quarta-feira, abril 9, 2025
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Atividade turística é bem avaliada por moradores de destinos paulistas, revela pesquisa

Segundo a Pesquisa de Percepção do Turismo (2024-2025), conduzida pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e com o apoio das prefeituras, 85% dos habitantes de São Paulo avaliaram positivamente os efeitos da atividade turística. Essa atividade tem gerado benefícios significativos para a economia, o meio ambiente, as práticas culturais e o planejamento estratégico da cidade.

De acordo com a população, o turismo ajuda a impulsionar atividades socioculturais (74,3%), pois estimula a realização de eventos, feiras e celebrações que preservam o legado e as tradições regionais. O turismo também exerce um papel de destaque no planejamento e na gestão do município (68,6%), com benefícios diretos na infraestrutura e logística local, facilitando os deslocamentos da população.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a economia local também ganha com a atividade turística, na opinião de 66,4% dos entrevistados, já que acrescenta renda e oportunidades de emprego aos moradores. Por fim, a atividade turística beneficia o meio ambiente, na opinião de 64,2% da população, uma vez que valoriza a biodiversidade e os recursos naturais do município.

Algumas regiões turísticas de São Paulo, como a de Mananciais, Aventura e Negócios, avaliaram acima da média (75%) os impactos ambientais do turismo. A região é formada por municípios da Grande SP: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.

“Um dos princípios básicos da atividade turística é que ela beneficie, primeiramente, aquele que mora no próprio município, acrescentando oportunidades de emprego aos moradores e elevando os indicadores socioeconômicos”, afirma o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Embora o turismo seja visto principalmente como benéfico para as cidades do Estado de SP, com impacto positivo na economia e na infraestrutura, a pesquisa também capta a necessidade de mitigar eventuais impactos negativos, como o aumento do fluxo de veículos e a sobrecarga de alguns serviços públicos, com implicações importantes para políticas públicas.

A pesquisa realizada pelo CIET-SP ocorre pelo quinto ano consecutivo. Os dados coletados fornecem uma base sólida para os gestores municipais de turismo medirem e monitorarem a satisfação local com o turismo e a percepção dos habitantes com o impacto sociocultural, ambiental e econômico da atividade turística, garantindo um crescimento sustentável do turismo paulista.

Sobre a pesquisa

É a quinta vez que a pesquisa é realizada pela Setur-SP. Perguntas de perfil e de opinião foram compartilhadas por meio de um formulário online no período de 21 de novembro de 2024 a 09 de fevereiro de 2025, contabilizando 30.016 formulários válidos respondidos por 438 municípios. Entender como o turismo é percebido pelos munícipes é fundamental para avaliar a continuidade e/ou a necessidade de eventuais ajustes na gestão de destinos turísticos.

Ulisses Marreiros: liderança portuguesa na construção da hotelaria brasileira

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Ulisses Marreiros, uma das grandes lideranças da hotelaria de luxo no Brasil, estará entre os “20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira” na edição de abril da Revista Paysage. Com uma trajetória marcada por paixão e inovação, sua história será destaque ao lado de outros nomes que impulsionam o setor.

A reportagem trará os momentos-chave de sua carreira, desde suas origens no Algarve até sua ascensão na Belmond, onde hoje lidera o Copacabana Palace e o Hotel das Cataratas. Também serão abordados os desafios enfrentados durante a pandemia, sua visão sobre o potencial do turismo brasileiro e sua filosofia de liderança. Um retrato inspirador de quem transforma hospitalidade em arte.

Além de sua atuação estratégica na Belmond, a matéria da Revista Paysage abordará seu estilo de liderança, sua conexão com o Brasil e como ele equilibra tradição e inovação em à frente do Copacabana Palace. Sua jornada reflete a transformação da hotelaria de luxo no país, destacando a importância da hospitalidade genuína e do olhar atento às novas demandas do setor.

Sudeste: número de turistas estrangeiros cresce 37% nos dois primeiros meses de 2025

O turismo no Brasil tem apresentado um crescimento significativo, com efeitos evidentes em todas as partes do país. Na Região Sudeste, durante os meses de janeiro e fevereiro, houve um aumento de 37% no número de turistas estrangeiros que chegaram aos principais aeroportos internacionais em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados, divulgados pelo Ministério do Turismo em colaboração com a Embratur e a Polícia Federal, destacam a evolução do setor e sua relevância para a economia do país.

“O crescimento expressivo do turismo internacional no Brasil demonstra o fortalecimento do setor e a atratividade do nosso país como destino. O aumento significativo no número de visitantes, especialmente no Sudeste, reflete os esforços do governo para promover o Brasil no exterior, melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso dos turistas. Seguimos trabalhando para que esse crescimento seja sustentável e continue gerando empregos e desenvolvimento para todas as regiões”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Redação do DT

Ao comparar os dois períodos, o total de turistas internacionais desembarcando no Brasil pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em janeiro e fevereiro de 2025 foi de 1.041.413. Esse número demonstra um crescimento considerável em relação ao mesmo intervalo de 2024, quando a região recebeu 756.662 visitantes do exterior.

Dentre esses estados, São Paulo se destaca como o principal ponto de entrada, com um crescimento de 28% no fluxo de visitantes nos primeiros dois meses de 2025 em comparação ao ano anterior. O Rio de Janeiro, por sua vez, foi o estado que obteve o melhor desempenho, registrando um aumento de 50%. Minas Gerais também teve um progresso, apresentando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Essa análise abrange os estados que dispõem de aeroportos internacionais.

Âmbito Nacional 

O Brasil registrou a maior entrada de turistas internacionais da história, mantendo o recorde observado nos últimos meses. Entre janeiro e fevereiro, foram 2.810.553 chegadas de pessoas de outros países nos destinos brasileiros. O número representa um crescimento de 57% quando comparado ao mesmo período do ano passado, mantendo o crescimento observado no ano passado. Apenas em fevereiro, o desempenho na recepção desses visitantes marcou uma alta de 59% em relação ao mesmo mês de 2024. Ao todo, foram registrados 1.326.884 desembarques de viajantes internacionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Azul implementa conexão Bluetooth nos A330neo e aguarda liberação para jatos Embraer

A Azul anunciou a disponibilização de conexão Bluetooth em telas de entretenimento a bordo de suas aeronaves Airbus A330neo. A tecnologia permite que passageiros da classe Econômica utilizem fones de ouvido sem fio durante os voos internacionais.

Bluetooth nos A330neo da Azul

Atualmente, cinco aeronaves do modelo A330neo já contam com a novidade. Na classe Executiva, a companhia continuará oferecendo fones de ouvido tradicionais de alta qualidade.

Espera por aprovação nos Embraer E2

A Azul aguarda homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para estender a tecnologia aos jatos Embraer E2, que operam voos domésticos.

Expansão da tecnologia na frota

Caso aprovada, a Azul será a primeira companhia brasileira a oferecer essa funcionalidade nos jatos E2. A empresa destaca que a inovação faz parte de sua estratégia para aprimorar a experiência dos passageiros.

 

Copacabana Palace anuncia reforma para elevar experiência dos hóspedes

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O Copacabana Palace, um hotel da Belmond, revela uma ampla reforma em seu edifício Anexo, que será renomeado para Tower Club. Essa mudança representa um novo estágio de elegância e experiências ainda mais exclusivas para os visitantes. Com início esperado para abril, o projeto, elaborado pelo arquiteto Ivan Rezende, envolverá a total revitalização das instalações do edifício, abrangendo suítes, spa, academia e o renomado restaurante Cipriani.

“Este é o maior investimento feito de uma vez só na história do hotel, um marco significativo para o futuro do Copacabana Palace. O projeto só reafirma nosso compromisso em honrar o passado e inspirar o futuro, sempre procurando oferecer aos nossos hóspedes e clientes experiências incomparáveis”, afirma Ulisses Marreiros, gerente geral do hotel e diretor da Belmond no Brasil. “O Tower Club oferecerá uma nova dimensão de luxo, combinando a elegância atemporal do hotel com um design contemporâneo e inovador.”

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a reforma trará uma nova cara e mais amplitude aos quartos, que passarão a somar 68 unidades, com suítes de 70 e 80 metros quadrados, oferecendo flexibilidade para atender hóspedes de longa permanência e famílias. Um novo e luxuoso Spa ocupará dois andares do prédio, enquanto o antigo espaço, no andar térreo, será transformado em um espaço fitness ainda mais amplo, com equipamentos de última geração e foco em bem-estar.

O estrelado restaurante Cipriani será reinventado com um novo design, que complementará o estilo de sua requintada culinária italiana moderna, assinada pelo chef Nello Cassese. A tradicional Library também receberá uma atualização elegante. O novo projeto irá trazer mais brasilidade e exibirá obras de renomados artistas brasileiros como Carybé, Aldemir Martins e Ciro Fernandes.

Piscina e pool bar

A grande reforma trará também uma revitalização para a área da icônica piscina do hotel, incluindo um novo bar. A nova piscina contará com revestimentos e tecnologias de última geração, além de um deck totalmente revitalizado. O terraço superior, com vista para a piscina e praia de Copacabana, receberá também um novo mobiliário e cabanas de relaxamento. Para minimizar os efeitos aos hóspedes e clientes, este processo durará apenas três meses, durante o inverno e baixa temporada, e neste período, o hotel concederá aos hóspedes acesso exclusivo à piscina do sexto andar.

Móveis e objetos do prédio Anexo serão leiloados em evento exclusive

Para marcar o início desta nova fase, o Copacabana Palace realizará um leilão exclusivo, em parceria com o escritório de arte Soraia Cals, dos móveis e objetos que fizeram parte da história do prédio Anexo. Com peças que datam de 2005, os participantes terão a oportunidade de adquirir o conjunto de peças e mobiliário que formam as suítes icônicas localizadas no edifício, com itens que testemunharam momentos icônicos como shows da Madonna e dos Rolling Stones, e os Jogos Pan-americanos de 2007. Uma exposição aberta ao público acontecerá de 11 a 13 de março, permitindo que os interessados conheçam de perto as peças que serão leiloadas no dia 18 de março.

Honrando o passado e inspirando o futuro

Construído em 1948 para atender à crescente demanda de hóspedes, o prédio Anexo do Copacabana Palace tornou-se um marco na história do hotel. O fundador do hotel, Octavio Guinle, decidiu erguer um prédio anexo de 11 andares no local das antigas quadras de tênis, com o objetivo de oferecer apartamentos com quarto e sala, uma inovação para a época. Ao longo dos anos, o Anexo hospedou personalidades nacionais e internacionais ilustres como Jô Soares, Bob Marley, Jorge Benjor, e Freddy Mercury.

A conclusão da reforma está prevista para o segundo semestre de 2026. Durante esse período, o hotel funcionará normalmente, com o edifício principal, além dos restaurantes MEE e Pérgula. Movimentações relacionadas à obra ficarão restritas ao edifício anexo, com entrada independente pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana, o que não atrapalhará o restante da operação do hotel.

Crise na Voepass: suspensão da Anac ameaça slots em Congonhas e futuro da companhia

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A suspensão da Voepass, determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), colocou em xeque o futuro da empresa. Além do impacto direto em suas operações, a decisão ameaça a manutenção dos slots da companhia no Aeroporto de Congonhas, um dos terminais mais concorridos do Brasil.

Anac suspende operações da Voepass

A partir desta terça-feira (11), a Voepass – composta pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas – está impedida de operar voos comerciais até que comprove a adequação de seus sistemas de gestão às normas da Anac. A medida cautelar impacta diretamente a posição da empresa no setor e compromete sua capacidade de recuperação.

Impacto nos slots de Congonhas

Os cerca de 20 slots da Voepass em Congonhas são ativos estratégicos e essenciais para sua operação. A Anac impõe rígidos critérios de pontualidade e eficiência para a manutenção desses horários de pouso e decolagem. Com a suspensão das atividades, a empresa corre o risco de perder esses slots na próxima temporada de verão, que se inicia em março.

Crise agravada por acidente aéreo

A crise da Voepass se intensificou após o trágico acidente em Vinhedo (SP), em agosto do ano passado, quando uma de suas aeronaves caiu durante um voo entre Cascavel (PR) e São Paulo, resultando na morte de 62 pessoas. O episódio gerou questionamentos sobre a segurança da empresa e contribuiu para o escrutínio regulatório que levou à atual suspensão.

O valor dos slots e o futuro da Voepass

Os slots de Congonhas são extremamente disputados. Empresas como Latam (240 slots), Gol (238) e Azul (84) dominam as operações no aeroporto. Recentes mudanças regulatórias permitem que esses ativos sejam comercializados no mercado secundário, o que poderia representar uma alternativa financeira para a Voepass. No entanto, sem autorização para voar, sua capacidade de negociar tais ativos pode ser comprometida.

A Voepass enfrenta, assim, um cenário delicado: sem operações, sob rigorosa fiscalização da Anac e com o risco iminente de perder seus ativos mais valiosos. O desfecho dessa crise será determinante para o futuro da companhia no setor aéreo brasileiro.

(REDAÇÃO DO DIÁRIO)

ICH reúne clientes em evento de comemoração dos seus 25 anos

A ICH Administração de Hotéis, proprietária da marca Intercity Hotels, bandeira brasileira com maior atuação no país, completou 25 anos de história e, na noite desta segunda (10), celebrou o aniversário em evento exclusivo para 150 clientes na cidade de São Paulo (SP), com presença de executivos da alta liderança da empresa e imprensa do trade de turismo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para comemorar essa jornada de sucesso, a empresa escolheu um dos espaços de eventos gastronômicos mais sofisticados da capital paulista, o Casa Manioca, da chef Helena Rizzo, e apresentação da cantora britânica Jesuton, que embalou a noite com um show repleto de soul e jazz. Exclusivo para clientes, este primeiro evento faz parte de toda uma programação que a empresa realizará ao longo deste ano em comemoração ao seu aniversário.

Apresentação da cantora Jesuton no aniversário de 25 anos da ICH - Foto: Marcelo Machado - RN IMAGEM
Apresentação da cantora Jesuton no aniversário de 25 anos da ICH – Foto: Marcelo Machado – RN IMAGEM

Durante a celebração, o CEO e fundador da ICH, Alexandre Gehlen, fez uma apresentação, contando um pouco da história da empresa, destacando momentos especiais e conquistas marcantes nestes 25 anos. A empresa tem um portfólio de 43 hotéis localizados em todo o território nacional, com mais de 7 mil quartos, um time de 2,5 mil colaboradores e mais de 3800 investidores hoteleiros. Ao longo de sua trajetória, a ICH consolidou-se como referência no setor, ampliando seu portfólio para as marcas internacionais Yoo2 e Tru by Hilton. Também lançou marcas próprias como a Hi! e Cityhome, para os segmentos econômico e short term rental, respectivamente.

“Desde sua fundação, no ano de 1999, a ICH investiu na inovação e qualidade na gestão hoteleira, sempre valorizando as pessoas e as parcerias estratégicas. Ninguém cresce sozinho, então criar uma rede de apoio e negócios saudáveis foi fundamental. Esta noite é dedicada aos nossos clientes, pois sem o apoio e parceria deles nada disso seria possível”, celebrou o CEO.

Aniversário de 25 anos da ICH, no Casa Manioca, em São Paulo - Foto: Marcelo Machado RN IMAGEM
Aniversário de 25 anos da ICH, no Casa Manioca, em São Paulo – Foto: Marcelo Machado RN IMAGEM

Novos projetos em andamento

Ainda em sua apresentação, o executivo destacou os novos projetos em andamento da ICH, como a gestão de um hotel que está sendo construído dentro do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele também falou sobre a entrada da ICH, juntamente com a CFL Incorporadora, em dois projetos hoteleiros que serão construídos em Porto Alegre (RS), o NL2800/Estância, e na Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), o Oceana, parceria que faz parte de um planejamento da empresa de diversificar sua atuação no segmento de luxo. Além de administrar a gestão dos empreendimentos, a ICH também terá sociedade no patrimônio juntamente com a CFL. Gehlen comentou ainda sobre a expansão de hotéis com a marca Tru by Hilton, que terá mais cinco empreendimentos inaugurados deste ano até 2028.

“Este ano celebramos 25 anos, e damos a largada para um novo posicionamento, projetando com mais intensidade a ICH Administração de Hotéis, uma operadora multimarcas. Highlights incluem, além da nossa bandeira Intercity, as parcerias internacionais com a Hilton (marca Tru by Hilton) e Yoo2. Também prevemos o lançamento de uma nova marca para o segmento luxo em Porto Alegre (RS) e Jurerê (SC)”, finalizou Gehlen.

Alexandre Gehlen - CEO da ICH Administração de Hotéis - Foto: MARCELO MACHADO - RN IMAGEM
Alexandre Gehlen – CEO da ICH Administração de Hotéis – Foto: MARCELO MACHADO – RN IMAGEM

Estrelas da música e da gastronomia abrilhantam a noite

Após a apresentação, a festa foi comandada por Jesuton, cantora britânica radicada no Brasil. Conhecida pela voz potente e por misturar em seus setlists vários ritmos musicais, como R&B e pop, foram o soul e o jazz os gêneros escolhidos para animar a festa.
A experiência gastronômica foi orquestrada pela famosa chef Helena Rizzo, reconhecida por ser a única mulher a possuir restaurante com estrela Michelin no Brasil, o Maní. Um dos highlights da noite foi o menu que começou com coquetel, no qual foram servidos terrine de queijo de cabra com geleia de tomate; harumaki de cogumelos com emulsão de missô; ceviche de peixe branco com chips de batata-doce; polvo com batata-roxa e vinagrete de manga; tartar de atum com emulsão de gengibre; entre outros.

Em seguida, foi a vez dos pratos brilharem, onde as estrelas foram arroz negro com tucupi preto, pasta de amendoim e couve-flor; peixe com purê de banana, vinagrete de pimenta-biquinho e farofa de castanha; rosbife com purê de grão-de-bico e molho de jamón ibérico. E claro, a sobremesa ficou por conta do famoso “O Segredo do Bolo”, um bolo de chocolate que leva muito brigadeiro e sorvete de baunilha, que todo mundo que comer no Maní.

Bebidas igualmente selecionadas como Whisky Johnnie Walker Black Label, espumante e vinho da vinícola gaúcha Don Giovanni foram servidos para celebrar o aniversário da ICH em grande estilo.

Da alta liderança da ICH, também estiveram presentes o diretor de Vendas, Distribuição, Marketing e TI, Marcelo Marinho; o diretor de Desenvolvimento, Sérgio Bueno; o diretor de Relacionamento com Investidor, Vinícius Azevedo; a diretora de Gente & Cultura, Deyzi Weber; a diretora de Operações, Flávia Camargo; o gerente nacional de vendas, Diego Lando; e a gerente corporativa de Marketing, Paula Waskow.

Diretoria da ICH - Diego Lando, Vinícius Azevedo, Alexandre Gehlen, Deyzi Weber, Flávia Camargo , Sérgio Bueno e Marcelo Marinho - Foto: MARCELO MACHADO - RN IMAGEM
Diretoria da ICH – Diego Lando, Vinícius Azevedo, Alexandre Gehlen, Deyzi Weber, Flávia Camargo , Sérgio Bueno e Marcelo Marinho – Foto: MARCELO MACHADO – RN IMAGEM

Sobre a ICH Administração de Hotéis

A ICH Administração de Hotéis S.A é uma das maiores empresas hoteleiras do Brasil, em atuação desde 1999. Com presença em todas as regiões do país, possui 43 hotéis sob sua operação e/ou propriedade, em diferentes modelos de negócios, sendo responsável pelas marcas Intercity Hotels, Yoo2, Tru by Hilton (no Brasil), Hi! e Cityhome by Intercity Hotels nos segmentos midscale, design/luxo, econômico e locação por temporada, respectivamente.

Passageira tira a roupa e causa transtorno dentro de avião nos EUA

Uma passageira sem roupas e gritando atrasou um voo da Southwest Airlines em uma hora, obrigando a aeronave a retornar ao portão de embarque no Aeroporto Hobby, em Houston, Texas. O incidente aconteceu na segunda-feira (6).

Redação do DT

A mulher caminhou em direção à frente do avião e pediu para desembarcar. Naquele momento, a aeronave estava taxiando, prestes a partir de Houston em direção a Phoenix, Arizona.

Antes da decolagem, ela se despiu completamente e começou a gritar. “Ela começou a pular e gritava alto. Foi uma surpresa total para todos os presentes”, contou uma testemunha ao portal 12 News.

O comportamento dela foi registrado em vídeo e rapidamente se espalhou pelas redes sociais. O clipe que circula online mostra a passageira nua caminhando pelo corredor.

Em determinado momento, a mulher chegou até a se “esfregar” em uma comissária de bordo. De acordo com o 12 News, ela também começou a bater na porta da cabine de comando, tentando entrar.

Um comportamento surpreendente perdurou por 25 minutos até que as autoridades atuassem. A aeronave voltou ao terminal, a mulher desembarcou apressadamente e foi levada ao hospital para uma avaliação clínica, conforme informações fornecidas pela Polícia de Houston.

Fonte: Portal UOL

São Paulo recebe 16,5 milhões de foliões no carnaval e movimenta R$ 3,4 bilhões

A Prefeitura de São Paulo divulgou, na tarde desta segunda-feira (10), os números oficiais do carnaval deste ano. Durante os três fins de semana de festa e desfiles, a cidade recebeu 16,5 milhões de foliões, gerando um impacto econômico de R$ 3,4 bilhões e criando cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos.

Turismo cresce 73,7% no carnaval de rua

De acordo com a SPTuris, empresa pública responsável pela organização dos eventos, a capital paulista registrou um aumento significativo de 73,7% no número de turistas que participaram do carnaval de rua em comparação com edições anteriores.

Segurança, limpeza e transporte são destaques na folia

A prefeitura também destacou os avanços em segurança, limpeza urbana e transporte público. Nos blocos de rua, foram recolhidas 645 mil toneladas de lixo, sendo 140 mil toneladas enviadas para reciclagem. A limpeza após a passagem dos blocos foi realizada, em média, em 40 minutos.

No transporte, os foliões realizaram 35 milhões de viagens de ônibus municipais, com 20,8 milhões apenas nos cinco dias de carnaval e 8,9 milhões de viagens gratuitas aos domingos, beneficiadas pela isenção da tarifa. Além disso, 55 mil dos 220 mil espectadores que acompanharam os desfiles no Sambódromo do Anhembi utilizaram as linhas especiais de ônibus. O serviço Atende+, voltado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, transportou 2.367 passageiros ao Anhembi para acompanhar os desfiles.

Ações de direitos humanos reforçam proteção aos foliões

Durante a coletiva de imprensa, a SPTuris também destacou ações voltadas à promoção dos direitos humanos. O protocolo “Não Se Cale”, que combate o assédio e a violência contra mulheres, a população LGBTQIA+ e o racismo, registrou 100 mil interações ao longo do evento.

As ações preventivas incluíram a distribuição de preservativos e tatuagens adesivas em campanhas de conscientização, além do atendimento a 65 pessoas vítimas de assédio. Outro destaque foi a iniciativa de busca por desaparecidos, que resultou no reencontro de 41 pessoas. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias)

American Airlines se posiciona após relato de Ingrid Guimarães sobre coação durante voo

A American Airlines se posicionou após a atriz Ingrid Guimarães relatar que foi forçada a mudar de assento durante um voo dos Estados Unidos para o Brasil. 

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências

Em nota enviada ao DIÁRIO, a companhia afirmou: “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de viagem positiva e segura para todos os nossos passageiros. Um membro de nossa equipe está entrando em contato com um cliente para entender mais sobre sua experiência e resolver a questão.”

A American Airlines se pronunciou após a atriz Ingrid Guimarães relatar que foi forçada a mudar de assento durante um voo da companhia para o Brasil. Guimarães contou que comprou uma passagem na Premium Economy, mas foi deslocada para a classe econômica após o assento de um passageiro na classe executiva quebrar.

A manifestação da American Airlines ocorreu após uma série de comentários de brasileiros na página oficial da companhia no Instagram, que se intensificaram após uma publicação no Dia Internacional da Mulher. A postagem recebeu mais de 17 mil interações, um número consideravelmente superior ao usual.

Ingrid Guimarães compartilhou em suas redes sociais

Na segunda-feira (10/3), Ingrid Guimarães compartilhou em suas redes sociais o relato sobre o incidente. A atriz estava em um voo com destino ao Rio de Janeiro, partindo de Nova York, quando foi surpreendida pela ordem de mudança de assento. “Comprei uma passagem na Premium Economy e, quando já estava sentada, um funcionário me informou que eu teria que mudar para a classe econômica, pois um passageiro da executiva precisava do meu lugar”, contou.

Ela continuou o relato, dizendo que não aceitou a exigência, pois não conhecia essa “regra”, e foi ameaçada por funcionários da companhia. “Eles começaram a me coagir dizendo que eu nunca mais viajaria de American Airlines. Apareceram três pessoas me ameaçando, dizendo que o voo não sairia sem minha colaboração”, relatou Ingrid.

Em seguida, a atriz disse que a situação piorou quando uma funcionária, gritando, afirmou que todos os passageiros teriam que descer do avião devido à sua recusa. Ingrid também contou que foi apontada como a responsável pelo atraso. Ela relatou ainda que, ao tentar intervir, sua irmã e cunhado foram mandados a se calar.

A atriz destacou o constrangimento público e afirmou que, devido à pressão, acabou aceitando a mudança de assento para a classe econômica. Ela criticou a atitude da companhia, descrevendo a situação como “coação, abuso moral, desrespeito e ameaças.” No final, ela recebeu um voucher de US$ 300 para uma próxima viagem, mas sem qualquer explicação sobre a situação.

Ingrid questionou: “O que eu tenho a ver com a cadeira quebrada da executiva dos outros? Não deveria ser oferecido um desconto ou uma alternativa para outras pessoas?”. Ela concluiu seu relato pedindo um tratamento mais digno aos brasileiros, especialmente considerando as dificuldades financeiras para comprar passagens internacionais