Início Site Página 272

Novas ações do MTur miram a proteção das mulheres no Carnaval

As medidas do MTur e do Ministério das Mulheres visam potencializar a iniciativa Brasil sem Misoginia para o Carnaval e contribuirão para o avanço da implementação do protocolo “Não É Não”


EDIÇÃO DO DT com informações do MTur

Visando estimular a vinda de turistas, os ministérios do Turismo (MTur) e das Mulheres estão alinhando uma campanha de proteção à violência de gênero e de combate ao assédio e à importunação sexual durante o período carnavalesco.

Segundo nota divulgada para a imprensa, incluindo ao DIÁRIO, as medidas envolverão o trade turístico, principalmente os segmentos de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e casas noturnas. Entre os pontos discutidos estão, por exemplo, a possibilidade de criação de uma cartilha para gestores de bares e restaurantes.

A reunião dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Mulheres, Cida Gonçalves, contou com a presença do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, e com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Ambos garantiram apoio na proteção às mulheres.

“O Brasil é reconhecido como um país de grande hospitalidade, mas não podemos permitir que essa característica seja confundida com a liberdade ou disponibilidade que muitos turistas, infelizmente, ainda acreditam que as nossas brasileiras têm”, enfatizou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

As ações potencializam a iniciativa Brasil sem Misoginia para o Carnaval e contribuirão para o avanço da implementação do protocolo “Não É Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra as mulheres em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas, boates e casas de espetáculos musicais em locais fechados ou shows.

“É no Carnaval que muitas mulheres são vítimas de abuso e outras violências. Com essa campanha, queremos tornar o Carnaval e outras festas nacionais mais seguras para mulheres e meninas”, disse a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

No Brasil, 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público, segundo pesquisa do IPEC com o Instituto Patrícia Galvão de 2022.

Além da conta: Quanto dar de gorjeta?

0

As gorjetas, ou tips (no inglês), são uma prática que varia significativamente ao redor do mundo, refletindo as distintas culturas e normas sociais de cada país. Em época de festas, como acabamos de vivenciar, muitas pessoas costumam comparecer com maior frequência a estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, hotéis e similares, e a prática é recorrente no Brasil, sendo opcional para o cliente, geralmente variando na faixa dos 10%.

Em algumas cidades, como São Paulo, o valor é de 13%, com a justificativa de que esse valor mais alto serve para reter a mão de obra qualificada. Uma comparação interessante pode ser feita entre Brasil e Estados Unidos, dois lugares onde a cultura das gorjetas desempenha papéis únicos na experiência gastronômica. Por essa razão, fiz uma lista com alguns países e suas respectivas formas de lidar com o recebimento da gorjeta:

Gorjetas nos EUA

Nos Estados Unidos, as gorjetas são consideradas uma parte fundamental da remuneração dos trabalhadores do setor de serviços, especialmente em restaurantes. Os clientes geralmente deixam uma porcentagem do valor da conta como forma de reconhecimento pelo serviço prestado. Nos EUA, é comum dar 15% a 20% do valor total da conta, mas muitos clientes optam por oferecer mais, especialmente se o atendimento foi excepcional.

Gorjetas no Brasil

No Brasil, a prática de dar gorjetas também é comum, embora as normas sejam menos rígidas em comparação com os Estados Unidos. A maioria dos estabelecimentos adiciona automaticamente uma taxa de 10% à conta como serviço, mas muitos clientes optam por arredondar o valor total para cima como gesto de apreço ao serviço.

A Lei nº 13.419/2017, em seus parágrafos 3 e 4 do artigo 2º, mostra o que caracteriza uma gorjeta. Veja abaixo:

“§ 3º Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados.”

“§ 4º A gorjeta mencionada no § 3º não constitui receita própria dos empregadores, destina-se aos trabalhadores e será distribuída segundo critérios de custeio e de rateio definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho.”

Gorjetas na China

Na China, a prática de dar gorjetas não é comum e pode até ser vista como ofensiva em alguns casos. O serviço é geralmente incluído na conta.

Gorjetas no Japão

No Japão, a cultura das gorjetas é praticamente inexistente. Oferecer uma gorjeta pode ser mal interpretado, pois o serviço de qualidade é considerado padrão e parte da experiência.

Gorjetas na Austrália

Na Austrália, as gorjetas não são tão comuns quanto em outros lugares. O salário mínimo é mais alto para trabalhadores do setor de serviços, o que diminui a dependência das gorjetas.

Sistema de Comissões na Europa

Em muitos países europeus, uma taxa de serviço já está incluída na conta. No entanto, muitas pessoas ainda arredondam a conta para cima como gesto de apreço.

Diferenças culturais devem ser levadas em consideração

O fato é que a cultura de dar ou não a gorjeta revela diferenças econômicas e também culturais. O maior exemplo disso é nos EUA, já que muitas vezes, os garçons dependem das gorjetas para complementar seus salários, enquanto no Brasil, embora as gorjetas sejam bem-vindas, não são uma fonte tão crucial de renda.

Neste sentido, não existe uma regra específica sobre quanto dar de gorjeta, no entanto, ao criar um método que leve em consideração a qualidade do atendimento e a cordialidade, é importante considerar as normas culturais locais. Nos Estados Unidos, a porcentagem é frequentemente usada como indicador, enquanto no Brasil, o arredondamento para cima é mais comum.

Um método para basear o valor de suas gorjetas

Porém, independente do país, uma regra que pode ser levada em conta é a qualidade do serviço e é possível ser implementada por você mesmo. Inclusive, existem algumas pessoas que criam uma escala de qualidade, e aumentam o percentual de suas gorjetas a serem dadas conforme a qualidade do serviço prestado. Conforme exemplifico abaixo:

10% – Serviço ok (mas abaixo da média);

15% – Padrão (bom serviço, nada fora do comum);

20% – Ótimo serviço (o prestador de serviços e o estabelecimento te fizeram sentir bem pela experiência);

25% – Serviço excepcional (eles foram ao infinito e além para satisfazer suas necessidades);

30% – Quando um estabelecimento favorito atravessa períodos difíceis ou foi vandalizado/roubado.

Em última análise, a prática de dar gorjetas é uma expressão cultural e social. Adaptar-se às normas locais, enquanto reconhece a qualidade do serviço, garantirá uma experiência agradável tanto para o cliente quanto para o profissional que presta o serviço.

Um caso recente que ficou nacionalmente conhecido foi o do jogador de futebol Hulk, do Atlético Mineiro, que deu R$ 400 de gorjeta para os funcionários de um comércio de frangos de sua cidade natal, Campina Grande, onde comprou o alimento.

Por outro lado, caso o seu orçamento esteja limitado, o meu conselho é fazer menções do serviço da pessoa para seus amigos, familiares e conhecidos. Não menospreze o poder da propaganda “boca a boca”.

Sabemos que só a prática das gorjetas não resolverá os graves problemas de desigualdade de oportunidades no país. Honestamente, nenhuma medida funciona sozinha. De qualquer modo, a generosidade deve ser incentivada e, principalmente, praticada com maior frequência em nossa sociedade. Assim, mostramos que estamos caminhando em direção a um futuro mais harmônico e equilibrado.

*João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Com uma carreira bem-sucedida, busca contribuir para que as pessoas melhorem suas finanças e prosperem em seus projetos e carreiras. Para isso, idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

CVC Corp oferece vagas na área de Operações

0

Os níveis desejados para cada cargo estão descritos nas respectivas vagas da CVC Corp


EDIÇÃO DO DT com agência

A CVC Corp anuncia a abertura de 15 vagas para trabalhar no Centro de Controle de Operações – CCO, na área de Reembolso ao Cliente, com cargos de analista júnior e pleno e de líder de Operações.

Para essas posições, conforme diz uma nota enviada ao DIÁRIO, são necessários conhecimentos em pacote office e nos idiomas inglês e espanhol, bem como em GDS (Sabre e Amadeus) e portais de companhias aéreas, que são sistemas utilizados no dia a dia de quem atua na área de Reembolso Aéreo. Também são requisitados perfil analítico, facilidade com cálculos, proatividade e organização. Os níveis desejados para cada cargo estão descritos nas respectivas vagas, nos links acima.

Para se candidatar, basta acessar a vaga desejada e clicar em “candidatar-se”, botão localizado no canto superior direito da página. As vagas são para trabalho presencial e o time do CCO da CVC Corp fica baseado em Santo André-SP, no Centro Comercial Grande Plaza, no Centro da cidade.

Outras vagas da CVC Corp

Além das vagas de Operações, há outras disponíveis na página de carreiras da empresa em áreas como Marketing, Finanças, Produtos, Tecnologia, Vendas, entre outras. A CVC Corp possui, ainda, um Banco de Talentos, onde é possível deixar o currículo.

Além de remuneração compatível com a função, a CVC Corp oferece benefícios como seguro saúde, seguro de vida, vale refeição/alimentação, convênio farmácia, descontos em viagens incluindo dependentes, day off de aniversário, bem como licença maternidade e paternidade estendidas.

Para quem quer conhecer mais da CVC Corp, o convite é seguir as redes sociais da empresa no LinkedinInstagram e Youtube.

33 milhões de passageiros voaram com a LATAM em 2023

A LATAM encerrou 2023 na liderança do setor aéreo brasileiro, segundo a ANAC


EDIÇÃO DO DT com agências

A LATAM acaba de registrar a marca de 33 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil no acumulado do ano de 2023.

De acordo com o DIÁRIO, o volume é 15% maior ao registrado no período de janeiro a dezembro de 2022, quando a companhia alcançou a marca de 28 milhões de passageiros.

Esses são os dados operacionais mais recentes da companhia, que se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia de Covid-19 e tem crescido de forma sustentável.

“Os resultados de 2023 comprovam que a LATAM segue no caminho certo em seu compromisso de fazer com que mais brasileiros voem de avião. Encerramos o ano na liderança do mercado nacional, com base em nossa estratégia focada em eficiência operacional”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

De janeiro a dezembro deste ano, a LATAM obteve no Brasil um crescimento de 11% na sua demanda doméstica de passageiros medida em RPK¹ e ampliou em 9,5% a sua oferta doméstica de assentos medida em ASK² na comparação com o mesmo período de 2022.

Líder do segmento

Com 40% de todo o mercado brasileiro, a LATAM encerrou 2023 na liderança do setor aéreo brasileiro, segundo a ANAC. Atualmente, a companhia opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a LATAM também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Já nos voos internacionais, a LATAM é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

Em 2023, celebrou ainda o primeiro aniversário da sua Joint Venture com a Delta Air Lines, que aumentou em 75% a capacidade combinada das empresas e já consolidou para os clientes uma rede de mais de 300 destinos entre a América do Sul e a América do Norte, incluindo rotas inéditas na história da LATAM, como São Paulo-Los Angeles.

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

Mais de 600 mil estrangeiros desembarcaram no Paraná em 2023

0

Houve um crescimento do número de turistas de fora do país no Paraná em relação a 2022


EDIÇÃO DO DT com informações da AEN Paraná

Em 2023, o Paraná atraiu 603,8 mil turistas estrangeiros, oriundos de países de todos os continentes. De acordo com nota recebida pelo DIÁRIO, houve um crescimento de 15,6% em relação aos 522 mil turistas de 2022.

Além disso, a nota especifica que o Paraná foi o 4º principal portão de entrada do Brasil, atrás de São Paulo (1,7 milhão), Rio de Janeiro (948,6 mil) e Rio Grande do Sul (902,4 mil). Os dados se referem apenas a compilados de aeroportos e são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Os principais turistas foram de Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Israel, Paraguai, Argentina, Chile, Uruguai e Reino Unido. Foram 366.548 turistas desses dez países recepcionados em 2023, um aumento de 62% em relação a 2022, quando o Estado recebeu 225.010 visitantes destes países, que historicamente representam o maior número de estrangeiros.

Os três países que registraram o maior número de turistas ao Paraná foram Paraguai (196,8 mil), Argentina (115,9 mil) e Estados Unidos (13,7 mil) – os mesmos de 2022. O número de turistas chilenos aumentou de 3,9 mil para 10,9 mil. A mesma tendência foi seguida por turistas vindos da Alemanha (de 2,8 mil para 5,6 mil) e Israel (de 2,7 mil para 4,7 mil).

Esses números devem aumentar ainda mais em 2024 após a temporada de cruzeiros em Paranaguá. “Quando o turista é bem recebido, dispõe de uma boa infraestrutura, ele indica o Paraná como um destino a seus parentes e amigos. O governador Ratinho Junior colocou o setor na prateleira de cima por ter a visão de que este setor é um grande gerador de emprego e renda”, destaca o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Ele lembra, também, que em 2023 os dois maiores atrativos turísticos (Parque Estadual Vila Velha e Parque Nacional do Iguaçu) também receberam mais visitantes em 2023 em relação ao ano de 2022. Vila Velha recebeu turistas estrangeiros de 58 países, especialmente dos Estados Unidos, Alemanha e Japão. Em Foz do Iguaçu, as Cataratas receberam 765,3 mil estrangeiros de 164 nacionalidades, muitos deles de viagens terrestres, como os de países vizinhos (Argentina e Paraguai).

Os dados estatísticos de origem de turistas internacionais integram uma série de levantamentos feitos pela Coordenadoria de Inteligência e Estratégia Turística da SETU. Os dados podem ser conferidos no SiTU, o Sistema de Inteligência Turística do Paraná, criado no ano passado. Com eles, é possível promover ações para impulsionar o turismo, tomar decisões de forma embasada e eficiente, formular políticas públicas, definir o direcionamento de investimentos públicos, além de realizar análise de tendências e antecipação e demandas.

Confira o top 10 de turistas estrangeiros recepcionados nos aeroportos em 2023:

Paraguai – 196.886

Argentina – 115.974

Estados Unidos – 13.170

Chile – 10.987

Reino Unido – 5.859

Alemanha – 5.640

França – 4.973

Israel – 4.757

Espanha – 4.341

Uruguai – 3.961

Qatar Airways oferece descontos em passagens partindo do Brasil

Descontos oferecidos pela Qatar Airways vão até R$ 1.712 na classe executiva e até R$ 978 na econômica, a depender do destino


EDIÇÃO DO DT com agências

A Qatar Airways oferece nesta e na próxima semana uma série de promoções para destinos internacionais, inclusive na classe executiva.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, as tarifas custarão a partir de R$ 6.116. Já os descontos são de até R$ 1.712,38 na classe executiva e até R$ 978,44 na econômica, a depender do destino. Todos os destinos contam com trajetos partindo do Brasil.

Entre os locais de destaque estão Doha (QA), Maldivas, Seychelles (IO), Colombo (LK), Deli (IN), Mumbai (IN), Hyderabad (IN), Joanesburgo (ZA), Nairóbi (KE), Cidade do Cabo (ZA), Dubai (AE), Bangkok (TH), Kuala Lumpur (MY) e Erevan (AM).

A partir de 11 de janeiro, a oferta estará disponível em todos os canais de distribuição da companhia, até o dia 17 do mesmo mês.

Todas as opções de destinos e passagens aéreas podem ser conferidas neste link. Segundo a Qatar Airways os interessados poderão aproveitar os descontos até próxima quarta-feira, dia 17 de janeiro.

*Valores referentes à cotação do real em 09/01/24. Todos os valores em reais podem sofrer alterações devido à mudança do câmbio.

Vale lembrar que a Qatar Airways voa atualmente para mais de 170 destinos em todo o mundo, conectando-se através de seu hub em Doha, o Aeroporto Internacional Hamad, eleito pela Skytrax como o ‘Melhor Aeroporto do Mundo’ em 2021 e 2022, consecutivamente.

Cullinan Hplus Premium: um diamante sob o céu de Brasília

O Cullinan Hplus Premium se destaca em uma das esquinas monumentais e brilha como um diamante sob o céu de Brasília

por Paulo Atzingen *


Com 327 apartamentos, o hotel é gerenciado pela carioca Ana Paula Belfort, que mora em Brasília desde 1997. Ana está há 8 anos na rede hoteleira e já comandou o hotel Athos Bulcão Hplus Executive, na outra quadra da capital federal. Ana Paula é formada em Ciências Contábeis na Faculdades Integradas Simonsen e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera. Ela nos recebeu para um café.

Com índices de ocupação que fariam a felicidade de qualquer hoteleiro, o Cullinan alcançou, segundo a planilha de Ana, a média total de 69% de ocupação em 2023.

“O ano de 2023 foi excelente! E superamos os anos de 2022 e 2021 em todos os índices”, comemora a gerente geral. Segundo ela, a taxa de ocupação (TO), a taxa média diária (ADR), a receita por quarto disponível (RevPar) e o índice de satisfação dos hóspedes foram surpreendentes. E isto aconteceu porque os grandes eventos retornaram à cidade. A executiva aponta que em fins de semana o hotel chega a 80% de ocupação.

Ana Paula Belfort, gerente geral do hotel

TripAdvisor

Com premiações no TripAdvisor em 2017, 2018, 2019 e 2022, Ana reforça que o que faz a diferença na escolha de seu hotel é o encantamento do hóspede. “Queremos ver o nosso hóspede contente, satisfeito. E isso acontece quando fazemos o melhor, nos entregando ao máximo, cuidando dos detalhes”, enumera o gerente geral.

Ana acrescenta que seu cliente é muito diversificado, vindo de todas as partes do Brasil e também do mundo, portanto, não pode ter unicamente uma receita de bolo para atendê-lo. “É preciso conhecer o hóspede, se antecipar e surpreendê-lo, superando suas expectativas”, pontua e fala da ferramenta Mayhotel:

“Com esta ferramenta o hóspede responde a três perguntas rápidas, quando ainda está hospedado e nos oferece um controle de qualidade que nos coloca no caminho certo. Por meio desta ferramenta temos recebido muitos elogios, principalmente nos quesitos de atendimento e localização”, comemora.

Confira Imagens do Hotel:

Com 68 colaboradores no hotel e mais 50 no restaurante – que embora tenha gestão própria tem o compartilhamento sutil da gerente geral e sua equipe – o Cullinam brilha como um diamante no céu de Brasília.

“É preciso que tudo funcione de forma harmoniosa para que nosso hóspede saia daqui com um sorriso no rosto e volte”, completa Ana Paula Belfort.


Serviço:

Cullinan Hplus Premium – Brasília

Selo internacional classifica Resort La Torre um ótimo local para trabalhar

Unidade do Resort La Torre localizada em Porto Seguro, na Bahia, recebeu a honraria pela quinta vez consecutiva


EDIÇÃO DO DT com agências

O Resort La Torre de Porto Seguro (BA) recebeu o selo de certificação do Great Place to Work (GPTW). Dessa forma, segue sendo considerado um ótimo local para trabalhar, significado do certificado em tradução livre.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, este é um dos pontos centrais na gestão do Grupo La Torre. Garantir o bem-estar daqueles que contribuem diretamente com as experiências dos hóspedes, não só reflete valores defendidos pelo grupo, mas também na excelência em cada etapa do que é produzido, nos serviços e atendimentos prestados, além do bom relacionamento.

Tal certificado, atesta a qualidade da empresa na sua gestão de pessoas e cultura organizacional. Uma conquista, que apoia a intenção Grupo La Torre em colocar as pessoas no centro da sua estratégia de negócio.

“Esta certificação é muito significativa e motivo de muita felicidade para nós. A qualidade de vida dos colaboradores é algo fundamental e a nossa diretoria está comprometida com isso. O selo é um reflexo de todo esse trabalho e busca por melhoria contínua.” Destacou Luigi Rotunno, CEO do Grupo.

Selo GPTW, conquistada pelo Resort La Torre

A certificação mundialmente reconhecida, existe desde a década de oitenta e possui validade de um ano. Para obtê-la, a empresa precisa realizar uma pesquisa totalmente segura e sigilosa entre os colaboradores, e são eles que dão notas em diversos requisitos. As que atingem pontuação acima de 70 recebem o selo.

Essa é uma forma de avaliar o clima, de quantificar e qualificar a percepção dos colaboradores acerca de questões, tais como as condições de trabalho, salário, desenvolvimento, relacionamento. Neste ano foram cadastrados 490 colaboradores na plataforma GPTW, dentre os quais 365 pessoas responderam às questões, colocando o Resort La Torre entre as 150 melhores empresas no ranking GPTW NACIONAL 2023.

Um ambiente de trabalho saudável, de valorização, bem como o compromisso com o bem-estar e saúde dos colaboradores, são essenciais para fazer parte desse ranking. O La Torre acredita que através desses valores é possível transformar verdadeiramente a qualidade e a forma com que as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho.

Costa Cruzeiros aposta em vendas menos burocráticas e mais seguras

Com a parceria, todos os registros de compra de pacotes da Costa Cruzeiros podem ser gerenciados digitalmente


EDIÇÃO DO DT com agências

A Costa Cruzeiros fechou uma parceria com a Clicksign, plataforma de soluções de autenticação e assinatura eletrônica. Com isso, a companhia apostará na simplificação das vendas dos pacotes de viagem, assegurando a desburocratização do processo e a proteção dos dados dos clientes.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a participação da assinatura eletrônica no projeto ocorre com o desenvolvimento de um novo módulo, dentro do Paymod pelo time de tecnologia da Costa Cruzeiros. A novidade assegura que toda reserva deverá necessariamente possuir um contrato assinado.

A partir deste cenário, a plataforma da Clicksign foi integrada por meio de uma API para garantir que o processo de autenticação seja feito de forma ágil e totalmente digitalizada, trazendo comodidade para os usuários que não precisam estar presencialmente na agência de turismo. Além disso, o cliente pode optar pelo recebimento do código de validação do contrato via SMS, e-mail ou WhatsApp.

Por meio do novo sistema de vendas, todos os registros de compra passam a ser gerenciados digitalmente, facilitando o controle das solicitações e reduzindo o número de papéis arquivados.

Raquel Trindade, Chief Business Officer da Clicksign
Raquel Trindade, Chief Business Officer da Clicksign (Foto: Divulgação)

De acordo com Raquel Trindade, Chief Business Officer da Clicksign, o principal objetivo do acordo é que os profissionais de turismo foquem nas vendas e em suas estratégias de crescimento. “Nossa solução possibilita um processo de compra totalmente desburocratizado e ágil. Contribuímos para que a contratação da viagem seja fácil para o consumidor e nosso parceiro tenha ganhos de produtividade, segurança e converta mais negócios”, afirma.

Segundo Ruy Ribeiro, Diretor Comercial da Costa Cruzeiros, a renovação no processo de vendas ajuda a garantir uma experiência mais fluida ao cliente antes mesmo de seu embarque. “A partir deste novo modelo, o futuro hóspede, tem a comodidade de poder fechar seu pacote a qualquer hora e local. Tudo na palma da sua mão e em poucos minutos”, finaliza.

Pantanal: documentário deve fortalecer o Turismo na região

Governo do Mato Grosso investiu R$ 3,5 milhões para produzir o documentário, que retratam a vida de onças pintadas no Pantanal


EDIÇÃO DO DT com informações do MTur

“Duas Irmãs – A Marcha das Onças-Pintadas”, documentário apoiado pelo Governo de Mato Grosso, está sendo uma das apostas para projetar o turismo no Pantanal para o mundo.

Em nota recebida pelo DIÁRIO, o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, garante que o filme poderá ser uma excelente vitrine para a região.

“O mundo irá conhecer as belezas do Pantanal mato-grossense, um bioma único com uma diversidade de fauna e flora incrível. Após o lançamento, o turismo na região deverá crescer ainda mais, com pessoas do mundo inteiro querendo conhecer de perto as onças, o maior felino das Américas. Isso irá movimentar a economia da região e fortalecer o turismo mato-grossense, que detém a maior concentração de onças do planeta. O Parque Encontro das Águas oferece esse turismo de observação natural, onde é possível ver a ação dos animais, procura que tem crescido em todo mundo”, afirmou o secretário adjunto.

“Duas Irmãs” conta com direção de Lawrence Wahba e Mike Bueno, além de roteiro e supervisão editorial do cineasta francês Emmanuel Priou, vencedor do Oscar por “Marcha dos Pinguins”. A produção tem investimento de R$ 3,5 milhões do Governo do Estado.

Documentário destaca a vida das onças pintadas no Pantanal

O documentário aborda a rotina das onças-pintadas de oito anos Jaju e Âmbar, no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre Poconé e Barão Melgaço, considerado atualmente o local de maior concentração de onças do mundo. O longa-metragem irá explorar o amor e união entre a família de onças, destacando a luta pela sobrevivência em um ambiente desafiador, onde elas enfrentam emocionantes confrontos com sucuris e jacarés.

Um desses confrontos foi gravado com a onça Marcela em setembro, quando Emmanuel Priou esteve em Mato Grosso para fazer novos registros para o documentário, em Poconé. Durante a visita, Priou destacou que o apoio do Governo de Mato Grosso garante que o documentário seja o “filme mais completo já feito sobre as onças do Pantanal”.

Esta foi a segunda vez que o cineasta veio ao Estado e contou que, ao ser procurado por Lawrence Wahba e Mike Bueno para entrar no projeto, se interessou por poder compartilhar com a audiência a beleza da natureza a onças-pintadas do Pantanal.

“Na minha companhia, trabalhamos com documentários, filmes, ficção, música e séries. Há muitas séries diferentes. Neste documentário queremos contar a melhor história possível para as pessoas construírem uma ligação com as onças e a natureza”, explicou.

Diretor do documentário, Lawrence Wahba, destacou na época que o cotidiano das onças do Pantanal mato-grossense é a maior prova de que há muita preservação do bioma.