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JetSMART se torna a Ultra Low Cost com maior frota da América do Sul

Nova frota da JetSMART conta com tecnologia de ponta e motores neo que permitem menor consumo de combustível e emissões


EDIÇÃO DO DT com agências

A JetSMART Airlines, companhia aérea de baixo custo, divulgou esta semana a chegada de sua 32ª aeronave. Dessa maneira, a empresa consolida a maior frota Ultra Low Cost da América do Sul.

Com uma frota com 24 Airbus A320 e 8 modelos A321, todas novas, com tecnologia de ponta e motores neo que permitem menor consumo de combustível e emissões, a JetSMART continua sua expansão com o modelo Ultra Low Cost.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a empresa foca em voos domésticos no Chile, Argentina e Peru. Além disso, também faz rotas internacionais em oito países da região e está na fase final para iniciar operações domésticas na Colômbia, previsto para o primeiro trimestre de 2024.

Em 2023, a companhia aérea foi a primeira sul-americana a receber uma aeronave diretamente da fábrica da Airbus em Mobile, Alabama, a Arara Vermelha, e continuou a receber unidades de Hamburgo (Alemanha) e Toulouse (França) – uma viagem de volta ao mundo que coloca a JetSMART na vanguarda da aviação mundial.

“2023 foi um ano de recuperação para a indústria da aviação na América do Sul, principalmente nos mercados domésticos do Chile, Peru e Argentina, onde a capacidade total já está próxima do que era em 2019. Estamos na JetSMART hoje com mais de 2,5 vezes o tamanho que tínhamos na pandemia, procurando oportunidades quando todos estavam olhando para a crise”, comentou Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART Airlines.

O executivo acrescentou, ainda, que “para a JetSMART, 2023 foi um ano recorde, alcançando 8,2 milhões de passageiros e registrando um crescimento de 52%. Quando lançamos a JetSMART, eu tinha a visão de poder conectar 100 milhões de pessoas na América do Sul, e já chegamos a 25 milhões desde o primeiro voo”.

Expectativas da JetSMART para 2024

“Fechamos 2023 servindo mais de 70 rotas, o que nos torna a companhia Ultra Low Cost com a maior malha aérea. Foi com grande prazer que vi o fruto do trabalho de vários anos e de todos os ‘Rockstars’ da JetSMART, ao recebermos a nossa aeronave #32, um novíssimo A321neo. Todos esses são passos firmes e positivos em nosso sonho de conectar todos os sul-americanos e ser a companhia aérea Ultra Low Cost líder na região. Temos pela frente um 2024 cheio de oportunidades e desafios, com a convicção de poder somar e contribuir com cada um de nossos passageiros, comunidades e países, de forma sustentável para o seu desenvolvimento”, declarou Ortiz.

Em 2023, de acordo com a nota recebida pelo DIÁRIO, a JetSMART apresentou um crescimento de 132% em relação a 2019, com o fechamento do ano com um total de 25 milhões de passageiros transportados desde o início das suas operações.

Dessa maneira, tornou-se a companhia aérea de baixo custo com o maior número de rotas totais (somando mais de 70 rotas). Ela passou de 13 rotas internacionais em 2022 para 24 em 2023. Em termos de assentos, comparando 2023 com 2022, a companhia aérea cresceu 56%, com uma ocupação média de 86,5%.

Comfort Nova Paulista ganha bandeira Transamerica e recebe investimento milionário

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Com mudança de bandeira, o Transamerica Executive Nova Paulista deve ganhar investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões


O Comfort Nova Paulista, administrado pela Atlantica Hospitality International, acaba de anunciar a mudança de bandeira e passa a ser Transamerica Executive Nova Paulista.

Com localização estratégica na capital paulista, de acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o hotel recebeu investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões de reais para realizar um retrofit em todos os 171 apartamentos.

Os planos de reforma também envolvem os corredores, que terão seus carpetes trocados, e o lobby ganhará estações de trabalho. Além disso, o agora Transamerica Executive Nova Paulista modificou todo o seu restaurante e recepção. A piscina também passou por alterações na parte de jardinagem e ornamentação.

Comfort Nova Paulista (SP) agora é Transamerica Executive Nova Paulista
Quarto do Transamerica Executive Nova Paulista (Foto: Divulgação)

O restaurante, especializado em deliciosas pizzas, possui espaços verdes e forno a lenha. Espaço ideal para receber a famílias, casais e grupo de amigos, o restaurante é aberto para hóspedes e passantes.

“Trata-se do melhor momento para a mudança de bandeira, pois atingimos o padrão de serviço e precificação máxima como Comfort. Acreditamos que nossos hóspedes vão usufruir de um serviço diferenciado com a nova bandeira, bem como alta qualidade e excelência”, revela Priscila Souza, Gerente Geral. “Nossa expectativa é que haja aumento de até 15% na diária média com o reposicionamento do prédio e os índices de ocupação cheguem a 63%”, completa a executiva.

Transamerica Executive Nova Paulista

O hotel oferece comodidades como café da manhã e internet Wi-Fi como cortesia, piscina, ar-condicionado (quente e frio) em todos os apartamentos, fitness center e é pet friendly. A localização do Transamerica Executive Nova Paulistaentre as estações de metrô Ana Rosa e Vila Mariana, é um diferencial. Próximo à Avenida Paulista, o empreendimento está a 20 minutos do Centro de Exposições São Paulo Expo Imigrantes, 15 minutos do Aeroporto de Congonhas e a 45 minutos do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A região onde está inserido é conhecida por sua imensa gama de bares, restaurantes e acesso ao corredor cultural da cidade, com destaque para o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Itaú Cultural, Sesc Paulista, Japan House, Instituto Moreira Salles e Casa das Rosas.

Países seguros para viajar: Brasil é o único da América Latina em lista mundial

No levantamento feito em 2023, o Brasil ocupava a 42º posição. Agora, o país é o 15º mais seguro para viajar


EDIÇÃO DO DT com informações do MTur

O Brasil subiu 27 posições no ranking global entre os países mais seguros para viajar em 2024. Na classificação mundial, o país ficou na 15ª posição, sendo o único representante da América Latina a figurar a lista. Isso é o que mostra uma pesquisa recente feita pela seguradora americana Berkshire Hathaway Travel Protection.

Vale lembrar que, no último levantamento, realizado em 2023, o Brasil ocupava o 42º lugar na lista.

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), em nota oficial, tal melhoria na classificação pode ser atribuída a uma série de esforços e investimentos em medidas de segurança pública e turística do governo federal.

“Além do crescimento na percepção da segurança que nos fez chegar a uma posição inédita, lideramos o ranking na América do Sul e estamos em segundo lugar, atrás apenas do líder Canadá, quando falamos das Américas”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Na pesquisa, o país se destacou no ranking dos destinos mais seguros para viajar em termos de medidas de saúde. Nela, o Brasil ficou em 8º lugar, à frente de países como por exemplo Portugal e França.

“O Brasil é um país vasto e diversificado, conhecido por suas belezas naturais, cultura rica e povo acolhedor. Isso, por si só, já faz do Brasil um destino popular no cenário internacional. Com essa visão, estamos trabalhando para tornar, cada vez mais, as áreas turísticas seguras, com a implementação de políticas públicas integradas entre todos os setores do governo”, reforçou Sabino.

Sem terrorismo

Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil emergiu como um destino turístico mais seguro para viajar em 2024 por ser um território livre de terrorismo, com destinos protegidos de eventos climáticos extremos. Além disso, foram citadas uma infraestrutura sólida para prevenir acidentes nas estradas e regiões onde viajantes da comunidade LGBTQIA+ se sintam seguros e confortáveis.

“Esse cenário não apenas fortalece a imagem do país no cenário internacional, mas também promove um ambiente propício para o crescimento sustentável e econômico do nosso setor”, finalizou o ministro.

Consumidor precisa ficar atento com as fraudes em compras de passagens aéreas

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Levantamento mostra que houve uma alta de mais de 2000% em fraudes digitais envolvendo o setor de turismo nos últimos três anos.

Especialista da Nelson Wilians Advogados faz recomendações sobre como não cair em golpes na hora de comprar passagens

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Os crimes cibernéticos têm apresentado relevância no cenário nacional. No setor de turismo não é diferente, principalmente, em períodos de festas e férias. Segundo um levantamento feito pela consultoria Transunion, houve uma alta de mais de 2000% em fraudes digitais envolvendo o segmento nos últimos três anos. Alguns perfis se valem de imagens e logotipos de agências e operadoras de voo conceituadas no mercado como click bait, sempre apresentando promoções com valores extremamente abaixo dos apresentados no mercado, despertando naturalmente o interesse do consumidor.

“Desde 2021, esse tipo de crime ganhou tratamento específico no Código Penal, sendo considerado uma espécie de estelionato (fraude eletrônica), que prevê pena de reclusão de 4 a 8 anos de prisão, podendo ser aumentada de um a dois terços se os endereços eletrônicos forem hospedados em servidor mantido fora do território nacional e, se a vítima for idosa ou pessoa vulnerável (autistas, por exemplo), haverá aumento de mais um terço. É importantíssimo estar atento às campanhas e propagandas em redes sociais, especialmente quando realizadas fora dos perfis oficiais das agências e operadoras de voos, englobando passagens e pacotes em geral com características destacadamente atrativas”, alerta Fernando Mota Novais, supervisor Jurídico na Nelson Wilians Advogados.

De acordo com Novais, o consumidor deve ficar verificar alguns detalhes ao realizar a compra, como adquirir as passagens em canais oficiais das operadoras, de preferência, nos sites, observando sempre se o endereço eletrônico inicia com HTTPS, sendo que o S indica um ambiente seguro, observar se a área de pagamento do site possui no canto superior direito o símbolo de um cadeado, qual indica que os dados ali inseridos são criptografados e a página segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e não inserir dados pessoais em telas de cadastro que aparecem em redes sociais, mesmo que for de algum contato conhecido.

“Essa etapa cadastral tem sido utilizada como técnica de psicologia da confiança para viabilizar o pishing, que é a concretização do golpe através do envio de mensagens por diferentes canais com link diretamente para a pessoa. Como a própria pessoa inseriu os dados na landpage falsa, ela acaba se sentindo mais à vontade para prosseguir com pagamentos ou transferências aos criminosos”, alerta o advogado.

Se o pagamento for feito via PIX, o consumidor pode tentar reaver o valor através de Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado no final de 2021 pelo Banco Central

Porém, se a fraude for concretizada, o especialista explica que a vítima deve procurar a Polícia Civil imediatamente e fazer o Boletim de Ocorrência, pois, tal medida, proporciona dados confiáveis quanto à quantidade, perfil e demais detalhamentos sobre este tipo de crime, norteando ações efetivas e assertivas de combate a eles, facilitando a investigação. Se o pagamento for feito via PIX, o consumidor pode tentar reaver o valor através de Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado no final de 2021 pelo Banco Central, entrando em contato com sua instituição financeira e solicitando a abertura de notificação ao banco do destinatário do valor. Pelo mecanismo, em até 80 dias após a transação, poderá ser bloqueado os valores e instaurado o procedimento para verificação de ocorrência de fraude que, se for comprovada, a instituição pode devolver o dinheiro ao cliente lesado.

“É importante que os dados do comprovante de pagamento, como identificador do pagamento, valor, data e hora e dados gerais do recebedor, sejam notificados à polícia e incluídos no Boletim de Ocorrência já aberto. Além disso, deve-se entrar em contato com o banco que recebeu o pagamento para a solicitação de mais informações. Todas as providências indicadas devem ser documentadas através de protocolos ou prints para facilitar a construção das provas necessárias para viabilizar eventual ação judicial”, completa.

Voa Brasil

Além das operadoras de viagens, programas governamentais também servem para chamar a atenção dos consumidores para a prática de estelionatos virtuais. Como é o caso do Voa Brasil, que ainda não entrou em vigor, mas que prevê venda de passagens aéreas por até R$ 200. Perfis falsos estão sendo criados, alegando que as pessoas podem ter direito ao benefício. São criados posts com uma área de cadastro para a captação dos dados de contato, sinalizando que a pessoa faz jus ao benefício. Nesse ponto, Fernado explica que, os interessados recebem um link via SMS ou WhatsApp para a realização de pagamento via PIX de determinada quantia para ficar vinculada ao programa de viagens, e assim o golpe se perpetua. “Como não são solicitadas informações bancárias neste início, mas somente os dados de contato, o nível de confiança da pessoa aumenta, facilitando o golpe”, finaliza o especialista da Nelson Wilians Advogados.


Sobre a Nelson Wilians Advogados
Com 25 anos de atuação no mercado, a Nelson Wilians Advogados (NWADV) está hoje em todas as capitais brasileiras e cidades estratégicas do interior do país, totalizando 29 escritórios, e conta também com representação em países da América Latina, América do Norte e Europa. Essa característica possibilita proporcionar aos clientes uma atuação jurídica ágil, moderna e eficaz nas mais variadas áreas do Direito, como direito empresarial, direito trabalhista, tributário, societário, penal estratégico, imobiliário, do agronegócio e com ações relacionadas à LGPD, entre outros. A NWADV conta hoje com aproximadamente 1.100 advogados contratados e cerca de 657 mil processos ativos sob sua responsabilidade.

 

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Ralf Aasmann, diretor executivo da Air Tkt , fala ao DIÁRIO sobre as fraudes no cartão de crédito

 

 

Manifesto do Setor de Turismo (G20+) enviado a Rodrigo Pacheco, presidente do Senado

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As entidades representativas do setor de Turismo e Eventos, designadas aqui como as G20+ protocolaram na quarta-feira (10) um manifesto endereçado a Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, parabenizando-o por apoiar a decisão da casa em avaliar de forma mais atenciosa a Medida Provisória n. 1.202, de 28 de dezembro de 2023, que  limita a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia. A proposta foi debatida em reunião com líderes partidários.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (Com Agência Senado)

Segundo o Manifesto, a proposta tem impactos graves e imediatos sobre a economia nacional com riscos ao avanço do emprego e da renda das brasileiras e brasileiros, além de afrontar a soberania do parlamento e o processo legislativo constitucional. O DIÁRIO reproduz, abaixo, a carta na íntegra:

Ao
Exmº Sr.Senador
RODRIGO PACHECO
Presidente do Congresso Nacional
Senado Federal
BRASÍLIA – DF
MANIFESTO DO SETOR DE TURISMO E EVENTOS EM DEFESA DA SEGURANÇA JURÍDICA, DA JUSTIÇA SOCIAL E DO EMPREGO CONTRA A MPv 1202/2023.
Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
As entidades representativas do setor de Turismo e Eventos vêm parabenizar e apoiar V.Exª na decisão de avaliar detidamente a constitucionalidade da tramitação da Medida Provisória n. 1.202, de 28 de dezembro de 2023.
Esta proposta tem impactos graves e imediatos sobre a economia nacional com riscos ao avanço do emprego e da renda das brasileiras e brasileiros, além de afrontar a soberania do parlamento e o processo legislativo constitucional.
Considerando a manifestação de V.Exª na data de ontem (09/01) sobre a possibilidade de devolução da MP, inclusive parcialmente, cabe esclarecer a necessidade de devolução também do art. 6º, I, da Medida Provisória.
Art. 6º Ficam revogados:
I – na data de publicação desta Medida Provisória, o art. 4º da Lei nº 14.148, de 3 de maio de 2021, com produção de efeitos:
  1. a partir de 1º de janeiro de 2025, para o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas –
IRPJ; e
  1. a partir de 1º de abril de 2024, para as seguintes contribuições sociais:
  2. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL;
  3. Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimôniodo Servidor Público – PIS/Pasep; e
  4. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins; e
Este dispositivo revoga o art. 4º da Lei 14.148, de 03 de maio de 2021, com redação dada pela Lei 14.592, de 30 de maio de 2023, o qual institui benefício fiscal condicionado de tempo determinado às empresas do setor de turismo e eventos afetadas drasticamente pela pandemia de COVID-19 e as medidas de isolamento e afastamento que a acompanharam.
Art. 4º Ficam reduzidas a 0% (zero por cento) pelo prazo de 60 (sessenta) meses, contado do início da produção de efeitos desta Lei, as alíquotas dos seguintes tributos, incidentes sobre o resultado auferido pelas pessoas jurídicas pertencentes ao setor de eventos abrangendo as seguintes atividades econômicas, com os respectivos códigos da
CNAE: (…)
O Supremo Tribunal Federal, recentemente, reafirmou a possibilidade de controle de constitucionalidade de Medida Provisória, a partir dos requisitos de urgência e relevância (art. 62, CR). A Corte destacou o caráter abusivo do uso desta prerrogativa para superar matéria deliberada pelo Congresso Nacional ao derrubar veto presidencial.
A jurisprudência deste Supremo Tribunal admite o controle de constitucionalidade de medida provisória quando se comprove desvio de finalidade ou abuso da competência normativa do Chefe do Executivo, pela ausência dos requisitos constitucionais de relevância e urgência. Na espécie, o Presidente da República valeu-se de medida provisória para desconstituir o que deliberado pelo Congresso Nacional e reafirmado na derrubada dos vetos presidenciais às normas alteradas pela Medida Provisória n.
1.135/2022.
[ADI 7.232-MC-Ref, rel. min. Cármen Lúcia, j. 10-11-2022, P, DJE de 10-1-2023.]
A ADI 7232-MC suspendeu cautelarmente, em colegiado, a eficácia da MP 1135/2022, a qual foi utilizada para superar a derrota do Poder Executivo com a derrubada pelo Congresso Nacional às Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo de socorro ao setor cultural, abalado pela pandemia. Leis que partiram da iniciativa do Congresso Nacional.
Da mesma forma critica-se a MP 1202/23, especialmente o art. 6º, II, a, por revogar a Lei 14.784, de 14 de dezembro de 2023, fruto de Projeto de Lei do Senado, cujo veto foi derrubado em movimento suprapartidário de uma política de reaquecimento do mercado de trabalho através de alívio da carga tributária para os setores que mais tem potencial de gerar empregos.
É idêntica a situação jurídica do inciso I do mesmo art. 6º, relativo à revogação do PERSE.
O Programa Especial de Retomada do Setor de Eventos, surge no Projeto de Lei 5.638/2020 (de autoria do Dep. Felipe Carreras), como resposta aos incalculáveis danos econômicos e sociais da pandemia de COVID-19 sobre o setor de turismo e eventos. Aprovado com apoio de todos os partidos do Senado, e apenas uma ressalva na Câmara, foi vetado, e teve o veto derrubado com 356 votos na Câmara dos Deputados e 57 no Senado Federal (70% de cada Casa).
Irresignado, o Governo Federal apresentou a MP 1147, em 20 de dezembro de 2022, com o fito de restringir o Programa. Uma de suas disposições já excluiu 50 (cinquenta) atividades da utilização do benefício fiscal!
No primeiro semestre de 2023, as negociações da Medida já foram feitas novamente em nova legislatura e com um novo chefe do Poder Executivo. O Ministério da Fazenda teve tempo para realizar estudos e acompanhar o uso do Programa no ano anterior. Apenas para lembrar que o líder do governo na Câmara foi o relator da Medida e houve acordo sobre o tema.
O Projeto de Lei de Conversão foi aprovado atendendo o Governo para legalizar a exigência de mais condições para fruição do Programa, assim como através da inclusão na Proposta de outras políticas que aumentaram a arrecadação. Sempre mantendo o prazo original de sessenta meses. Na oportunidade, manifestou-se o relator e líder do Governo:
“Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, esta medida provisória envolve um esforço enorme que nós fizemos nos últimos 30 dias para agregar a seu conteúdo aqueles pontos que são centrais para garantir esse período de isenção do PIS e da COFINS para alguns setores da economia brasileira, especialmente o setor de eventos e turismo, que é um dos setores que mais geram emprego, renda e divisas para o nosso País.
(…) aliar a medida provisória àquelas matérias tributárias que são essenciais para a retomada do crescimento e do desenvolvimento do País, até porque todos nós sabemos do esforço que o Ministro Haddad, que o Governo está fazendo, que já encaminhou a esta Casa o novo marco fiscal, as novas metas fiscais.
A maioria dos partidos legitimou esse acordo, que nós estamos traduzindo como uma grande vitória do Parlamento brasileiro nesta noite de terça-feira. – José Guimarães, Deputado Federal, Líder do Governo na Câmara dos Deputados e relator da Medida Provisória n. 1147/22. 25/04/2023.”
O Congresso Nacional reafirmou o PERSE três vezes, incluindo uma nesta legislatura e com acordo com o Governo Federal, há apenas sete meses.
Reavivar, sem qualquer fato novo, o debate legislativo sobre o tema, especialmente com efeitos imediatos e drásticos de uma Medida Provisória, é um atentado grave à soberania do parlamento (art. 2º, CR) e à segurança jurídica (corolário do devido processo legal e do direito à propriedade), portanto ferimento de cláusula pétrea (Art. 60, §4º, CR).
Aliado a isto, não há urgência apta a justificar a matéria. O PERSE está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2024, com os recursos necessários para tal. A economia brasileira cresceu mais do que o previsto em 2023 e não há fato novo originador de desequilíbrio nas contas públicas.
Alega o Ministério da Fazenda na EM nº 00175/2023 que o Programa teria se mostrado excessivamente custoso, com impacto entre R$ 17 e 32 bilhões de reais. A margem de erro informada (88%) denota que o Ministério não sabe ou não pode afirmar o real impacto e não indica a metodologia utilizada.
Além disso, a responsabilidade pela estimativa de cálculo no Orçamento compete ao Ministério da Fazenda, enquanto a fiscalização de eventuais abusos compete à Receita Federal do Brasil que dispõe dos meios adequados para tal.
O que o Ministério informa é apenas “o montante de receita desonerada foi superior a R$ 115 bilhões (cento e quinze bilhões de reais), de acordo com as informações coletadas da EFD-Contribuições.”.
O e reais), de acordo com as informações coletadas da EFD-Contribuições.”.Porém, o benefício fiscal do PERSE aplica-se sobre quatro tributos, dois calculados sobre a receita (contribuições ao PIS e à COFINS) e dois calculados sobre o lucro (Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), os quais serão apurados em definitivo apenas na ECF-2023 a ser entregue em julho de 2024.
Logo, o Poder Executivo não cumpriu o seu dever insculpido no art. 113/ADCT de adequadamente estimar o impacto orçamentário e financeiro da Medida Provisória que altera renúncia de receita e não demonstra claramente o impacto orçamentário previsto.
O Poder Executivo também desconsiderou os 18 bilhões de reais em receitas tributárias obtidas através da renegociação de débitos prevista na Lei do PERSE.
A outra alegação da EM diz respeito à suposta “ausência de estudos que demonstrem a relevância e a eficácia do gasto indireto” . Ora, compete ao Poder Executivo realizar estudos sobre a eficácia do gasto público. Segundo a Lei de Organização da Presidência da República, compete ao Ministério do Planejamento e Orçamento “avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e dos programas do governo federal e elaboração de estudos especiais para a reformulação de políticas;” (Lei 14.600/2023, art. 40, II).
A política pública está sendo revogada não por um resultado negativo, mas pela omissão governamental em estudar os seus impactos.
Impactos estes que são extremamente positivos e claros.
Segundo o CAGED, nos 12 meses anteriores à MP 1202, os setores com maiores taxas de crescimento de empregos foram Artes, Cultura, Esporte e Recreação (+9.88%) e  Alojamento e alimentação (+6.4%), somando 146.682 (cento e quarenta e seis mil) empregos gerados, ajudando a média nacional de 3,4% de variação positiva do emprego. Exatamente as áreas incentivadas pelo PERSE.
Analisando o histórico dramático de perdas de receitas e empregos no setor, vemos que o PERSE foi fundamental para os bons resultados ao melhor programa social que existe, o emprego.
A simples abertura da economia em 2021 não foi capaz de permitir ao setor recuperar os mais de 363.000 empregos perdidos na pandemia, número que permaneceu estável até o final de 2021. Apenas após o PERSE a curva do emprego ascendeu, e alcançou patamar 9% superior ao pré-pandemia.

O PERSE é, inegavelmente, um sucesso na geração de empregos e renda a quem mais precisa.
Vale notar que o setor de turismo e eventos promove o desenvolvimento regional, a proteção do meio ambiente e a inserção de minorias na economia.
A revogação abrupta deste bem sucedido Programa é despida de urgência, afronta a soberania do Congresso Nacional, a segurança jurídica, repele investimentos e coloca em risco o crescimento do emprego.
O mais relevante para o país é a construção de um ambiente de negócios positivo, com respeito à segurança jurídica e política, com estabilidade e previsibildiade. Isto permitirá o desenvolvimento econômico e social. A decisão repentina do Ministro da Fazenda gera incerteza no futuro e freia bruscamente os investimentos e o apetite por novos negócios no país.
Por isso, conclamamos à V.EXª a devolver a INTEGRALMENTE a Medida Provisória n.
1.202, de 28 de dezembro de 2023, especialmente devolvendo o seu art. 6º.

 

Assinam a carta:

  • ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens
  • ABEFORM – Associação Brasileira das Empresas de Formaturas
  • ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos
  • ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
  • ABIH – Associação Brasileira da Industria de Hotéis
  • ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes
  • ABRACEO – Associação Brasileira dos Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor
  • ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
  • ABRAFESTA – Associação Brasileira de Eventos
  • ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos
  • ABRAPLEX – Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex
  • ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS E TURISMO
  • ADIBRA

Associação de Parques e Atrações

  • ADIT Brasil

Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil

  • AGEPES

Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos

  • Air Tkt – Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens
  • ALAGEV Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas
  • AMPRO – Associação de Marketing Promocional
  • ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música
  • ANPPE – Associação Nacional dos Profissionais de Produção de Eventos
  • BLTA – Brazilian Luxury Travel Association
  • BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
  • CLIA – Cruise Lines International Association
  • FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
  • FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil
  • IFEA – Associação Internacional de Festivais e Eventos
  • RESORTS BRASIL – Associação Brasileira de Resorts
  • SINAPREM – Sindicato Nacional de Empresas de Agenciamento e de Produções de Eventos Artísticos Musicais e Similares
  • SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas
  • SINDIMUSICA – Sindicato das Indústrias de Instrumentos Musicais do Estado de São Paulo
  • SINDIPROM – Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras,

Congressos e Eventos

  • SKAL – Internacional São Paulo Associação Internacional dos Profissionais de Turismo
  • UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras
  • UNEDESTINOS – União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos

Passagens aéreas nos EUA têm preço quase duas vezes maior do que no Brasil

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Os valores das passagens aéreas considerados são nominais, sem considerar a inflação do período


EDIÇÃO DO DT com agências

O preço das passagens aéreas nos Estados Unidos registrou alta de 57% de 2019 ao primeiro semestre de 2023, quase o dobro da variação registrada no Brasil no mesmo período, de 32%.

Isso é o que revela um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Bureau of Transportation Statistics, uma das agências federais de estatística, dos EUA. No mercado norte-americano, a tarifa média subiu de R$ 338,42, em 2019, para R$ 532,56 no primeiro semestre do ano passado. Os valores considerados são nominais, sem considerar a inflação do período, e foram convertidos para real para facilitar a comparação.

“Esses dados comprovam que a pressão dos custos estruturais da aviação comercial sobre os preços das passagens aéreas não é um fenômeno exclusivo do Brasil, é um cenário que ocorre mundialmente”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro. “O levantamento também comprova a eficiência das empresas aéreas brasileiras, que apesar de serem pressionadas pelos custos conseguem oferecer tarifas competitivas num cenário global”, acrescenta.

A comparação do preço pago por quilômetro voado (yield, no jargão do setor) entre os dois países também registrou oscilações similares aos preços das tarifas aéreas.

Nos EUA, esse indicador teve alta de 55,8% de 2019 ao primeiro semestre do ano passado. Já no Brasil, a variação foi de 31,2% em igual comparação. O yield no mercado americano foi de R$ 0,34 em 2019 e saltou para R$ 0,53 no primeiro semestre de 2023. No Brasil, esse indicador passou de R$ 0,32 para R$ 0,42 no mesmo período.

Rota Turística do Cacau ao Chocolate lançada em Altamira (PA)

A Rota Turística do Cacau ao Chocolate foi oficialmente lançada na quinta-feira (11) em Altamira.

por Paulo Atzingen* (atualizada no sábado, 13/1 – às 12h24)


O evento ocorre a partir dos esforços dos empreendedores do setor de turismo, produtores de cacau e de chocolate e tem o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR).

Trata-se de um produto que servirá para dar uma maior visibilidade ao turismo do interior do Estado do Pará e principalmente aos seus micro-produtores. O DIÁRIO conversou com a Secretária de Turismo de Altamira, Eliana Couto que comanda a pasta desde 2021.

“Tudo começou com o Chocolat Xingu 2023 – um evento realizado aqui em Altamira no ano passado que nasceu com o objetivo de promover o chocolate de origem aqui da nossa região e fomentar os negócios da cacauicultura”, disse Eliana ao DIÁRIO.

“Como governo somos impulsionadores, incentivadores, mas na verdade é a iniciativa privada que faz as coisas acontecerem”, falou reforçando que Altamira e região já possuem centenas de pequenos e médios produtores que já recebem – por conta própria – turistas e visitantes em suas propriedades.

Rota do Cacau
Eliana , secretária de Turismo de Altamira, falou da Rota Turística Cacau ao Chocolate

Eliana fala da Rota Turística Cacau ao Chocolate e lembra que – embora no folder apareçam apenas 8 fazendas produtoras e aptas para receber o visitante – o turista e o visitante são livres para escolher e decidir quem e qual fazenda visitará.

A Rota

A Rota Turística Cacau ao Chocolate será integrada ao roteiro de visitação da Região Turística do Xingu e integrará cinco municípios localizados ao longo da BR-230, a Transamazônica, sendo eles: Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará.
Segundo a Prefeitura de Altamira, nesta área concentra-se a maior produção de amêndoas de cacau do Estado do Pará, além de várias unidades de produção de chocolates artesanais.

Cacau
A produção e o processo de transformação do cacau em chocolate é oferecido na rota (Crédito: Fazenda Panorama – divulgação)

Imersão

“A Rota do Cacau ao Chocolate propõe uma imersão completa. Desde visitas às fazendas ao conhecimento das etapas do cultivo e da colheita do cacau, desde degustar o chocolate puro e artesanal, ao conhecimento da história da nossa região”, sintetiza a secretária.
Ainda segundo Eliana, o lançamento da Rota ocorrerá nesta quinta-feira (11) em Altamira, no Centro de Eventos Vilmar Soares, às 17 horas e deverá contar com autoridades locais, estaduais, empreendedores do setor de turismo, além de pessoas ligadas à produção de cacau e chocolate na região.

Rota do Cacau
Altamira e região já possuem centenas de pequenos e médios produtores que já recebem – por conta própria – turistas e visitantes em suas propriedades (Reprodução)

Planta protetora da floresta

O DIÁRIO recebeu na redação Eunice Gutzeit, uma das produtoras de Cacau da região, integrante da família Gutzeit, pioneira na região da Transamazônica, que cultiva o cacau desde a década de 1980.

A Família Gutzeit é proprietária da Fazenda Panorama que integra a Rota. “Minha família trabalha há muitos anos com cacau e agora, por meio de projetos consistentes e da aproximação da Cop 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que acontece em 2025 em Belém do Pará) algumas linhas de incentivo estão surgindo, assim como sensibilidade para os nossos projetos”, afirma Eunice ao DIÁRIO.

Rota do Cacau
Eunice visitou a Redação do DIÁRIO em São Paulo (Crédito: arquivo pessoal)

Segundo ela, a escolha pelo cultivo do cacau foi motivada pelo fato de ser uma planta nativa e que desempenha um papel fundamental na proteção da floresta. “Temos nos destacado, assim como outros produtores de Altamira e Região, no cultivo de amêndoas de cacau de alta qualidade e já fomos classificados entre as melhores do Brasil”, disse Eunice. Em 2019 a Fazenda Panorama teve suas amêndoas premiadas entre as melhores do mundo no Cocoa Awards, em Paris.

A cidade de Altamira recebe diariamente dois voos da Azul, que partem de Belém, a capital do Pará.


*Paulo Atzingen é jornalista e Fundador do DIÁRIO DO TURISMO

 

46ª Abav TravelSP: Abav-SP | Aviesp abre as inscrições oficialmente

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As agências associadas da Abav-SP | Aviesp podem se inscrever quantos colaboradores desejarem


EDIÇÃO DO DT com agências

A Abav-SP | Aviesp abriu nesta quarta-feira (10) as inscrições para a 46ª edição da Abav TravelSP. O evento, que acontecerá nos dias 11 e 12 de abril de 2024, no Royal Palm Hall, em Campinas, trará diversas novidades para os associados e participantes em geral, como os agentes de viagens, visitantes do trade, imprensa e gestores de viagem.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a última edição atraiu 5.129 visitantes, registrando crescimento de 19% em comparação a 2022.

As agências associadas têm a oportunidade de escolher entre a cortesia de duas noites de hospedagem no Royal Palm Hall ou levar dois agentes na caravana. A opção não é acumulativa, ou seja, o associado que escolher levar duas pessoas, uma será na caravana e outra por transporte próprio.

Mais uma vantagem é que essas agências podem se inscrever quantos colaboradores desejarem, sem custo adicional, desde que estes não utilizem hospedagem e caravana.

Para os não associados, a participação na caravana terá o custo de R$ 450, incluindo uma noite de hotel. No entanto, caso optem por utilizar o próprio carro, poderão se hospedar no hotel pagando a diária no valor de R$ 400 por pessoa.

As inscrições que forem canceladas até o dia 23 de fevereiro de 2024 não serão cobradas. O valor do “no show”, tanto para associados quanto para não associados, será de R$ 450.

Bruno Waltrick, vice-presidente financeiro da Abav-SP | Aviesp, ressalta a sua satisfação em retornar a realização deste importante evento à cidade de Campinas. “É um marco importante levar a nossa feira novamente para essa cidade. Em termos estratégicos, temos a vantagem de um aumento da quantidade de expositores, associados e do público tradicional do evento. Outro ponto de destaque é a proximidade da capital, além da população do destino, que é um dos maiores polos regionais do estado”, ressalta.

Inscrições para a 46ª Abav TravelSP

Para se inscrever, acesse o site www.abavtravelsp.com.br, clique na aba inscrição e escolha a categoria desejada: agente de viagens associado, não associado, gestores de viagens, visitante do trade, imprensa ou assessoria de imprensa. No site, o profissional do setor fará a inscrição com o CNPJ da empresa e, na sequência, o CPF. Em caso de dúvidas, por favor, envie e-mail para Claudia Traballi claudia.sp@abav.com.br.

Acompanhe a Abav-SP | Aviesp pelo Instagram (@abavsp.aviesp) e Facebook (@Abav-SP/Aviesp) ou entre em contato pelo e-mail abav.sp@abav.com.br.

Em expansão, ClickBus soma 380 mil rotas em seu portfólio

Para rotas que não tem uma conexão direta, a ClickBus oferecerá ao seu cliente trajetos com conexão entre as cidades


EDIÇÃO DO DT com agências

A ClickBus acaba de ampliar o portfólio e atinge 380 mil opções de rotas de viagens. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, tal aumento foi provocado pelo uso de tecnologia de alta performance, a empresa saiu de 24 mil para 184 mil rotas com conexões.

Por meio da observação do comportamento do seu usuário em sua plataforma e análise de dados, a empresa identificou uma oportunidade de ampliar a quantidade de rotas explorando as possibilidades de conexões existentes. Com isso está aprimorando ainda mais a experiência dos seus usuários. A ClickBus reuniu os seus times de produto e dados para aumentar o número de conexões de viagens e assim atender cada vez mais destinos no Brasil.

A partir de agora, segundo a nota da corporação, para rotas que não tem uma conexão direta, a plataforma oferecerá ao seu cliente trajetos com conexão entre as cidades. Dessa forma, se uma pessoa precisa sair de Americana, SP para ir a Búzios, RJ, por exemplo, ela não encontra uma rota direta.

Porém, com a nova solução da ClickBus, ela pode fazer esse trajeto realizando conexões. Com isso o cliente sai de Americana, SP, desembarca na Novo Rio, no Rio de Janeiro e já pega um novo ônibus com destino à Búzios, RJ, de uma forma simples e barata fazendo apenas uma única compra.

“Investimos constantemente em tecnologia para oferecer comodidade para os consumidores e solidificar o modal rodoviário. Unir ferramentas tecnológicas e inovadoras faz parte do nosso DNA. A ampliação de rotas reflete no nosso compromisso em atender às crescentes demandas dos clientes e proporcionar a eles opções abrangentes de viagem”, afirma Rodrigo Polacco, CPO & COO da ClickBus.

A ampliação das rotas inclui novos destinos estratégicos e aprimora a conectividade entre regiões chave que são de interesse para os consumidores. Esta expansão não apenas oferece aos passageiros uma variedade de opções de viagem, mas também reforça que a empresa quer fornecer soluções de transporte acessíveis e eficientes.

A iniciativa faz parte de uma série de ações para gerar ainda mais conexões e possibilidades de viagens para os clientes. Recentemente a empresa lançou o serviço de compartilhamento de rotas em seu aplicativo em tempo real, com objetivo de oferecer mais segurança para os passageiros, que a partir de agora poderão compartilhar todo o trajeto da sua viagem com amigos e familiares.

Além das festas juninas: São Luís (MA) também é destino de Carnaval

Tradicionalmente procurada no verão e no período de Festas Juninas, São Luís tem uma infinidade de opções para quem viaja sozinho ou acompanhado nesta época do ano


EDIÇÃO DO DT com agências

São Luís, a capital do Maranhão, também pode ser um destino de Carnaval. A marca registrada da alegre cidade são os blocos de rua, os blocos tradicionais e desfiles de escola de samba, tudo isto, acontecendo nos quatro cantos da cidade e totalmente gratuitos.

Segundo nota encaminhada ao DIÁRIO, quem gosta da festa pode aproveitar a programação já em janeiro, participando das festas de pré-carnaval que agitam o centro histórico e as praias.

(Foto: Divulgação)

São centenas de brincadeiras organizadas, divididas em Blocos Tradicionais, Blocos Alternativos, Blocos Afro, Grupos de Tambor de Crioula, Blocos de Reggae, Cantores Nacionais e Locais, colorindo e enchendo de música as ruas do Centro Histórico de São Luís, a Avenida Litorânea e o tradicional bairro cultural da Madre Deus e Liberdade. Sem contar com os desfiles das escolas de Samba, na Passarela do Samba.

Há vários circuitos no centro histórico, e a novidade este ano é a Cidade do Carnaval no centro histórico, promovido pela Prefeitura de São Luís que contará com vila food, espaço reggae, espaço hot mix, espaço do turismo, espaço multicultural, feira de artesanato, que vão reunir atrações locais e nacionais.

Programação de Carnaval em São Luís

A programação já inicia no dia 20 de janeiro, se estendendo aos dias 27 de janeiro, 03 de fevereiro e ne 10 a 13 de fevereiro.

Então, não há dica melhor pra essas férias do que uma cidade que tem um roteiro completo, e de quebra é embalada ao ritmo do Carnaval!

carnaval em são luís, no maranhão
(Foto: Divulgação)

O turista pode fazer uma visita ao Centro Histórico pela manhã, com direito a visita a museus, almoço em um bom restaurante típico, e no início da tarde, cair na folia acompanhando os blocos ou trios!

Em outro dia, a opção pode ser curtir sol e praia pela manhã, acompanhado de um bom almoço nas dezenas de bares e restaurantes espalhados pelas praias de São Luís, e depois se juntar aos blocos ou seguir sua banda preferida em um trio elétrico!

Além disso, há passeios náuticos, trilhas, esportes aquáticos, quilombo urbano, parques aquáticos, visitas às cidades da ilha de São Luís, cheias de história natureza e cultura.

É possível conhecer mais sobre São Luís nos perfis das redes sociais Instagram (@turismo.saoluis), Facebook (Turismo São Luís).

(Foto: Divulgação)