O parque fica no trajeto do trem e promete ser mais um atrativo no percurso ferroviário entre Itu e Salto
No próximo sábado, 19 de outubro, o Trem da República ganha um novo espaço: o Parque Augusto, uma área dedicada ao meio ambiente e à memória afetiva, que faz parte do Projeto Augusto – Arborizando o Planeta. O novo espaço será inaugurado com a presença de autoridades e convidados e promete ser um ponto de destaque na rota ferroviária que conecta as cidades de Salto e Itu, no interior paulista.
O projeto é uma homenagem a Augusto Malschitzky Rossetto, filho de Valmor e Nancy Rossetto, que faleceu precocemente aos quatro anos de idade, vítima de um edema pulmonar. Desde sua perda, os pais o homenageiam plantando árvores em diversas partes do país, perpetuando a memória do filho e contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.
O Parque Augusto abrigará 50 mudas da árvore Punica granatum (romã), uma espécie reconhecida por seu simbolismo ligado à renovação e fertilidade. De acordo com Adonai Aires de Arruda, presidente da Serra Verde Express, empresa que opera o Trem da República, a inauguração é uma oportunidade de unir turismo, natureza e memória.
“O Trem da República não é apenas um transporte, mas um meio de promover experiências únicas. A inauguração do Parque Augusto reafirma nosso compromisso com o turismo sustentável e com o desenvolvimento local. Estamos constantemente buscando maneiras de enriquecer essa jornada”, afirma Arruda.
A Inauguração
A viagem inaugural rumo ao Parque Augusto vai ser fechada para convidados, no dia 19 de outubro, com um cerimonial de abertura e um almoço especial no restaurante da estação de Salto.
A partir deste dia, os passageiros vão poder visitar o memorial nos trens das 9h e das 14h. Uma oportunidade para se conectar com a natureza e com as memórias deixadas por aqueles que partiram. “Queremos que as pessoas visitem o parque e sintam que estão semeando mais do que árvores, mas boas lembranças e um futuro mais verde”, comenta Adonai Arruda, destacando o simbolismo do projeto.
Inauguração Parque Augusto
Data: 19 de outubro
Local: Trem da República – Itu/SP
Horário: Saída do trem às 11h; Cerimonial de Abertura às 11h30; Retorno às 14h
Sobre o Trem da República
Inaugurado em 2020, o Trem da República é um projeto turístico que revive o legado histórico da Proclamação da República, conectando os municípios de Itu e Salto por meio de um passeio ferroviário repleto de charme e significado cultural. Além de ser uma atração singular, o trem também contribui para o desenvolvimento econômico da região, promovendo a geração de empregos e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo. O Trem da República faz parte do Grupo Serra Verde Express, uma referência no setor de turismo ferroviário no Brasil.
Indivíduos oriundos do Parque das Aves têm como destino final o Parque Estadual de Dois Irmãos
Graças ao transporte gratuito realizado na última terça-feira (8/10) pelo programa Avião Solidário da LATAM, em parceria com a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), dois indivíduos de mutum-de-alagoas (Pauxi mitu), espécie classificada como Extinta da Natureza (EW) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), cujos esforços de conservação se baseiam na manutenção de indivíduos sob cuidados humanos, receberam um novo lar.
O transporte foi realizado conforme recomendações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CEMAVE/ICMBio) e da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), seguindo as diretrizes previstas no Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica.
Os indivíduos nasceram no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, instituição reconhecida por ter experiência bem-sucedida de reprodução desta espécie. O destino final foi o Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife, o qual foi selecionado para fazer parte dos esforços relacionados à Educação para Conservação, trabalhando em ações educativas que abordam a importância do projeto de conservação para salvar o mutum-de-alagoas da extinção.
O transporte gratuito foi realizado pela LATAM Cargo em voo que partiu de Foz do Iguaçu, com escala em São Paulo e destino final em Recife, evitando o deslocamento terrestre de quase 4 mil quilômetros entre as instituições e reduzindo para sete horas um percurso que levaria em torno de 50 horas se realizado exclusivamente via terrestre. Os indivíduos chegaram bem e estão em quarentena no Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife.
Avião Solidário já transportou mais de 4,6 mil animais no Brasil
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul desde 4 de maio de 2024.
O Avião Solidário está inserido no pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.
O executivo acumula 34 anos de experiência nas áreas de turismo, hotelaria e parques aquáticos
Antes de assumir a liderança no Recanto Cataratas Thermas, Resort & Convention, o executivo atuou em posições de destaque na Aviva e na Urbia Cataratas, onde aprimorou suas habilidades em gestão e desenvolvimento de projetos turísticos.
O dirigente, que acumula mais de 34 anos de experiência nas áreas de hotelaria, parques aquáticos e turismo, destaca a importância deste novo desafio.
“Estou certo de que poderei contribuir significativamente para o crescimento do Recanto Cataratas”, inicia Calaça.
“Nossa localização, próxima ao Parque Nacional do Iguaçu, eleita a melhor atração do Brasil e da América do Sul, ocupando o 21º lugar no ranking mundial do Traveler’s Choice 2024 – Best of the Best, do Trip Advisor, nos posiciona de maneira única. Estamos prontos para potencializar os investimentos recentes e futuros.”, afirma o executivo.
Foco no lazer
Além da nova gestão, o resort está investindo na ampliação de suas áreas de lazer, com mais de 3.000 metros quadrados de instalações, incluindo piscinas e outras atrações, cuja entrega está programada para dezembro de 2024.
“Essa expansão irá proporcionar uma experiência ainda mais rica e diversificada para os hóspedes, reforçando o compromisso do Recanto Cataratas com a qualidade, excelência de serviços e a inovação que o resort já oferece”, acrescenta o dirigente.
Ampliando presença na Região Sul, Ramada Encore Ponta Grossa possui moderna infraestrutura e localização estratégica na cidade
A Atlantica Hospitality International, rede de hospitalidade com mais de 180 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, anuncia a inauguração do Ramada Encore Ponta Grossa. O hotel marca o segundo lançamento da administradora nesse semestre na cidade, com a ampliação da oferta de hospedagem de alta qualidade na região.
Ponta Grossa é considerada um polo empresarial em expansão, com demanda crescente por hospedagens. “O município atrai cada vez mais investimentos e consolida-se como um dos principais centros econômicos do Paraná. A abertura do Ramada Encore Ponta Grossa fortalece ainda mais esse cenário de crescimento. O hotel chega para ampliar a capacidade de leitos de primeira linha na região, contribuindo diretamente para a geração de empregos e movimentando a economia local”, afirma Guilherme Martini, VP de Operações, Vendas e Marketing da Atlantica Hospitality International.
O novo empreendimento traz uma proposta que atende tanto viajantes a negócios quanto turistas em busca de lazer, com 156 apartamentos modernos, sala de eventos, restaurante no lobby e um bar no rooftop, que oferece uma vista exclusiva da cidade. Localizado em frente ao estádio Germano Krüger e próximo ao Palladium Shopping Center, o hotel proporciona fácil acesso à região central e ao aeroporto da cidade.
Everton Ceci de Oliveira Rodrigues, com 21 anos de experiência em gerenciamento de equipes e empresas, assume a gerência da unidade. “Assumir a gerência do Ramada Encore Ponta Grossa é um desafio que exige dedicação e visão estratégica. Estou comprometido em implementar inovações que tragam mais eficiência e em criar um ambiente acolhedor tanto para os nossos clientes quanto para a nossa equipe”, conclui.
Sobre a Atlantica Hospitality International
Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta hoje com um portfólio com mais de 180 empreendimentos, que agregam a oferta de mais de 28 mil quartos, em mais de 70 cidades no Brasil.
Companhia amplia operações na Bahia com voos extras e novas conexões
A Azul anuncia uma nova rota entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e Ilhéus, no litoral sul da Bahia, para a alta temporada de verão 2024/2025. A conexão começará a operar no dia 16 de dezembro de 2024 e seguirá até 2 de fevereiro de 2025, com voos diários.
Os voos de ida partem de Guarulhos às 14h35, com pouso na cidade baiana às 16h40. Já o voo de volta está programado para decolar de Ilhéus às 17h15, chegando ao Aeroporto de Guarulhos às 19h20. As operações serão realizadas com a moderna aeronave Airbus A320, que possui capacidade para transportar 174 clientes.
“Estamos muito felizes em incluir a rota Guarulhos-Ilhéus na nossa malha, ainda mais durante a alta temporada de verão, quando tantos clientes escolhem a Bahia como destino. Ilhéus é uma cidade encantadora, repleta de história, cultura e belezas naturais, ideal para relaxar e curtir as férias. Sabemos o quanto nossos clientes amam viajar para a Bahia, e esse voo reforça nosso compromisso em oferecer sempre mais opções para que eles possam aproveitar,” destaca Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.
Alta temporada na Bahia
Além da nova rota entre Guarulhos e Ilhéus, a Azul reforça sua presença no estado da Bahia com voos extras diários conectando Ilhéus a outros importantes hubs da companhia, como Campinas, no interior de São Paulo, e Confins, em Minas Gerais. Ilhéus também continuará a contar com voos regulares para Salvador, capital baiana.
No total, durante o período de 16 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, a Azul irá operar mais de 3 mil voos extras em todo o Brasil, sendo que 38% dessas operações estão concentradas na região Nordeste. Para a Bahia, serão mais de 1.159 voos extras, oferecendo aos turistas e moradores locais maior conectividade e comodidade.
Porto Seguro se destaca como um dos destinos mais procurados pelos clientes da Azul durante o verão, figurando entre os cinco mais movimentados em número de voos nesse período.
Com as novas rotas e os voos extras da alta temporada, a Azul estima um aumento de 24% em suas operações no estado da Bahia, comparado ao volume atual, atingindo uma média de 37 voos diários em janeiro de 2025.
A decisão da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo foi clara: um hotel não pode ter o mesmo nome associado a uma marca internacional de publicações de moda, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, limitada a 20 dias. As informações são do site jurídico, Conjur.
Em matéria publicada nesta terça-feira (15), o Consultor Jurídico informa que a empresa proprietária do hotel foi condenada pelo TJ paulista por nomear um hotel de sua administração entre 1969 e 2022, ano de ajuizamento da ação, sem possuir o registro do nome.
“Por essa razão, a detentora da marca, que em 2019 foi reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como de alto renome, entendeu que a empresa ré infringiu os direitos marcários e praticou concorrência desleal”, informa o Conjur.
De acordo com decisão do desembargador Ricardo Negrão, apesar do reconhecimento de marca de alto renome não produzir efeitos em marca igual ou similar de outro ramo de atividade já registrada, a hipótese não pode ser aplicada no caso concreto porque a empresa hoteleira não possui registro de sua marca. “Não possuindo o direito de uso da marca, deve abster-se de utilizar o vocábulo que adquiriu proteção de notoriedade,” afirma nos autos.
O magistrado, entretanto, afastou o pedido de indenização por entender que não houve má-fé por parte da ré.
Ainda, segundo o Conjur, “O direito ao ressarcimento de prejuízos causados por violação de marcas exige a prova de dolo, o que não se configura no exame dos autos, em que emerge que o uso pela requerida precede ao registro da marca e muito anos antes da concessão da exclusividade em todos os ramos de atividade. Assim, não teria sentido punir a prática de ilícito ocorrida anteriormente ao reconhecimento do direito de exclusividade de marca nominativa e a definição que se ora se apresenta neste julgamento. Seria punir infrator por violação sem que houvesse o reconhecimento da existência de direito a ser violado, considerando, ainda, a concessão tardia e a quase inexistência de casos assemelhados na jurisprudência pátria”, disse o desembargador.
Uma das revistas de moda mais influentes do mundo
A Vogue é uma das revistas de moda mais influentes do mundo. Ela foi fundada nos Estados Unidos, mais precisamente em 1892, por Arthur Baldwin Turnure, inicialmente como uma publicação semanal focada na alta sociedade nova-iorquina, cobrindo eventos sociais, cultura e moda.
Ao longo dos anos, a Vogue se transformou em uma referência global em moda e estilo de vida. Em 1909, a revista foi adquirida por Condé Nast, que expandiu sua circulação internacional e a reposicionou como uma publicação de moda de luxo. A Vogue se tornou mensal, com foco em tendências, estilo e conteúdo de alta moda, cobrindo também arte, cultura e reportagens investigativas relacionadas ao mundo fashion.
Vogue no Brasil
A Vogue Brasil foi lançada em 1975 e faz parte da rede global da marca. É uma das edições internacionais mais importantes da Vogue, influenciando diretamente a moda e a cultura do país. A edição brasileira mantém o foco em tendências globais, mas também destaca e promove o estilo brasileiro, com ênfase em designers, modelos e a diversidade cultural do Brasil. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com informações do Conjur)
Acontece nesta terça-feira (15), o 8º Fórum Brasileiro de Hotéis independentes, um espaço para trocas de conhecimentos e informações importantes para a hotelaria independente. O Fórum é conduzido pela Ameris Hotéis, a primeira e maior rede de hotéis independentes do Brasil.
De acordo com o CEO da Ameris Hotéis, Nuno Jesus, o tema principal será a Inovação e Eficiência na Gestão Hoteleira – Estratégias Integradas para o Sucesso. “É uma oportunidade para profissionais do setor hoteleiro obter importantes insights para o seu negócio por meio de ações mais eficazes, inovadoras e competitivas”, afirma Nuno ao DIÁRIO.
O evento acontece todos os anos, proporcionando um ambiente propício para discussão e reflexão sobre perspectivas e oportunidades para hotéis, meios de hospedagem.
“Manter um hotel competitivo é um desafio que exige planejamento e estratégias inteligentes, por isso, é muito importante para a performance do seu hotel estar atento às tendências do mercado”, afirma Nuno Jesus.
O evento é gratuíto e online, aberto a hoteleiros, consultores, fornecedores e veículos de mídia do trade. Contará com palestrantes com amplo conhecimento e experiência em hotelaria.
“Será uma oportunidade para você absorver e compartilhar conhecimentos, destacando-se da concorrência e construindo uma reputação sólida, atraindo e retendo clientes satisfeitos”, completa Nuno.
Veja a grade de palestrantes:
Nuno André Jesus – CEO Ameris Hotéis
Natural do Porto/Portugal, residente no Brasil desde 2014 e atua na hotelaria pelo qual tornou-se um grande apaixonado. Formado em processos gerenciais com MBA em gestão empresarial, está sempre atualizado em relação as tendencias e inovações do segmento hoteleiro. Em sua trajetória profissional atuou em todas as áreas de um hotel, o que lhe agregou ampla experiência para gerir empreendimento importantes nas empresas nacionais e internacionais pelas quais passou. Atualmente é o CEO da primeira e maior rede de hotéis independentes do Brasil.
Rodrigo Teixeira – CEO – Asksuite
Rodrigo Teixeira é formado em Administração de Empresas, com mais de 10 anos de experiência em Marketing e Vendas na Hotelaria. Em 2018, fundou e é desde então CEO da Asksuite. A empresa foi premiada por cinco anos consecutivos, pelo Hotel Tech Awards, como o melhor Agente de Reservas Omnicanal com IA para hotéis de todo o mundo. Em 2019, passou a fazer parte do seleto grupo de empresas Scale-ups da Endeavor. A Asksuite já atendeu mais de 90 milhões de viajantes de 3.700 propriedades clientes em 80 países. Seu propósito é simplificar a comunicação direta entre hotéis e viajantes.
Ricardo Souza – Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios
Bacharel em Hotelaria pela Universidade SENAC, Certificação em Gestão de Receitas pela Universidade de Cornell, Certified Revenue Management Executive pela HSMAI. Mais de 15 anos trabalhando na indústria hoteleira, tanto em vendas quanto, em grande parte, em Gestão de Receitas. Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios e Líder de Equipe para México e LATAM na Lighhouse.
Nádia Santos
Graduada em Psicologia – CRP 72935, é especialista em Administração de Marketing, Comércio Exterior, MBA Executivo de Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getúlio Vargas – FGV e Mestre na linha de pesquisa: Espaço, Cultura, e Sociedade – Ciências Sociais. Certificada em Gestão de empresas familiares – INSPER, Proprietária da empresa Personalis. Nádia Santos, trabalha como consultora em empresas familiares na governança e formação de sucessores, ministra treinamentos para liderança, atua com programas estruturados de Coaching e Mentoring para gestores e sucessores. Professora de MBA da Fundação Getúlio Vargas FGV. Autora dos livros: Planejamento e Liderança: conceitos, estratégias e comportamento humano. Editora Érica. Empresas Familiares: estudo abordando pequenas e médias empresas bem-sucedidas. Editora Alta Books. Apaixonada por pessoas, animais, cinema e pipoca.
Cristiano Placeres
Sócio Executivo da V4 Company, atua há mais de 25 anos diretamente no setor do Turismo, onde construiu uma sólida carreira na área de Vendas, Marketing, Desenvolvimento de Produtos, Revenue e Yield Management. Antes de dedicar-se à V4 Company, sua última posição foi como Diretor de Produtos Internacionais da CVC CORP, maior grupo de turismo da América do Sul, liderando um grande time em 9 países. Atuou à frente de centenas de campanhas de vendas responsáveis por receitas anuais de mais de R$2 bilhões em vendas.
Daniel Wagner
Atuante no trade hoteleiro de Ponta Grossa (PR), Daniel Wagner equilibra diferentes funções e negócios em seu dia a dia. Com mais de 20 anos de experiência no setor de Turismo, é sócio do Planalto Select Hotel Ponta Grossa, o mais bem avaliado da cidade. Desde 2000, atuante em movimentos associativistas empresariais. Começando como membro do Conselho Jovem da ACIPG (Associação Comercial Industrial Empresarial de Ponta Grossa) e, mais tarde, participando da fundação do Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau como primeiro presidente, de 2005 a 2009. De 2010 a 2022 também esteve à frente da Diretoria de Turismo da ACIPG. Atualmente ocupando a presidência do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais. Junto com a esposa Michelle é sócio da Central Park Administradora de Estacionamentos Ponta Grossa. Daniel Wagner também é idealizador da Rota 01, rota turística que celebra a primeira viagem de mototurismo da América do Sul (1923, de Ponta Grossa a Antonina – PR)
Henrique Severien
Empresário do setor hoteleiro e atual administrador do hotel do Aeroporto Internacional de Brasília pela rede Accor. Atua na área desde 1996 com passagem pela Europa nas redes Caesar Park e TAJ International Hotels. No Brasil integrou a Blue Tree Hotels além das redes locais Pontes Hotéis e Resorts e Rede Bittar. Agrega as funções de Presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Distrito Federal e Membro Titular do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal. Recebeu em 2023 o prêmio de Profissional Destaque da Hotelaria pela ABBTUR – Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo. Formado em International Hospitality Management pela faculdade Les Roches na Suíça – 1999 e International Baccalaureate Diploma com ênfase em Economia pela St. Julian`s School em Portugal – 1996
Desde o anúncio da parceria, as aéreas transportaram 2 milhões de passageiros em mais de 11 mil voos, consolidando sua rede combinada como a parceria de JV número 1 conectando as Américas do Sul e do Norte, com mais de 300 destinos atendidos
Dois anos após o início de sua joint venture, a Delta e a LATAM Brasil informam que, desde 2022, a parceria permitiu um crescimento de 58% na oferta de assentos. Isso se traduz em quatro novas rotas (São Paulo-Atlanta #2, Rio de Janeiro-Atlanta, Rio de Janeiro-Nova York e São Paulo-Los Angeles), mais de 11 mil voos operados e 2 milhões de passageiros transportados* entre o Brasil e a América do Norte.
“Nossa aliança com a LATAM está mais amadurecida e não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados. Além da associação comercial que comprovadamente é um sucesso, temos uma parceira com os mesmos princípios da Delta: colocamos as pessoas no centro de tudo o que fazemos, priorizando a segurança e o bem-estar de nossos funcionários e clientes”, disse Ricardo de Oliveira, gerente regional de Vendas da Delta no Brasil. “Ressalto também a importância da capilaridade da rede da LATAM no Brasil, que é fundamental para trazer a São Paulo e Rio de Janeiro os viajantes de outras partes do Brasil que embarcarão em nossos voos, garantindo conexões mais rápidas e confortáveis para eles, o que se soma a uma experiência de viagem integrada e de alto nível, inúmeros benefícios recíprocos para os passageiros frequentes e vantagens especiais para os clientes corporativos”.
Nos dois anos da JV, as empresas aéreas lançaram conjuntamente os voos regulares Rio de Janeiro-Atlanta (operado pela Delta) e São Paulo-Los Angeles (operado pela LATAM), além da segunda frequência diária São Paulo-Atlanta e a rota sazonal entre Rio de Janeiro e Nova York-JFK, ambas da Delta. A expansão reflete o interesse e a demanda por viagens entre Brasil e América do Norte, além de destacar o papel chave que o País desempenha dentro da JV, consolidando a importância estratégica do Brasil no mercado de aviação das Américas.
“A LATAM continua sendo a melhor parceira da Delta dentro do Brasil e da América do Sul. Além da complementariedade, o foco estratégico e o cuidado em oferecer uma excelente experiência ao cliente, os números da operação demonstram a potência que a união das duas companhias representa em conectividade e oferta”, disse a diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, Aline Mafra.
No âmbito geral da aliança, a joint venture Delta-LATAM também comemora o segundo aniversário com conquistas notáveis, solidificando sua posição como a melhor opção para viajantes entre as Américas do Norte e do Sul. Nos últimos dois anos, a parceria registrou um impressionante crescimento de 68% no número de voos na região, operando 32.360 voos e transportando 5 milhões de passageiros entre as Américas do Norte e do Sul.
Outros marcos importantes no segundo ano de operações conjuntas foram a entrada do Equador no escopo da JV, que se junta a Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai, bem como o aprimoramento das operações de carga.
Com Atlanta (ATL), Boston (BOS), Los Angeles (LAX), Miami (MIA), Nova York (JFK) e Orlando (MCO) como portões de entrada na América do Norte e Bogotá (BOG), Cartagena (CTG), Fortaleza (FOR), Lima (LIM), Quito (UIO), Rio de Janeiro (GIG), Santiago (SCL) e São Paulo (GRU) como portões de entrada na América do Sul, a joint venture Delta-LATAM operou até 25 rotas sem escalas nos primeiros dois anos, aproximando cidades importantes em ambos os lados do continente, o que inclui a rota sazonal Santiago-Orlando, lançada este ano e mais um voo que ajuda a confirmar nossa rede combinada como a parceria de joint venture número 1 conectando a América do Sul e a América do Norte, com uma rede que abrange mais de 300 destinos.
Executivo participou da fundação da Azul Linhas Aéreas, em 2008, e hoje ocupa a vice-presidência técnica da companhia
Flávio Costa, um dos fundadores da Azul Linhas Aéreas, acaba de ser homenageado com o batismo de uma aeronave para marcar e comemorar os seus 50 anos de trabalho na Aviação comercial brasileira. O executivo teve o seu nome estampado na fuselagem de um dos 27 Cessna Grand Caravan da Azul Conecta, empresa responsável pelos voos regionais da Azul e na qual ele presidiu de 2020 a 2024.
“Ao longo de minha trajetória na Aviação, eu já tive momentos muito felizes, mas nenhum se assemelha ao recebido hoje: dar o meu nome como batismo de um avião da Azul Conecta, o “meu bebê” que me trouxe muitas alegrias, além de um notório enriquecimento profissional”, disse Flávio, ao receber a homenagem.
Ocupando atualmente o cargo de vice-presidente Técnico da Azul, Flávio Costa iniciou no setor na antiga Cruzeiro do Sul Serviços Aéreos e passou por empresas como Varig, Pluna, EuroAtlantic e Ocean Air, até chegar em 2008 na Azul, quando foi, na época, o responsável pela certificação inicial da companhia junto à Anac.
“Olhar para o passado me traz boas lembranças. Hoje, completando cinco décadas na Aviação, sinto orgulho do que conquistei e do caminho que percorri e agradeço imensamente a todos com quem cruzei nessa jornada”, completou o executivo.
Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) oferece 1.000 voos diários para mais de 160 destinos. Com uma frota operacional de mais de 180 aeronaves e mais de 16 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards.
O Programa de Excelência e Gestão Hoteleira (PEGH), desenvolvido pela Resorts Brasil em parceria com a FGV é uma iniciativa pioneira no mercado com o objetivo de desenvolver executivos para liderar o setor, com foco na gestão estratégica e no aprimoramento do desempenho, preparando líderes para enfrentar desafios e impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade do mercado.
A primeira turma já está completa, e a demanda foi tamanha que a Resorts Brasil já estuda, juntamente com a FGV, o lançamento da segunda edição, com início previsto para o primeiro semestre de 2025. O PEGH foi lançado em 16 de setembro, na FGV, em uma cerimônia que reuniu líderes da hospitalidade e do turismo, integrantes do corpo gestor e docente do PEGH, para celebrar a iniciativa.
Marcelo Picka Van Roey, presidente da Resorts Brasil, fez a abertura, onde destacou a importância simbólica da apresentação: “Ontem, 15 de setembro, foi comemorado 70 anos dessa ‘casa FGV-EAESP’, uma data muito simbólica para fazer esse lançamento.” Ele reforçou que a educação é um dos pilares fundamentais da Associação: “Dentre os pilares que a Resorts Brasil representa, quatro temas são muito importantes e ganham muita força se construídos de maneira coletiva pelo setor de turismo: inovação, relações governamentais, ESG e educação.”.
Segundo Felipe Castro, Vice-presidente de Operações da Resorts Brasil, foram entrevistados diretores e gestores operacionais para entender o tipo de programa em que eles gostariam de participar. Com base nessas informações, foram identificados os temas prioritários e as instituições de ensino mais relevantes para os profissionais do setor, levando à parceria com a FGV. “Estamos iniciando um movimento conjunto e coletivo de repensar como formamos e requalificamos as nossas lideranças permanentemente”, afirma Felipe Castro.
Primeiro módulo
O PEGH, programado para começar na noite de 14 de outubro, será ministrado de maneira semipresencial (com aulas online e duas imersões presenciais em São Paulo), em formato síncrono, e está dividido em três módulos. O primeiro módulo, denominado Liderança e Gestão, ocorrerá entre outubro e novembro, com encontros específicos nos dias 21 de outubro e 25 de novembro. Esse módulo foca no papel do líder em hotéis e resorts em ambientes instáveis, desenvolvendo habilidades para inspirar e engajar equipes dentro do propósito organizacional. Paul Ferreira (FGV) conduzirá as atividades, contando com o apoio da Ana Biselli Aidar (Resorts Brasil) e da participação de especialistas do setor como Antonio Dias (Royal Palm Hotels & Resorts) e Lizete Ribeiro (Grupo Tauá). Paul Ferreira ressalta: “É uma abordagem que vai no sentido de realmente aproximar a indústria com o mundo acadêmico e que isso se materializa com esse programa”.
Segundo módulo
O segundo módulo, que acontece de novembro a março, focará na “Experiência do Cliente” para aprimorar a capacidade dos participantes em identificar e atender às necessidades dos consumidores, transformando-os em defensores da marca. Patrícia Boaventura (FGV) conduzirá as aulas, com o apoio do Paulo Mélega (Atrio Hotel Management) e com a participação de especialistas do setor, Chieko Aoki (Blue Tree Hotels), Guilherme Martini (Atlantica Hotels) e Trícia Neves (Mapie) nos encontros agendados para os dias 5 de novembro e 13 de março. Segundo Patrícia, o objetivo é “promover discussões práticas e trazer conceitos relevantes para aprofundar a bagagem dos profissionais e, assim, colaborar na tomada de decisão”. A professora Patrícia também ressalta o interesse da instituição em estreitar laços com o setor, compartilhando o conhecimento produzido: “Queremos devolver para a sociedade o que desenvolvemos aqui, impactando não só resorts, hotéis e parques, mas o turismo como um todo, um setor econômico fundamental”.
Vale destacar que, entre os dias 10 e 15 de novembro, acontecerá em Lisboa, Portugal, a Missão Empresarial Web Summit, organizada pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, AtlanticHub e NoGap, com o apoio do Turistech Hub. Como atividade extracurricular (opcional), os alunos do PEGH são estimulados a participar dessa programação especial dedicada a refletir como a tecnologia pode ser aplicada para solucionar os principais desafios enfrentados pelo setor hoteleiro. Após o Web Summit, será realizada uma masterclass com a participação do Roberto Tavares (Nest), de representantes do Turistech Hub e dos alunos do programa presentes na missão. Essa masterclass tem como objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos no evento, ampliando a compreensão dos participantes sobre as inovações apresentadas na capital portuguesa.
Além disso, será oferecido, também como opcional aos alunos do Programa, um nivelamento antes do início do terceiro módulo, com foco em análise de dados aplicada à hotelaria. A atividade acontecerá entre os dias 20 a 24 de janeiro e será conduzida pela Patrícia Boo (STR), com a participação do Ricardo Mader (JLL) e Thais Perfeito (HotelInvest), possibilitando ainda que os participantes se prepararem para obter a certificação internacional em Certification in Hotel Industry Analytics (CHIA).
Terceiro módulo
O terceiro e último módulo, que será ministrado de fevereiro a março, com foco em “Business Analytics”, tem como objetivo desenvolver habilidades analíticas que possibilitem o aprimoramento nas tomadas de decisões estratégicas em ambientes empresariais interdependentes. Lilian Carvalho (FGV) liderará este módulo, com o apoio do Roland de Bonadona (BHC Consultoria), e também contará com a participação de especialistas como Abel Castro (Accor Américas), Cristiano Gonçalves (Hyatt Hotels) e Eduardo Malheiros (Grupo Wish) nos dias 17 de fevereiro e 31 de março. Segundo Lilian Carvalho, “o objetivo do programa é ampliar o ferramental dos executivos e impactar positivamente a sustentabilidade e a competitividade dos negócios”.
Roland de Bonadona destaca a importância do projeto: “Estou impressionado com a ambição desse projeto, pelo propósito que ele tem e pelo sentido em termos de cooperação entre as empresas e o mundo acadêmico”. Ele também reforça a necessidade de um esforço conjunto para promover a participação: “Os profissionais têm a vontade de aprender, mas não é só isso. As empresas precisam incentivar seus profissionais a participarem desse programa. Para isso acontecer, é necessário um terceiro parceiro, como associações, para viabilizar essa colaboração dentro do ambiente acadêmico”.
Construção colaborativa entre professores e alunos
Assim, ao longo de 6 meses, os alunos contarão com uma metodologia a partir de uma construção colaborativa, ou seja, alunos e professores trabalharão em conjunto ao longo do desenvolvimento das aulas. O início do curso será marcado por uma masterclass com o tema “Transformações e Desempenho: o líder como catalisador da qualidade na Gestão” será ministrada no dia 14 de outubro via Zoom com a participação dos professores da FGV João Lins, Paul Ferreira e Lilian Carvalho, assim como dos membros da diretoria da Resorts Brasil, o presidente do conselho Marcelo Picka Van Roey, do Vice-Presidente de Operações Felipe Castro e da presidente executiva Ana Biselli Aidar.
Para o encerramento do programa, outra masterclass com o tema “Um olhar para além da hotelaria” também já está programada, contando com as participações de André Pousada (Royal Caribbean), Doreni Caramori (Grupo All) e Jurema Monteiro (Abear). A gestão de crise será um dos temas abordados.
Na reunião do conselho, ocorrida antes do lançamento oficial do PEGH, João Lins, Diretor Executivo do FGV In Company, destacou: “Hoje, a formação de quadros de gestão, como tem sido um pouco na nossa história, é um dos grandes gargalos do desenvolvimento do país”. Ele também afirmou a importância do projeto no campo de pesquisas, a fim de promover o desenvolvimento econômico e social. Isso ajuda a alimentar a pauta de pesquisa para que os estudos que são feitos aqui dentro da Fundação tenham um impacto no mercado e um valor agregado.
Caio Luiz de Carvalho, professor da FGV e ex-ministro do Esporte e Turismo, celebra o lançamento do programa de formação de novos líderes, destacando a importância da iniciativa para o setor. “O nosso setor é frágil, e vejo que vocês têm um papel fundamental em uma entidade como a Resorts Brasil”, afirma. Ele reforça a credibilidade da FGV na formação de gestores e administradores competentes, preparados para o mercado de trabalho. “Estou há 21 anos na FGV porque aqui entendo que as coisas são mais reais e práticas, sem o excesso de academicismo. Nós nos esforçamos para que os alunos que saem daqui façam bem o seu trabalho lá fora”.
Integração entre a Acadêmica e o Mercado no Setor de Turismo e Eventos
Durante o lançamento oficial do programa, Paul Ferreira, professor da FGV, destacou a relevância do curso em aproximar a indústria do setor acadêmico, especialmente em um momento de grandes transformações tecnológicas que estão impactando o setor hoteleiro e o comportamento dos consumidores. Segundo ele, a colaboração com a Resorts Brasil reúne o melhor dos dois mundos: as pesquisas desenvolvidas pela Fundação e as questões práticas enfrentadas pelas organizações. A presença de especialistas no curso também proporcionará aos novos gestores experiências valiosas para a solução de problemas concretos. Para Paul, investir no desenvolvimento dos profissionais é essencial para o crescimento sustentável do setor.
Roland Bonadona reforçou a ambição e o propósito do projeto, ressaltando a importância da cooperação entre empresas e academia. Ele mencionou que, embora a análise de dados não fosse um tema abordado com profundidade nas faculdades anteriormente, hoje é essencial para que o setor hoteleiro se adapte às demandas do mercado online, além de estar preparado para lidar com o público de forma mais estratégica. Por isso, programas como o PEGH são fundamentais para formar gestores capazes de enfrentar esses novos desafios.
Ao final do evento de lançamento, Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil, ressalta: “A educação é essencial para impulsionar o turismo como um todo. Com o PEGH, esperamos inspirar as principais lideranças do segmento de turismo e eventos a adotar iniciativas semelhantes, promovendo assim o desenvolvimento e a qualificação em toda a cadeia produtiva”.
Sobre o programa
O corpo diretivo do PEGH é composto por João Lins e Lilian Carvalho, da FGV, e Marcelo Picka Van Roey, Ana Biselli Aidar e Felipe Castro, da Resorts Brasil. O processo seletivo da segunda turma está previsto para acontecer a partir de novembro de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo devem fazer sua pré-inscrição por meio do seguinte formulário: https://forms.gle/XZzetN5depMMXxNt7. Para mais informações sobre o programa, entre em contato com a Resorts Brasil (fernanda@resortsbrasil.com.br) ou com a FGV (lilian.carvalho@fgv.br).
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