Queda do IOF incentiva viagens para outros países e uso de meios práticos de pagamento, como os cartões pré-pagos
EDIÇÃO DO DT com agências
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT), o turismo internacional crescerá 15% em 2024 em relação ao ano passado. A previsão também indica que 2024 ultrapassará os níveis de 2019 em 2%. Após o turismo internacional terminar 2023 a 88% dos níveis pré-pandêmicos, com cerca de 1,3 bilhão de chegadas internacionais, a OMT enxerga 2024 como ano de recuperação plena pós pandemia.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, os brasileiros que gastarem em moeda estrangeira fora do Brasil terão uma cobrança menor esse ano, pois o imposto sobre operações financeiras (IOF) no crédito para a conversão da moeda estrangeira diminuiu: de 5,38% foi para 4,38%. A redução do IOF entrou em vigor em 2022, ele é reduzido em um ponto percentual a cada ano e deve ser extinto até 2028. O IOF sobre o papel moeda continua em 1,1% e deve ser zerado também até a mesma data.
As compras internacionais em cartão de crédito, seja para quem está em outro país ou para quem compra pela internet do Brasil, usam esse imposto menor.
Segundo especialistas da Western Union, empresa de serviços globais de pagamento e remessas internacionais, essa redução do IOF é positiva, pois poderá incentivar o gasto do exterior e o poder de aquisição do brasileiro já que a redução faz parte plano do governo para zerar IOF até 2028, seguindo o seguinte calendário:
4,38% a partir de 2 de janeiro de 2024;
3,38% a partir de 2 de janeiro de 2025;
2,38% a partir de 2 de janeiro de 2026;
1,38% a partir de 2 de janeiro de 2027;
Zero a partir de 2 de janeiro de 2028.
Cartão pré-pago
A casa de câmbio localizada no Órion Shopping, no Setor Marista, em Goiânia, atua com vários serviços que sofrem interferência do imposto, como transferência internacional, vendas de moedas estrangeiras, seguro viagem e cartão pré-pago. Sobre este último, a empresa destaca que uma vantagem sobre o cartão de crédito próprio é que o cliente sabe no momento da compra qual é a taxa de câmbio aplicada, podendo se programar para comprar em um momento de baixa da moeda. Outra vantagem é a possibilidade de carregar até seis moedas diferentes dentro do mesmo cartão.
Segundo especialistas da casa de câmbio, ao comprar o pré-pago o cliente paga o imposto sobre o valor que é colocado como saldo. Antes do aumento do IOF as pessoas usavam muito esse tipo de cartão, mas depois esse uso caiu drasticamente, mesmo sendo uma opção que permite mais praticidade e segurança, até mesmo para casos de perda ou roubo. Com a redução do imposto, a tendência é que as pessoas voltem a utilizá-lo mais.
Lookout Cay at Lighthouse Point, nas Bahamas, receberá os primeiros Cruzeiros Disney a partir do mês de junho
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Sem dúvidas uma das maiores novidades relacionadas aos cruzeiros Disney neste ano de 2024 é a inauguração da Lookout Cay at Lighthouse Point, nova ilha paradisíaca privativa da empresa localizada nas Bahamas, que começa a receber os primeiros navios no verão norte-americano deste ano. Ela se junta à já famosa Castaway Cay, primeira ilha da Disney no país caribenho, como uma das principais atrações dos cruzeiros, inclusive com itinerários que farão paradas nas duas ilhas privativas.
“Castaway Cay já é um destino dos sonhos, um paraíso com praias de águas calmas e cristalinas para os passageiros dos cruzeiros relaxarem, com toda a magia que só a Disney pode oferecer. Pelas imagens divulgadas de Lookout Cay, a nova ilha parece tão incrível quanto Castaway Cay. Por isso, a expectativa em relação a ela é altíssima”, destaca Luciana Misura, fundadora da agência Colagem Travel e especialista em cruzeiros Disney, com um total de 35 viagens realizadas a bordo dos navios da companhia.
De acordo com a própria Disney, a Lookout Cay vai oferecer a seus visitantes a oportunidade de celebrar e desfrutar da rica cultura, hospitalidade calorosa e beleza de tirar o fôlego das Bahamas, em um retiro tropical repleto de natureza e da cultura do país.
A beleza natural dará forma a cada detalhe arquitetônico encontrado na ilha, e essa influência poderá ser percebida nas formas orgânicas e nas cores vibrantes das construções, inspiradas especialmente em plantas e conchas. A Disney revelou que estabeleceu parcerias com artistas, historiadores e embaixadores culturais para dar ainda mais vida à Lookout Cay at Lighthouse Point.
As áreas recreativas e aquáticas serão repletas de cores, músicas e do espírito festivo do famoso desfile de rua das Bahamas, chamado Junkanoo, que seria como um carnaval local. E é claro que os personagens vão posar para fotos na ilha com roupas inspiradas na cultura bahamense: a Disney divulgou uma imagem mostrando Mickey e Minnie em seus novos trajes exclusivos, criados especialmente para a Lookout Cay. E prometeu que Pato Donald, Margarida, Pateta, Pluto e Tico e Teco também terão seus modelitos exclusivos.
Experiências na ilha
Dentre as experiências que os visitantes poderão desfrutar estão o Centro Cultural Goombay, um colorido pavilhão artístico onde programas especiais e artistas locais vão proporcionar aos hóspedes oportunidades para aprender mais sobre as tradições das Bahamas. Já as Port Adventures vão oferecer uma oportunidade de os visitantes se aventurarem além de Lookout Cay, para explorar a ilha de Eleuthera em diversas aventuras especialmente desenvolvidas em parceria com operadores turísticos locais – entre elas passeios que incluem visitas a cavernas e locais históricos.
Além da praia com aquele azul turquesa das Bahamas, Lookout Cay at Lighthouse Point vai contar também com uma área de recreação aquática interativa com toboáguas, atividades para crianças de todas as idades, incluindo pavilhão de jogos, quadra de vôlei e o restaurante familiar True-True BBQ, com uma grande variedade de refeições.
As crianças podem desfrutar do Sebastian’s Cove, um clube infantil criado especialmente para elas, com o acompanhamento de uma equipe de recreadores em uma área de jogos aquáticos inspirada na Pequena Sereia, incluindo um almoço só para crianças em uma área própria dedicada. Para os adultos, a nova ilha da Disney oferece uma praia exclusiva, um almoço especial na praia com bebidas refrescantes e petiscos no estilo caribenho, além de bares e cabanas à beira-mar que proporcionam muito luxo e relaxamento.
“O navio Disney Fantasy fará o cruzeiro inaugural em junho, com duas paradas em Lookout Cay. Estarei nele com a minha família pra conferir de perto tudo que essa nova ilha tem a oferecer, mostrando todos os detalhes para o público brasileiro no meu instagram @amocruzeirodisney”, conta Luciana.
Pra quem quer ser um dos primeiros a conhecer esse novo paraíso, o navio Disney Magic fará roteiros de três, quatro e cinco noites parando em Lookout Cay já a partir de junho. No final de outubro o navio Disney Dream fará o cruzeiro Transatlântico da Europa para os Estados Unidos parando na nova ilha, e depois o navio fica em Fort Lauderdale fazendo cruzeiros de três, quatro ou cinco noites com paradas em Lookout Cay.
Em julho o navio Disney Fantasy fará um roteiro especial de dez noites parando em diversas ilhas do sul do Caribe, incluindo uma parada em Lookout Cay e outra em Castaway Cay. E a partir de outubro esse navio passa a fazer roteiros de três, quatro ou cinco noites parando na nova ilha. “Já estamos reservando todos esses cruzeiros parando em Lookout Cay e o interesse tem sido grande, principalmente nos cruzeiros que vão parar nas duas ilhas da Disney. E é claro que terei todas as dicas em primeira mão para os clientes da Colagem Travel”, completa Luciana.
Pesquisa realizada pela Omnibees trouxe dados importantes sobre as preferências dos visitantes brasileiros; Secretaria de Estado de Turismo e TurisRio apostam em série de ações nos mercados emissores nacionais e estrangeiros para consolidar turismo no interior do Estado
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Uma recente pesquisa realizada pela Omnibees trouxe à tona insights valiosos sobre as preferências dos viajantes brasileiros. O Rio de Janeiro liderou a lista, seguido por São Paulo e, surpreendentemente, Búzios (RJ) despontou como a terceira cidade mais desejada nos próximos quatro meses, levando em conta as diárias e o tempo médio de estadia, ficando atrás apenas das principais capitais do País.
Segundo o levantamento, o tempo médio de estadia em Búzios é de 5,5 dias, um número significante em comparação com Rio de Janeiro (4,5) e São Paulo (4,8), indicando que os viajantes estão optando por aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem a oferecer.
O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, destaca que ver a cidade do Rio de Janeiro como a mais procurada entre os turistas tem sido uma tendência, mas ver Búzios ocupando a 3ª posição, atrás apenas do próprio Rio e de São Paulo, é motivo de orgulho.
“Isso é reflexo do nosso trabalho, junto com todo o trade turístico do Estado e de Búzios. Os resultados estão aparecendo cada vez mais, mas não podemos relaxar. Temos que continuar nossas ações estratégicas de promoção das 12 regiões turísticas”, disse Gustavo Tutuca.
O turismo do Rio de Janeiro é a grande aposta do setor de comércio e serviços na capital para 2024. Após alcançar, 1.192.814 turistas internacionais em 2023, chegando ao patamar de 2019, ano anterior à pandemia, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio vêm realizando uma série de ações nos mercados emissores de turistas nacionais e estrangeiros para, a partir da capital, levar cada vez mais turistas ao interior do estado, consolidando a roda econômica de uma das atividades, que mais gera receita para o RJ.
Para o presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, os dados ratificam que Búzios é um destino que foge do turismo sazonal e mantém o fluxo de visitantes ao longo de todo o ano. Segundo dados da Prefeitura, o balneário tem uma ocupação média de 57% ao longo do ano.
“Essa conquista coloca em evidência o protagonismo do Estado do Rio de Janeiro como o principal destino do Brasil. E Búzios ocupar o terceiro lugar atesta a crescente popularidade da cidade como destino turístico, onde os visitantes encontram uma combinação única de beleza natural, gastronomia de excelência e uma variedade de atividades de lazer”, ressaltou Marcelo Conde.
Búzios investe na realização de eventos
O secretário Municipal de Turismo de Búzios, Maycon Siqueira, destaca iniciativas que estão sendo implementadas para promover o município e garantir uma ocupação média durante todo o ano.
“O calendário de eventos que foi implementado após a pandemia tem minimizado a sazonalidade nos meses após as altas temporadas. Encontros de moto, festivais de gastronomia, atrações musicais de diferentes estilos têm atraído cada vez mais visitantes durante todos os meses do ano”, ressaltou Maycon Siqueira, acrescentando que estão implementando o Roteiro Raízes de Búzios em conjunto com o Sebrae.
“Queremos que os turistas tenham também acesso a histórias e tradições dos povos tradicionais da cidade: os quilombolas e pescadores. O roteiro contempla passeios por vários bairros da cidade como José Gonçalves, Baía Formosa e Rasa com passeios pela Ponta do Pai Vitorio e Mangue de Pedras”, revelou o dirigente.
O presidente do Búzios Convention & Visitors Bureau, Márcio Arouca, aponta que o balneário se destaca pela infraestrutura turística robusta e acolhedora.
“Contamos com 400 pousadas, distribuídas em um total de 20 mil leitos, sem mencionar a grande oferta de casas de temporada, o que reflete não apenas a crescente demanda turística por Búzios, mas também o compromisso de nossos empresários e empreendedores em oferecer serviços de qualidade e uma experiência memorável para todos os visitantes”, ressaltou Márcio Arouca.
Investimentos na infraestrutura e acessos viários e aéreo
Marcelo Conde acrescenta que a cidade poderia atrair ainda mais visitantes se houvesse um investimento maior, por parte do Governo, na melhoria da infraestrutura e dos acessos viários e aéreos à cidade.
“Búzios possui um aeroporto ocioso em perfeitas condições para receber aviões comerciais. É preciso ampliar a conectividade aérea da cidade principalmente com destinos emissores como São Paulo e outras capitais. O acesso viário também precisa ser melhorado, principalmente nas rodovias BR 101 e BR 493, que são fontes constantes de engarrafamentos”, destacou o dirigente.
A Inteligência Artificial já é uma realidade em diversos setores da atividade turística. Seja em companhias aéreas, rede de hotéis, operadoras, e agências de turismo.
por Paulo Atzingen, de Curitiba*
A companhia aérea holandesa, KLM, por exemplo, anunciou na semana passada que está desperdiçando menos alimentos a bordo das aeronaves graças à inteligência artificial. A Azul decidiu utilizar um serviço que, por meio da inteligência artificial e de câmeras, monitora objetos e funcionários ao redor de suas aeronaves quando elas estão estacionadas na área de embarque no aeroporto de Viracopos e indica possíveis falhas.
Já o Grupo Iberostar implementou no ano passado a inteligência artificial Winnow em seus mais de 100 hotéis para diminuir também o desperdício de alimentos e deixar de emitir quase 8 mil toneladas de CO2 por ano.
Entre as operadoras, a Schultz vem evoluindo bastante no uso de recursos de inteligência artificial em várias frentes do negócio, agora com o lançamento da Wikitravel.ai. A TZ Systems, braço tecnológico da operadora tem direcionado esforços para melhorar a experiência dos clientes e parceiros com produtos e serviços personalizados e mais intuitivos. Além de tornar mais eficientes os processos internos. A empresa vê essas ferramentas como grandes aliadas dos viajantes. Durante a Expo Turismo Paraná, o DIÁRIO entrevistou o presidente da Schultz, Aroldo Schultz para saber mais desse produto, confira:
DIÁRIO: Quais as perspectivas e o alcance deste produto tecnológico?
Aroldo Schultz: As perspectivas são as melhores possíveis e o alcance é global. Pois, conseguimos de uma forma muito simples, transformar uma cidade sem condições de promoção no mundo, sem ter estrutura de ser vista, a se comparar com grandes cidades internacionais, como Paris, Lisboa ou Roma. Aquelas cidades globais têm uma estrutura e uma verba muito maior. A nossa tecnologia permite utilizar a Inteligência Artificial a nosso favor e a favor de municípios pequenos. Nós criamos um domínio global o wikitravel.ai e nesse domínio colocamos as principais cidades do mundo, entre elas as cidades brasileiras que possuam atrativos turísticos.
DIÁRIO: Todas?
Aroldo Schultz: Se alguma cidade não estiver presente é só fazer a solicitação que adicionamos, sem custo inicial. E nesta cidade nós criamos perguntas inteligentes começando pela história da cidade ou um roteiro de três dias pela cidade ou os pontos turísticos dessa cidade. Tudo isso é criado pela Inteligência Artificial.
DIÁRIO: Embora seja Inteligência Artificial, você e sua equipe trabalharam nesse projeto por quanto tempo?
Aroldo Schultz: A TZ Systems, que é a nossa empresa de tecnologia, trabalha há dois anos nesse sistema.
DIÁRIO: Você está buscando Secretarias de Turismo para parcerias, é isso?
Aroldo Schultz: Justamente, ela (a plataforma) foi feita com este foco. Só pra exemplificar, a Inteligência Artificial traz todas as informações, mas ela também tem suas limitações e comete erros, como qualquer humano e essas informações muitas vezes, você não consegue mudar na IA. Com nossa plataforma, a WikiTravel, a Secretaria de Turismo ganha um acesso ao BackWiki, login e senha e lá ela pode ter acesso a todas essas informações publicadas da cidade dela, mas mais do que isso, pode atualizar e corrigir todas essas informações.
DIÁRIO: Ela terá acesso às informações?
Aroldo Schultz: Sim, ela tem acesso e ela muda as informações. Pela primeira vez nós temos uma mentoria em cima da IA. Eu creio que com o passar do tempo você vai confiar mais na informação do WikiTravel do que em uma informação do Google, porque o Google não tem mentoria, mas o próprio Google e a IA vão aprender com o WikiTravel porque ele sabe que agora as secretarias estão de olho.
DIÁRIO: O programa funciona de forma gratuita por seis meses?
Aroldo Schultz: Sim, nós fizemos isso para as Secretarias de Turismo ou países que tenham interesse. Aqui, no Paraná, já conseguimos a parceria e o Estado acreditou firme e forte; o estado de Alagoas também acreditou e as coisas estão acontecendo. Paraná de forma forte e real e Alagoas de uma forma incipiente somente com duas cidades. Mas eu creio que eles vão verificar o potencial que se tem.
DIÁRIO: Qualquer trabalho, qualquer estudo em tecnologia demanda investimento com capital. Você pode revelar qual o valor investido para alavancar este projeto?
Aroldo Schultz: O investimento é bem forte. Para se ter uma ideia, a hora de um programador hoje deve estar custando na faixa de 200 reais a 220 reais. Imagine que nós temos muitas e muitas horas de programação.
Mas eu prefiro não falar o quanto nós investimos, mas basta verificar o que nós já fizemos, quais os diferenciais. Ontem entraram os idiomas e hoje o mapa, porque não adianta você falar que mora em Curitiba, se o mundo não sabe onde fica Curitiba. Por isso, agora tem um mapa que te informa tudo, utilizando as tecnologias já existentes, não estamos inventando a roda. A IA já está no mercado, o Google está no mercado, as informações estão na internet, a Secretaria de Turismo tem fotos e informações. O problema é que está sempre dentro de uma grande bagunça, nós organizamos a casa.
DIÁRIO: Quando será lançado o novo produto da Schultz?
Aroldo Schultz: Nós temos uma versão Beta e ela será lançado no dia 17 de março na convenção da Schultz no Vila Galé em Alagoas.
DIÁRIO: Quais são as perspectivas de alcance de sua plataforma?
Pacote do Hotel Nacional oferece benefícios para reservas realizadas até o dia 31 de junho. Nas Suítes Nacional e Júnior, dois menores até 15 anos não pagam
Agências com EDIÇÃO DO DIÁRIO
O Dia do Consumidor, evento anual celebrado no dia 15 de março, é uma ótima oportunidade para quem quer comprar produtos ou vivenciar experiências com preços diferenciados. E, agora com o foco voltado para o público familiar, o Hotel Nacional elaborou benefícios exclusivos para o período. Nas reservas feitas com meia pensão (café da manhã e jantar), o almoço é grátis. E também será possível optar por realizar o early check-in ou o late check-out (mediante disponibilidade dos apartamentos, exceto feriados e datas especiais. De domingo a quinta-feira, com o máximo de 2 horas além do horário normal).
Nas Suítes Nacional e Júnior, as duas principais estrelas do portfólio do Hotel Nacional, dois menores de até 15 anos têm direito à cortesia exclusiva, além dos demais benefícios supracitados. O pacote foi lançado no dia 1º de março e ficará disponível até o dia 31 de junho, sendo necessário fazer a reserva e se hospedar nesse mesmo período.
O Hotel Nacional se destaca por ter como uma de suas principais características a localização estratégica em São Conrado, um dos bairros mais nobres da Zona Sul. O local é sempre lembrado pela vista deslumbrante, orla segura e diversas opções de lazer e de entretenimento, que complementam todas as vantagens exclusivas ofertadas.
Sobre o Hotel Nacional
Debruçado sobre a exuberante orla da Praia de São Conrado, o Hotel Nacional e suas 413 confortáveis suítes proporcionam aos hóspedes uma experiência única e inesquecível. Além do apelo cultural (o emblemático edifício foi tombado e considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1998, sendo o único hotel do Brasil incluído nessa seleta lista), todo o projeto arquitetônico é assinado do Oscar Niemeyer, enquanto que o paisagismo leva o nome de Burle Marx. Os visitantes também podem contemplar os 12 metros de uma luminária especial no hall de entrada feita de papel machê, obra do artista Pedro Corrêa de Araújo, a famosa Sereia de Ceschiatti na área da piscina, e as 300 placas de concreto de 45m que contam um pouco das histórias da Bahia criadas pelo argentino de alma baiana Carybé.
SERVIÇO:
Endereço: Avenida Niemeyer, 769, São Conrado Reservas pelo Whatsapp: (21) 97947-7772 Central de Reservas: 0800 000 1563 E-mail:reservas@hotelnacionalriodejaneiro.com
O ano de 2023 foi marcado por um notável crescimento para os hotéis da rede Vila Rica, tanto em Campinas quanto em Belém, refletindo a qualidade e o compromisso com a excelência em serviços hoteleiros.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Em Campinas, o Hotel Vila Rica testemunhou um impressionante crescimento em sua receita. Comparando 2023 com 2022, houve um aumento significativo de 32% na receita total, destacando-se especialmente o incremento de 17% na receita de hospedagem, 18% na receita de Alimentos e Bebidas (A&B) e um notável aumento de 44% na receita de eventos.
Esses números ressaltam a confiança e preferência dos clientes pelo Vila Rica Campinas. As projeções para esse ano seguem otimistas: a comparação entre janeiro de 2024 e janeiro de 2023 revelou um crescimento sólido de 7%, com previsão de manter a trajetória ascendente em fevereiro, apontando para um aumento estimado de 6%.
O hotel está muito bem localizado em Campinas, umas das cidades mais vibrantes do Estado, e conta com estrutura completa, quartos aconchegantes, salão de eventos, piscina, restaurante, café da manhã incluso na diária, estacionamento e carregador de carro elétrico.
Já o Hotel Vila Rica Belém também apresentou um crescimento robusto durante o ano de 2023. Com um aumento total de 16% na receita em relação ao ano anterior, o hotel viu um incremento de 18% na receita de hospedagem e 13% na receita de alimentação. Esses números refletem a contínua popularidade e reconhecimento do Vila Rica Belém como uma escolha de hospedagem de qualidade na região.
O Vila Rica Belém é mais do que uma simples opção de hospedagem na capital paraense – é um verdadeiro oásis de conforto e hospitalidade. Situado em uma localização estratégica, o hotel oferece aos seus hóspedes uma experiência única, combinando comodidades modernas, preços acessíveis e um ambiente acolhedor. Com 108 quartos meticulosamente decorados e equipados com todas as conveniências necessárias, desde Wi-Fi de alta velocidade até TV LCD com canais a cabo, os hóspedes se sentem em casa desde o momento em que chegam. Além disso, o hotel se destaca por seu restaurante Biribah, onde os sabores autênticos da gastronomia regional são celebrados em cada prato. Conta ainda com piscina, pista de cooper, quadras de futebol e de vôlei, lago para pesca e salão de eventos.
Ambos os hotéis Vila Rica em Campinas e Belém demonstraram um compromisso contínuo com a excelência em serviços e uma capacidade de se adaptar às demandas do mercado. Com um crescimento notável em todas as áreas de operação, esses estabelecimentos reafirmam seu papel como líderes na indústria hoteleira, oferecendo experiências memoráveis e satisfatórias para seus hóspedes.
Agenda elaborada pelo Vila Galé Rio de Janeiro inclui encontros femininos com roda de conversa, assim como shows musicais de jazz, bossa-nova, samba e POP.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A programação cultural do Vila Galé Rio de Janeiro está ainda mais especial no mês de março com homenagens ao Dia das Mulheres. Semanalmente, de quinta-feira a sábado, o bar Vinícius de Moraes vira palco de apresentações musicais em ritmo de jazz, bossa nova, POP e MPB.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, assim como o restaurante, o bar é aberto ao público, não sendo necessário estar hospedado. Já para quem quiser surpreender, no final de semana dedicado às mulheres, do dia 8 a 10 de março, a diária no hotel estará com 10% de desconto e elas ganharam mimos no almoço e jantar.
“O Vila Galé Rio de Janeiro é um hotel localizado na Lapa, bairro boêmio que respira cultura. Aqui no hotel não é diferente, temos esse bar icônico que homenageia o Vinícius de Moraes e contamos com programação cultural o ano inteiro. Perfeito para quem quer tomar um drink e apreciar boa música”, explica o gerente geral do hotel, Nuno Vieira.
No Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima sexta-feira (8), a cantora Rebecca Kemmer fará um show especial com uma banda formada só por mulheres e com convidadas surpresas. Uma explosão de jazz e POP ideal para comemorar a data. A reserva deve ser feita por meio do Whatsapp: (21) 99216-1135.
“Nós estamos preparando várias formas de celebrar e valorizar a mulher nesta data tão importante. Além de uma decoração especial no hotel, todas as mulheres que vieram almoçar ou jantar conosco do dia 8 a 10 vão ganhar um drink de boas-vindas mais um Mimo Surpresa do Chef”, completa o gerente.
Além da programação musical, durante às sextas-feiras de março, estão programados encontros para discutir ‘A Evolução Feminina através do tempo’. Nos dias 8, 15 e 22 de março, mulheres inspiradoras vão compartilhar experiências sobre poesia, o poder da mulher com mais de 50 anos, o poder da imagem, compartilhar técnicas de como manter um perfil na rede social, abordar o poder da Imagem e coloração pessoal, entre muitos outros assuntos. O valor é de R$ 85,00 que será convertido para o coffee break e almoço. Faça sua reserva e veja a programação completa no site.
Descontos no final de semana da celebração
Como opção de presente, a Vila Galé preparou um desconto de 10% na hospedagem para ser usado durante o final de semana, de 8 a 10 de março. Para garantir o valor especial, é só fazer a reserva por meio do site e acrescentar o cupom DIADAMULHER10.
Também há a opções de presentear com massagens e tratamentos no Satsanga Spa com 20% de desconto, válido somente para as mulheres. O serviço também pode ser utilizado mesmo sem estar hospedado. Para reservar é necessário enviar um e-mail para rio.gerencia@vilagale.com.
07/03, às 22h: Canynga Jazz em Uma Viagem pelas Américas
08/03 – às 9h: Encontro de Mulheres: A Evolução Feminina através do tempo às 21h: Dia das Mulheres com show da Rebecca Kemmer
09/03, às 20h: Osmar Milito com show de jazz e outras bossas
15/03 – 9h: Encontro de Mulheres: A Evolução Feminina através do tempo
16/03, às 20h: Rosana Sabença com show ‘Bossa Azul’
22/03 – 9h: Encontro de Mulheres: A Evolução Feminina através do tempo
*A programação pode ser alterada sem aviso prévio . As reservas para os shows devem ser feitas por meio do Whatsapp: (21) 99216-1135. Já as reservas para as palestras, devem ser feitas pelo site.
Em debate no plenário do Senado Federal, Lirian Cavalhero, assessora jurídica da entidade defendeu programa que beneficia setor de eventos
por Paulo Atzingen, de Brasília*
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) participou da Sessão de Debates Temáticos na última terça-feira (5), no Senado Federal. Entidades ligadas ao setor hoteleiro, gastronomia e de eventos marcaram presença e seus representantes se manifestaram sobre os impactos para os setores caso aconteça a extinção gradual do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse)”.
A FBHA foi representada pela assessora jurídica da entidade, a advogada Lirian Cavalhero, que reforçou a importância do Perse e seus efeitos no setor de hotelaria e gastronomia. O DIÁRIO entrevistou Lirian Cavalheiro, acompanhe:.
DIÁRIO: O governo voltou atrás e expediu um projeto de lei em regime emergencial. A senhora teve essa experiência de subir à tribuna do Senado e defender o PERSE. Você poderia falar quais foram as principais motivações que a fizeram estar ali e defender essa bandeira?
Lirian Cavalhero – A primeira é porque eu sou advogada do setor de turismo para várias entidades. Sou advogada da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, que é a maior representante da hotelaria no Brasil e não só de hotelaria da área de alimentação que está dentro do PERSE.
Não se esqueçam que os bares e restaurantes estão no PERSE. E eu faço a defesa da hotelaria, dos restaurantes, dos bares, das casas de eventos e de todos que estão no PERSE, a nossa representação é ela. Por isso eu tinha que fazer a defesa para manter o PERSE até 2027.
DIÁRIO – Por que manter o PERSE até 2027?
Lirian Cavalhero – Porque os dois anos que nós tivemos de PERSE não foram necessários para recuperar os quase dois anos que o setor ficou fechado. É claro que alguns setores abriram em fases diferentes, mas não tinha jeito porque o movimento não era o mesmo, as pessoas tinham medo, a vacina não tinha chegado e a aglomeração não podia ser feita. Então isso acumulou dívidas e muitas dessas empresas não demitiram os seus empregados, porque depois não iam encontrar essa mão de obra especializada no mercado. Desse modo, elas pagaram os colaboradores quase dois anos sem eles trabalharem. E como é que eles fizeram esse pagamento? Pegando dívida bancária. E como ela está sendo paga? Com o PERSE. Ou seja, o PERSE paga essas dívidas e essas dívidas bancárias precisam ser saudáveis.
Para se ter uma ideia, os equipamentos não puderam ser fechados, a manutenção (desses equipamentos) foi mantida, como por exemplo: ar condicionado, geladeira, iluminação, tudo teve que ser mantido, porque caso contrário se deteriorariam.
E onde eles foram buscar dinheiro para isso? Junto aos bancos também. Muitos juntos ao seu patrimônio e isso precisa ser recuperado e a única forma de recuperar é o PERSE. E é muito importante mostrar que o PERSE gera riqueza.
Outro ponto: os números que o PERSE levou de sustentabilidade para as regiões Norte e Nordeste são indescritíveis e elas são as duas regiões mais pobres do país, infelizmente, e as que têm um turismo lindo, apaixonante, que só conseguiram ser mantidos pelo PERSE.
DIÁRIO – Por que o PERSE é considerado a salvação do Turismo?
Lirian Cavalhero: Sim! Hoje, os hotéis que você está frequentando na região Norte e Nordeste, só existem por causa do PERSE. Se você consegue ir em um bom restaurante ou em um qualquer tipo de restaurante atualmente nessas regiões, você está indo pelo PERSE. Ou seja, o PERSE é o que está mantendo isso e nós precisamos que ele vá até 2027, que é quando realmente nós vamos conseguir saldar as dívidas. E tem um caso muito grave; quase todas as empresas pegaram os empréstimos pelo Pronamp com base na taxa SELIC, quando era zero e alguma coisa, e a taxa SELIC bateu 12%, 13%, e quando isso aconteceu, ela incidiu em cima desses empréstimos e os valores desses empréstimos ficaram bem mais altos.
Portanto, o PERSE é a salvação do Turismo, e se nós queremos ter um turismo de qualidade no Brasil, uma mão de obra qualificada, emprego, e uma melhora de renda da população, há necessidade de manter o PERSE.
DIÁRIO: O Ministério da Fazenda apresentou números levantados pela pasta, que mostram que o volume de recursos do Perse em 2023 teria sido de R$ 17 bilhões, bem acima do previsto quando o Perse foi iniciado. Os empresários contestam esses números, e apresentam estudo que revela que pouco mais de R$ 6 bilhões teriam sido gastos com o programa. Pode comentar?
Lirian Cavalhero: Claro. O Ministério quando soltou a medida provisória entre os dias 28 e 29 de dezembro, ele soltou com os números em relação ao PERSE de 2023. E nesse mesmo momento, todo o setor de eventos, de restaurantes, de bares, e todas as grandes associações, a Federação, a Confederação Nacional do Comércio, colocaram todos os nossos economistas para trabalhar. E a diferença dos números são gritantes, na verdade, não é isso. E os números apresentados pela CNC são totalmente diferentes dos números do Ministério, e o pior, A CNC demonstra através dos seus números que se hoje acabar o PERSE a perda de arrecadação para o Brasil vai ser maior do que a isenção que ela está dando em relação ao PERS. Para você ver como é que os números estão distorcidos, não são reais, mas foram usados para fazer a Medida Provisória (MP) 1.202/2023.
*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO
O programa de bolsas de estudo é uma iniciativa da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) para incentivar a participação das mulheres no campo da manutenção aeronáutica
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) anunciou nesta sexta-feira (8) o lançamento do Programa de Bolsas de Estudo “Girls with Goals”.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o objetivo de promover o desenvolvimento de mulheres no setor de manutenção aeronáutica, facilitando seu acesso a programas educacionais, orientação para enriquecer sua experiência e as certificações necessárias para iniciar uma carreira profissional.
O programa é resultado do trabalho voluntário e comprometido de um grupo de executivos da aviação. Esse grupo foi formado durante a Conferência ALTA CCMA & MRO 2023 e sua missão é executar ações que contribuam para um setor mais diversificado e inclusivo, estimulando o interesse de jovens mulheres pela manutenção aeronáutica e apoiando sua formação acadêmica e profissional.
Nessa fase inicial, o “Girls with Goals” concederá bolsas de estudo a mulheres que estejam cursando o programa de Técnico de Manutenção Aeronáutica no Instituto de Formação Aeronáutica (IFA) da Costa Rica, uma organização de alto nível acadêmico que é membro do Centro Educacional da ALTA, com bases em Heredia e Alajuela. Os alunos, além de receberem apoio financeiro, terão a oportunidade de interagir com executivos experientes de empresas reconhecidas mundialmente.
“Ao longo dos anos, temos visto uma busca progressiva das mulheres em se especializarem como técnicas de manutenção de aeronaves, mas ainda temos um espaço muito importante para crescimento e iniciativas como essa são fundamentais para inspirar mais mulheres jovens interessadas em desenvolver uma carreira técnica na aviação a acreditar que isso é possível, que elas têm o apoio de organizações internacionais e que há oportunidades para elas no setor de aviação. Estamos muito empolgados em participar desse programa que beneficiará, incentivará e motivará muito as jovens da Costa Rica e agradecemos à ALTA e a todas as empresas participantes por nos escolherem como parceiro educacional para o lançamento dessas bolsas de estudo”, diz Jorge Valverde, gerente geral adjunto.
Números das mulheres na aviação
Os números, que mostram a pouca inserção de mulheres no setor, foram um incentivo para o projeto. A última pesquisa global da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) sobre a situação profissional da aviação por gênero revela que a participação de mulheres que trabalham como pilotos, controladores de tráfego aéreo e técnicos de manutenção aumentou em todo o mundo, de 4,5% em 2016 para 4,9% em 2021.
Por sua vez, segundo um estudo da Boeing, a América Latina e o Caribe precisarão de 41.000 novos técnicos aeronáuticos nos próximos 20 anos. Esse dado não representa apenas um desafio em termos de educação e atração de talentos para o setor de aviação na região, mas também uma oportunidade para que esses novos talentos sejam homens e mulheres que possam contribuir da melhor forma possível para tornar o setor cada vez mais sustentável, eficiente e inclusivo.
José Ricardo Botelho, Diretor Executivo e CEO da ALTA, menciona que “os números apresentados pela OACI são animadores, mas a participação das mulheres ainda é baixa e pode crescer em um ritmo mais acelerado. A inclusão de mulheres técnicas na aviação é fundamental para o crescimento e a sustentabilidade da aviação. A criação de um grupo de trabalho dedicado a atrair e treinar talentos femininos é uma ação concreta que nos permitirá avançar nessa direção. O programa de bolsas de estudo é um passo significativo em direção a uma maior equidade e diversidade em um setor que está convencido da importância de aumentar a participação das mulheres em cargos importantes. Como diretor executivo e CEO da ALTA, estou convencido de que juntos podemos transformar nosso setor e criar oportunidades significativas para as mulheres na aviação”.
O grupo de trabalho tem quatro subgrupos: avaliação de candidatos, comunicações, patrocínios, relações educacionais, que estão abertos à participação de profissionais interessados em unir esforços nessa missão. “Temos um grupo incrível e muito comprometido, mas queremos ir muito mais longe, por isso, por ocasião da ALTA CCMA & MRO Conference 2024, abriremos um patrocínio para que as empresas de todo o ecossistema da aviação interessadas em apoiar essa missão possam fazer suas contribuições e, assim, impactar mais jovens na região”, acrescenta Santiago Valencia, diretor de manutenção e compras técnicas da ALTA.
Hard Rock Cafe Curitiba promove ações inéditas com intuito de valorizar ainda mais e homenagear o público feminino
EDIÇÃO DO DT com agências
O Hard Rock Cafe Curitiba comemora o Mês da Mulher com uma série de ações para dar ainda mais destaque às artistas e criar um ambiente mais inclusivo e representativo para os entusiastas do rock.
No dia 11 de março, para realçar a importância da presença feminina, será realizado o evento “We Are Exceptional”, que tem como objetivo celebrar e empoderar as mulheres, proporcionando um ambiente único para troca de ideias, experiências e networking.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o encontro conta com diversas atrações, como bandas, decoração especial e um bate-papo inspirador comandado pela jornalista, radialista e locutora Flávia Consoli.
Serão sete convidadas abordando temas como Empreendedorismo Feminino, Direito de Família, Mulheres na Cultura, Estética, Beleza e Educação. São elas: a Presidente do Centro Universitário Santa Cruz, Amanda Brito; a Empresária e Ex-governadora do estado do Paraná, Cida Borghetti; a Especialista em Direito de Família, Cristiane Emmendoerfer; a Produtora de Filmes, Claudia Natividade; a Empresária e Presidente Lide Paraná, Heloisa Garrett; a Senior Executive Commercial Draft Beer/PR, Maia Indaihá Ferrari; e a Empresária Viviane Neu.
“Este evento foi preparado com muito carinho, para receber as mulheres neste dia especial, o bate-papo terá muita troca de ideias e experiências, além de uma noite para celebrar, com muita música e boa conversa”, destaca a diretora executiva do Hard Rock Cafe Curitiba, Cristine Rocha.
Ainda, para quem garantir a participação no evento, a Rock Shop oferece descontos para as mulheres de 20% em todas as peças. Além da camiseta especial Tee Woman’s Health que conta com o preço promocional de R$89,90.
A ação será das 17h às 23h, com ingressos antecipados no valor de 30,00. Mais informações: bit.ly/3T1aUWD.
Por fim, o Hard Rock Cafe preparou um cardápio especial com pratos e drinks para uma celebração completa durante todo o mês de março. O menu inclui quatro pratos com opções de salada, massa, hambúrguer e sobremesa.
Programação completa do “We Are Exceptional”:
17h – Início do evento
18h – Bate-papo com as convidadas
Amanda Brito, Presidente do Centro Universitário Santa Cruz – Tema: Educação;
Cida Borghetti, ex-governadora do estado do Paraná. Tema: Empreendedorismo Feminino;
Claudia Natividade, Produtora de Filmes. Tema: Mulheres Na Cultura;
Cristiane Emmendoerfer, especialista em Direito de Família. Tema: Direito De Família;
Heloisa Garret – Presidente Lide PR. Tema: Mulheres e Negócios
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