse novo momento. Nessa perspectiva, países como a Tailândia, a China, a Coreia e a Índia vêm entrando no radar. Até porque esses destinos oferecem experiências que o brasileiro não está acostumado”, afirma.

Experience Egypt na WTM 2024 - Foto: Felipe Maresca / DT
Experience Egypt na WTM 2024 – Foto: Felipe Maresca / DT

“É um destino completo de A a Z, atende muito bem os interesses de todos os perfis de viagem. Desde aquela pessoa que está esperando conforto e sofisticação a preços convidativos, e também aquela pessoa que está esperando história e cultura. A Tailândia é um país que sabe receber o estrangeiro, e particularmente o brasileiro, como nenhum outro. No contexto asiático, é o país que mais se assemelha ao Brasil”, afirma Jefferson sobre os sorrisos e o acolhimento que ambas as nações têm em comum.

Ásia Total na WTM

“Não temos dúvidas que a WTM é a principal feira do segmento aqui na América Latina. É uma pluralidade muito grande dos principais players do mercado. Neste sentido, estar aqui é muito importante para nós. Acima de tudo é um espaço para sermos vistos”, finaliza o executivo.

Bourbon Hospitalidade quer 80% da rede com energia limpa até 2026, diz diretora durante WTM

Empresa pretende fortalecer questões ESG e já possui metade da rede Bourbon com certificação de energia renovável


Por Bruno Almeida

A Bourbon Hospitalidade anunciou que mira utilizar energia limpa em 80% de suas unidades até 2026. Nesta terça-feira (16), durante a WTM Latin America, a diretora de vendas e ESG da rede hoteleira, Annie Morrissey explicou, ainda, que metade de seus hotéis já conta com energia renovável.

Com as recentes medidas sustentáveis, com o uso de fontes hídricas e eólicas, 50% da rede da Bourbon Hospitalidade conquistou o Certificado de Energia Renovável (I-REC, ou International Renewable Energy Certificate, em inglês), um sistema internacional de rastreamento para averiguar e atestar a origem das diversas fontes de energia. O documento demonstra a redução na emissão dos gases geradores do efeito estufa. Agora a rede mira na expansão destas medidas e quer que seus hotéis deixem de emitir 4.227 toneladas de CO², com o número de unidades certificadas podendo ultrapassar 80% até 2026.

As conquistas e estimativas são motivo de orgulho para a diretora, que afirma já conseguir medir como os impactos positivos influenciam nas vendas. “Na área de eventos, por exemplo, de todos os eventos que a gente fez nos resorts, 20% das empresas queriam informações, evidências do que a gente está fazendo. Então a gente está mapeando tudo isso para poder justificar investimentos na área e também para os clientes saberem”, ponderou Annie.

“O ESG precisa ser competitivo, precisa dar retorno. Mas não é gasto, é investimento. Se você não for nessa linha, você vai perder clientes”, seguiu a executiva.

Em 2022, foram emitidos os primeiros certificados para unidades da rede, com o Bourbon Atibaia Resort, em Atibaia (SP), e o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu (PR), tendo consumo de energia de fonte eólica. Em 2023, outros quatro hotéis também ganharam o selo e, em 2024, mais cinco hotéis.

“Se você mostra que você está andando e mostra que está atacando alguns aspectos, como a reciclagem, como o uso de energia limpa, já é um começo importante. (…) Além da parte da energia, que está ficando cada vez mais forte, estamos mirando em um hotel aterro zero, que não gere lixo”, concluiu Annie.

Fernando Tochete avalia participação da Bourbon Hospitalidade na WTM como essencial
Fernando Tochete avalia participação da Bourbon Hospitalidade na WTM como essencial (Foto: Bruno Almeida / DT)

Bourbon Hospitalidade na WTM

“A Bourbon tem como objetivo estar muito presente no mercado. A WTM é um dos principais eventos, tanto para o mercado BSC, o público final, como para o mercado BSB, que são as agências, operadoras, organizadoras de eventos, os principais players do mercado que contribuem para otimizar nossas oportunidades”, afirma o diretor de receitas e distribuição da rede, Fernando Tochete, que avalia trazer estande próprio da Bourbon para a edição de 2025 da feira.

Atualmente, a Bourbon Hospitalidade soma mais de 20 unidades em três países (Brasil, Paraguai e Argentina) e em mais de 20 cidades. São, aproximadamente, 5 mil acomodações que a colocam entre as dez maiores marcas hoteleiras atuantes no país.

Leia mais:

WTM Latin America – Veja vídeo e fotos do 1º dia

GTA destaca novidades da linha de produtos na WTM

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No concorrido estande que ocupa até esta quarta-feira (17) na 11ª WTM Latin America, no Expo Center Norte, na Capital paulista, a Global Travel Assistance – GTA reiterou boas novas para o público do trade.

Liderados pelo CEO da empresa, Celso Guelfi, os executivos de vendas tiveram a missão de apresentar as modalidades que chegam ao mercado: cobertura em dobro do seguro contratado e desconto de 30% para famílias e agregados, a partir da segunda vida.

Celso Guelfi, presidente da GTA - Global Travel Assistance
Celso Guelfi, presidente da GTA – Global Travel Assistance (Foto: Felipe Maresca)

Por Cecília Fazzini

Na WTM, Setur-SP e Embratur anunciam roteiros inéditos de afroturismo

Entidades se unem para promover o afroturismo com mais representatividade e dinamismo


REDAÇÃO DO DIÁRIO, na WTM

O turismo do Estado de São Paulo lançou oficialmente o Afroturismo, uma iniciativa que visa promover e valorizar a cultura afro-brasileira em diversas regiões do estado. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (16), no segundo dia de WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento contou com a presença de autoridades e líderes do setor, que ressaltaram a importância do Afroturismo para a promoção da diversidade e inclusão no turismo paulista.

Novos roteiros e atrativos

O lançamento dos 10 roteiros e atrativos do Afroturismo de São Paulo foi um dos pontos principais no anúncio. Ana Cristina, coordenadora de Turismo, destacou a expectativa gerada desde o ano anterior para o início desses trabalhos, com o objetivo de estruturar e promover o turismo nas comunidades quilombolas e em bairros da capital que representam a cultura afro-brasileira.

Segundo Ana Cristina, “o turismo nas comunidades quilombolas está representado pela Fundação Ipês, que nós temos também o turismo histórico em cidades, bairros também da capital, que mostram muito essa cultura afro-brasileira.”

Importância do afroturismo para São Paulo

Solange Barbosa, uma das pioneiras do Afroturismo no estado, ressaltou a importância da iniciativa para dar visibilidade à cultura afro-brasileira. “Nós existimos, mas não aparecíamos. E agora nós não desapareceremos nunca mais”, afirmou Solange, enfatizando a relevância do trabalho conjunto da Embratur e da Secretaria de Turismo para promover o Afroturismo internacionalmente.

Selina, da Fundação Ipês, destaca a importância do afroturismo no lançamento dos 10 roteiros e atrativos turísticos em São Paulo (Crédito: Victor Meireles)
Selina, da Fundação Ipês, destaca a importância do afroturismo no lançamento dos 10 roteiros e atrativos turísticos em São Paulo (Crédito: Victor Meireles)

Destaques dos Roteiros

Entre os 10 roteiros lançados, três são quilombolas, destacando a importância histórica e cultural dessas comunidades. Fernando Barbosa, chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ressaltou a relevância desses roteiros para a valorização do patrimônio material e imaterial do povo negro em São Paulo.

Com o lançamento dos roteiros e atrativos do Afroturismo, São Paulo dá um passo importante para promover a diversidade e a inclusão no turismo. O Estado reafirma seu compromisso em fortalecer o segmento e em oferecer experiências autênticas aos visitantes, promovendo o intercâmbio cultural e o desenvolvimento econômico das comunidades afro-brasileiras.

As rotas lançadas são:

* Caminhada São Paulo Negra, São Paulo;
* ⁠Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, São Paulo;
* ⁠Negros do Bixiga, São Paulo;
* ⁠Visão Periférica: Uma Experiência Cultural no Grajaú, São Paulo;
* ⁠Rota da Liberdade, Taubaté;
* ⁠Quilombo Ivaporunduva, Eldorado;
* ⁠Quilombo da Fazenda, Ubatuba;
* ⁠Quilombo Cafundó, Salto de Pirapora;
* ⁠Casa de Cultura Fazenda Roseira, Campinas;
* ⁠Caminhada Quilombos Históricos de Santos e Caminhada do Engenho, Santos.