sexta-feira, julho 11, 2025
Início Site Página 25

Decolar dá até 60% de desconto em junho; saiba como aproveitar

0
Decolar celebra aniversário com descontos de até 60% e ações especiais durante o mês de junho - Crédito: divulgação
Decolar celebra aniversário com descontos de até 60% e ações especiais durante o mês de junho - Crédito: divulgação

A Decolar deu início à sua campanha de aniversário com descontos de até 60% em diversos canais de venda. Durante todo o mês de junho de 2025, a empresa promove ações especiais para quem deseja viajar pagando menos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, até o dia 15, as ofertas estarão disponíveis no site, aplicativo, televendas e lojas físicas, com parcelamento em até 12 vezes sem juros. De 16 a 30 de junho, as promoções continuam exclusivamente nas lojas físicas da marca.

“Queremos ir além dos descontos e criar uma experiência memorável para nossos clientes”, afirma Tatiana Sanches, gerente de Marketing da Decolar. “Além das condições especiais de pagamento, preparamos ativações interativas e exclusivas como a Caça ao Cupom, a Máquina de Cupons e o concurso exclusivo no Perrengue Chique, tudo pensado para fortalecer nossa conexão com o público e reforçar nosso compromisso em tornar as viagens mais acessíveis.”

Caça ao Cupom  

A Caça ao Cupom é uma das ativações mais aguardadas da comemoração de aniversário da Decolar. Nos dias 3 e 10 de junho, às 12h, 17h e 20h, os consumidores serão convidados a decifrar dicas e explorar o site e o app da marca em busca de cerca de 550 cupons secretos, com descontos exclusivos de 15%, 30%, 60% e até 80%.

Os cupons estarão estrategicamente escondidos em banners no topo das páginas, espalhados por diferentes seções e destinos. Para participar, basta acompanhar as dicas reveladas, identificar o destino correto e navegar entre os produtos até encontrar o cupom.

Cada cupom pode ser aplicado na página de pagamento e é válido para qualquer produto, serviço ou destino – nacional e internacional. Mas atenção: os cupons são limitados e quem chegar primeiro garante os melhores descontos. Para mais informações sobre a Caça ao Cupom, acesse: https://www.decolar.com/ofertas-viagens/caca-ao-cupom?H=MKT_3

Máquina de Cupons

Nos dias 6, 7 e 8 de junho, das 13h às 21h, a loja física da Decolar no Shopping Center Norte, em São Paulo, será palco de uma ação exclusiva: a Máquina de Cupons, uma cabine interativa que proporciona uma experiência divertida e premiada. Nela, os visitantes poderão entrar e capturar cupons voadores com até 60% de desconto, válidos para qualquer produto ou serviço oferecido pela Decolar – incluindo passagens, hospedagens, pacotes e muito mais.  A ação é aberta ao público e os cupons resgatados poderão ser utilizados em qualquer canal de vendas da marca, seja no site, app ou loja física.

Perrengue Chique

A Decolar se uniu ao perfil @perrengue_chique, sucesso nas redes sociais com histórias reais (e hilárias) de viagem, para lançar um concurso especial de aniversário. Até o dia 12 de junho, os consumidores poderão compartilhar seus próprios perrengues de viagem e concorrer a prêmios em pontos no programa Passaporte Decolar.

Como participar: basta publicar no Instagram uma história real de perrengue de viagem no @perrengue_chique. A publicação deve ser feita no próprio perfil do participante, com o perfil aberto, usando a hashtag #PerrengueChiqueDecolar e marcando o perfil @perrengue_chique.

Premiação: as três histórias mais divertidas ganharão:

  •  1º lugar: 1 milhão de pontos Passaporte Decolar
  •  2º lugar: 500 mil pontos Passaporte Decolar
  •  3º lugar: 100 mil pontos Passaporte Decolar

Os pontos acumulados podem ser usados para comprar passagens, hospedagens, pacotes e diversos serviços de viagem em qualquer canal da Decolar (exceto lojas físicas). O concurso está devidamente registrado na Caixa Econômica Federal.Para conferir o regulamento completo e acompanhar as histórias dos participantes, acesse o Instagram: @perrengue_chique.

Pedale pelas Maravilhas: Parque Nacional do Iguaçu inaugura ciclovia imersiva na Mata Atlântica

0
Além da ciclovia, foi lançado o serviço Bike Iguaçu, uma iniciativa da Urbia Cataratas em parceria com o Instituto Chico Mendes (Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu)

A partir deste mês de junho, o som das quedas d’água se mistura ao deslizar das bicicletas: o Parque Nacional do Iguaçu apresenta sua nova Ciclovia das Cataratas, uma experiência inédita que alia mobilidade, natureza e contemplação no coração de um Patrimônio Natural da Humanidade.

Da Redação do DIÁRIO com agências.

Com 11,4 quilômetros de percurso totalmente pavimentado, a Ciclovia das Cataratas tem início no Centro de Visitantes e conduz os ciclistas por trechos densamente cobertos pela Mata Atlântica. O trajeto culmina na Trilha das Cataratas, onde a grandiosidade de uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo se revela na fronteira entre Brasil e Argentina.

Além da ciclovia, foi lançado o serviço Bike Iguaçu, uma iniciativa da Urbia Cataratas em parceria com o Instituto Chico Mendes (Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu)

Além da ciclovia, foi lançado o serviço Bike Iguaçu, uma iniciativa da Urbia Cataratas em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A partir de 2 de junho, visitantes podem alugar bicicletas diretamente no parque, ampliando a liberdade e o ritmo de sua jornada.

Credito: Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu

Sustentabilidade e conexão: um passeio que transforma

Para Mario Macedo Junior, CEO da Urbia Cataratas, a novidade vai além da infraestrutura. É uma forma de vivenciar o parque com mais intimidade e consciência.

“Apresentamos um novo jeito de sentir a natureza e se conectar genuinamente com este parque, que é motivo de orgulho para todos nós. E esta é a primeira de muitas entregas que estão por vir, para proporcionarmos experiências cada vez melhores, mais acessíveis e transformadoras aos nossos visitantes”, afirmou.

Credito: Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu

A ciclovia representa mais do que uma nova atividade turística. Ela reforça o compromisso com o turismo sustentável, valorizando o contato direto com o meio ambiente de forma segura, acessível e inesquecível.

 

 

Fórum de Turismo do Iguaçu: práticas inovadoras no turismo: conheça os minicursos

0
O evento faz parte da programação paralela do Festival Internacional das Cataratas, o FIT (Crédito: divulgação)

Fórum de Turismo do Iguaçu é o principal evento técnico científico do turismo nacional e começa em Foz nesta quarta-feira (4)

Edição do DIÁRIO com assessorias

A 19ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que acontece entre os dias 4 e 6 de junho de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), traz uma programação voltada para práticas inovadoras no setor, com uma série de minicursos temáticos oferecidos ao público.

O evento faz parte da programação paralela do Festival Internacional das Cataratas, o FIT (Crédito: divulgação)

O evento faz parte da programação paralela do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas) e deve reunir estudantes e pesquisadores de todo o Brasil.

Na sexta-feira (6), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) será palco de sete minicursos, ministrados por especialistas de diversas áreas do turismo. Entre os destaques, estão temas como campismo, práticas sustentáveis na gastronomia, bem-estar em espaços naturais, valorização cultural e ferramentas de gestão para negócios turísticos.

Confira a programação:

• Campismo: Como Organizar um Camping
Ministrante: Luiz Ernesto Brembati
Local: Unioeste – Miniauditório
Horário: 9h00

• Práticas Sustentáveis na Gastronomia: Valorização Local e Turismo Consciente
Ministrante: Gabriel Furlan Coletti
Local: Unioeste – Bloco J
Horário: 9h00

• Yoga em Espaços Naturais: Prática e Reflexão sobre o Bem-Estar no Turismo de Experiência
Ministrante: Simone Zanella Ferreira
Local: Unioeste – Miniauditório
Horário: 9h30

• Vozes da Cultura: Patrimônio Vivo e Turismo nas Regiões Brasileiras
Ministrantes: Gutemberg Cardoso da Silva e Daniel Aguirre Campos
Local: Unioeste – Sala 1
Horário: 10h45

• Canais de Distribuição do Revenue Management
Ministrantes: Samanta Gallo Cabral e Sheila Stéffani Schereder
Local: Unioeste – Sala 2
Horário: 10h45

• Como Criar Redes Colaborativas e Negócios de Impacto Local
Ministrante: Maria Carolina Gonçalves
Local: Unioeste – Sala 9
Horário: 10h45

• As Indicações Geográficas como Ferramenta Inovadora no Turismo Italiano
Ministrante: Paola Stefanutti
Local: Unioeste – Sala 10
Horário: 10h45

*Fórum Internacional de Turismo do Iguassu*

O Fórum é organizado e realizado pelo Idestur, Unioeste e Unesp, e conta com o patrocínio da Itaipu Binacional, da Fundação Araucária e do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento recebe apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e parceria estratégica de instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Os melhores trabalhos serão publicados no livro do evento, além de terem a oportunidade de figurar nas seguintes revistas científicas nacionais e internacionais: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR), Caderno Virtual de Turismo (CVT – UFRJ), Revista Turismo em Análise, Revista Turismo & Cidades, Applied Tourism, Ateliê do Turismo e Revista de Turismo Contemporânea.

Saiba mais informações em https://forumdeturismodoiguassu.com/. O evento é aberto a todos os participantes do FITCataratas.

Ministério do Turismo e Unesco lançam edital para projetos sustentáveis no Brasil

0
Assinatura do Edital de contratação de consultoria para a elaboração de manual destinado à estruturação de empreendimentos imobiliários turísticos sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável; em parceria com a Unesco - Foto: Percio Campos / Ministério do Turismo
Assinatura do Edital de contratação de consultoria para a elaboração de manual destinado à estruturação de empreendimentos imobiliários turísticos sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável; em parceria com a Unesco - Foto: Percio Campos / Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), anunciou nesta segunda-feira (2) o lançamento de um edital para contratação de consultoria especializada. O objetivo é elaborar um manual técnico voltado à estruturação de empreendimentos imobiliários turísticos sob a ótica do desenvolvimento sustentável. A proposta visa atrair investimentos, incentivar o empreendedorismo no setor e oferecer orientações práticas a gestores públicos e privados, alinhando projetos às melhores práticas responsáveis.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – *com informações do MTur

O lançamento ocorreu em Brasília (DF) e contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, além de representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Sebrae, Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal — parceiros na difusão do conteúdo. As propostas podem ser enviadas até 23 de junho. (Confira AQUI o edital – link)

“Muitas pessoas têm empreendimentos sendo pensados, planejados e até mesmo executados que cabem para a captação de recursos, inclusive no exterior. Só que a gente tem que falar a mesma língua do investidor, e isso dentro de práticas sustentáveis e responsáveis. Por isso este edital é importante. Ele vai aumentar a capacidade do país de atrair investimentos de grande porte, gerar mais emprego e renda, orientando projetos dentro de metodologias próprias e que respeitem a cultura e a economia de cada região do país”, destacou o ministro Celso Sabino durante a assinatura do edital.

O ministro também afirmou que o novo manual contribuirá para aprimorar o Guia de Investimentos em Turismo no Brasil. Lançada em janeiro deste ano, a ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com a ONU Turismo e a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), reunindo projetos aptos a receber investimentos privados.

“Este guia é uma importante ferramenta de fomento aos investimentos privados no turismo. Agora, com os produtos que resultarão do edital que estamos lançando, será possível instruir e orientar melhor tanto os projetos já cadastrados quanto novos empreendimentos e iniciativas”, explicou o ministro do Turismo.

Além do guia, o Ministério mantém um Portal de Investimentos atualizado na internet. Atualmente, estão cadastrados 69 projetos com potencial para gerar mais de 680 mil empregos e atrair cerca de US$ 5,8 bilhões.

“A atração de investimentos para o setor de turismo depende de infraestrutura adequada, planejamento e gestão, capacitação e qualificação profissional, além da conservação do meio ambiente. O edital lançado representa, assim, um esforço coordenado entre governo, iniciativa privada e comunidades locais para promover um ambiente favorável aos investimentos”, completou Celso Sabino.

Manual

O manual proposto tem como meta fortalecer o planejamento e qualificar tecnicamente projetos voltados ao setor. A publicação busca ampliar oportunidades sustentáveis nos municípios com vocação turística, estimular parcerias público-privadas e consolidar conhecimento técnico. A ideia é atrair grandes investimentos, impulsionar o desenvolvimento regional e unir experiência e recursos.

“Esse edital é parte do esforço do Ministério do Turismo para apoiar os destinos brasileiros na construção de uma carteira sólida de projetos qualificados e atrativos para o investimento, com foco na geração de impactos positivos”, acrescentou o ministro Celso Sabino.

O conteúdo também será voltado a diferentes tipos de projetos: novos empreendimentos, conversões de uso (quando o imóvel muda de finalidade), ampliações físicas ou operacionais e projetos de retrofit — atualizações modernas com preservação histórica.

Os retrofits são tendência mundial e têm forte apelo turístico. Eles combinam restauro e modernização, preservando a arquitetura original de edifícios antigos. Um exemplo de sucesso é a Pinacoteca de São Paulo, que mantém características históricas, atrai visitantes e reforça a identidade local.

O manual técnico incluirá quatro cartilhas com vídeos explicativos. Cada uma abordará um tema essencial a ser incorporado nos novos empreendimentos turísticos com foco na sustentabilidade.

Para participar, os proponentes devem comprovar pelo menos dois anos de experiência em projetos ligados à sustentabilidade, ao turismo ou ao setor imobiliário turístico. Propostas com formação de consórcio não serão aceitas. O prazo para entrega dos produtos é de 150 dias corridos após a assinatura do contrato.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur 

Azul anuncia contratação de 139 tripulantes em todo o Brasil

0
Azul contrata 139 Tripulantes e reforça equipe em todo o Brasil - Foto: divulgação
Azul contrata 139 Tripulantes e reforça equipe em todo o Brasil - Foto: divulgação

A Azul, líder no Brasil em número de voos diários e destinos atendidos, contratou 139 novos tripulantes — como são chamados todos os colaboradores da empresa, independentemente do cargo. Os profissionais, com diferentes idades e níveis de experiência, participaram de um evento de boas-vindas na UniAzul, universidade corporativa da companhia. Após o check-in simbólico, começaram a ser integrados às equipes em diversas regiões do país, reforçando áreas essenciais para o bom funcionamento das operações.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as novas contratações foram feitas para diferentes cargos, como agentes de aeroporto, comissários de voo, técnicos de manutenção de aeronaves, despachantes operacionais, meteorologistas, analistas de TI, agentes de carga, almoxarifes e profissionais administrativos. A maior parte dos novos Tripulantes foi alocada na sede administrativa da Azul em Barueri (SP), que recebeu 50 profissionais, além das bases operacionais de Campinas (SP), com 40 contratados, e Confins (MG), com 32. Profissionais também foram contratados para atuar nas unidades da Azul em Manaus (AM), Belém (PA) e Recife (PE).

“A chegada de mais de uma centena de novos Tripulantes, com habilidades tão diversas e de todo o Brasil, reforça a potência da nossa marca, o nosso perfil de investimento nas pessoas e a confiança dos talentos em nossos planos de avanços e sustentabilidade para o futuro. Mais do que oferecer uma vaga, oferecemos também um plano de carreira, com capacitações essenciais e oportunidades reais de crescimento dentro da companhia”, afirmou Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Marketing da Azul.

A Azul segue em constante evolução, ampliando suas equipes, fortalecendo sua operação e se preparando para o futuro. Como parte desse movimento, novas vagas são abertas regularmente e estão disponíveis em https://voeazul.gupy.io/ .

Costa Cruzeiros comemora o Dia da República Italiana com eventos em SP e Brasília

0
Costa Cruzeiros
Costa Favolosa. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 2 de junho, é celebrado o Dia da República Italiana, marco do início do regime republicano no país europeu. No Brasil, a data ganha destaque com eventos organizados pela comunidade italiana. A Costa Cruzeiros, companhia marítima com 77 anos de atuação no país, apoia algumas dessas iniciativas e reforça seu vínculo com as tradições da Itália.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a primeira delas é a Festa Nacional da República Italiana, organizada pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo. O cônsul Domenico Fornara recebe cerca de 700 convidados em evento especial na noite de hoje, 02 de junho, na Pinacoteca Contemporânea, em São Paulo.

No dia 07 de junho (sábado) será a vez do Circolo Italiano di San Paolo prestar a sua homenagem com a Festa da República Italiana para mais de 250 convidados. Nesta ocasião especial, a Costa oferece uma cabine dupla com varanda para um minicruzeiro de 3 noites, ligando Santos a Buenos Aires, a bordo do navio Costa Favolosa, com embarque no dia 13 de dezembro de 2025.

A Costa Cruzeiros também estará presente na edição 2025 da Festa della Repubblica, realizada pela Embaixada da Itália no Brasil, em sua sede, em Brasília, no dia 03 de junho (terça-feira). O evento contará com a presença de 700 convidados, entre autoridades e representantes de instituições e empresas italianas e estrangeiras.

Dario Rustico, Presidente Executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, estará pessoalmente representando a companhia nesses três momentos. “Comemorar essa data fora do território italiano tem um significado muito especial e a Costa, como empresa de bandeira italiana, faz questão de estar presente. Cada detalhe da experiência Costa a bordo reflete a cultura e o estilo de vida da Itália. Temos orgulho de levar a essência da Itália aos mares e compartilhá-la com o mundo. Por isso, é uma honra para a Costa celebrar a Festa Da República Italiana ao lado da comunidade italiana e de seus amigos no Brasil. Estes eventos não apenas valorizam a história da Itália, mas também a profunda relação de amizade entre as duas nações”, destaca Dario Rustico.

Costa Cruzeiros
Nos navios Costa, é possível celebrar a cultura italiana em cada detalhe: a gastronomia e o entretenimento transportam os hóspedes para a Itália. Fotos: Divulgação

Há 77 anos a Costa Cruzeiros navega pelos mais belos destinos do mundo, oferecendo aos seus hóspedes o melhor da Itália a bordo de seus navios. Os itinerários da Costa são cuidadosamente planejados para proporcionar aos viajantes a oportunidade de explorar destinos fascinantes na América do Sul, no Caribe, no Mediterrâneo ao longo do ano todo; no Norte da Europa; nas Ilhas Canárias, nos Emirados Árabes e na Ásia.

Experiências a bordo “Made in Italy”

Os navios Costa não só ostentam a bandeira italiana, como a estética geral reflete um ambiente autêntico que busca um senso de design e sofisticação italianos. Todos os navios foram projetados com elementos italianos. O entretenimento traz os sons da Itália para os palcos. Os hóspedes a bordo podem mergulhar na rica herança cultural do país com o espetáculo exclusivo “Sapori d’Italia!”, levando o público a uma jornada pelas melhores tradições da Itália.

Em cada bar, lounge e restaurante a bordo, os hóspedes podem viajar por um mundo de sabores e experiências italianas, tornando a Costa uma verdadeira embaixadora do autêntico sabor italiano. No Archipelago, por exemplo, os hóspedes podem degustar pratos criados por chefs mundialmente renomados e com estrelas Michelin como um gratinado de nhoque de queijo, ou os “Aromas e Sabores do Sul” — espaguete com alho e azeite, salada de lagosta e brunoise de batata salteada. As pizzas da Pizzeria Pummid’Oro contam com ingredientes italianos em tortas como a “Tricolore”, com muçarela de búfala, presunto Parma DOP, tomates San Marzano DOP, tomates-cereja e ricota cremosa, e a “Come Una Carbonara”, com muçarela fior di latte, papada de porco, ovo, queijo pecorino e pimenta do reino.

Costa Cruzeiros
Costa Cruzeiros celebra o Dia da República da Itália em eventos nas cidades de São Paulo e Brasília – Foto: divulgação

A Costa foi a primeira companhia de cruzeiros a produzir a muçarela fresca a bordo e a Gelateria Amarillo serve sorvetes frescos feitos diariamente por uma tripulação treinada com artesãos italianos profissionais. Os navios da Costa oferecem ainda bares temáticos que exibem vinhos, destilados e coquetéis da Itália, entre eles o Aperol Spritz Bar, o Campari Bar, o Ferrari Spazio Bollicine e o Osteria & Wine Bar Frescobaldi. Os hóspedes encontram ainda o Caffè Vergnano, uma autêntica marca italiana de espresso e bebidas à base de café.

Turismo em destaque: ExpoRio 2025 acontece de 5 a 8 de junho no Lagoon

0
Fachada ExpoRio Turismo edição 2025 - Crédito: Leandro Bertholini
Fachada ExpoRio Turismo edição 2025 - Crédito: Leandro Bertholini

O Rio de Janeiro se prepara para sediar a ExpoRio Turismo 2025, maior feira do setor no estado, que chega à sua quarta edição consolidada como uma vitrine das experiências e da diversidade do turismo fluminense. O evento acontece entre os dias 5 e 8 de junho, no Complexo Lagoon, na Zona Sul da capital, com entrada gratuita mediante inscrição. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, com parceria institucional da Fecomércio RJ e apoio do Sesc RJ e do Senac RJ.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante os quatro dias, o público poderá conhecer os atrativos das 12 regiões turísticas do estado, com experiências que envolvem negócios, gastronomia, cultura, artesanato, painéis temáticos e shows com grandes nomes da música brasileira.

“O Rio de Janeiro não é só a Cidade Maravilhosa. É um estado inteiro repleto de riquezas naturais, culturais e históricas que encantam o mundo. Temos serras, praias, vales, gastronomia diversificada, festas populares e muito mais. Nossa missão é mostrar que cada canto do nosso território tem algo único a oferecer. Promover este potencial é valorizar nosso povo, gerar oportunidades e fortalecer a economia fluminense”, destacou o governador Cláudio Castro.

Turismo como vetor de desenvolvimento

A ExpoRio Turismo reforça a estratégia do Governo do Estado de ampliar a oferta turística e integrar ações entre os setores público e privado. Ao longo da programação, o evento destaca experiências que valorizam o que há de melhor no Rio de Janeiro, tanto na capital quanto no interior.

A ExpoRio Turismo é uma vitrine do que o nosso estado tem de melhor: diversidade, cultura, natureza, paisagens únicas e um povo acolhedor. Esta quarta edição reforça o nosso compromisso com a interiorização do turismo, a geração de oportunidades e o fortalecimento da economia em todas as regiões. É um evento pensado para aproximar o público do setor e mostrar que o Rio de Janeiro é muito mais do que sol e mar — é um estado inteiro pronto para encantar, receber bem e se desenvolver com o turismo como motor de desenvolvimento”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Programação diversificada e para toda a família

A ExpoRio Turismo 2025 contará com uma programação ampla e interativa, pensada para todas as idades. Entre os destaques estão áreas instagramáveis, apresentações culturais com artistas da capital e do interior, espaço gastronômico e painéis temáticos sobre turismo, empreendedorismo e negócios. Quem for ao evento também poderá vivenciar experiências como escolinha de remo, stand up paddle, canoa havaiana, pedalinho e até uma simulação de voo de asa delta. Para as crianças (e os curiosos de todas as idades), um dinossauro gigante direto da Terra dos Dinos promete surpreender e divertir.

Os shows de encerramento em cada dia ficam por conta de grandes nomes da música brasileira:

  • Quinta (05/06) – Thiago MartinsSexta
  • (06/06) – Sérgio LorozaSábado
  • (07/06) – Toni GarridoDomingo
  • (08/06) – Diogo Nogueira

Serviço

ExpoRio Turismo 2025

Data: 05 a 08 de junho de 2025
Horários:
• Quinta e sexta: 14h à 0h
• Sábado: 10h à 0h
• Domingo: 10h às 22h
Local: Complexo Lagoon – Av. Borges de Medeiros, 1424, Lagoa, Rio de Janeiro
Entrada gratuita – Inscrições pelo site: www.exporioturismo.com.br

Pensão completa é novidade do Casa Grande Hotel para a baixa temporada

0
Casa Grande Hotel - Foto: Fernando Moraes
Casa Grande Hotel - Foto: Fernando Moraes

A partir de 1º de maio, o Casa Grande Hotel Resort & SPA, no Guarujá, passou a oferecer diárias com opção de pensão completa. A novidade é válida para o período de baixa temporada, entre os meses de maio e agosto. A proposta busca garantir mais comodidade e previsibilidade financeira para as famílias que viajam nesse período. Agora, os hóspedes podem escolher o formato de hospedagem que melhor atende às suas necessidades, com todas as refeições incluídas. Entre os diferenciais do resort está o Parque da Criança, um complexo de lazer com 5.800 m², inaugurado na Páscoa, que oferece diversas atividades voltadas ao público infantil.

“Em muitos casos os pais preferem planejar a viagem com calma e já ter uma previsão do quanto será gasto, com pacotes completos e serviços inclusos. Agora o Casa Grande Hotel está preparado para este público, mas sem deixar de lado os casais que preferem um espaço especial com gastronomia diferenciada, como os nossos restaurantes à la carte: o japonês com o Sushi, o de frutos do mar no Atlântico e o tailandês no Thai, todos premiados pelo TripAdvisor”, comenta Lourival de Pieri, Diretor Geral. 

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a diária para família (casal e 1 criança de até 12 anos) na categoria Premium com pensão completa custa R$2.347. Caso o hóspede mude de ideia durante a visita e queira saborear os diferenciais gastronômicos, o hotel fornecerá um crédito de R$80 por pessoa. O Casa Grande Hotel possui seis restaurantes com gastronomia especial e premiada: Thai* (tailandês), Atlântico* (gastronomia mediterrânea e frutos do mar), Sushi Bar* (japonês), Vila Rica (italiano), Casa Grande I e II (buffet) e Colonial Café (casual). Vale reforçar que a pensão completa funcionará apenas aos finais de semana e feriados.

* Premiados no TripAdvisor – Prêmio Traveller’s Choice

Casa Grande Hotel - Foto: Fernando Moraes
Casa Grande Hotel – Fotos: Fernando Moraes

Conheça o Parque da Criança

Inaugurado em abril, o Parque da Criança é um complexo de 5.800 m² que agrada bebês, crianças e jovens. Consiste em espaço baby, brinquedos infláveis, arvorismo, parede de escalada, playground aquático, minigolfe, minipista de carro de corrida, salão indoor com laser tag, cama elástica, Casa da Criança, brinquedoteca, área baby, espaço juvenil com brinquedão, além de monitores preparados que acompanham todas as atividades. Outro destaque é o Restaurante Kids, onde as crianças podem almoçar tranquilamente e com opções adequadas em um espaço dedicado a eles (se os pais também optarem). A programação de lazer infantil acontece todos os dias, de forma ininterrupta, das 9h às 22h.

Condições especiais durante todo o ano

O maior diferencial do hotel é o cuidado e atendimento personalizado com o público. O espaço também é aberto para não hóspedes com o Open Doors. Para moradores da região ou turistas que estejam na cidade, é possível conhecer a vasta e premiada gastronomia, relaxar no Beach Club ou aproveitar o SPA e a piscina com a opção Day Use. Além disso, ações para famílias e idosos também são pensadas pela equipe para que cada grupo seja acolhido dentro de suas necessidades. A campanha Anos Dourados (70+) oferece tarifas especiais e disponibiliza carro particular e motorista credenciado para uma melhor experiência do cliente*, além de atividades de lazer como yoga, jogos de baralho e bingo, e o Family Plan com descontos especiais para famílias, é uma excelente opção para casais com filhos. 

*Serviço sob solicitação com custo adicional

Casa Grande Hotel – Fotos: Fernando Moraes

Projeto de retrofit

O Casa Grande Hotel realizou um grande projeto de modernização entre 2022 e início de 2025, com investimento total de R$18 milhões e com objetivo de modernização do espaço sem perder seu estilo colonial, outro diferencial do resort que celebra 53 anos de história. Foi criado o restaurante japonês Sushi (com vista para a praia) e um novo espaço para crianças pequenas, além das reformas da recepção, bar do lobby, deck da piscina, Salão Nobre e varanda, varanda do restaurante Casa Grande I e II, varanda do restaurante Vila Rica, restaurante Thai e a revitalização do restaurante Atlântico com a ampliação da sua varanda.

Serviço: Casa Grande Hotel Resort & SPA

Matiz Week: rede hoteleira oferece até 25% de desconto nas diárias

0
Matiz Week, a semana de ofertas da rede hoteleira Matiz, oferece até 25% off nas diárias - Crédito: divulgação
Matiz Week, a semana de ofertas da rede hoteleira Matiz, oferece até 25% off nas diárias - Crédito: divulgação

A Rede de Hotéis Matiz lança a Matiz Week, uma campanha especial com até 25% de desconto em todas as unidades da rede — inclusive para estadias aos finais de semana. A promoção é válida por tempo limitado, até 6 de junho de 2025, para viagens realizadas até 20 de dezembro de 2025.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a ação contempla os hotéis Matiz em Jaguariúna, Manhattan (São Paulo capital), Multi Suites (Duque de Caxias – RJ), Niterói (Rio de Janeiro – RJ), Barão Geraldo (Campinas – SP), Igaratá (SP) e Villaboim (Ribeirão Preto), que oferecem hospedagem com infraestrutura completa para todas as idades.

“A Matiz Week é mais do que uma promoção — é uma oportunidade de apresentar ao público destinos versáteis, que combinam lazer, conforto e praticidade para quem viaja a passeio ou a trabalho. Cada hotel da rede tem características únicas, e com condições especiais por tempo limitado, conseguimos ampliar o alcance da marca e atrair novos públicos para experiências completas”, afirma Mônica Ordonez, diretora de Marketing da Rede Matiz.

Entre os destaques, está o Matiz Igaratá Resort Spa & Eventos, com diárias a partir de R$ 525 para dois adultos no regime pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) com diversas opções de lazer; e o Matiz Multi Suites, a partir de R$ 260 com café da manhã.

Com infraestrutura completa para toda a família, os hotéis Matiz se destacam por suas piscinas, áreas de lazer, quartos confortáveis e opções que incluem pensão completa ou café da manhã incluso. A localização estratégica e o atendimento de excelência tornam a rede uma escolha ideal tanto para momentos de descanso quanto para viagens de negócios.

Sobre o Matiz

Com unidades estrategicamente localizadas, a rede Matiz, uma marca do grupo Hotelaria Brasil, se destaca pela excelente infraestrutura, que inclui quartos amplos e aconchegantes, além de serviços pensados para atender diferentes perfis de hóspedes. Reconhecida por unir qualidade, bom atendimento e excelente custo-benefício, é sinônimo de acolhimento e cuidado em cada detalhe da estadia.

Desinformação, inovação e tecnologia no turismo serão discutidas no FITIGUASSU

0
Inovação e Tecnologia
Fórum Internacional de Turismo do Iguassu - Crédito: divulgação

Foz do Iguaçu (PR) será o ponto de encontro de estudantes, professores e pesquisadores da área de turismo de todo o Brasil a partir da próxima quarta-feira (4). A cidade sediará a 19ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, evento que integra a programação paralela do renomado Festival Internacional de Turismo Cataratas (FIT Cataratas).

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, além da tradicional apresentação de trabalhos científicos, que reúne pesquisas de ponta de diversas regiões do país, o Fórum dedicará espaço a debates cruciais que moldam o futuro do setor. Três temas de grande relevância — desinformação, inovação e tecnologia — serão abordados nas palestras magnas.

Na quinta-feira (5), logo após a cerimônia de abertura, que começa às 19h, a Msa. Dayanna Fernández Flórez apresentará a palestra “Gestão da Informação e Tecnologia em Turismo na Cidade de Medellín”. Dayanna é administradora de empresas turísticas pela Institución Universitaria Colegio Mayor de Antioquia, Colômbia, com especialização em planejamento e gestão de turismo.

Ela também possui mestrado em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Sua experiência profissional inclui atuação no Centro de Convenções e Exposições Plaza Mayor Medellín S.A. e no Sistema de Inteligência Turística (SIT) da Secretaria de Turismo e Entretenimento de Medellín. Sua intenção é trazer um olhar prático e inovador sobre como a gestão estratégica da informação e o uso da tecnologia podem impulsionar um destino.

Na sequência, a Dra. Raphaela Maciel Corrêa, professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), trará ao público a palestra “Inovação em Roteiros Turísticos”. Raphaela possui experiência em gestão e produção cultural, além de atuar em projetos, pesquisas e consultorias no campo do patrimônio e do turismo, abrangendo espaços museológicos e roteiros educativos, inovadores e criativos.

Já na sexta-feira (6), às 19h, a Dra. Lúcia Silveira Santos conduzirá a palestra “Desinformação no Turismo”. Com uma trajetória sólida na área, Lúcia é hoteleira, mestre em Hospitalidade e doutora em Ciências (PPG Turismo/USP). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) e pesquisadora ativa nos campos de lazer, hospitalidade e comunicação no turismo. Sua apresentação promete instigar reflexões fundamentais sobre o impacto da desinformação na percepção dos destinos e na experiência do viajante.

Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

O Fórum é organizado e realizado pelo Idestur, Unioeste e Unesp, e conta com o patrocínio da Itaipu Binacional, da Fundação Araucária e do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento recebe apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e parceria estratégica de instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Os melhores trabalhos serão publicados no livro do evento, além de terem a oportunidade de figurar nas seguintes revistas científicas nacionais e internacionais: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR), Caderno Virtual de Turismo (CVT – UFRJ), Revista Turismo em Análise, Revista Turismo & Cidades, Applied Tourism, Ateliê do Turismo e Revista de Turismo Contemporânea.

Saiba mais informações em https://forumdeturismodoiguassu.com/. O evento é aberto a todos os participantes do FITCataratas.