Início Site Página 257

Aeroporto Internacional de Navegantes espera boom de movimentação no Carnaval

0

Com 278 voos programados para o período, o terminal é a entrada estratégica para quem deseja aproveitar o litoral catarinense


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O Aeroporto Internacional de Navegantes, operado pela CCR Aeroportos, estima uma movimentação acima da média para o Carnaval de 2024.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o terminal do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, deverá receber cerca de 35 mil passageiros durante o período da festividade, que ocorrerá este ano entre os dias 8 e 14 de fevereiro de 2024.

Segundo o informativo, 278 voos estão agendados para atender a todos que escolheram Navegantes como ponto de partida e/ou chegada nos dias de folia.

Importante ressaltar que o terminal é uma porta de entrada estratégica para explorar o litoral catarinense. O local permite acesso rápido a diversos destinos, como as cidades de Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas. Além disso, a facilidade de acesso ao Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina, contribui para a escolha, especialmente entre as famílias que buscam uma experiência completa de lazer durante o período.

A movimentação no Aeroporto Internacional de Navegantes durante o período do Carnaval segue estável e está alinhada com as expectativas de crescimento da CCR Aeroportos. A empresa tem se dedicado continuamente a aprimorar suas operações para atender à crescente demanda de passageiros, proporcionando uma experiência de qualidade.

Foto: Divulgação CCR Aeroportos)
O terminal é uma porta de entrada estratégica para explorar o litoral catarinense (Foto: Divulgação CCR Aeroportos)

De acordo com Sadi Peixoto, gerente do Aeroporto Internacional de Navegantes, a alta no número de passageiros embarcando e desembarcando no terminal é resultado do esforço de todos os colaboradores.

“Estamos satisfeitos em ver que nossa estratégia para aprimorar os serviços no aeroporto está resultando em uma ótima movimentação e dentro das nossas projeções. O sucesso desta temporada reflete o trabalho árduo de toda a equipe, que permanece comprometida em oferecer excelência no atendimento e contribuir para o fortalecimento do Aeroporto de Navegantes como um importante centro aéreo na região. Continuaremos a nos esforçar para proporcionar experiências positivas aos nossos passageiros”, garante o profissional.

Fundeco: Câmara aprova fundo para fomentar Ecoturismo

0

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)


REDAÇÃO DO DIÁRIO

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que institui o Fundeco (Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo), que terá o intuito de promover o ecoturismo brasileiro.

De acordo com informações do governo federal, os recursos do Fundeco terão como destino o financiamento de planos, projetos, ações, assim como empreendimentos que sejam de interesse puramente para beneficiar o ecoturismo.

Além disso, entra no escopo do fomento a capacitação de mão de obra e em cooperação técnica.

Conforme indica o Projeto de Lei 3045/21, o Fundeco terá uma formação a partir de diversas fontes, como operações de crédito internas e externas, e contribuições, doações, subvenções e auxílios de entidades nacionais e estrangeiras. O fundo também poderá receber recursos do orçamento federal e do superávit financeiro da União apurado em cada exercício.

Atualmente o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Morro da Urca, no RJ (Foto: Pixabay)
Morro da Urca, no RJ (Foto: Pixabay)

COP-30

O Brasil se prepara para sediar a COP-30, importante evento internacional sobre o clima que será realizado em 2025, em Belém (PA). A Cúpula do Clima, vai atrair representantes de todo o mundo à capital paraense e ao Brasil para discutir as principais ações frente as mudanças climáticas e, também, como o turismo impacta nessa cadeia, promovendo ações de mitigação positiva.

Rede Trilhas

Uma das experiências turísticas que vem ganhando destaque nas preferências dos turistas brasileiros são as belas trilhas de longo curso que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do país.

A RedeTrilhas, iniciativa voltado ao ecoturismo, foi criada por voluntários da sociedade civil em parceria com o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), se preocupa em desenvolver trilhas de longo curso em todo o país e com a sinalização dos percursos.

Palladium Hotel Group detalha novos investimentos após 1,6 bilhão de euros em negócios

0

O Palladium Hotel Group ultrapassou 1 bilhão de euros em volume de negócios geridos


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Após fazer um balanço positivo de 2023 na Fitur, em Madrid, o Palladium Hotel Group constatou que ultrapassou os 1 bilhão de euros em volume de negócios geridos, atingindo o valor de 1,69 bilhão. Isso representa um aumento de 16% em relação ao ano anterior e ratifica o crescimento sustentável da empresa. Nessa linha, o grupo aumentou seu REVPAR em 14%, em comparação com 2022.

Em nota enviada ao DIÁRIO, o presidente do Palladium Hotel Group, Abel Matutes Prats, reforça que “ultrapassar a barreira do 1 bilhão de euros em volume de negócios geridos reforça o nosso modelo de negócio, em que o crescimento acompanhado da rentabilidade e da satisfação do cliente como pilares essenciais, é uma aposta vencedora”.

Em 2023, o grupo colocou 98% de seus hotéis acima da média do setor em termos de taxa de recomendação e 75% estão acima do composto direto em termos de reputação online nas redes sociais. Além disso, o programa de fidelidade Palladium Rewards continua a crescer, adicionando mais de 25 mil novos membros a cada mês e contribuindo com até 70% da receita de vendas diretas.

De acordo com Jesús Sobrino, CEO do Palladium Hotel Group, “os principais objetivos [da empresa] estão focados em continuar a crescer de forma lucrativa, sustentável e responsável. Como operadores independentes e proprietários de nossas marcas, nos esforçamos todos os dias para elevar o nível de confiança de nossos proprietários e nossos clientes.”

Principais marcos de 2023, planos de expansão e crescimento

O CEO do Palladium Hotel Group destacou a reforma realizada no Grand Palladium Kantenah Resort & Spa, na Riviera Maya onde foram lançados o Bravo Dinner & Dance, um novo conceito de entretenimento, e o Family Selection, serviço VIP do grupo para famílias, que, após esta inauguração, agora conta com um total de 444 suítes em três destinos no México: Puerto Vallarta, Costa Mujeres e Riviera Maya.

Nesta primavera, o Only YOU Hotel Sevilla abrirá suas portas. O ativo será um hotel 5 estrelas, que terá 226 quartos e um grande restaurante e espaço para eventos, incluindo uma grande área externa com piscina.

Também este ano, começarão os trabalhos de reconversão do atual Palladium Hotel Palmyra, propriedade do Grupo Empresas Matutes, localizado no município de Sant Antoni, em Ibiza, que, após um investimento de 13 milhões de euros, se transformará num novo hotel cinco estrelas, o primeiro Only YOU Hotels em formato de férias.

Internacionalmente, a Only YOU Hotels continuará sua expansão internacional com a abertura de um hotel cinco estrelas em Veneza em 2025, que será o primeiro hotel urbano do grupo hoteleiro na Itália e a segunda propriedade sob gestão no país para o Palladium Hotel Group, que já tem um resort na Sicília: o Grand Palladium Sicilia Resort & Spa.

O grupo também iniciará um processo de renovação no Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, Brasil.

Finalmente, após a abertura do 45 Times Square Hotel em Nova York, o Palladium Hotel Group se concentra em outras cidades dos Estados Unidos, como Miami, Los Angeles e Chicago; e outros destinos no México, Oriente Médio e Mediterrâneo, onde o grupo estuda oportunidades de expansão relacionadas às marcas de seu portfólio.

Palladium Cares comemora a abertura dos primeiros centros de treinamento nas Américas

A Palladium Cares, identidade que engloba todos os projetos do grupo na área da Responsabilidade Social Corporativa, e que se articula em torno de 3 pilares – Nossa Gente, Nossa Comunidade e Nosso Planeta -, tem feito avanços importantes com forte ênfase no “S” do Social.

O projeto “4 causas para agir”, que está sendo desenvolvido na Europa e consiste em quatro fases com projetos focados em crianças, desigualdade, planeta e cuidados com idosos, já registrou 56 atividades, em colaboração com 30 ONGs, envolvendo mais de 300 voluntários.

Chile anuncia estratégias para atrair mais turistas brasileiros

0

Quase meio milhão de brasileiros visitaram o Chile em todo o ano de 2023, um número bem animador


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

485.933. Esse é o número de brasileiros desembarcados no Chile em 2023, representando pouco mais de 13% do total de 3.730.507 turistas estrangeiros que visitaram aquele país.

Embora ainda abaixo dos 542.094 turistas do Brasil que visitaram o destino em 2019, os números são proporcionalmente maiores do que os quase 12% do total de 4.517.962 visitantes vindos do mundo todo naquele ano.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, esse resultado confirma a importância estratégica do viajante brasileiro para o destino, bem como as iniciativas de capacitação do mercado nacional.

Entre estas iniciativas está a realização de missões técnicas e roadshow, além da participação em eventos e feiras como a WTM Latin America, que ocorre entre 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, cuja participação acaba de ser confirmada pela subsecretaria de Turismo do Chile, Verónica Pardo: “estamos trabalhando com o desafio de ampliar ainda mais a presença de brasileiros e confiantes de que nossas ações são estratégias e assertivas”, diz, antecipando que, ainda no primeiro trimestre, os mercados de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS) receberão capacitação com a comitiva chilena que desembarca no Brasil para integrar a agenda feira.

Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, destaca a importância da participação do Chile no evento. “Nós temos trabalhado a América Latina como uma ‘fronteira única’ e estamos reforçando cada vez mais a conexão entre os países da região e a presença do Chile contribui para a assertividade desta estratégia”, diz.

Novidades do Chile e atrações turísticas

Entre as novidades e atrações turísticas a serem apresentadas durante a WTM Latin America 2024, destaque para a ampla gama de serviços e experiências turísticas das quatro macrozonas do país: a zona norte, com o Deserto do Atacama; os Vales Centrais com o enoturismo; a zona sul de Lagos e Vulcões, importante foco do turismo de aventura; Patagônia Chilena, um destino natural de classe mundial; e Rapa Nui.

O ano de 2024 já vem sendo considerado muito especial para o Chile, que recebeu recentemente diferentes distinções, entre as quais está a premiação como o “Melhor Destino Verde do Mundo” na última edição dos World Travel Awards (WTM). Além disso, Lonely Planet, National Geographic e The New York Times nomearam o Chile como um dos melhores destinos para viajar este ano.

Roteiro com cervejarias: Joinville atrai turistas com visitas e degustações

Joinville acaba de lançar roteiro, que inclui visitas e degustações em oito fábricas de cervejarias artesanais e três pubs


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Nacionalmente reconhecida pela produção de cervejas artesanais e especiais, mantida há 170 anos, Joinville agora tem oficialmente um roteiro com cervejarias, com direito a visitas completas e degustações.

A tradição remonta a 1852, quando o suíço Albrecht Gabriel Schmalz fundou a Cervejaria Schmalz na antiga Colônia Dona Francisca, convenientemente localizada à beira do rio Mathias, o que facilitava o acesso à água necessária no processo de fabricação.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, algumas já abriam para visitação, mas a criação da Rota Cervejeira ampliou a experiência, agregando 11 estabelecimentos – oito cervejarias e três pubs.

Com o mais novo produto, o objetivo é impulsionar o setor de turismo na região, atraindo visitantes de outras localidades ao longo do ano todo, já que não depende da sazonalidade, assim como valorizar a cultura cervejeira e ampliar as oportunidades de ganho para os segmentos envolvidos na atividade.

Integrantes e experiências da Rota

Cervejaria Bierval – A visita é guiada pelo Val, dono e mestre cervejeiro da Bierval. Ele recebe os visitantes e apresenta a estrutura, processos e insumos da produção, trazendo detalhes únicos, além da degustação de 4 estilos de chope. A visita dura cerca de 1h30.

Cervejaria Gutbrau – Além da cervejaria, os visitantes podem passear pelo parque em meio à Mata Atlântica. A Gutbrau oferece visitas guiadas, que vão desde o pé de lúpulo até a degustação de cerveja direto do tanque. Os visitantes poderão, ainda, conhecer a história, estrutura, os processos e os insumos envolvidos na produção.

Cervejaria Haenschbier – A cervejaria tem a temática militar e a variedade de estilos para degustação – todas condecoradas com premiações. A visitação e degustação no Quartel General da Haenschbier é uma experiência para quem busca conhecimento sobre produção cervejeira (história, processos, insumos e maquinário) e é ávido por degustar inovações de estilos. São dois tipos de pacote, com visita e degustação guiadas por especialistas.

Cervejaria Millebier – A Millebier Marquês faz a harmonização do chope artesanal com pratos no estilo “boteco alemão”. As receitas exalam a rica herança dos colonizadores, garantindo uma experiência autêntica e saborosa.

Cervejaria Monte Crista – Ao pé da serra do mar, a cervejaria leva o nome de um dos picos mais famosos da região. A visita guiada e degustação no bar da fábrica dura cerca de 1h30, incluindo as dependências da fábrica e apresentação dos processos produtivos. Ao final, é possível degustar as cervejas produzidas com água pura e ph ideal direto de nascentes da região, sem adição de conservantes.

Cervejaria Opa Bier – Maior cervejaria da região em capacidade produtiva, a Opa Bier abre suas portas para mostrar como são produzidas suas premiadas cervejas puro malte. Dos processos tecnológicos, à sustentabilidade e qualidade aliados ao resgate da tradição cervejeira de Joinville. A visita tem cerca de 1h30 de duração e o visitante pode degustar uma Opa Bier direto de um tanque de 20 mil litros.

Cervejaria Rhein Bier – A cervejaria é fruto de uma tradição familiar que remonta do século 13 e que é preservada até hoje seguindo a Lei de Pureza Alemã. Na visita guiada é possível conhecer muito mais desta história e do processo de fabricação da cerveja.

Cervejaria River Falls – Inspirada em cervejarias americanas, a River compartilha o mesmo mascote da cidade – o jacaré Fritz. A visita guiada é realizada apenas para grupos de até cinco pessoas, para que o visitante possa aprender sobre cervejas e ter uma experiência sensorial direto do balcão do bar com os proprietários. São oferecidos cinco estilos de cerveja e é possível conhecer os insumos e segredos das receitas.

Rheinkeller Restaurante e Choperia – O restaurante traz no ambiente e no cardápio as raízes germânicas da colonização da cidade. Na casa é possível experimentar as cervejas da Rhein Bier e aprender mais sobre harmonização com a tábua Harmoniza Bier, uma experiência para todos que querem entender mais sobre o tema. São quatro estilos de cervejas servidas em uma tábua personalizada, junto com quatro petiscos para apresentar as nuances entre as diferentes combinações.

San Julian Brewpub – O bar serve rótulos de produção própria e o visitante faz a degustação harmonizada com três ícones do cardápio: torresmo, hackepeter e brownie. Este combo especial foi pensado para apresentar os diferentes estilos de cerveja e ensinar como harmonizá-las com os pratos.

Truck Valley Food Park – O espaço apresenta uma degustação inusitada que harmoniza as cervejas artesanais com uma das iguarias mais tradicionais da cidade: a cuca, nas versões doce e salgada.

Mais informações sobre as opções de tours da Rota Cervejeira em: https://www.visitejoinville.com.br/cervejarias

JW Marriott Hotel São Paulo contrata novo Diretor de Vendas e Marketing

0

Com mais de dez anos de experiência no ramo de hotelaria e turismo, Moacyr Luti assume cargo no JW Marriott Hotel São Paulo


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O JW Marriott Hotel São Paulo anuncia Moacyr Luti como o novo Diretor de Vendas e Marketing, trazendo consigo 14 anos de experiência no ramo de hotelaria e turismo. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o executivo de 37 anos retorna a São Paulo após oito anos de atuação em Santos, no litoral paulista.

Formado em Turismo pelo Centro Universitário Monte Serrat e Pós-Graduado em Mercado de Consumo pela Fundação Instituto de Administração (FIA), Moacyr já passou por renomados estabelecimentos como Hotel Unique, rede AccorHotels, Bourbon Santos Convention Hotel, além de Marriott Executive Apartments e Sheraton Santos Hotel, ambos da Marriott International, neste último ocupando a posição de Diretor de Vendas por quatro anos.

Moacyr reforça o seu desejo neste retorno à capital e diz que a oportunidade chegou no momento certo. “São Paulo é a cidade onde tudo acontece. Após oito anos em Santos, entendi que, no meu atual momento profissional, gostaria de atuar novamente no principal mercado da América Latina”, conta o executivo. Com histórico em vendas, marketing e parcerias estratégicas, Moacyr é especializado no segmento de luxo.

No JW Marriott, o executivo pretende dar continuidade aos resultados alcançados pelo hotel, que segue em um momento importante de ascensão, alcançando números relevantes desde a sua inauguração, em maio de 2022.

“Nosso desafio é consolidar o hotel como a melhor opção no segmento de luxo na cidade de São Paulo. Focamos no público corporativo durante a semana e, aos finais de semana, buscamos surpreender o paulistano com constantes novidades, como o Pacote de Detox durante o Carnaval e outras novidades voltadas para o bem-estar”, afirma Luti.

Segundo o profissional, “o objetivo é fazer com que o paulistano enxergue o hotel como a escolha ideal para todos os momentos desde um jantar executivo no restaurante Neto, um drink casual no Bar Caju ao som de um jazz ao vivo, uma massagem relaxante em nosso Spa, até uma festa de 15 anos no nosso Ballroom”.

Guilherme Paulus recebe homenagem na Fitur, em Madrid

0

Os prêmios Excelências são entregues no âmbito da Fitur, uma das maiores feiras de turismo do mundo


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

O empresário Guilherme Paulus, fundador da GJP Hoteis & Resorts e da CVC, foi homenageado na última quarta-feira (24) durante a Feira de Internacional de Turismo de Madri (Fitur) na Espanha.

Paulus recebeu o prêmio Excelências na categoria Silvia Zorzanello In Memoriam, por sua contribuição ao crescimento do turismo doméstico no Brasil em 2023. A homenagem leva o nome de Silvia Zorzanello, uma das fundadoras do Festuris de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, prestigiou a entrega do prêmio para Paulus. Os prêmios Excelências são entregues no âmbito da Fitur, uma das maiores feiras de turismo do mundo, com a presença personalidades de destaque mundial no setor, além da imprensa espanhola e internacional.

Guilherme Paulus, o homenageado

Guilherme Paulus é considerado o principal empresário da história do turismo do Brasil. Reconhecido nacional e internacionalmente, Paulus fundou a Agência de Viagens CVC em 1972, em Santo André (SP), e a transformou na maior operadora de viagens das Américas e uma das maiores do mundo.

De espírito empreendedor, também foi Fundador da GJP Hoteis & Resorts e proprietário da Web Jet. O empresário comanda ainda a construção de condomínios de alto padrão, como o Village Iguassu Golf Residence, em Foz do Iguaçu (PR).

Atualmente Paulus participa do seleto Grupo Relais & Chateâu, à frente o Hotel/Boutique Castelo Saint Andrews em Gramado (RS).

Voos Brasil-EUA: cresce em 63% o número de passageiros LATAM e Delta

Parceria entre as gigantes LATAM e Delta rendeu excelentes resultados no último ano


EDIÇÃO DO DIÁRIO

A LATAM e a Delta Air Lines viram o seu número de passageiros nos voos Brasil-EUA crescer 63% em 2023. De janeiro a dezembro do último ano, o número de embarques das empresas em voos entre os países saltou de 797 mil (volume registrado em 2022) para 1,3 milhão e a sua participação combinada neste mercado (em RPK¹) passou de 27,5% em 2022 para 34,8%, segundo os dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, os resultados reforçam o êxito da Joint Venture entre as duas empresas, iniciada em outubro de 2022.

“A joint-venture entre LATAM e Delta é uma das principais escolhas dos viajantes que voam entre Brasil e Estados Unidos. Essa parceria tem sido fundamental para oferecermos as melhores opções de voos nesta rota, com as melhores experiências de viagem, destinos, conexões e horários. Em 2024, vamos avançar ainda mais nesta parceria para entregar o melhor produto nas viagens entre América do Sul e América do Norte”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

“Como um dos destinos internacionais mais procurados pelos viajantes brasileiros, os Estados Unidos continuam sendo um foco importante para nós. Graças à nossa Joint Venture podemos oferecer viagens mais confortáveis e rápidas com as melhores rotas, horários e conexões, além de benefícios recíprocos para passageiros frequentes”, diz Danillo Barbizan, gerente de Vendas da Delta – Brasil.

“É importante destacar que lançamos recentemente a rota Rio de Janeiro – Nova York-JFK, e nos sentimos orgulhosos em afirmar que a parceria Delta-LATAM oferece mais serviços, entre Nova York e a América do Sul, do que qualquer outra companhia aérea”, complementa o executivo.

Atualmente, a Joint Venture entre LATAM e Delta Air Lines oferece uma rede de voos incomparável nas Américas com conexões para mais de 300 destinos entre EUA/Canadá e América do Sul.

São Paulo – Los Angeles

Graças ao acordo, a LATAM conseguiu inaugurar em agosto de 2023 a rota São Paulo-Los Angeles, a única opção direta entre o Brasil e a Costa Oeste dos Estados Unidos. Em dezembro do mesmo ano, a Delta lançou o voo sazonal Rio de Janeiro-Nova York/JFK e transformou a rota sazonal Rio de Janeiro-Atlanta em uma operação regular.

Nas viagens Brasil-EUA, a LATAM opera atualmente as rotas São Paulo-Orlando (4 voos semanais), São Paulo-Boston (3 voos semanais), São Paulo-Los Angeles (3 voos semanais), Fortaleza-Miami (3 voos semanais), São Paulo-Miami (2 voos diários) e São Paulo-Nova York (1 voo diário).

No primeiro ano da JV, LATAM e Delta Air Lines operaram de forma combinada 15 mil voos, transportando mais de 3 milhões de passageiros por 90 milhões de quilômetros. Nestas viagens, seus passageiros compartilham terminais em aeroportos e os clientes dos programas LATAM Pass e Delta SkyMiles acumulam e resgatam pontos/milhas de forma combinada, usufruindo de benefícios recíprocos ao voar com ambas as companhias.

Imigração alemã no Brasil completa 200 anos em 2024

No livro “1824”, historiador Rodrigo Trespach narra a construção da comunidade teuto-brasileira e da imigração alemã a partir do surgimento da colônia em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


De um lado o Brasil, que buscava o reestabelecimento político e formação da identidade nacional após a declaração formal de independência, em 1822; do outro, a Alemanha, abalada pelas guerras napoleônicas, que embora tivessem chegado ao fim, causaram destruição por todo o país. É nesse contexto que José Bonifácio, principal conselheiro de D. Pedro I, põe em prática o projeto de trazer imigrantes europeus para terras sul-americanas, com a ajuda do agente Georg Anton von Schaeffer.

Os detalhes deste processo imigratório que completa 200 anos em 2024 são detalhados pelo historiador gaúcho Rodrigo Trespach na obra 1824, publicada pela Citadel Grupo Editorial. Por meio de documentos, cartas, ofícios e uma vasta bibliografia, o pesquisador entrelaça a vida de líderes políticos, militares e visionários com a de artesãos, agricultores e camponeses que atravessaram o Oceano Atlântico em busca de novas e melhores condições de vida.

Dividido em 22 capítulos, o livro é um mergulho na imigração germânica no Primeiro Reinado – entre o período de 1822 e 1831. Durante nove anos, mais de cinco mil alemães desembarcaram no Faxinal do Courita, porção de terra próxima ao Rio dos Sinos, nos arredores de Porto Alegre. O pequeno povoado instalado no Rio Grande do Sul tornou-se exemplo de sucesso da política de colonização do governo imperial e, por dois séculos, os germânicos adaptaram os costumes europeus à cultura brasileira: hoje, o país soma mais de cinco milhões descendentes de alemães.

Os países de língua alemã na Europa, especialmente a Alemanha,
continuaram deixando partir para a América do Sul o seu excedente populacional.
Além do papel importante no desenvolvimento da agricultura e na produção industrial – as colônias teutas são exemplos ímpares do poder e da capacidade transformadora das ações comunitárias, como o cooperativismo, criado em Nova Petrópolis, no começo do século XX -, os alemães ajudaram a pintar o grande painel multicultural chamado Brasil.
(1824, p. 317)

Curiosidades como o surgimento da igreja protestante no país e a existência de um plano argentino para assassinar D. Pedro I, representado na capa do livro, complementam esta leitura mais que indicada a estudantes, professores e leitores em busca de informação e conhecimento sobre a colonização brasileira. Rodrigo Trespach é pesquisador referência em história dos séculos, XVIII, XIX e XX e autor de outros 17 livros, entre Às margens do Ipiranga, também publicado pela Citadel Grupo Editorial.


FICHA TÉCNICA
Título: 1824
Autor: Rodrigo Trespach
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550472665
Dimensões: 15.5 x 2 x 23 cm
Páginas: 368
Preço: R$ 64,90
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: Rodrigo Trespach é historiador e escritor, autor de 17 livros, entre eles Grandes Guerras, A Revolução de 1930 e Às margens do Ipiranga, este pela Citadel Grupo Editorial. Tem como foco de pesquisas os séculos XVIII, XIX e XX. Além de membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), atua como colaborador da Genera, no Brasil, e do Institut für Geschichtliche Landeskunde (IGL), da Universidade de Mainz, na Alemanha.

Sobre a editora: Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.

Paraíba tem novo mapa do turismo com 60 municípios em 11 regiões

0

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur) apresentou nesta quinta-feira (25) a edição 2024 do Mapa de Regionalização do Turismo paraibano.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências nacionais


A edição 2024 do Mapa de Regionalização do Turismo paraibano tem 60 municípios distribuídos em 11 regiões turísticas, que em breve contarão com mais duas, contemplando cerca de 20 cidades no Litoral Norte e no Vale do Piancó.

O mapa foi apresentado esta semana em Campina Grande junto com a nova logomarca do Programa do Turismo da Paraíba, durante o lançamento do Paraíbe-se.

No Mapa, as regiões que concentram maior número de cidades são o  Brejo, com 13 no total, entre elas Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Solânea e outras; o Cariri figura com 10 municípios, a exemplo de Cabaceiras com o famoso Lajedo do pai Mateus, Monteiro, Taperoá, Boqueirão, entre outros; o Vale do Paraíba com oito, entre eles Ingá da famosa pedra das Itacoatiaras, Itabaiana, Itatuba, Natuba e outros; o Vale dos Dinossauros, com seis, a principal delas Sousa, além de Monte Horebe, Poço de José de Moura entre outras; o Vale dos Sertões que conta com seis, entre elas Maturéia, onde está localizado o conhecido Pico do Jabre, Brejo do Cruz, Santa Luzia e outras cidades; e a Serra da Borborema, que tem cinco cidades, a exemplo de Campina Grande, a cidade do Maior São João do Mundo, indutora do roteiro Paraíbe-se.

Paraíba
O mapa foi apresentado esta semana em Campina Grande junto com a nova logomarca do Programa do Turismo da Paraíba, durante o lançamento do Paraíbe-se.

Entre as regiões turísticas que também se destacam estão o Curimataú, que tem as cidades de Tacima e Araruna, onde está localizada a Pedra da Boca, o Forum Regional de Turismo Sustentável do Seridó e o Vale do Mamanguape, além das regiões de cidades litorâneas: Costa das Falésias e Rota Sanhauá.

O mapa é um importante instrumento para as prefeituras buscarem apoio na divulgação dos roteiros e recursos por meio do Programa de Regionalização do Turismo. Confira o mapa no link: https://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, disse que os municípios que estão no mapa têm o compromisso de priorizar o turismo. “Figurar no novo Mapa do Turismo da Paraíba significa que o município assumiu o importante compromisso com o Ministério do Turismo, com o Governo do Estado e com a sua população, de priorizar e desenvolver o turismo no seu município e na sua região turística. Este redimensionamento vai contribuir para melhorar a nossa capacidade de atuar de forma coordenada com as regiões turísticas para investir, desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos”.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, a nova configuração do mapa traduz a evolução conquistada com o trabalho. “Estamos com estas cidades e outras tantas em processo de ingresso, o que ressalta ainda mais a importância de projetos como o Paraíbe-se, com foco na integração e fortalecimento da interiorização do turismo. Só figuram no mapa os lugares que comprovaram ter no turismo uma política pública central para o desenvolvimento da região da qual fazem parte”.

Prazo para atualização – Com o advento do sistema nacional do mapa turístico, as atualizações passaram a ser semanais. Embora no Ministério do Turismo os interlocutores estaduais e regionais tenham 45 dias para análise da documentação, as atualizações têm ocorrido todas as sextas-feiras por diligência da rede em parceria com MTur.

A equipe da Setde ressalta que cerca de 75% dos municípios que estão no mapa terão os certificados expirados em março e os interlocutores regionais e municipais precisam sensibilizar os gestores encaminharem novamente a documentação necessária para a atualização no mapa.

A Paraíba ainda adota os mesmos critérios da Portaria nº 41 do Ministério do Turismo, (https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/atos-normativos-2/2021-1/portaria-mtur-no-41-de-24-de-novembro-de-2021 ), mas ainda em 2024 será realizada uma seleção das cidades mais bem avaliadas e ranqueadas para compor uma plataforma específica para promoção dos atrativos turísticos da Paraíba, com critérios mais rigorosos.