A noite de quarta-feira (6) foi de comemoração para a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ).
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Neste mês, dia 28, a entidade completa 70 anos de criação e realizou um coquetel no Fairmont, com associados, parceiros e autoridades, para festejar a data.
Em nota a assessoria da entidade informa que o presidente da Abav-RJ, Marcelo Siciliano, ressaltou que os 70 anos não representam apenas a longevidade da entidade, mas também sua resiliência e impacto contínuo no setor de turismo.
“Ao longo desses anos, a Abav-RJ tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento e desenvolvimento das agências de viagens do Estado, se dedicando a promover a excelência, a inovação e a representatividade no setor”, destacou Marcelo Siciliano.
Veja Imagens:
1 de 4
O diretor regional do Sesc, Sergio Ribeiro, que estava representando o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz, também fez uso da palavra e destacou a atuação da instituição no apoio ao Turismo fluminense.
“A Fecomércio-RJ representa o segmento do Turismo e precisamos estar sempre alinhados com o trade, apoiando as iniciativas. Ficamos muito felizes por termos conquistado a realização da 50ª Abav Expo no Rio de Janeiro e por garantirmos mais uma edição do evento em 2025. A itinerância da feira é positiva, mas o Rio de Janeiro tem que estar sempre presente neste roteiro”, enfatizou Sergio Ribeiro.
O evento contou ainda com a presença dos ex-presidentes da Abav-RJ, Oscar Dalsenter. Sergio Nogueira, Carlos Alberto Amorim Ferreira, Cristina Fritsch e Luiz Strauss.
Ao final da cerimônia, a Abav-RJ passou um vídeo onde relembrou a história da entidade e as pessoas que contribuíram nesta trajetória.
O evento contou com o patrocínio da Fecomércio-RJ, Intermac Assistência, ITA Airways, RIOgaleão, Transmundi e Travelex, e com o apoio da Bianco Arquitetura e Paisagismo, que fez toda a ambientação da festa.
O governador da Paraíba, João Azevêdo celebrou um Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) com a Latam Linhas Aéreas que irá garantir uma frequência de 280 voos mensais da empresa nos aeroportos Castro Pinto, em João Pessoa, e João Suassuna, em Campina Grande.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências nacionais
A assinatura aconteceu na última terça-feira (5), na Capital paraibana, e é resultado de mais um benefício fiscal concedido pelo Governo da Paraíba para fortalecer a economia estadual.
O Tare prevê o fluxo de 20 voos semanais entre João Pessoa e Brasília; 42 voos semanais entre João Pessoa e São Paulo; quatro voos semanais entre Campina Grande e Fortaleza; e 4 voos semanais entre Campina Grande e Recife.
Em nota enviada ao DIÁRIO, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos que deverão atrair mais turistas e eventos para a Paraíba. “Nós estamos vivendo um bom momento na Paraíba, com a construção de resorts no Polo Turístico Cabo Branco, do Centro de Convenções de Campina Grande, do novo aeroporto de Patos, investimentos que estamos fazendo para atrair mais turistas e eventos. Viabilizamos os voos no Sertão, ampliamos a malha aérea de Campina Grande e, agora, firmamos esse acordo com a Latam que vai fortalecer ainda mais os negócios e a economia do nosso estado”.
“A Latam tem o compromisso de democratizar o transporte aéreo no Brasil e a Paraíba faz parte deste projeto por seu enorme potencial turístico. Continuaremos a observar de perto o desempenho destes voos para uma operação sustentável e positiva para todos”, afirmou a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra.
A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou o fortalecimento dos aeroportos da Paraíba. “Com essa assinatura de hoje, conseguimos ampliar a malha aérea para Brasília, e Campina Grande ganha a sua terceira companhia aérea com início de operação em janeiro, o que irá ampliar o turismo de eventos, de negócios e também o escoamento da produção”, comentou.
O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, evidenciou o esforço da gestão para atrair novos investimentos. “Toda política tributária e fiscal do estado anda de mãos dadas com a política do desenvolvimento regional. Por isso, esse acordo celebrado hoje garante mais voos chegando ao nosso estado e tenho certeza de que o Polo Turístico Cabo Branco ampliará ainda mais esse quantitativo, o que irá incentivar a geração de emprego e renda”, sustentou.
Participaram da assinatura do Tare, o vice-governador Lucas Ribeiro; o líder de Assuntos Públicos da Latam, Eduardo Leal; a líder de Assuntos Tributários, Letícia Pimentel; o secretário executivo do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Delano Tavares; o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena; o secretário-executivo da Articulação Política, João Paulo Freire; o diretor do aeroporto de João Pessoa, Jorge Franco; o diretor do aeroporto de Campina Grande, Luciano Rodrigues; o diretor do Convention Bureau, André Motta; o diretor da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), Rodrigo Pinto; o presidente do Convention Bureau de Campina Grande, Agnes Herbert; e o representante do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande, Divaildo Lima Júnior.
A equipe da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) promoveu capacitação, em São Paulo, para quase cem operadores e agentes de viagens, na manhã desta terça-feira (5).
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Participaram do café da manhã organizado pela APFN profissionais da Trend Operadora e da Visual Turismo.
O encontro foi realizado no rooftop do Eureka Coworking, na Avenida Paulista, e contou com a participação de 17 estabelecimentos associados à APFN. Estiveram representados os empreendimentos: Pousada Atobá, Pousada Mar Atlântico, Pousada Zé Maria, Pousada da Villa, Beco Pousada Boutique, Dolphin Noronha, Pousada Triboju, Pousada Morena, Pousada Colina, Pousada Paraíso, Pousada Alto da Vila, Pousada Estrela do Mar, Pousada Alto da Floresta, Pousada Tubarão, Pousada Malibu, Pousada Germana e Pousada Lua Bela.
Além do treinamento, o time da APFN percorreu outras agências de turismo da capital paulista, entregando material e reforçando o networking.
“Este é o quarto evento que realizamos neste ano só em São Paulo para capacitar e estreitar relacionamento com o trade do estado, que é o nosso principal destino emissor. Encerramos o ano apostando em treinamento e divulgação, que são pontos chave para atingir os operadores e agentes de viagens. Ao longo do ano, tivemos a oportunidade também de realizar famtours, com empresas parceiras, como a própria Trend, e a expectativa é manter este ritmo intenso de capacitação e promoção do destino e de nossos associados”, destaca a presidente da APFN, Lúcia Smith.
RÉVEILLON DE NORONHA
Nos últimos anos, Fernando de Noronha tem se consolidado como destino das mais exclusivas festas de Réveillon do Brasil. O arquipélago ostenta a fama de oferecer os eventos mais especiais do País, brindando os visitantes com experiências únicas, com ceias e festas nos empreendimentos de luxo da Ilha.
Quer saber mais sobre os atrativos e pacotes para as festas de fim de ano oferecidas pelos associados da APFN? É só acessar o www.vaparanoronha.com.br e conferir tudo e já fazer a sua reserva.
A APFN
A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha – APFN é uma entidade sem fins lucrativos, que reúne em torno de 30 meios de hospedagem do Arquipélago de Fernando de Noronha. Ela se dedica a divulgar o destino Fernando de Noronha e seus associados, reconhecidos pelo alto padrão no atendimento, serviços oferecidos e por atender a todas as exigências legais para funcionamento (todas as pousadas são regulares). Integram a APFN as Pousadas: Akanã, Atobá, Alto da Vila, Alto da Floresta, Alto Mar, Beco de Noronha, Colina, da Mana, da Villa, Dolphin Hotel, Estrela do Mar, Floresta Nova, Germana, Lua Bela, Paraíso, Morena, Malibu, Morro do Farol, Mar Atlântico, Mar Aberto, Nannai Noronha, Simpatia da Ilha, Solar do Pico, Triboju, Tubarão, Verdes Mares e Zé Maria.
O céu do Parque Barigui, em Curitiba, vai brilhar nesta quinta-feira (7/) à noite com o show de drones luminosos no entorno da árvore de Natal do Park Shopping Barigüi, patrocinador do evento.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Nesta quinta tem ainda a última sessão do espetáculo A Magia do Tempo, no Paço da Liberdade.
Sucesso na edição passada, o balé aéreo volta na programação do Natal de Curitiba 2023. A partir das 19h, o céu do Parque Barigui se transformará em um espetáculo de luz e tecnologia com o retorno do balé aéreo de drones luminosos.
A concentração para o espetáculo começa às 19h, com a recepção do público pela animada Banda Lyra Curitibana e por personagens natalinos prontos para interagir e tirar fotos com crianças e adultos. Para aumentar a festividade, serão distribuídos balões de led. Caso as condições climáticas permitam, os drones devem decolar às 19h30.
Antes do balé aéreo, está previsto o acendimento das 54 mil luzes LED que decoram a magnífica árvore de Natal do ParqueShoppingBarigui. Com 22 metros de altura e instalada em uma ilhota dentro do lago, a árvore se destaca como um símbolo luminoso na paisagem do parque.
Durante a apresentação, os drones luminosos formarão no céu elementos natalinos em uma coreografia tecnológica, prometendo surpreender e encantar todos os presentes.
Última sessão no Paço da Liberdade
Às 20h, no Paço da Liberdade, acontecerá a última sessão do espetáculo A Magia do Tempo. Com projeção mapeada de animações encantadoras, o evento é acompanhado da apresentação ao vivo de artistas que protagonizam essa história natalina na praça Generoso Marques, em frente ao Paço.
A trama resgata valores como solidariedade, fé e amor, e os artistas cantam ao vivo músicas de Alceu Valença, Caetano Veloso, Marisa Monte, Tiago Iorc, Milton Nascimento e Dani Black.
O Grupo Iberostar revelou o seu novo roteiro para alcançar um modelo de turismo circular no âmbito da XXVIII edição da Conferência das Nações Unidas (COP28), que se realiza este ano no Dubai.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Vice-Presidente e Gerente Geral de Sustentabilidade do Grupo Iberostar, Gloria Fluxà, apresentou o plano de ação no evento convocado pela Organização Mundial do Turismo (OMT): ‘Turismo Unido pela Ação Climática – Cumprindo os Compromissos da Declaração de Glasgow’.
Este roteiro é uma declaração de intenções do grupo hoteleiro maiorquino, que está empenhado em gerar valor em todos os destinos em que opera. Destaca também os progressos da Iberostar na descarbonização, gestão de resíduos e redução de plásticos de utilização única, incluindo as lições aprendidas até à data.
De acordo com documento enviado ao DIÁRIO, por meio desse plano de ação, a empresa enfatiza o papel crucial da inovação e da colaboração como pilares fundamentais na configuração da cadeia de valor. Em particular, embora a empresa hoteleira tenha implementado mecanismos eficazes para a gestão dos seus resíduos, um quarto dos resíduos que a Iberostar planeja enviar para aterro requer soluções inovadoras em fases anteriores da cadeia de valor. Este também é um desafio adicional com as emissões de carbono, onde as emissões de escopo 3 sozinhas representam 77% da pegada total da rede hoteleira. Consciente disso, o roteiro da Iberostar inclui participação ativa na cadeia de valor, bem como a necessidade de ativar parcerias público-privadas para promover o desenvolvimento do setor, especialmente na área de resíduos e energia.
“O novo roteiro explora o poder transformador do pensamento circular. Essa circularidade exige que redesenhemos os processos atuais, estimulemos a inovação e promovamos a colaboração, que é vital para todos os setores. Para o nosso próprio setor, o potencial é claro: produz múltiplos benefícios críticos em várias áreas para alcançar nosso objetivo de um modelo de turismo responsável que seja concreto e positivo para a natureza,” afirmou Gloria Fluxà, vice-presidente e diretora de sustentabilidade do Grupo Iberostar.
Através desta estratégia, o Grupo Iberostar expande o seu plano de ação para incluir avanços em Pessoas, Carbono, Água, Bens e Serviços, Ambientes Construídos, Serviços dos Ecossistemas, Desenvolvimento de Destinos, Inovação e Colaboração. O roteiro contém três abordagens principais, incluindo objetivos específicos para estimular mudanças efetivas:
Evolução das operações para a circularidade: demonstrando um compromisso com o pensamento circular, redefinindo as operações no espaço hoteleiro.
Contribuir para a regeneração dos destinos: acrescentar valor através do desenvolvimento de infraestruturas e serviços dos ecossistemas, que apoiem o turismo regenerativo, alinhando-se e evoluindo com o destino.
Impulsionar a parceria em toda a cadeia de valor: concentrar-se em parcerias em toda a cadeia de valor, com foco em impulsionar a responsabilidade e a colaboração pré-competitiva.
Alguns dos compromissos são:
Reduzir o desperdício de alimentos em 60% nos hotéis All-inclusive nos próximos 5 anos.
Oferecer um mínimo de 65% de produtos à base de plantas em hotéis até 2030.
Customização dos planos estratégicos de cada hotel, em linha com os dados de análise de materialidade.
Reduzir o desperdício nos hotéis em 30%, em cinco anos.
A Iberostar expandirá o fornecimento sustentável de produtos à base de carne, chá, café, cacau e açúcar, aplicando o seu conhecimento e experiência para alcançar um consumo 100% responsável de peixe e frutos do mar até 2025.
Fomentar o relacionamento com fornecedores dos hotéis para avaliar o impacto na biodiversidade e avançar para serviços sustentáveis e regenerativos.
Promover alianças estratégicas nos destinos para fomentar maior colaboração e iniciativas que permitam melhoria nas infraestruturas, dado que 60% dos resíduos que atualmente vão para aterro podem ser revalorizados.
O relatório também destaca algumas das principais realizações da organização até o momento:
Plásticos
A empresa alcançou o status de livre de plástico de uso único em 2020.
Eliminação de 692 toneladas de plástico descartável desde 2018, por meio de diferentes iniciativas como a instalação de mais de 1.300 bebedouros em hotéis, entre outros.
Avaliação, remoção, modificação ou redesenho de mais de 1.000 itens nos hotéis.
Resíduos
Contratação de mais de 230 pessoas (equipes 3R) em 60 hotéis, para gerenciar cerca de 23.000 toneladas de resíduos por ano.
Ao longo de três anos, este projeto foi um sucesso, alcançando uma redução de 56% nos resíduos enviados para aterro.
Descarbonização
A Iberostar conseguiu reduzir 12,4% das emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2 em 2022.
Redução do consumo de energia em 5,7%, impulsionada por mudanças no comportamento interno e do cliente.
O roteiro para a economia circular completa as estratégias da hotelaria em matéria de consumo responsável de produtos do mar, saúde costeira e descarbonização, com especial destaque para o compromisso de reduzir o impacto da sua atividade. Da mesma forma, a empresa aspira que este plano sirva de referência para o setor nas áreas de inovação e colaboração, o que lhe permitirá promover estratégias de sustentabilidade sem desistir de continuar a crescer.
ADIT Brasil representa o setor imobiliário nacional e passa a ser reconhecida na agenda do turismo brasileiro. Reconhecimento acontece com a integração de associação brasileira ao Conselho Nacional de Turismo
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Em nota enviada ao DIÁRIO, a associação informa que trata-se de uma conquista significativa para o setor imobiliário-turístico. A ADIT Brasil — Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil — passa a integrar oficialmente o Conselho Nacional de Turismo (CNT) para o biênio 2024-2025. Ao todo, foram eleitos 48 representantes privados com representatividade nacional e que desempenham atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável do turismo. Contando com as públicas, são 93 cadeiras confirmadas no CNT.
O objetivo das entidades privadas é assessorar o Ministério do Turismo (MTur) na avaliação da Política Nacional de Turismo e de planos, programas, projetos e atividades de estruturação, promoção e incentivo ao turismo.
O presidente do Conselho da ADIT, Caio Calfat, expressou sua satisfação com a notícia, destacando a importância da inclusão da entidade em uma junta de tamanha relevância para o setor e para a economia brasileira. “Para nós, é uma honra muito grande fazer parte do Conselho Nacional de Turismo. Somos uma entidade do setor imobiliário-turístico, a única participando do Conselho Nacional de Turismo. As outras entidades da cadeia turística não têm o setor imobiliário dentro de suas atividades e de seus associados”, explicou Calfat.
Calafat ressaltou a singularidade da ADIT como uma entidade jovem e abrangente e enfatizou os méritos da inclusão, destacando o empenho e fomento dos serviços para integrar o turismo residencial e o setor imobiliário-turístico na cadeia nacional.
“Eu, pessoalmente, Caio Calfat, há 25 anos venho me dedicando para incluir o turismo residencial e o setor imobiliário-turístico na cadeia do turismo, mostrando para os vários players dos setores, para os nossos ministros, secretários, deputados, senadores, etc. que o turismo residencial é uma vertente muito importante”, enfatizou.
Ele continuou explicando que os compradores de residências de férias consomem indistintamente como turistas e como moradores, contribuindo para o equilíbrio da economia local, normalmente sazonal se considerarmos somente o fluxo de hóspedes.
O imobiliário-turístico contribui para o desenvolvimento do comércio e dos serviços do destino e produz emprego e renda de forma intensa e constante durante o ano, quebrando a sazonalidade e ativando toda a cadeia de construção e reforma de imóveis, consumo de alimentos, comércio de artigos básicos de quem mora e frequenta os destinos. O hotel e a segunda residência se complementam.
A inclusão da ADIT Brasil no Conselho Nacional de Turismo é um marco para a indústria imobiliário-turística do país, promovendo abordagem mais integrada e abrangente que deve impulsionar o setor nas próximas temporadas.
A ação da Voetur reconhece o trabalho dos profissionais e suas equipes realizado ao longo de 2023 junto aos clientes
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Voetur Turismo, em parceria com a Rede HPlus Hotéis, realizou um almoço no Athos Bulcão Hotel, em Brasília, na última semana com o objetivo de agradecer aos líderes Voetur e suas equipes pela dedicação e excelência no atendimento aos clientes durante 2023.
Na ocasião, além do reconhecimento dos colaboradores pelos resultados obtidos durante todo o ano, a Voetur também pôde agradecer a parceria de longa data com a rede HPlus Hotéis. “Agradecemos à rede pelo constante apoio ao time Voetur e celebramos o fato de, mais uma vez, juntos, termos conseguido atender os clientes com excelência. Nosso muito obrigado aos times Voetur Turismo e HPlus pela parceria, e que seja constante”, reiterou Humberto Cançado, diretor comercial da Voetur Turismo.
O evento realçou a importância da parceria entre a Voetur Turismo e a Rede HPlus Hotéis. A união das duas empresas permitiu oferecer um atendimento de excelência aos clientes, contribuindo para o sucesso de ambas.
Quem é a Voetur Turismo
A Voetur é uma Travel Management Company (TMC) que está entre as 10 maiores empresas de turismo do País, com mais de três décadas de atuação nos segmentos privado e público, com ênfase em gestão, para garantir o melhor custo/benefício, transparência e o total controle dos processos de viagens.
Com três escritórios no Brasil e mais de trezentos colaboradores, temos orgulho de servir clientes de pequeno, médio e grande portes, nacionais e internacionais, nos mais diversos segmentos de mercado. Alguns de nossos clientes estão entre os maiores nos setores de energia, óleo e gás, financeiro, bancário, previdenciário, logístico, tecnologia e farmacêutico.
Marta Rossi está entre os 100+ Poderosos do Turismo e a gramadense é um dos nomes que mais contribuem para o desenvolvimento do turismo, segundo a Revista Panrotas
A fundadora e CEO do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi, faz parte da seleção dos 100+ Poderosos do Turismo. O destaque é da Revista Panrotas, na 13ª edição da lista, que ranqueia as maiores empresas do turismo e lideranças.
Além disso, Marta Rossi, natural da cidade de Gramado (RS), um dos principais destinos turísticos do Brasil, sempre teve o turismo correndo em suas veias e em seu DNA. Isso porque ela iniciou a sua carreira profissional no meio turístico na década de 80. Em 1988, ao lado de Silvia Zorzanello, fundou a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos e no ano seguinte, nasceu o Festuris.
“É uma lista para homenagear pessoas, os profissionais da indústria de Viagens e Turismo. É uma lista B2B, pois acreditamos na força da cadeia produtiva. O Turismo é sim multicanal, e isso não vai mudar, mas a Panrotas é uma empresa que há 50 anos está do lado do agente de viagens, do profissional. Somos 100% B2B e não teria como nossa lista ser diferente”, explicou o editor-chefe da Panrotas e chief communication officer, Artur Luiz Andrade.
Marta Rossi está entre os 100+ poderosos do turismo e comenta indicação
Para a empresária, é uma honra receber esta indicação de um veículo de comunicação que tem o respeito do trade turístico nacional.
“Estar entre as grandes personalidades que contribuem e constroem para o desenvolvimento do setor de turismo e eventos me deixa orgulhosa e honrada. Além de ser um grande estímulo para que eu continue sempre produzindo mais e melhor. Aliás, é isto que eu busco todo dia, ser uma pessoa melhor, assim como uma executiva comprometida, realizadora e capaz de transformar”, pontuou Marta Rossi.
Em 2023, juntamente com seu sócio, Eduardo Zorzanello (filho de Silvia), Marta realizou a 35ª edição do Festuris em Gramado, que ocorreu de 9 a 12 de novembro. Além disso, o evento reuniu 15 mil participantes, contou com 2,7 mil marcas em exposição e 40 países internacionais representados. Ao todo, foram 27 mil m² de área construída, 400 estandes, 7 palcos de conteúdo, e 710 profissionais da imprensa inscritos.
O prefeito Greca inaugura espetáculo de luzes e cores do Natal do Paço da Liberdade, prédio histórico de Curitiba
Rafael Greca, prefeito de Curitiba, e Darci Piana, vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, inauguraram na noite desta terça-feira, 05, a projeção de luzes e cores na fachada do Sesc Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, no Centro de Curitiba.
Além disso, o Natal do Paço deste ano trouxe o espetáculo “A magia do tempo”, que tem como personagens o Tempo, a Alegria, o Sonho e o Amor para contar uma história natalina que resgata valores como solidariedade, fé e esperança.
“O prédio mais bonito de Curitiba, o monumento histórico mais precioso da cidade, construído entre 1912 e 1915, foi colorido com o show da Roda do Tempo, que nos traz a alegria do Natal. Nessa garoa de Curitiba, que bem poderia ser neve, celebramos a luz que ilumina o mundo, aqui com a Fecomércio, entidade que é nossa parceira nas Mesas Solidárias, nos treinamentos e capacitação do comércio”, disse o prefeito Greca.
Já o vice-governador enalteceu a iniciativa de Curitiba de promover o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. “Temos um prefeito que cuida da cidade como se fosse dele”, elogiou Darci Piana.
Greca inaugura espetáculo de luzes e Papai Noel também participou
O prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) se transformou em um espetáculo de luzes e cores, com a projeção mapeada de animações encantadoras. Além disso, elas foram acompanhadas da apresentação ao vivo de artistas que cantaram músicas de Alceu Valença, Caetano Veloso, Marisa Monte, Tiago Iorc, Milton Nascimento e Dani Black.
Então, nem a garoa forte foi capaz de afastar adultos e crianças que assistiram encantados à apresentação. O casal de empresários Lori Amarante e Arthur Kerr, por exemplo, levaram o filho Arthur, de 9 anos, para ver as projeções. Eles contaram que esse é o primeiro espetáculo que acompanham neste Natal de Curitiba e disseram que ficaram impressionados.
Porém, a chegada do Papai Noel no final da apresentação era o momento mais aguardado pela pequena Alice Desplanches, de 7 anos, que estava acompanhada pela mãe, Thalia Desplanches.
“Viemos no ano passado, achamos lindo. Ontem vimos o ensaio e hoje viemos conferir mais uma vez”, disse Thalia, que contou que tem agenda cheia na programação de Natal da cidade. “Amanhã vamos ver o Quebra-Nozes nas Ruínas de São Francisco”, lembrou.
Solidariedade e muitos sorrisos
Pouco antes do espetáculo, houve apresentação da banda Bananeira Brass Band. Além disso, Papai e Mamãe Noel distribuíram presentes para 71 crianças do projeto Nova Terra, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Luara Rocha e Pedro dos Santos, de 10 anos, eram só sorrisos com os presentes que ganharam. “Eu ganhei um jogo que eu amo”, disse Luana. Por sua vez, Pedro exibia orgulhoso o saco cheio de presentes, como carrinhos, doces e dinossauros. “Agora estou animado para ver o show”, completou.
As sessões do espetáculo “A Magia do Tempo” acontecem até quinta-feira (7/12), sempre às 20h. Além disso, o evento é gratuito, voltado para todas as idades, e não é necessário retirar ingressos.
Greca inaugura espetáculo de luzes e autoridades participam do evento
Estiveram também presentes no evento o diretor regional do Sesc-Paraná, Emerson Sextos; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra. Assim como a administradora da regional da Matriz, Rafaela Lupion; a assessora especial do prefeito, Cibele Fernandes Dias; o chefe de gabinete Francisco Zerbeto Assis; e a secretária do gabinete, Juliana Lima.
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. Para consultar a programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023, acesse o site oficial.
O turismo em setembro movimentou R$ 38 bilhões na economia do País, e na série histórica do ano, este foi o mês que alcançou o melhor resultado, até o momento
O número de receitas do turismo voltou a bater um novo recorde! Isso porque, em setembro, o setor movimentou um montante de mais de R$ 38 bilhões na economia do País. Ou seja, um aumento de 6,4% em relação ao mesmo mês de 2022.
Esses dados são de levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a pesquisa, na série histórica do ano, este foi o melhor mês para o setor turístico, até o momento.
Além disso, no acumulado, somando os nove primeiros meses deste ano, as atividades turísticas registraram variação positiva de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação aos números da pré-pandemia, em 2019, o crescimento chega a 6,1%, em volume de receitas.
“É mais uma demonstração da capacidade do turismo em movimentar a economia do país. Isso gera transformação, melhoria de vida, melhores condições, distribuição de renda e inclusão”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Turismo em setembro movimentou R$ 38 bi na economia e gerou mais empregos
Outro dado que o estudo apontou foi a geração de empregos na indústria do turismo. Segundo a CNC, apenas em setembro, foram criados mais de 20 mil postos de trabalho no setor. Por sua vez, no acumulado do ano, já são 132,5 mil novas vagas criadas. Além disso, a projeção da Confederação é que o turismo chegue, até o final de 2023, com cerca de 165,8 mil vagas formais de trabalho.
Programa Conheça o Brasil: Realiza
Para estimular que brasileiros viajem mais pelo país, um dos programas que o Ministério do Turismo desenvolveu é o Conheça o Brasil: Realiza.
A iniciativa é feita em parceria com o Banco do Brasil e possibilita a obtenção de crédito com condições facilitadas de financiamento, em até 60 meses, para pacotes de turismo. Assim como passagens, hospedagens, ingressos de parques temáticos, entre outros serviços de viagem. Para saber mais, clique AQUI.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está de acordo. Política de privacidade LGPDOK, de acordo.