Material da Empetur traz informações sobre as relações de consumo em hospedagem, alimentação, lazer, meios de transporte, etc
EDIÇÃO DO DT
Com o objetivo de tornar-se um destino mais justo para os turistas, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e o Procon-PE lançaram na última terça-feira (19), a cartilha dos Direitos do Consumidor Turista.
“É extremamente importante que os turistas estejam bem informados sobre seus direitos como consumidores. Criamos uma cartilha com linguagem objetiva e compacta para que o visitante carregue consigo para consultá-la sempre que preciso”, comenta o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
“O lançamento dessa cartilha só vem ratificar a parceria que vem acontecendo, entre a Empetur e o Procon, em várias ações. É importante que o turista tenha a segurança de que, seus direitos, como consumidor, estão sendo garantidos em Pernambuco, através do Procon-PE, para que volte mais vezes ao nosso Estado”, destaca o Secretário de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, durante o lançamento que contou com a presença da Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueirêdo, Gerente Geral do Procon-PE, Hugo Souza, Gerente de Fiscalização, Liliane Amaral, Gerente de Atendimento, Ewerton Farias e Gerente Jurídico, Antônio Carlos, além do vice-presidente da Empetur, Diogo Melo.
O material expõe o tema de forma objetiva, com tópicos do direito do consumidor no segmento turístico, trazendo informações sobre as relações de consumo em hospedagem, alimentação, lazer, meios de transporte, pacotes de turismo, voos e compras. A cartilha conta, ainda, com orientações de localização de Procons e das delegacias do (turista e do consumidor).
Ao todo foram produzidas 20 mil unidades e serão disponibilizados nos Centro de Atendimento ao Turista do Aeroporto do Recife, TIP, Praça do Arsenal e pelo Procon-PE.
Mapa do turismo brasileiro: ação é anual e garante ao gestor o desenvolvimento de políticas públicas para o setor
EDIÇÃO DO DT
Olá gestor, chegou a hora de atualizar o seu município no Mapa do Turismo Brasileiro. Entre os meses de março e abril, 1.013 cidades precisam renovar sua adesão ao programa. Os cadastros não renovados após o prazo estipulado serão automaticamente excluídos do Mapa do Turismo Brasileiro.
Mantenham-se atentos aos prazos de renovação, uma vez que o recadastramento é obrigatório e, desde o ano passado, a plataforma está disponível para a renovação e até mesmo para o cadastro de novas cidades.
Para auxiliar os municípios, regiões e estados a não perderem o prazo, o Ministério do Turismo está emitindo notificações via Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMAPA 2.0, com 60 dias de antecedência à data de vencimento dos registros.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos as cidades do país, contanto que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021, os quais foram construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Além disso, os estados e o DF podem estabelecer exigências adicionais, que devem ser igualmente respeitadas.
Posteriormente ao preenchimento das informações, municípios, estados e o Distrito Federal, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema SISMAPA e enviar para aprovação do Ministério do Turismo. A Pasta tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, o cadastramento terá validade por 01 (um) ano.
Painel
No site www܂mapa܂turismo܂gov܂br os gestores têm acesso, podem acompanhar os resultados e gerar relatórios em formatos como Excel, PDF e Dashboard, o que simplifica a visualização das informações cadastradas pelo SISMAPA.
Uma feminista e abolicionista que chocou a sociedade potiguar no século XIX é só a primeira mostra do que conhecemos nesta quinta-feira (26) em Nísia Floresta (RN)
Por Paulo Atzingen*
Matéria publicada originalmente em 27 de agosto de 2017 e reeditada em homenagem às mulheres
Neste segundo dia do roteiro dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu no Rio Grande do Norte, conhecemos o museu Nísia Floresta, onde está guardado grande parte da história da educadora, escritora e poetisa brasileira, defensora de índios, pobres e mulheres, há 200 anos atrás: Nísia Floresta. Nesta mesma quinta-feira conhecemos a origem da Campanha da Fraternidade no Brasil e a Casa de Pedra, cenário do segundo massacre imposto pelos holandeses aos mártires católicos (confira primeira matéria).
A mais notável
Considerada a mais notável mulher que a História do Rio Grande do Norte já teve, Nísia Floresta Brasileira Augusta levantou várias bandeiras dos direitos civis que são até hoje discutidos e debatidos. De uma tacada só, ela foi defensora de ideais abolicionistas, republicanos e principalmente feministas, posicionamentos inovadores para os anos 30 do século XIX.
“Falar de Nísia Floresta é falar de liberdade, de emancipação feminina, de direitos civis. Ela foi uma abolicionista, escreveu livros, culta. Temos muito orgulho dela”, disse o guia de turismo e historiador, Adriano Felipe, ao DT.
Prêmios
O museu, no coração da cidade, fica na Praça Coronel José de Araújo, 135 e já recebeu dois prêmios nacionais: o Prêmio Mais Museus do IPHAN / IBRAM (2009) e o Prêmio da Fundação Banco do Brasil – Reconhecido como uma Tecnologia Social (2017).
Nossa visita foi guiada por Mircherlânia de Souza, museóloga, que nos mostrou o Útero Materno, uma sala em espiral onde há fotografias das fortes mulheres nordestinas.
1 de 3
Campanha da Fraternidade Nasceu em Nísia Floresta
Embora os registros apontem para bispos e padres responsáveis a darem um aspecto mais “oficial” à Campanha da Fraternidade, a verdade é que ela nasceu a partir do coração de três ou quatro missionárias que viviam em Nísia Floresta e que foram denominadas irmãs vigárias. Visitamos a “Casa Rainha dos Apóstolos, onde viviam as missionárias e fomos recebidos por Maria Aparecida, a administradora da casa.
Ela nos mostra as fotos, móveis e utensílios onde viveram as irmãs e conta alguns aspectos curiosos das irmãs-vigárias: “Eram piedosas, misericordiosas e a única coisa que possuíam era um jeep para levar alimento para os necessitados, trazer e levar doentes para o hospital”, afirma Aparecida. A Casa foi fundada em 1962, por iniciativa de Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal.
Experiência Revolucionária
Essas irmãs foram chamadas de vigárias porque assumiram funções que até então eram apenas destinadas aos padres, como batizar e distribuir a hóstia. Visitamos também a capela de São Gonçalo do Amarante, no distrito do Timbó, ainda em Nísia Floresta. Lá fomos recebidos por Piedade, administradora da capela.
“Eu convivi com essa história, as missionárias procuraram minha mãe para se hospedarem lá em casa. Eu tinha dois anos de idade. Minha mãe, que era professora e meu pai agricultor – mesmo com essas condições tão simples, nós as recebemos, foi a melhor coisa que fizemos na vida”, adianta Piedade ao DIÁRIO. Ela acrescenta que a escolha de Timbó para o trabalho misericordioso das irmãs desenvolveu na comunidade um espírito de solidariedade que perdura até hoje.
“Elas desenvolveram essa comunidade, trouxeram pedreiros para dar curso. Nossas casas, antes de palha, passaram a ser de tijolos. Trouxeram material para que as casas tivessem banheiro. Levaram pessoas daqui para aprenderem artesanato”, enumera dona Piedade.
Piedade completa: “Elas foram as primeiras ministras extraordinárias do mundo, a receberem a graça para batizar, distribuir a hóstia e outras atividades que só os padres faziam”, completa.
Com a chegada do Pároco (padre responsável por uma paróquia) em 1991 as irmãs foram transferidas, deixando o seu legado.
1 de 2
Casa de Pedra, o massacre dos anônimos
Retornamos ao período do Brasil colônia ao visitarmos nesse segundo dia a Casa de Pedra, uma edificação robusta construída por volta de 1570, antes mesmo da Fortaleza dos Reis Magos, em Natal.
Segundo Sidnésio Moura, coordenador do Fórum Nacional e Regionais de Turismo Religioso e idealizador e Coordenador do Caminho dos Santos Mártires do Brasil, a Casa de Pedra é uma construção portuguesa e foi usada de diversas formas, feitoria, como casa e até mesmo como fortaleza.
“Aqui na casa de pedra aconteceu o segundo morticínio. Nela foram martirizados de 15 a 16 empregados, que são aqueles santos (leigos ou anônimos) que o papa João Paulo Segundo e o Papa Francisco citam; são esse anônimos que foram mortos aqui”, explica Sidnésio Moura.
1 de 3
Sidnésio lembra que em março do ano de 2017, o Papa Francisco anunciou a canonização de 30 novos santos brasileiros. Com o decreto papal, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, junto a Mateus Moreira e outros 27 leigos, ou seja, os anônimos, foram santificados.
**O jornalista viajou a convite dos municípios de Canguaretama, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante e Natal (integrantes do Roteiro Caminho dos Mártires Santos) com o apoio da Foco Turismo Operadora, da WHel Tour Receptivo e do hotel Praia Bonita.
PL sobre cursos gratuitos de idiomas a trabalhadores do setor de Turismo é de autoria de Leci Brandão
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Durante a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que ocorreu nesta terça-feira (19), os parlamentares deram aval ao Projeto de Lei 553/2022, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB).
Conforme publicado no portal da Alesp, a proposta autoriza o Poder Executivo a oferecer cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês aos profissionais de Turismo.
“A proposta da Leci é muito importante, pois por meio dela as pessoas podem ter a capacitação necessária para receber os turistas de fora para que todos se sintam à vontade, conseguindo se comunicar no seu idioma e com vontade de retornar”, comentou Paulo Corrêa Jr.
Mais 13 propostas aprovadas
O Colegiado também aprovou 13 propostas que classificam as cidades de Campinas, Suzano, Pindamonhangaba, Borborema, Tabapuã, Colina, Ipaussu, Capão Bonito, Jaguariúna, Dumont, Uru, Corumbataí e Andradina como Municípios de Interesse Turístico (MIT).
Para ser considerado MIT e receber repasses de verba, a cidade precisa preencher diversos requisitos, como obter potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística, além de dispor de infraestrutura básica capaz de atender a população fixa e aos visitantes, no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos.
O conjunto de ilhas do Oceano Índico é um dos destinos mais visados dos brasileiros e está em alta na Schultz
por Alexandra Mato Ramos (De Barra de Santo Antônio, em Alagoas – Colaboração para o DIÁRIO)*
Para 2024, uma das grandes apostas da Schultz é em um dos destinos que compõem a Wish list da maioria dos consumidores de viagens: a paradisíaca Ilhas Maldivas.
Segundo Rodrigo Rodrigues, diretor comercial da Schultz, a ilha localizada no Oceano Índico está sendo apresentada através de uma parceria com a Ecoboo, um hotel-butique sustentável, situado em Thinadhoo, no Atol de Vaavu, com apenas 26 quartos, pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), passeios incluídos na diária, atendimento em Português e com preços de resorts nacionais
“Queremos com esse pacote diversificar o público e desmistificar a ideia de que uma viagem para as Maldivas é muito cara e o destino é só para milionários. Temos um pacote completo para o destino por US$ 999 (cerca de R$ 5.194,80, com dólar a R$ 5,02)”, conta Rodrigues, que comemora um aumento de 30% a 40% nas vendas para o destino.
Para o diretor, a convenção é o momento ideal para apresentação de novos produtos e de seus diferenciais, pois os agentes de viagens podem estar em contato direto com fornecedores e conhecer em primeira mão as facilidades propostas: “Não se trata de uma capacitação, até porque não conseguimos fazer isso em tão pouco tempo. O que estamos buscando hoje é aprimorar o aprendizado. O importante aqui é o agente de viagens estar em contato direto com todos os nossos diretores e com nossos maiores fornecedores”, completou o executivo.
A região do Vale do Paraíba, forte no turismo de fé, foi considerada com relevante interesse cultural paulista
REDAÇÃO DO DIÁRIO
A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniu nesta terça-feira (19) para dar aval a 26 itens. Um dos projetos reconheceu a região do Vale do Paraíba como de relevante interesse cultural paulista, devido ao turismo de fé. A informação foi divulgada no portal da Alesp.
Segundo o deputado Agente Federal Danilo Balas (PL), autor do Projeto de Lei 793/2021, a fé nos municípios que integram o Vale do Paraíba, não só em Aparecida, como também em Guaratinguetá e Cachoeira Paulista, atrai milhares de pessoas o ano inteiro. O parlamentar complementou que a economia e a cultura também recebem um impacto positivo com esse movimento.
“A região recebe muitos visitantes, por isso, é muito importante termos essa questão oficializada no calendário do Estado”, reforçou o presidente do Colegiado, deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD).
Capacitação para profissionais do Turismo
Durante a reunião, os parlamentares também deram aval ao Projeto de Lei 553/2022, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB). A proposta autoriza o Poder Executivo a oferecer cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês aos profissionais de Turismo.
“A proposta da Leci é muito importante, pois por meio dela as pessoas podem ter a capacitação necessária para receber os turistas de fora para que todos se sintam à vontade, conseguindo se comunicar no seu idioma e com vontade de retornar”, comentou Paulo Corrêa Jr.
MITs
O Colegiado também aprovou 13 propostas que classificam as cidades de Campinas, Suzano, Pindamonhangaba, Borborema, Tabapuã, Colina, Ipaussu, Capão Bonito, Jaguariúna, Dumont, Uru, Corumbataí e Andradina como Municípios de Interesse Turístico (MIT).
Para ser considerado MIT e receber repasses de verba, a cidade precisa preencher diversos requisitos, como obter potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística, além de dispor de infraestrutura básica capaz de atender a população fixa e aos visitantes, no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos.
O grupo hoteleiro Marriott International e a plataforma Rappi anunciaram uma colaboração que promete trazer uma nova experiência para os membros do prestigiado programa de viagens Marriott Bonvoy® e os assinantes do Rappi Pro no Brasil.
por Victor Meirelles*
A parceria, que já estava em vigor no México e Colômbia desde 2023, agora chega ao Brasil com uma série de benefícios e promoções exclusivas.
Segundo Carlos Olguín, Vice-Presidente de Loyalty e Alianças da Marriott International no Caribe e na América Latina, “O projeto teve um investimento importante em inovação e tecnologia e a parceria permite que os membros Marriott Bonvoy® ganhem dois pontos por cada dólar gasto em pedidos no Rappi” anunciou durante um encontro no hotel Renaissance, em São Paulo
De acordo com ele, esses pontos podem ser obtidos em compras nos restaurantes, supermercados, farmácias ou outras entregas, ao vincularem suas contas no Rappi Pro. Para pedidos em hotéis Marriott Bonvoy no Brasil, os membros podem acumular três pontos para cada dólar gasto.
Além disso, os usuários terão a oportunidade de trocar pontos do Marriott Bonvoy® por créditos para compras na Rappi e desfrutar de promoções e benefícios especiais ao reservarem suas estadias por meio da plataforma Rappi Travel.
O aguardado anúncio da parceria entre Marriott Bonvoy e Rappi Pro foi realizado em grande estilo na suíte presidencial do renomado hotel Renaissance São Paulo. O evento reuniu a imprensa especializada e convidados, que foram recepcionados com uma seleção de alimentos e bebidas cuidadosamente preparados, garantindo uma experiência gastronômica de alto padrão.
Os convidados puderam desfrutar de uma variedade de pratos e bebidas, cuidadosamente selecionados para a ocasião. Desde a entrada até a sobremesa, cada detalhe foi planejado para oferecer uma experiência gastronômica memorável, refletindo o compromisso de ambas as empresas com a excelência em seus serviços.
A colaboração entre Marriott Bonvoy® e Rappi Pro começou em 2023 “Esta parceria mostra nosso compromisso contínuo em proporcionar experiências excepcionais e oportunidades únicas aos nossos usuários, à medida que continuamos a inovar e expandir nosso alcance na região”, complementou Olguín.
Para ter acesso
Para ter acesso aos benefícios exclusivos desta aliança, os associados devem ter contas no Marriott Bonvoy e assinar o programa Rappi Pro. O cadastro por meio do aplicativo do Rappi (disponível para iOS e Android).
Com essa parceria, o Marriott Bonvoy® e a Rappi Pro oferecem uma nova maneira para os membros aproveitarem ao máximo suas experiências de viagem e compras, unindo o melhor de ambos os mundos.
Cidades da Baixada Santista terão alta ocupação durante a Páscoa, aponta pesquisa encomendada pelo SINHORES
EDIÇÃO DO DIARIO com agências
Uma pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES), divulgada nesta terça-feira (19), aponta de que a rede hoteleira da Baixada Santista tem expectativa de 85% de ocupação para o fim de semana de Páscoa, que acontece entre os dias 29 e 31 de março. Até o momento, 45% dos leitos estão reservados para o período.
O levantamento foi realizado nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga.
O presidente do SINHORES, Heitor Gonzalez, destaca que esta é uma data em que as pessoas buscam ficar reunidas e demonstra otimismo para a vinda de turistas à Baixada Santista.
“A nossa região é o destino ideal para quem quer curtir em família. Temos praias para todos os gostos, além de diversos bares e restaurantes que valorizam a culinária caiçara. Porém, quando o assunto é hospedagem, sempre temos que estar atentos às questões climáticas, sendo um fator determinante no fechamento de uma hospedagem”, afirma Gonzalez.
Sobre o SINHORES
SINHORES é uma entidade representativa de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. É um órgão sólido e forte no Estado de São Paulo, com reconhecimento notável na região. É a única entidade que representa os mais de 16 mil estabelecimentos da categoria perante os órgãos públicos e privados, defendendo sempre os interesses dos setores em assembleias de dissídio, além de servir de interlocutora em tratativas com os poderes Legislativo e Executivo.
O turismo religioso da Bahia foi o segmento escolhido por dez agentes de viagens do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, que passaram dois dias em Salvador para visitar templos sagrados da cidade.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a ideia é comercializar pacotes de passeios, tendo como referência os roteiros desenvolvidos pela Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
Na primeira parte da visita, pelo roteiro “Caridade e Fé”, na Cidade Baixa e no Subúrbio, os agentes estiveram na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja de Santa Luzia, Santuário Santa Dulce dos Pobres, Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, Mosteiro do Salvador e na Paróquia Nossa Senhora dos Alagados.
A segunda parte foi pelo roteiro “Arte e Fé”, contemplando atrações do Centro Histórico, com paradas na Catedral Basílica, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
“Foi a oportunidade de experimentar uma Salvador diferente, para conhecer melhor a religiosidade baiana, visando a venda de pacotes do segmento. Vale a pena o turista fazer os roteiros”, relatou Pedro Kempe, da operadora de turismo paranaense Domus.
“Agora, esses agentes de viagens irão poder apresentar aos seus clientes, com mais propriedade, o patrimônio católico da nossa capital. Eles saíram animados em atrair mais turistas para a Bahia. Uma coisa é ouvir falar, outra é experimentar”, ressaltou o coordenador da Pastur, padre Manoel Oliveira Filho, que acompanhou os profissionais.
Negócio social participa de prova de conceito e desenvolve soluções para turismo sustentável até abril
EDIÇÃO DO DT com agências
O viajante que vai ao Rio de Janeiro (RJ) poderá ter um roteiro todo voltado para a sustentabilidade, com foco na biodiversidade. O projeto, da startup paulista Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil, está participando das provas de conceito do Programa de Aceleração do EmbraturLAB, que promove a competitividade dos serviços do setor do turismo a fim de melhorar a experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, na última fase do edital, prevista para encerrar em abril deste ano, três startups (iFriend, Vivalá e Destinos Inteligentes) realizam testes práticos a partir das soluções turísticas desenvolvidas. A Vivalá realizou a tradução do site e de seus principais materiais para o inglês e o espanhol, aumentando a quantidade de pessoas que podem ser atingidas com os roteiros sustentáveis, e está desenvolvendo soluções tecnológicas para atrair o público estrangeiro para viverem as experiências de Turismo Sustentável no Brasil.
Em período pré-pandemia, um estudo do Ministério do Turismo apontou que o Brasil recebia menos turistas do que o Museu do Louvre, em Paris, na França, e números da Organização Mundial do Turismo (OMT) também mostravam que as taxas de visitantes estrangeiros no país eram, consideravelmente, menores do que seus vizinhos da América do Sul. Esta realidade, contudo, está com os dias contados. Ao menos é o que acredita a Vivalá. Além da acessibilidade para entregar conteúdo para outros idiomas, o roteiro para o Rio de Janeiro, com vivência de aventura de um dia, também foi disponibilizado para o calendário 2024 durante esta etapa.
“Destinamos esforços, recursos e tempo no desenvolvimento de um amplo material promocional em português, inglês e espanhol, além do desenvolvimento de uma plataforma de afiliados para que possamos ter tecnologia suficiente para vender o Brasil com parceiros ao redor de todo o mundo em tempo real. Isso será um salto importante na expansão comercial do ecoturismo, aventura e turismo de base comunitária com estrangeiros”, destaca o cofundador e diretor-executivo da Vivalá, Daniel Cabrera.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as soluções escolhidas pelo EmbraturLAB irão melhorar a experiência dos visitantes estrangeiros nos destinos brasileiros, sobretudo daqueles que procuram roteiros sustentáveis. Recentemente, destinos brasileiros levaram um prêmio e quatro certificações de sustentabilidade da fundação holandesa Green Destinations durante a Feira Internacional de Berlim (ITB), na Alemanha.
“O desafio da inovação no turismo é estruturante para nossos objetivos de colocar o Brasil entre os destinos mais competitivos do mundo, sobretudo os roteiros sustentáveis. O mundo precisa se voltar a esse olhar. Diversidade na cultura e na natureza, hospitalidade, experiências singulares e autênticas nós temos em quantidade que quase nenhum país tem. Uma das dificuldades que temos é melhorar a experiência do turista, facilitar a vida de quem nos visita, minimizando as dificuldades com informações e acesso a serviços, por exemplo. E isso se reflete muito na sustentabilidade”, destacou.
Planejamento futuro
Segundo o gerente de Inovações da Embratur, Edivaldo Reis, as soluções propostas pelas startups também podem ajudar no planejamento de ações da Embratur na promoção dos destinos brasileiros no exterior. “Esperamos ainda, como resultado, dados relevantes em relação ao comportamento dos turistas em solo brasileiro que podem ser utilizados posteriormente como estratégia para desenvolver novos produtos de divulgação do turismo brasileiro”, reforçou.
O programa de aceleração é uma parceria entre o EmbraturLAB e o Turistech Hub Brasil, um dos principais hubs de inovação da América Latina. O Hub foi criado para liderar a agenda de inovação no turismo e fomentar a competitividade e sustentabilidade ambiental do setor. Já o EmbraturLAB conta com parceria entre Embratur, universidades, pesquisadores e empreendedores que estão promovendo ações de inovação no turismo.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está de acordo. Política de privacidade LGPDOK, de acordo.