O turismo em setembro movimentou R$ 38 bilhões na economia do País, e na série histórica do ano, este foi o mês que alcançou o melhor resultado, até o momento
O número de receitas do turismo voltou a bater um novo recorde! Isso porque, em setembro, o setor movimentou um montante de mais de R$ 38 bilhões na economia do País. Ou seja, um aumento de 6,4% em relação ao mesmo mês de 2022.
Esses dados são de levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a pesquisa, na série histórica do ano, este foi o melhor mês para o setor turístico, até o momento.
Além disso, no acumulado, somando os nove primeiros meses deste ano, as atividades turísticas registraram variação positiva de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação aos números da pré-pandemia, em 2019, o crescimento chega a 6,1%, em volume de receitas.
“É mais uma demonstração da capacidade do turismo em movimentar a economia do país. Isso gera transformação, melhoria de vida, melhores condições, distribuição de renda e inclusão”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Turismo em setembro movimentou R$ 38 bi na economia e gerou mais empregos
Outro dado que o estudo apontou foi a geração de empregos na indústria do turismo. Segundo a CNC, apenas em setembro, foram criados mais de 20 mil postos de trabalho no setor. Por sua vez, no acumulado do ano, já são 132,5 mil novas vagas criadas. Além disso, a projeção da Confederação é que o turismo chegue, até o final de 2023, com cerca de 165,8 mil vagas formais de trabalho.
Programa Conheça o Brasil: Realiza
Para estimular que brasileiros viajem mais pelo país, um dos programas que o Ministério do Turismo desenvolveu é o Conheça o Brasil: Realiza.
A iniciativa é feita em parceria com o Banco do Brasil e possibilita a obtenção de crédito com condições facilitadas de financiamento, em até 60 meses, para pacotes de turismo. Assim como passagens, hospedagens, ingressos de parques temáticos, entre outros serviços de viagem. Para saber mais, clique AQUI.
O professor e articulista do DIÁRIO, Maurício Werner lança seu novo livro “O Poder da Gentileza – O Livro das Frases”, no próximo dia 12 de dezembro (terça-feira), às 19 horas no Centro Cultural do Trem do Corcovado.
Agências com EDIÇÃO DO DIÁRIO
O livro, é o segundo volume de um projeto idealizado por Maurício Werner para inspirar, motivar, desafiar e alegrar diariamente pessoas através de mensagens reflexivas. Com mais de 10 mil frases em seu acervo, Maurício reuniu nesta edição citações que exploram “O Poder da Gentileza”, uma virtude que transcende as barreiras da desconfiança e indiferença.
“Selecionei esse conjunto de frases para que você leitor aprecie sem moderação e distribua-as por aí! Por onde for, compartilhe mais gentileza porque o mundo está precisando muito. Desejo que sejamos mais pontes do que muros, mais abraços do que socos, mais luz do que escuridão, mais amor do que ódio, mais paz do que guerra, mais confiança do que medo, mais respeito do que indiferença, mais transparência do que deboche, mais verdade do que promessa, mais luz, mais atitude, mais gentileza!”, afirma Maurício.
Descobertas e Reflexões
A obra convida o leitor a uma jornada de descoberta e reflexão, explorando um tesouro capaz de abrir portas, gerar prosperidade, tratar conflitos, confortar pessoas e estimular a produtividade. Maurício destaca a capacidade da gentileza em impactar positivamente não apenas quem a recebe, mas também quem a pratica.
O prefácio do livro, assinado por Alexander Balardjischvili, presidente do conselho da TAH, destaca a importância da gentileza na sociedade contemporânea, enfatizando como essa qualidade “lubrifica” os relacionamentos, tornando a convivência mais fluida e prazerosa. Alexander ressalta que, em uma era de impessoalidade, a gentileza emerge como uma força transformadora.
O lançamento será realizado no histórico Trem do Corcovado, um símbolo do Rio de Janeiro que leva os visitantes ao Cristo Redentor. A escolha desse local emblemático reforça a conexão entre o poder transformador da gentileza e a beleza da cidade.
Sintam-se convidados a participarem desse evento marcante, onde o poder da gentileza se entrelaça com a beleza única do Rio de Janeiro. Seja parte dessa jornada transformadora.
Sobre Maurício Werner
Com mais de 10.000 alunos e treinandos ao longo de sua carreira, Maurício Werner é professor e gestor com experiência no setor público e privado. Empreendedor e apaixonado por pessoas, ele transforma ambientes corporativos em espaços mais felizes através de oficinas, treinamentos e palestras.
Sobre o Livro: “O Poder da Gentileza – O Livro das Frases” é uma coletânea de reflexões sobre a virtude da gentileza, reunindo frases cuidadosamente selecionadas por Maurício Werner para inspirações diarias. O livro é uma oportunidade para os leitores sintetizarem verdades e aplicarem a seu modo cada frase em suas vidas.
Sobre o Lançamento: Data: 12 de dezembro de 2023 Horário: 19 horas Local: Centro Cultural Trem do Corcovado – Rua Cosme Velho, 513
6º Expo Fórum Visite São Paulo: A hospitalidade é colocada à prova nas mínimas entregas ao turista. E todo o destino, que se pretende maduro e capacitado para aumentar a visitação, precisa ser aplicado na tarefa do bem receber.
Por Cecília Fazzini – colaboração para o DIÁRIO
Os pormenores que envolvem a qualidade de recepcionar a contento o viajante, numa acolhida que se torne positivamente inesquecível, foi tema de painel, realizado durante o 6º. Expo Fórum Visite São Paulo, mediado pelo nada menos empresário, criador da CVC e ícone do turismo brasileiro Guilherme Paulus.
As contribuições para o tema contaram com a presença da expert em turismo Luciane Leite, que já ocupou cargos nos setores público e privado da atividade e hoje é secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo. No entender de Leite, o bem receber está vinculado à jornada do viajante, desde o desejo e coleta de informações sobre um destino, serviço ou produto turístico, consulta até a compra e a realização da viagem. “Todos os elos da cadeia são vitais, a ponto de tornar a experiência muito proveitosa”, sentenciou. Em sua fala, a representante do turismo paulista, relatou uma experiência no tempo em que era executiva do órgão de turismo na Bahia, quando para aferir a qualificação dos destinos se contratou uma família de alemães que se deslocaram pelas localidades como viajante oculto. “É preciso criar formas para identificar onde estão os gargalos do bem receber”, ensinou Leite.
Presente à discussão sobre a hospitalidade ‘à la brasileira’, Juliana Assumpção, diretora de negócios da ABAV- SP ressaltou as parcerias que a entidade mantém com o governo paulista, na capacitação de futuros profissionais de turismo. A executiva acentuou que do estudante ao agente “todos fazem parte do histórico do viajante”, ao assegurar que as agências associadas estão trabalhando firme na capacitação.
Segurança e acolhida humanizada – A autoridade policial anda junto com o acolhimento humanizado ao turista que desembarca no destino. Fernanda Herbella, da Deatur-SP – que se tornou a primeira policial mulher brasileira a participar de um curso do FBI – é a porta-voz do conceito de tornar a experiência do viajante a mais tranquila possível. “O bem receber recai sobre os ombros da segurança, entretanto a Deatur está focada na prevenção”, revela a delegada. O atendimento policial necessário é realizado, mas, de acordo com ela, também há o acolhimento e encaminhamento, realizado por policiais com domínio de língua estrangeira e mulheres atuando na linha de frente, numa visão humanitária do papel da segurança no destino.
Conhecida pela referência que se tornou no universo da hotelaria nacional, a empresária Chieko Aoki, que comanda a rede Blue Tree Hotels, integrou igualmente o painel sobre bem receber. “Amo o turismo e o bem-estar. Turismo gera emprego, prosperidade e auto-estima”, disparou Aoki ao iniciar a sua fala. Na atividade turística, no seu entender, o valor está no espírito coletivo, “ninguém no turismo faz nada sozinho”, alertou Aoki. O bem receber, na visão da empresária, emana da simpatia no trato com as pessoas e em gerar orgulho pelo trabalho no setor e o cuidar. “Quando se resolve o problema do visitante, automaticamente é criada a conexão emocional”, salientou. Aoki expressou o desejo de que o alto padrão da hospitalidade a ser conquistado no turismo sirva de modelo para o setor de serviços como um todo.
No Parque Villa-Lobos, que fica na zona Oeste de SP, há o programa Família no Parque, em que a diversão vai até as 20h com diversas atividades, como: infláveis gigantes, tirolesa, bungee trampolim, entre outras
O mês de dezembro no Parque Villa-Lobos traz uma série de atrações de lazer. Dentre as opções da programação, que inclui Árvore de Natal de São Paulo e paradas natalinas, o destaque fica por conta do Família no Parque. Isso porque o programa tem horário especial durante os finais de semana, das 12h às 20h.
No Família no Parque, os visitantes encontram atrações para todas as idades, incluindo atividades gratuitas com os animadores. Além disso, há os brinquedos pagos, como: infláveis gigantes, tirolesa, bungee trampolim, Laser Combat, Jet Boat -barquinho inflável movido por um jato d’água. Assim como há parede de escalada, tobogãs, entre outros que fazem parte do evento.
Parque Villa-Lobos traz o Hippo, maior tobogã inflável da América Latina
A grande novidade desta temporada, que tem chamado a atenção do público, inclusive dos adultos durante os dias quentes, é o Hippo. Pois ele é o maior tobogã inflável da América Latina, com 15 metros de altura e 55 de comprimento.
Além disso, a adrenalina começa logo na subida, que é íngreme e exige muito folego dos aventureiros. Gerando assim uma disputa saudável entre a garotada, já que são três pistas. Depois, a descida é radical, podendo atingir a velocidade máxima com a ajuda da água. Outra opção “molhada” e refrescante é o Futebol de Sabão, onde os participantes têm que se equilibrar durante a partida com a bola gigante.
Para os menores de 5 anos, há a Área Kids, onde os adultos podem entrar com as crianças e brincar em um circuito com pula-pula inflável, carrossel, cama elástica, trenzinho e escorregadores, entre outras atividades. Além disso, no espaço do Família no Parque, também estão barracas de sanduíches, pipoca, sorvete, bebidas e guloseimas.
Preços
Os brinquedos pagos do Família no Parque no Villa-Lobos custam a partir de R$ 10, com opção de combo contendo dez tickets por R$ 80 ou VipPass por R$ 150, que dá acesso ilimitado às atrações no mesmo dia. Além disso, a compra dos tickets pode ser feita antecipadamente através do site oficial do projeto ou na bilheteria que fica no local. Já a programação acontece das 10h às 18h.
Serviço
Dezembro no Família no Parque no Villa-Lobos
Datas: sábados, domingos e feriados (9, 10, 16 e 17 dezembro)
Horário: das 12h às 20h
Local: Parque Villa-Lobos, entrada principal
Tickets: a partir de R$ 10 – combo com 10 tickets por R$ 80, VipPass por R$ 150
Formas de pagamento: cartões de crédito, de débito e dinheiro
Enquanto Orlando de Souza (FOHB) e Cristiano Vasques (HotelInvest) apontaram os caminhos para o setor hoteleiro, Jurema Monteiro (Abear) e Ruy Amparo (Abear) iluminaram os rumos do setor aéreo
POR ZAQUEU RODRIGUES – colaboração para o DIÁRIO
Em uma edição especial que celebrou os 40 anos da Fundação 25 de Janeiro, o 6º Expo Fórum Visite São Paulo apresentou na terça-feira (5), no Hotel Sheraton São Paulo WTC, em São Paulo, um amplo panorama sobre o turismo.
A programação combinou painéis, palestras, capacitação, lançamentos e uma exposição que inspirou uma viagem pela diversidade de atrativos e destinos turísticos da cidade de São Paulo e do interior do estado paulista.
O cenário da hotelaria foi revelado no painel Novos Desafios da Hotelaria, conduzido pelo diretor executivo do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Orlando de Souza, e pelo sócio-diretor da consultoria HotelInvest, Cristiano Vasques.
Fundamentado pela pesquisa Panorama da Hotelaria, realizada pela HotelInvest em parceria com o FOHB, Cristiano Vasques disse que o setor hoteleiro viu a diária média e a ocupação aumentarem em 2023. Nos primeiros meses disparou, depois se tornou estável em uma perspectiva positiva para os próximos meses.
Cristiano considerou que, em 2023, a hotelaria virou definitivamente a página da pandemia e adentrou em um novo momento. Ele avalia que a combinação de juros caindo com crescimento econômico resulta em um ambiente favorável para o mercado hoteleiro. “A perspectiva para 2024 é que a diária média cresça forte, em torno de 5%, e um crescimento pequeno no índice de ocupação”, projetou ele.
O especialista da HotelInvest mostrou que a diária média da cidade de São Paulo é um destaque do país, saindo da casa dos trezentos para alcançar quatrocentos reais. Nos primeiros nove meses deste ano, o RevPar aumentou 35% em comparação com o mesmo período de 2022. Na avaliação de Cristiano, são índices para se comemorar. Agora, o desafio é ampliar a oferta de novos hotéis.
Orlando de Souza, diretor executivo do FOHB, frisou que a estagnação na oferta de novos empreendimentos é ruim para a hotelaria e espelha os danos causados pela pandemia e retração de investimentos. Ele afirmou que os novos hotéis e a ampliação da oferta para os mais diversos segmentos hoteleiros possibilitam a renovação do setor, pois um inspira o outro. Foi o que aconteceu com a hotelaria na década de 1990, lembrou ele.
Orlando apontou que a taxa de juros brasileira dificulta o desenvolvimento da hotelaria. Ele observou que o setor vive uma expansão de segmentação, motivando redes hoteleiras a ampliarem o portfólio de marcas. Sobre os novos meios de hospedagem, como os Studios, ele chamou a atenção para o quanto as novas modalidades induzem novas demandas, principalmente das novas gerações.
Orlando apontou que a hotelaria é feita pela iniciativa privada e só funciona se você tiver um retorne que compense mais do que uma taxa de juros que temos no Brasil. “Essa é a equação que temos que pensar e é a perspectiva que se coloca para o desenvolvimento hoteleiro e para o turismo para ter uma infraestrutura para fundamentar o crescimento”.
Setor aéreo
A presidente da Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Jurema Monteiro, e o diretor de Segurança e Operações de voo da Abear, Ruy Amparo, compartilharam um panorama dos desafios e oportunidades do setor aéreo brasileiro.
Jurema afirmou, em vídeo exibido no 6º Expo Fórum Visite São Paulo que as ações de promoção e incentivo de viagens aéreas são fundamentais. “Realizamos ações com a grande mídia, com participação em eventos, realização de viagem com influenciadores digitais que espalharam os destinos turísticos de todo o país, principalmente de São Paulo”.
“Encerramos o ano celebrando essa parceria com votos de que a gente continue juntos no ano que vem”, sublinhou a presidente da Abear ao falar sobre o trabalho desenvolvido em parceria com o São Paulo Convention & Visitors bureau. Ruy Amparo, por sua vez, ressaltou que a parceria da Abear e SPCVB é sólida e importante para o turismo brasileiro.
O diretor de Segurança e Operações de voo da Abear afirmou que 2023 foi um ano de recomposição do setor. “Quando lemos o balanço aéreo hoje, temos prejuízo. A boa notícia é que temos uma defasagem entre oferta e demanda. Estamos buscando recompor a frota e esse equilíbrio que é necessário, inclusive, para as tarifas chegarem ao lugar adequado”, disse Ruy.
O executivo apontou que, pela primeira vez, a demanda para março não está caindo. “A boa notícia é que o Brasil está se recompondo. A má notícia é que a disputa por frotas no mundo é muito complicada. Os fabricantes não aviões para entregar, revisão de componente, de aeronaves. Aos poucos vai se acertando. Quem trabalha com a aviação tem que ter resiliência. A nossa visão é otimista. O mais importante é que tudo fique estável”.
Ruy observou que a mão de obra qualificada também é um desafio enfrentado pelas companhias aéreas. “Tivemos um enxugamento de profissionais altamente especializados. Muitos jovens foram desestimulados a fazer o treinamento de pilotos. Temos uma falta de piloto no mercado geral que está nos custando um pouco”, finalizou ele, lembrando que há uma expansão de voos de pequenos portes no país.
Embora o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena comunguem em partidos diferentes – o primeiro é do MDB e o segundo do Republicanos, ambos estão afinados com a economia do turismo de São Paulo. Aliados por uma causa econômica, o Turismo é atividade com potencial para fortalecer economias da capital paulista e de todo o Estado de SP e isto ficou claro no 6º. Fórum Visite São Paulo do qual os dois participaram.
por Cecília Fazzini com EDIÇÃO DO DIÁRIO
A potência do turismo como atividade econômica, considerada toda a cadeia do setor, para a cidade de São Paulo e todo o território do Estado, foi destaque no 6º. Fórum Visite São Paulo, que reuniu, nesta terça-feira (5), autoridades e representantes do trade, no WTC Events Center, na capital paulista. Promovido pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau, o evento celebra as quatro décadas da Fundação 25 de Janeiro, instituição que é a pedra fundamental do órgão promotor
Parceria
Parceria é palavra chave e levada à sério para potencializar ações, em especial quando o desafio é fazer mover a roda dos negócios do turismo na esfera pública. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes destacou, durante sua apresentação no 6º. Expo Fórum Visite São Paulo, providências em relação ao Plano de Turismo 2024/2029, que tem como meta estabelecer conjunto de medidas para incentivar ainda mais e sistematizar a visitação à capital paulista. De acordo com ele, a metrópole, conhecida por atrair viajantes de negócios, já mostra que tem capacidade para crescer em outras direções. “Estamos caminhando a passos largos e firmes na atividade do turismo”, constata o chefe do executivo paulistano.
Nunes comemora o aumento de 30% no número de turistas na cidade, nos últimos 12 meses, ao lembrar que ainda há muito espaço a ser ocupado na rede hoteleira. Frisou a importância da oferta gastronômica que coloca São Paulo no topo da escolha dos viajantes.
Os investimentos também reforçam a aposta do município em outros predicados paulistanos como o automobilismo, que converge a visitação para certames que tem a Fórmula I e Indy como carros-chefe, o que explica o aporte de R$ 100 milhões que está sendo realizado no Autódromo de Interlagos. Além dos shows musicais e eventos de negócios, a capital também aposta no lazer ao ar livre, com seu portfólio de 112 parques e 58 clubes esportivos. “O turismo é sinônimo de trabalho e renda que repercutem em igualdade social”, sentenciou o prefeito.
Ponto nevrálgico – A segurança pública, ponto nevrálgico da administração de um grande centro, está sendo coordenada, de acordo com Nunes, em parceira com o governo do Estado. As medidas incluem, aumento do efetivo e projeto de melhoria de remuneração dos responsáveis pelo policiamento, em tramitação na Câmara dos Vereadores. O prefeito declarou seguir firme, apesar da polêmica tornada pública, na instalação de 20 mil câmeras de monitoramento a serem distribuídas pela cidade.
“O turismo é sinônimo de trabalho e renda que repercutem em igualdade social”, Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo
SP é o Estado da diversidade e da hospitalidade
Se há algo que consegue ser mais grandioso do que a economia paulista e a extensão territorial é a vocação para hospitalidade e o quanto é capaz de abrigar a diversidade. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, salientou que o mote oficial “São Paulo Para Todos”- que tem o objetivo de propagar o destino para o Brasil e o mundo como um local plural e hospitaleiro – é chamada que caracteriza a realidade. “Aqui é o local onde há mais nordestinos fora do Nordeste brasileiro e as maiores colônias de estrangeiros, a exemplo de japoneses, italianos e libaneses aportaram nesse território do País”, afirmou.
“São Paulo é um Estado que implica em oportunidades. E o turismo está inserido como um grande negócio para São Paulo e São Paulo é um grande negócio para o Turismo”, sentenciou Lucena. Ele recomendou que o tema do turismo conste não apenas da agenda econômica, mas também da agenda eleitoral, priorizado na pauta dos candidatos que disputam o pleito municipal em 2024.
Números animadores
Considerada a indústria que já corresponde a 10% do PIB mundial e gera 13% dos empregos no Planeta, o turismo paulista precisa olhar com maior atenção para o setor. O secretário lembrou que 2,3 milhões de empregos no estado de SP se referem à ocupação no turismo, só este ano, até outrubro, já foram gerados 54 mil novos postos de trabalho. E no que diz respeito à capacidade de movimentar pessoas, a estimativa, no início de 2024, era de que São Paulo, nos seus mais diferentes pólos turísticos, receberia 1,89 milhão de visitantes até o final do exercício, sendo que na contabilização da chegadas – até outubro último- esse número já alcançava 1,7 milhão de viajantes. Os aeroportos paulistas receberam 61 milhões de desembarques, nos primeiros 10 meses do ano, muito próximo da meta anual de 75 milhões de pessoas.
Ambiente Virtuoso
Lucena identifica um ambiente virtuoso de desenvolvimento no turismo paulistano. Essa vocação para o crescimento recebe reforço como o lançamento pelo governo estadual, no último dia 5 de outubro, do plano de fomento para o turismo, que demandará a liberação de R$ 4 bilhões em crédito qualificado, em condições diferenciadas, tanto para municípios como para a iniciativa privada.
Além da presença em 37 feiras nacionais e 9 internacionais, o destino também aposta com energia na promoção através de road shows e capacitações junto às secretarias municipais. Três segmentos recebem atenção especial do turismo oficial paulista: rural, náutico e ferroviário. E entre as tendências para o próximo ano, a despertar maior interesse, tanto do empreendedor quanto do turista, Lucena relacionou as iniciativas em turismo sustentável, experiências locais e autênticas, tecnologia no turismo, viagens personalizadas e turismo de saúde e bem-estar.
“São Paulo não é apenas um estado turístico, é um grande negócio para o turismo. Com uma diversidade cultural infraestrutura de classe mundial e oportunidades infinitas, estamos prontos para escrever uma história de sucesso, que beneficie a todos que o visitam e chamam este estado de lar”, Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo
Em uma análise da Black Friday rodoviária, a plataforma BuscaOnibus fez um levantamento que mostra que, no dia da Black Friday (24.11), ofertas foram semelhantes a de dias “normais”, e na semana anterior, descontos variavam de 70% a 90%
Você já deve ter escutado a seguinte frase: “Cuidado com as “promoções” da Black Friday”. Isso porque, algumas vezes, o preço de um produto ou serviço durante a Black Friday é praticamente o mesmo ou até maior do que em outros períodos do ano. Ou seja, não traz a verdadeira promoção que a Black Friday oferece. Para falar sobre isso, a plataforma BuscaOnibus fez uma análise exclusiva para o DIÁRIO sobre a Black Friday no setor rodoviário:
Análise Black Friday rodoviária
No mercado rodoviário, a “Black Friday” ofereceu um volume significativo de descontos a usuários que pesquisaram passagens ao longo do mês de novembro, mas na data “correta” da promoção – a sexta, 24.11 – as ofertas foram praticamente as mesmas de dias normais. É o que aponta um levantamento da plataforma BuscaOnibus, pioneira no Brasil de comparação de preços e trechos no mercado rodoviário, e que agrega informações de mais de 250 empresas do setor.
Ao longo de novembro, era possível encontrar descontos na faixa dos 50% a 70% em algumas das mais importantes rotas entre capitais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto que o auge das promoções aconteceu na semana anterior à Black Friday (entre os dias 18 e 20.11), com ofertas superiores a 90% em rotas como Brasília-Goiânia – com passagens a R$ 12,00 em ônibus leito e R$3,00 em viagem executiva – e de 70% no trecho Rio-São Paulo, o mais procurado do país, com valores caindo de quase R$ 500,00 para R$ 138,00.
Mas no dia da Black Friday, 24.11, as promoções “minguaram”, chegando a patamares que já eram oferecidos em datas normais, entre 30% e 50%.
Na avaliação de José Almeida, CEO da BuscaOnibus, essa antecipação das promoções se deve à forte concorrência no mercado rodoviário e também pelo fato do mês de novembro ter vários feriados, como Finados, Proclamação da República e, em algumas capitais, do Dia da Consciência Negra. A proximidade com o Natal, Ano Novo e férias de verão também é um estímulo para oferecer descontos neste período do ano. “Notamos que o percentual de desconto na Black Friday deste ano foi próximo à média das ofertas do resto do ano”, comentou o CEO.
MAIORES DESCONTOS DE PASSAGENS RODOVIÁRIAS EM NOVEMBRO:
Primeira semana (feriado Finados): entre 50% e 70%
Semana pré-Black Friday (18 a 20.11): entre 70% e 90%
Black Friday (24.11): entre 30% e 50%
Mas, além dos feriados, o principal fator da antecipação dos descontos é a competitividade no setor – segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), atualmente há mais de 60 portais que vendem passagens online, além das próprias viações. E em alguns trechos, o volume de empresas disputando o mercado aumentou consideravelmente nos últimos anos. É o caso do trecho líder em descontos, Brasília/Goiânia, onde operam 15 empresas rodoviárias.
“Em qualquer data do ano é possível encontrar passagens por cerca de R$ 20, o que é um valor baixo para uma viagem de mais de 200km”, considera Almeida. No trecho de 400km entre Rio-São Paulo, onde atuam pelo menos 12 empresas, é possível encontrar normalmente passagens entre R$ 60 a R$70. “Para quem costuma fazer pesquisas, a Black Friday pode ser em qualquer dia do ano”, resumiu.
De acordo com pesquisa da AirHelp Score, as aéreas brasileiras ficam longe das melhores do mundo em 2023; avaliação global de usuários traz Azul na 47ª posição e Gol no 68º lugar
De acordo com o ranking internacional AirHelp Score, divulgado nesta terça-feira, 05, nenhuma companhia área brasileira está entre as mais bem avaliadas do mundo em 2023. Conforme nota oficial enviada ao DIÁRIO, as empresas Azul e Gol foram listadas no levantamento, mas passaram longe do topo, ocupando 47º e 68º lugares, respectivamente. Já a Latam Airlines, na edição do ano passado, ocupou a quinta posição. Mas neste ano, acabou não aparecendo na relação.
Por sua vez, a Qatar Airways repetiu o feito de 2022 e foi considerada novamente a melhor companhia aérea na avaliação dos passageiros. Isso porque a empresa obteve 8,38 como nota final, destacando-se pela opinião dos usuários (8,8), pontualidade (8,4) e consistência no processamento de reclamações (8,0).
Além disso, a atual edição do ranking foram listadas 83 companhias aéreas, avaliadas por cerca de 16 mil usuários de 58 países. A pesquisa, feita de janeiro a outubro deste ano, foi estruturada em três temas centrais. São eles: pontualidade dos voos; qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes.
Aéreas brasileiras ficam longe das melhores do mundo, mas tem destaques: veja
Entre as aéreas nacionais, a Azul (47a posição) foi bem avaliada em termos de performance de partida e chegada no horário (8,3) e serviços (8,4), mas apenas 3,5 para processamento de reclamações. Chegando então a 6,74 como nota final.
Já a Gol (68° lugar) recebeu nota 7,9 para pontualidade; 7,8 para serviço e apenas 2 em relação ao atendimento de reclamações de usuários – pior índice nacional registrado – alcançando pontuação final de 5,89.
Diretor-geral da AirHelp no Brasil comenta resultados das aéreas brasileiras
“Este ranking mostra que as companhias aéreas brasileiras continuam ficando muito atrás de suas concorrentes. O levantamento conta apenas com a avaliação dos passageiros e acaba deixando claro que ainda há um longo caminho a percorrer para que os usuários mudem essa percepção. Elas ainda deixam muito a desejar em casos de reclamação ou queixa”, avaliou Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
“Temos como missão auxiliar os passageiros aéreos a reivindicar seus direitos garantidos pela lei e conscientizá-los em quais circunstâncias são cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor”, complementou.
A AirHelp Score, publicada desde 2015, é uma das avaliações mais abrangentes e precisas de companhias aéreas e aeroportos. Além disso, ela tem o intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros aéreos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.
Confira o ranking das melhores cias aéreas do mundo, segundo a AirHelp Score
As aulas do Zico 10 Camp acontecem em janeiro, são para crianças de 6 a 15 anos de idade e profissionais treinados pelo próprio craque supervisionam as aulas
Tradição durante as férias escolares, nos meses de janeiro e julho, e um sucesso no Club Med, o Zico 10 Camp, a escola de futebol do ex-craque brasileiro Zico, já tem data para sua 11ª edição: de 3 a 28 de janeiro*. A escola é oferecida no all inclusive, sem custo adicional, e tem aulas práticas. Acompanham também jogos e treinos supervisionados por uma equipe especializada de instrutores e professores que o próprio Zico selecionou.
Além disso, o projeto, que já atendeu a mais de 6.200 crianças ao longo das edições e acontece nos resorts Club Med Lake Paradise (SP) e Club Med Rio das Pedras (RJ).
Zico 10 Camp atende hóspedes mirins: veja datas, horários e como participar
Conforme nota enviada ao DIÁRIO, as turmas são para meninas e meninos entre 6 e 15 anos de idade. As aulas acontecem de quarta-feira a domingo, nos turnos da manhã (das 09h às 11h) e tarde (das 16h às 18h)**.
Para participar, é necessário estar hospedado em uma das duas unidades do Club Med e fazer a inscrição diretamente no local com a equipe do Zico 10 Camp. Tudo isso sem a necessidade de pagamento extra.
“Através do Zico 10 Camp, levamos muita diversão e incentivamos a prática do esporte para as crianças. É um momento no qual os pequenos podem fazer novas amizades ao passo que desenvolvem habilidades sociais, como convivialidade, comunicação e autoconfiança. Além disso, aproveitam as férias para gastar as energias praticando um esporte enquanto os pais relaxam no resort”, comentou o craque Zico.
Para saber mais sobre o Zico 10 Camp, acesse a página no site do Club Med.
*Datas de funcionamento do Zico 10 Camp: de 03/01/2024 a 07/01/24; de 10/01/2024 a 14/01/2024; de 17/01/2024 a 21/01/2024; e de 24/01/2024 a 28/01/2024.
**Horários de funcionamento: às quartas, funcionará apenas no período da tarde (16h às 18h) e aos domingos, funcionará apenas no período da manhã (09h às 11h).
Serviço:
Club Med Lake Paradise
Endereço: Rodovia Engenheiro Candido Do Rêgo Chaves, 4500, Jundiapeba, Mogi Das Cruzes/SP
História da entidade foi enaltecida por Raul Souza Sulzbacher (SPCVB), Caio Carvalho (Bandeirantes) e Marisa Canton (FGV/SP)
O 6º Expo Fórum Visite São Paulo, realizado ao longo desta terça-feira (5) no Hotel Sheraton São Paulo WTC, na Zona Sul paulistana, celebrou os 40 anos da Fundação 25 de Janeiro.
O papel da entidade no desenvolvimento do turismo na capital e interior paulista foi contada em painel que reuniu Raul Souza Sulzbacher (SPCVB), Caio Carvalho (Bandeirantes) e Marisa Canton (FGV/SP).
Fundada em 1983, a Fundação sem fins lucrativos trabalha pela promoção do mercado de turismo na capital e interior de São Paulo, estimulando os negócios e capacitação. Ela congrega mais de 600 associados que representam diversos segmentos do setor turístico paulistano e dos destinos associados.
Presente na fundação da entidade, Marisa se disse grata por revisitar a história neste aniversário. “O Convention começou em uma sala. É uma honra ver a sua grandiosidade de atuação e credibilidade, com repercussão nacional e com visão cada vez mais estratégica para o desenvolvimento do setor”.
Marisa apontou que a entidade vivenciou um grande salto a partir da sua segunda gestão, assumida pelo empresário João Dória. “Dali em diante a entidade se desenvolveu, se profissionalizou e se tornou estratégica”.
Profissionalizamos o SPCVB
Raul Souza Sulzbacher, presidente do Conselho Curador do SPCVB – São Paulo Convention & Visitors Bureau, apontou que a cidade de São Paulo passou por uma revolução nos últimos 40 anos desde a fundação da entidade.
“Há trinta anos profissionalizamos o São Paulo Convention & Visitors Bureau. Desde então a entidade se tornou forte e estruturada e estratégica para contribuir com a cidade e o país”, assegurou o executivo.
Ele lembrou que São Paulo não era a cidade grandiosa de hoje. Tinha um potencial incrível e que ainda não era nada. São Paulo teve uma pujança de desenvolvimento nos últimos quarenta anos. São Paulo está no contexto internacional há apenas vinte anos”.
Raul ressaltou que é essencial mostrar ao mundo potencial de São Paulo. “Hoje temos uma cidade que não tem nada a dever as grandes cidades como Nova York, Londres… São Paulo é para todos. São Paulo é tudo de bom. o potencial de São Paulo é muito grande. O potencial do estado de SP é imbatível e ainda tem que ser descoberta”.
Caio Carvalho, do grupo Bandeirantes, disse por meio de um vídeo gravado que a Fundação 25 de Janeiro é uma instituição séria que cuida de São Paulo com uma gestão profissional. O Convention é um exemplo de como o turismo deve ser trabalhado. É uma das melhores entidades do turismo na América Latina”. (Colaboração de Zaqueu Rodrigues com Edição do DT))
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