O Carnaval está chegando e o Brasil inteiro vai se entregar à folia. Obviamente, Curitiba não ficará de fora, com atrações para todos os gostos e bolsos.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para quem pretende aproveitar o feriadão mais animado do ano ou organizar compromissos especiais, confira uma programação completa, com diversas atividades entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março.
Aquece Pré-Folia
Com os blocos de rua agitando o centro de Curitiba, o Bávaro Bar, localizado na Rua 24 Horas, é o ponto ideal para começar o esquenta antes de mergulhar na folia. Durante o período de Carnaval, o bar vai funcionar todos os dias das 11h às 23h, exceto no domingo. A poucos passos dos blocos de rua, o Bávaro oferece um ambiente animado para aquecer os foliões antes da festa.
Quer se jogar de vez na rua? A Prefeitura de Curitiba disponibiliza a programação completa dos blocos de rua em seu site e redes sociais, com informações sobre horários, locais e atrações.
Folia e Diversão
Para quem busca aproveitar o Carnaval com muita música, animação e aquele clima descontraído, O Tal do Quintal é o destino. Localizada na Av. Jaime Reis (nº 366), no bairro São Francisco, a principal casa de samba do Sul do Brasil preparou uma programação imperdível, com samba, pagode e blocos de rua:
Sexta-feira, 01 de março: Resenha de Carnaval: Wes Ventura + Samba da Resenha + Ronnie Arpino + Passistas.
Sábado, 02 de março: Samba, Pagode e Serpentina: Quintalzinho + Vini Reis + Pagode dos Amigos.
Domingo, 03 de março: Bloco do Quintal: Show da Águia (Bateria Acadêmicos da Realeza) + Bloco do Quintal com PDA + Ivan Lucas e Banda.
Segunda-feira, 04 de março: Ressaca de Carnaval: Pagode da Ressaca.
Terça-feira, 05 de março: Samba da Saideira: Trio da Thaísa Milo + Bloco Batukando + Passistas.
Experiências Gastronômicas
A Soft Ice Cream traz uma opção deliciosa para quem quer se refrescar durante a folia. Com unidades espalhadas por Curitiba, a sorveteria é famosa por suas sobremesas geladas e criativas. Durante o Carnaval, a grande novidade do cardápio será o milkshake alcoólico, uma mistura de sabor e animação para acompanhar a energia do feriado.
Para aqueles que desejam um toque de sofisticação no feriadão, o Nuu Nikkei é uma excelente opção para os amantes da alta gastronomia. Localizado na Rua Fernando Simas (nº 333), no bairro Bigorrilho, o restaurante oferece uma fusão única da culinária japonesa e peruana, com pratos sofisticados e inovadores que tornarão sua celebração de Carnaval ainda mais deliciosa.
Outras opções imperdíveis para quem vai passar o feriadão em Curitiba são as casas comandadas pelo badalado chef Dudu Sperandio: Funiculare Pizzaria, Mercearia Avenida e Osteria Lupita. Para completar, vale também conferir de perto os incríveis Sambiquira e Madá Pizza & Vinho, empreendimentos do chef Beto Madalosso.
Escolas de Samba
No sábado (01), a partir das 21h10, o Grupo Especial das Escolas de Samba de Curitiba levará todo o encanto do Carnaval para a Avenida Marechal Deodoro, com desfiles da Leões da Mocidade, Enamorados do Samba, Deixa Falar, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza.
Tradição e Conforto
Se a ideia é aproveitar o feriado com passeios tranquilos e momentos em família, algumas opções oferecem atendimento especial. O Shopping São José, um dos principais centros comerciais da região metropolitana de Curitiba, reúne uma variedade de lojas e opções gastronômicas em um só local. No feriadão, o empreendimento vai funcionar com diversas atrações para quem busca uma programação mais tranquila.
Folia inusitada
O Carnaval, tradicionalmente associado a cores vibrantes, músicas de axé e samba, pode assumir formas inusitadas. Uma versão alternativa é a “Zombie Walk Curitiba”. No lugar de fantasias coloridas, que tal usar um visual macabro e sombrio? Será a 16ª edição da tradição farra de Carnaval dos “zumbis” em Curitiba, programada para o dia 2 de março – domingo de carnaval. A concentração acontece na Praça Osório, a partir das 9h.
Bloco Zumbie Walk leva milhares de monstros ao Centro de Curitiba – Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Outra opção “diferentona” é o Psycho Carnival. Para quem gosta de vertentes do rock’n’roll, essa é a chance de aproveitar o carnaval mais undergound da cidade. Com mais de 40 bandas confirmadas de nove países diferentes, a 24ª edição acontece entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março. O Jokers Pub, no bairro São Francisco, além de outros locais alternativos da cidade, serão palco para os shows. A mistura entre rockabilly e punk acolhe o público fiel, que cresce a cada edição do evento. Algumas das atrações são as bandas: Mad Sin, Messer Chups, Ovos Presley e Inocentes.
Um Carnaval bem editado! Uma revista com cores e alegria !
Que edição cuidadosa! Que metalinguagem da arte costurada com o fio de ouro da poesia e da boa prosa!
Às vésperas da multimídia apoteótica trioeletrizante carnavalbrasis- receber e ler a edição 6a.da Paleta é ter um respiro, é sair à tona pra respirar desse afogamento midiatico, supérfluo, carnavalizante do que se entende por comunicação.
Todos agora são comunicadores, editores, produtores de conteúdo (ohh), influencers, e se até um tempo atrás tinha pena do amolador de facas, do alfaiate, do sapateiro e do agente de viagem que estavam sendo engolidos pela onda descomunal da praticidade, hoje sinto compaixão dos verdadeiros editores, artistas, poetas, ilustradores, pintores que estão sendo extintos do mapa pela guilhotina da supercialidade, pela forca da pressa, pela cadeira elétrica da falta de tempo e pela Inteligência Artificial!
Há uma falta de tempo para construir uma frase bem feita, acrescida de um verbo bem colocado e um substantivo preciso e forte como uma árvore na primavera. Há uma falta de tempo para encharcar o pincel de tinta e trabalhar a perspectiva de um amanhecer. Há uma falta de tempo para observar o voo do pássaro e representar esse voo em um verso leve e fluido. Falta tempo para respirar.
Carnaval bem editado!
Só que hoje não! Para mim, ao menos! Coloquei o nariz pra fora e respirei as páginas da 6ª. edição da revista Paleta.
São artigos, poemas, resenhas, crônicas, fotos, desenhos e pinturas distribuída (os) nas 54 páginas como se fossem um manifesto para o bom gosto, para a pureza e para a esperança. A arte tem um enigma difícil de explicar. Tem que sentir.
Nela encontro duas páginas com meus amigos potiguares. Socorro Evangelista, a poetiza e Caius Marcelus o professor de história de Natal! Eles se manifestam ali! Cada um a sua maneira! Assim como o trovão e o relâmpago são fenômenos que andam juntos e nunca se desgrudam, assim são as amizades que são forjadas por meio da arte, são fenômenos indissolúveis! Que bom encontrá-los amigos, no coração da Paleta!
O editor da revista Alfredo Neves escreve no editorial:
“A arte é uma espécie de ruptura permanente, é como se fosse o carnaval das técnicas, estéticas do mundo das artes visuais, a Paleta chega com espaços de matizes e gêneros diversos, páginas com percepções convidativas para a análise e reflexão sobre o mundo, da literatura e das artes plásticas”.
É isso mesmo Alfredo! A arte é um corte em tudo o que é linear, obscuro e monocromático! A arte é um carnaval minimalista que cabe dentro de uma avenida ou dentro de uma caixa de fósforos. A arte cabe numa Paleta!
Em 2025, os cidadãos brasileiros contarão com 14 feriados nacionais, conforme o calendário oficial anunciado pelo governo federal. Dentre os dez feriados e oito pontos facultativos, quatro serão estendidos, formando os conhecidos “feriadões”. As tradicionais folgas de Carnaval também continuarão sendo consideradas pontos facultativos.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com o dobro de folgas prolongadas em relação a 2024, cresce a expectativa de aquecimento econômico, refletindo o aumento do consumo e do turismo no país nessas datas. Apenas durante o Carnaval, primeiro feriadão do ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um faturamento de R$ 12,03 bilhões, um crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior. Entre os setores que mais devem movimentar a economia está o de hospedagem, com previsão de arrecadação de R$ 1,28 bilhão.
O impacto dos feriados no turismo de bem-estar
Um dos que mais devem ser impulsionados pelo calendário favorável, o turismo de bem-estar, que inclui spas e hospedagens voltadas ao relaxamento e à recuperação do equilíbrio físico e emocional, se destaca. Spas de alto padrão já percebem um aumento significativo na procura por serviços durante os feriados prolongados, com hóspedes buscando pacotes de relaxamento, terapias antiestresse e experiências de desintoxicação. Caso do Spa Estância do Lago, localizado a poucos minutos de Curitiba (PR), que já conta com 100% de ocupação para o Carnaval de 2025, 10% a mais comparado ao mesmo feriado no último ano.
De acordo com Fabiano Lago, endocrinologista do spa, a demanda por esses serviços se intensifica especialmente nos feriados prolongados, mas mesmo folgas de um único dia já elevam a ocupação. “Nesses períodos, notamos que a procura aumenta significativamente, no entanto, a busca por uma pausa na correria faz com que até mesmo as folgas de apenas um dia, não sendo durante os finais de semana, também tragam um movimento maior”, destaca.
Durante os feriados, tanto turistas de outras cidades quanto visitantes locais aproveitam as folgas para se desconectar da rotina, o que impacta também no perfil dos serviços oferecidos pelos spas. “Há uma predominância no perfil de atividades procurados nessas datas, porque as pessoas que procuram um spa nelas normalmente estão mais focados no descanso e bem-estar mental, enquanto nos demais momentos do ano, há maior procura por tratamentos de longo prazo, priorizando a melhora física”, indica. “Atividades e profissionais que promovem relaxamento, alívio do estresse, descanso e desintoxicação são definitivamente os principais serviços solicitados nessas épocas”, reforça o endocrinologista.
Estratégias para atender a alta demanda
A alta demanda nos feriados, aumenta também a necessidade de estratégias específicas, tanto na captação de visitantes quanto na operação interna. “É natural que durante os feriados e períodos conhecidos pelo potencial de descanso, a procura por oportunidades de relaxamento aumente e é nesse momento que adotamos estratégias para atrair esse público, com campanhas voltadas, principalmente, para a conversão de reservas antecipadas”, indica Fabiano.
No aspecto operacional, o reforço nas equipes é essencial e ajuda a garantir um padrão de qualidade no atendimento. “Ajustamos especialmente as equipes da cozinha e Educação Física, garantindo que a experiência dos hóspedes mantenha a qualidade esperada em todos os aspectos. Além disso, dispomos de uma equipe multidisciplinar de saúde, com atendimento completo e profissionais dedicados ao bem-estar dos visitantes. A experiência exclusiva, aliada ao acompanhamento profissional personalizado e conexão com a natureza, faz do Spa uma opção muito atrativa, não só durante feriados, mas a qualquer momento em que seja necessário um descanso de qualidade”, finaliza Fabiano.
Natal, conhecida como a “Cidade do Sol”, tem mais de 300 dias de céu aberto por ano. Entre suas paisagens naturais, destacam-se o Morro do Careca e a Praia de Genipabu, onde as dunas oferecem passeios de buggy que vão de tranquilos a cheios de emoção. A Praia dos Artistas, com barcos coloridos e mar convidativo, é um dos locais preferidos por quem busca uma experiência mais autêntica.
por Cláudia Romero (do site Comcria)
À noite, a cidade ganha vida com restaurantes e bares que combinam música ao vivo e pratos típicos, sempre valorizando os frutos do mar.
Aventuras nas Dunas e Lagoas
O passeio de buggy pelas dunas de Genipabu e Pitangui é uma das atrações mais procuradas. A Fortaleza dos Reis Magos, construída no século XVI, resgata a história colonial do Brasil. “Nenhuma bala de canhão de embarcação perfura essa parede reforçada com nove metros de altura por quatorze de largura em blocos de terra”, explica o guia Josimar Gomes sobre a resistência da construção.
A Lagoa de Pitangui é ideal para quem busca um dia de descanso à beira da água. Para os mais aventureiros, há opções como tirolesa e esquibunda nas dunas.
Para os mais aventureiros, há opções como tirolesa e esquibunda nas dunas.
História e Cultura Potiguar
O Forte dos Reis Magos proporciona uma visão completa da história potiguar. Já o Centro de Turismo de Natal, instalado em um antigo presídio, reúne lojas de artesanato com peças exclusivas da região.
Outra experiência interessante é a visita ao Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas, que apresenta exposições sobre exploração espacial e uma réplica de foguete.
Culinária Potiguar: Tradição e Sabor
Os sabores da cozinha potiguar são intensos e cheios de tradição. O camarão na moranga combina perfeitamente com o doce da abóbora, enquanto a moqueca de peixe ganha um toque especial com farofa e pirão. Para finalizar, o bolo de macaxeira se destaca entre as sobremesas regionais.
“Temos castanha de açaí, caramelizada com sabor de coco e de gergelim. Aquilo que não é visto não é lembrado”, brinca Dr. Castanha, vendedor do Restaurante Miramar, ponto de encontro para passeios de buggy.
CopaCopa do maior cajueiro do mundo do maior cajueiro do mundo (Comcria)Visitantes podem levar o caju que acharem (Comcrtia)
Natal: dica de hospedagem
A localização da hospedagem faz toda a diferença na experiência de viagem. Em Ponta Negra, hotéis à beira-mar oferecem conforto e praticidade. O Coral Plaza é uma opção bem estruturada, com café da manhã regional e área infantil. Para quem prefere um ambiente mais tranquilo, a Praia dos Artistas reúne pousadas charmosas e menos movimentadas.
O Maior Cajueiro do Mundo
Nos arredores de Natal, em Parnamirim, o maior cajueiro do mundo ocupa mais de 9.200 m². “Os galhos, ao tocarem o solo, criam raízes secundárias e se multiplicam”, explica Lara Maria, orientadora educacional. Com 135 anos, essa formação natural recebe cerca de 300 mil visitantes anualmente.
O Ministério do Turismo (MTur) irá mapear a oferta turística de Afroturismo no Brasil. Essa iniciativa, realizada em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), incluirá rotas, destinos, produtos, experiências e eventos promovidos por afroempreendedores de várias partes do país. O levantamento das informações será realizado através de um formulário online, que pode ser preenchido até o dia 6 de março, visando coletar dados de profissionais que atuam no afroturismo nas diversas regiões brasileiras, tanto em áreas rurais quanto urbanas.
Segundo informações enviadas ao DIÁRIO DO TURISMO, as informações coletadas serão essenciais para a construção de um diagnóstico preciso, que servirá de base para futuras políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do afroturismo no país, no âmbito do “Programa Rotas Negras” do Governo Federal. A iniciativa reúne estratégias que têm sido implementadas nos âmbitos federal, estadual e municipal; bem como as parcerias com a sociedade civil e iniciativas privadas para fomentar esse segmento.
O mapeamento também servirá para ampliar a informação ao público sobre os espaços voltados para o Afroturismo dentro dos órgãos oficiais de turismo cadastrados no Mapa Nacional do Turismo. Por isso, é muito importante participar com o envio das informações até o dia 6 (acesse o formulário AQUI).
Entenda o Afroturismo
Trata-se de uma abordagem que valoriza as identidades e memórias sociais negras, promovendo a preservação do patrimônio cultural material e imaterial das populações locais. Essas iniciativas conectam visitantes a experiências culturais afrocentradas, impulsionando a economia criativa e fortalecendo o protagonismo negro no turismo.
Programa rotas negras
Entre as ações do Governo Federal voltadas à promoção da igualdade racial, destaca-se o Programa Rotas Negras, operado por representantes dos ministérios do Turismo, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre outros órgãos federais.
O Programa foi instituído pelo Decreto nº 12.277, de 29 de novembro de 2024, com a finalidade de impulsionar o afroturismo no País, promover o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e valorizar a cultura afro-brasileira nos cenários nacional e internacional.
As campanhas contra o assédio no Carnaval ganharam, nos últimos anos, as redes e as ruas. Em todo o Brasil, há um desfile de slogans, declarações, posts e frases contundentes que alertam que assédio não é legal e que é uma agressão ao “Outro” (na imensa maioria dos casos à “Outra!”). Por outro lado, também existe o bloco daqueles que alegam que é há um excesso de mimimi, que estão querendo aprisionar a alma humana e robotizar as relações. “Assim ninguém mais poderá se conhecer”, alegam muitos.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, Airton Gontow e Dalton Figueiredo Júnior, que conheceram suas esposas durante a Folia, discordam que as campanhas possam ser inibidoras, dão aqui depoimentos sobre suas próprias histórias e trazem boas reflexões. Nos dois casos, o relacionamento começou com uma “cantada”, mas eles afirmam que há uma clara linha divisória entre o assédio e a cantada. Para os dois entrevistados, se as campanhas existissem na época em que conheceram suas esposas, os relacionamentos teriam começado do mesmo jeito. “Falar que lutar contra o assédio é mimimi não passa de mimimi de quem quer continuar a ser cafajeste e não respeitar as mulheres”, diz Airton Gontow.
Depoimentos
Airton Gontow e Maria Gontow
Airton Gontow, 63 anos, idealizador do site de relacionamento Coroa Metade (casado com Maria Gontow, 61 anos, também sócia no site)
“Conheci minha esposa, Maria, em um baile de Carnaval, no dia 4 de fevereiro de 2008. Foi no Avenida Club, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, no ‘Carnaval à Moda Antiga’, que eu mesmo havia idealizado e criado, só com marchinhas e sambas-enredos, isso muito antes da moda das marchinhas voltar, felizmente, ao Carnaval de São Paulo. Como eu estava trabalhando, fiquei sentado em uma mesa no canto do salão, observando a festa. Uma hora o então proprietário da casa, Telmo Carvalho, apareceu e perguntou-me por que eu não estava dançando. ‘Estou trabalhando’, falei.
Ele disse que eu deveria deixar de ser tolo. ‘Você está separado. O baile é um sucesso. Se ficar aqui sentado o tempo todo não aceitarei fazer o evento novamente no ano que vem’, ameaçou, brincando.
Airton Gontow, 63 anos, idealizador do site de relacionamento Coroa Metade (casado com Maria Gontow, 61 anos, também sócia no site – Foto: divulgação
Fui até o salão e logo vi uma mulher linda, ao lado de uma outra moça, no meio do salão. Eram parecidas. Deduzi que eram irmãs. Ela me olhou e pareceu que cutucou a irmã, mostrando-me. Sem prática em paquerar, já que fiquei casado alguns anos, dei uma volta no salão para tomar coragem para chegar para conversar. Durante o percurso supus, mas sem certeza, que os olhos dela procuravam os meus. Ao completar uma volta, fui homem: corajosamente olhei para ela e… dei mais uma volta.
Continuei achando que me olhava. Parei e fui audaz: olhei e comecei uma terceira volta. Pouco depois voltei até a até minha mesa, pedir a ajuda de um amigo cameraman, que estava no local, filmando para uma tv de Guarulhos. ‘Acho que tem uma mulher olhando para mim. Vamos até o salão e você finge que está filmando e aí mostro a guria para você ver se acha que ela está olhando mesmo…’
Fomos até o salão, ele fingindo que filmava e quando perguntou quem era mostrei.
Maria Pereira Gontow e Airton Gontow, no Avenida Club, em 2009 – comemoração pelo primeiro aniversário de união – Foto: divulgação
Mas ela estava agora dançando com um homem alto, negro, bonitão, forte, que a jogava para um lado e para o outro. Ele disse, com ironia: ‘Claro, ela está olhando para você. Claro que está!’ Voltei acabrunhado para meu canto. Passada uma hora pensei: ‘será que está mesmo dançando com aquele cara? De repente cansou de esperar-me e aceitou uma única dança com ele. Aí me viu e parou de novo. Vou procurá-la.’ Andei pelo salão. Dei uma volta. Mais uma. Entrei no meio do salão, mas não a vi. Fui em direção ao café, que ficava ao antes do salão de baile, mas também não a vi. De repente olhei para a saída e ela estava deixando o local, já nas escadinhas que davam para a rua. Fui rapidamente.
Ela estava no último degrau, quase na calçada. Aproximei-me e chamei-a. Ela virou e eu disse: ‘Oi’. Ao que ela respondeu ‘oi’. Falei: ‘não sei dançar, mas sou bom de papo. Tu aceitas tomar um café comigo?’ Ela olhou para a irmã e disse: ‘sim!’ Ficamos horas conversando no café e já marcamos um novo encontro. Desde então não nos desgrudamos mais. No último dia 4 de fevereiro, festejamos 16 anos de união.
Dizem que Amor de Carnaval não dura mais do que a Folia. Apesar de tê-la conhecido no Carnaval, não posso desmentir o dito popular. Havia, desde que a conheci meu coração se encontra em permanente estado de folia. Hoje, quando olho para trás, tenho orgulho do modo como cheguei para conversar com o amor da minha vida. Só fui conversar quando tive certeza de que ela estava interessada.
Aquele instante, aquela cantada, mudou nossas vidas. Hoje temos um site de relacionamento para pessoas maduras, o Coroa Metade, que criamos juntos, e vivemos uma relação de amor, cumplicidade e respeito; respeito que começou com a abordagem correta. Lutar contra o assédio não é mimimi. Assédio é crime! O mimimi é de quem quer continuar a ter atitudes cafajestes e não respeitar as mulheres.”
Dalton e Alexandrina
Dalton Figueiredo Júnior, 59 anos, radialista (casado com Alexandrina Almeida de Figueiredo, 60 anos, gestora pública)
“Meu nome é Dalton Figueiredo Júnior, mas todo mundo me conhece como Figueiredo Júnior. Sou radialista. Conheci minha esposa em 1983, em um Carnaval. Alugamos uma casa e fomos em quatro amigos e cinco amigas. Acabei conhecendo a Alexandrina e logo nos apaixonamos. Uma semana depois já estávamos firmes e fomos assistir a um filme, musical, chamado ‘Anne’. Ficamos noivos no Carnaval seguinte e nos casamos no outro.
Figueiredo Jr e Alexandrina – tudo começou no Carnaval – Foto: divulgação
Estamos juntos há 42 anos, e agora estamos celebrando 40 anos de casados. O Carnaval marca muito a minha vida. Foi em um Carnaval que me mudei em 1987 de Campos dos Goytacazes para São Paulo. Também no Carnaval tivemos uma tragédia em nossas vidas. Perdemos um filho. Eu estava narrando um carnaval, na avenida, quando veio a notícia de que nosso bebê, Matheus, havia falecido de meningite.
Hoje temos a Nathália com 34 anos e o Pedro com 26 e decidimos comemorar e pular o Carnaval todos os anos, para lembrar de nosso filho com alegria e não com tristeza. É um pacto que fizemos. E se o assunto é o assédio, somos – eu e a Alexandrina – completamente favoráveis a essa campanha. O Carnaval é lindo. O assédio não. Essas campanhas vieram para ajudar a tornar as festas mais seguras e com mais respeito a todos, especialmente em relação às mulheres.”
Conheça algumas das campanhas no País para o Carnaval de 2025
“Não é não. Respeite a Decisão”, novo slogan da Secretaria da Mulher do Governo do Estado do Rio de Janeiro;
“Deixe Ela Quieta”, campanha promovida pelo Governo de Alagoas pelo terceiro consecutivo;
“Não é não – Carnaval sem Assédio”, campanha da Secretaria Municipal de Assistência Social de Poços de Caldas, em parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Polícia Militar de Minas Gerais e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
“Pedi Pra Parar, Parou! Depois do não, tudo é importunação”, campanha promovida no Distrito Federal pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), Ouvidoria das Mulheres do MPDFT e Núcleo de Gênero (NG);
Bloco “Não é Não!”, organizado pela Secretaria da Mulher de Niterói, pede mais respeito ao público feminino, buscando conscientizar contra o assédio sexual no Carnaval. A música mais tocada será “Uma palavra basta”, composta por Carolina Vergara e Nilze Benedicto, eleita a melhor marchinha em votação popular organizada pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Fundação de Arte de Niterói (FAN).
“Respeita as gurias na folia. Juntes por um Carnaval sem Assédio”, campanha da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, realizada pelo terceiro ano consecutivo em Porto Alegre.
Assédio é crime!
Está em vigor desde 2018 a Lei 13.718, que criminaliza os atos de importunação sexual e divulgação de cenas de estupro, nudez, sexo e pornografia. A pena para as duas condutas é prisão de um a cinco anos. A importunação sexual foi definida em termos legais como a prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiros”.
O Rio de Janeiro será novamente palco da ABAV Expo em 2025, consolidando sua posição como um dos principais destinos para eventos do setor turístico no país. A novidade foi oficializada durante a assinatura da parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a ABAV Nacional, na terça-feira (25/02), que definiu que a cidade seguirá sediando a feira também em 2027, 2029 e 2031.
A decisão fortalece o papel estratégico do Rio na promoção de negócios, conexões e inovação para o turismo brasileiro. A ABAV Expo reúne agentes de viagens, expositores e representantes de destinos de todo o país, funcionando como um ponto de encontro essencial para o setor.
O Sistema Fecomércio RJ teve papel fundamental para a volta da feira ao Rio, em 2023, após uma década fora. Agora, com a garantia de novas edições, a expectativa é impulsionar ainda mais a economia e o turismo local.
O encontro, contou com a participação dos presidentes do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, além de membros das duas entidades.
“A renovação da parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e a ABAV Expo representa a continuidade da confiança, da esperança e de um olhar voltado para o futuro do turismo. O Rio de Janeiro deve ser a casa da ABAV, o coração do turismo nacional, e estamos prontos para receber, de braços abertos, todos os conferencistas que virão para este grande evento”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RJ.
A presidente Ana Carolina Medeiros ressalta que a expectativa para a ABAV Expo 2025 é alta, especialmente pelos recordes recentes do setor de turismo no Brasil.
“O momento do turismo é excepcional. Estamos confiantes de que a feira será maior e ainda melhor do que as edições anteriores. Temos projetos sólidos, investimentos crescentes e números muito positivos, o que nos dá a certeza de que esta será uma edição extraordinária”, afirma.
A animação do Carnaval, que já está dominando os principais palcos da festividade no Brasil, promete aumentar o fluxo de turistas nos destinos nacionais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo junto a operadoras de aeroportos e empresas de transporte rodoviário, mais de 6,64 milhões de passageiros deverão viajar pelo país, seja de avião ou ônibus, reforçando o impacto econômico desse período. Esse número representa um crescimento de 9% em comparação ao registrado no feriado de 2024, que foi de 6,1 milhões.
Redação do DT
Nos 17 terminais da CCR Aeroportos, que incluem alguns dos destinos mais populares do Carnaval, foram liberados 819,1 mil assentos em 5,1 mil voos entre 28 de fevereiro e 5 de março, um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Recife (PE) se destaca na região Nordeste com uma oferta de 191,9 mil vagas em aeronaves. Por sua vez, o Aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo (SP), teve um aumento de 6%, alcançando 429,7 mil assentos disponíveis.
No estado de São Paulo, o Aeroporto de Guarulhos projeta receber mais de 943 mil passageiros na semana festiva do Carnaval, que ocorre entre 27 de fevereiro e 6 de março, o que representa um crescimento de 8% em comparação aos 870 mil registrados no ano anterior. Por sua vez, o Aeroporto de Viracopos também no estado, calcula que cerca de 345,2 mil pessoas irão passar por suas instalações, frente aos 305 mil que foram contabilizados no mesmo período do ano passado.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta o empenho do governo federal para ampliar a conectividade aérea, favorecendo o aumento da movimentação de visitantes. “Em parceria com as empresas aéreas, por meio do Conheça o Brasil Voando, estamos reforçando cada vez mais a ligação aérea entre os nossos destinos. Isso proporciona um crescente número de opções para o brasileiro fazer as malas e aproveitar os variados atrativos nacionais no Carnaval”, observa.
Já no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), a concessionária responsável tem a expectativa de 674 mil passageiros de 25 de fevereiro a 10 de março, uma alta de 22%. Brasília (DF) espera a movimentação de 260 mil viajantes, quantidade cerca de 7% superior à de 2024, enquanto o terminal de Confins, em Belo Horizonte (MG), aguarda a circulação de 215 mil pessoas de 27 de fevereiro a 06 de março, um aumento de 4% ante o ano anterior.
Pelo Brasil
Em Salvador (BA), um dos símbolos do Carnaval brasileiro, a concessionária do aeroporto local projeta a passagem de 125,9 mil passageiros nacionais. Por outro lado, a CCR, que administra 14 terminais no Brasil, prevê a movimentação de mais de 262 mil viajantes durante a folia, com aproximadamente 2.246 pousos e decolagens. O Aeroporto de Curitiba (PR) deve receber o maior fluxo, com 80,4 mil passageiros, seguido por Goiânia (GO), que espera 44,7 mil, e Foz do Iguaçu (PR), com uma previsão de 31,6 mil visitantes.
Na capital gaúcha, Porto Alegre (RS), a empresa encarregada do terminal aéreo estima que entre 28 de fevereiro e 5 de março, cerca de 95 mil pessoas chegarão à cidade, enquanto no Aeroporto de Fortaleza (CE), também sob a administração da mesma concessionária, esse número deve ser de 84 mil. Em Belém (PA), a expectativa é que 57 mil passageiros passem pelo aeroporto, com 440 voos programados, segundo a empresa que opera o terminal, representando um crescimento de 6,5% em relação a 2024.
Infraero
Os 11 aeroportos sob gestão da Infraero que operam voos comerciais regulares no Brasil devem receber aproximadamente 120 mil passageiros entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, com 1.041 voos programados. No Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro (RJ), espera-se um total de 104,6 mil viajantes, representando um crescimento de 38% em relação a 2024. O Aeroporto de Jericoacoara (CE), que é o segundo mais movimentado da infraestrutura estatal, deve atender cerca de 5.180 passageiros em 34 voos previstos.
No setor rodoviário
A ClickBus, plataforma de vendas de passagens de ônibus, estima atingir a marca inédita de até 1 milhão de bilhetes comercializados durante o Carnaval, o que corresponde a um aumento de 30% em comparação a 2024. A maior parte do tráfego está direcionada ao Rio de Janeiro (RJ) e a São Paulo (SP), onde a demanda cresceu 41,9% e 37,5%, respectivamente. Recife (PE) se destacou pela maior elevação nas buscas por passagens terrestres, alcançando um aumento de 75,5%, enquanto Belo Horizonte (MG) registrou um aumento de 72,5% na procura.
Faturamento
Os números corroboram previsões de forte impacto econômico do Carnaval no país. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta faturamento de R$ 12,03 bilhões, 2,1% superior a 2024 e o mais alto desde 2015. Segundo dados do Ministério do Turismo, com base em informações de órgãos públicos locais, 53 milhões de pessoas devem curtir a festa nas ruas de norte a sul do Brasil, um aumento de 8% em relação ao ano passado.
A Bankei Soluções em Tecnologia, uma plataforma financeira inovadora que integra banco, corretora e meio de pagamento em um único ambiente, firmou uma parceria estratégica com a Azul. Essa colaboração possibilita que os clientes de ambas as empresas acumulem pontos no programa Azul Fidelidade ao adquirirem moedas digitais.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para participar, é preciso baixar o aplicativo da Bankei, criar e ativar a conta. As transações serão convertidas em dois pontos a cada cinco reais na compra de moedas digitais.
Durante a campanha de lançamento, a partir do dia 26 de fevereiro até 12 de março, os clientes que abrirem uma conta na Bankei poderão acumular até 9.000 pontos, conforme a tabela abaixo. Os pontos serão creditados no CPF vinculado à conta digital e cadastrado no Azul Fidelidade em até 15 dias úteis após o término da promoção.
Os pontos podem ser trocados por passagens aéreas nacionais e internacionais, pacotes de viagens, ingressos para parques, produtos e vale-compras. Além disso, clientes da Azul terão acesso a uma plataforma de investimentos em moedas e ativos digitais da Bankei, um mercado em rápido crescimento, com aumento no número de usuários, volume de transações e valorização dos ativos digitais. “Nós temos o compromisso de oferecer cada vez mais vantagens, tanto na troca quanto na aquisição de pontos. A parceria com a Bankei é reflexo deste compromisso, trazendo mais inovação, versatilidade e conexão com novas soluções disponíveis no mercado. Estamos muito felizes em proporcionar isso aos clientes Azul”, afirmou Marco Leite, gerente sênior de parcerias do Azul Fidelidade.
“Estamos muito felizes em iniciar nossa jornada com um parceiro de peso como a Azul, que confiou neste projeto único. Estamos inaugurando uma nova era no mercado financeiro brasileiro, trazendo inovação, segurança e acessibilidade para todos que desejam realizar transações multimoedas”, afirma Paulo Regis, CEO da Bankei.
O programa de fidelidade da Azul foi criado em 2009 com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes da companhia aérea. Com mais de 18 milhões de inscritos, o Azul Fidelidade oferece uma experiência completa, na qual seus clientes podem acumular pontos voando, transferindo do seu cartão de crédito para o programa, assinando o Clube ou comprando com um dos nossos parceiros. A partir de 4.000 pontos, já é possível resgatar um trecho da passagem aérea para voar pelo Brasil ou pelo mundo com a Azul e companhias aéreas parceiras, além de poder trocar por diárias em hotéis e até mesmo produtos e serviços no Shopping Azul. O Azul Fidelidade possui quatro níveis: Básico, Topázio, Safira e Diamante, como categoria top tier do programa.
Moedas digitais: mercado em ascensão no mundo
O mercado global de gateways de pagamento com moedas digitais, que abrange serviços de entrada e saída, foi avaliado em aproximadamente US$ 1,5 bilhão em 2023, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16% a 20% de 2024 a 2030. Esse crescimento é impulsionado pela maior adoção de criptomoedas, uso crescente para pagamentos internacionais, integração de soluções criptográficas por comerciantes e maior envolvimento institucional.
Com mais de US$ 750 bilhões em remessas globais anuais, as moedas digitais estão reformulando esse mercado, oferecendo soluções que superam desafios como altas taxas, tempos de processamento lentos, dificuldades de acessibilidade e limitações dos sistemas bancários tradicionais.
O valor de mercado do setor cripto, que atingiu US$ 3,5 trilhões em janeiro de 2025, conforme dados da Coinmarketcap, reforça a importância dessa parceria. Ela tem o potencial de atrair novos clientes e aumentar a receita, além de gerar maior engajamento e visibilidade para a marca Azul, por meio da integração inovadora entre pontos de fidelidade, investimentos e ativos digitais.
Sobre a Bankei
A Bankei tem como missão democratizar o uso de criptomoedas e ativos digitais, oferecendo uma solução simples, rápida e segura para a compra e venda desses ativos. A empresa conta com parcerias estratégicas com nomes como Mastercard, AWS, Pomelo e PinPag, além de oferecer transações internacionais usando stablecoins como USDC e USDT.
A Bankei também oferece um cartão de pagamento Mastercard, aceito em mais de 120 países, permitindo aos clientes realizar compras com ativos digitais e oferecendo vantagens como taxas reduzidas de IOF, cotação do dólar comercial, compra de ativos 24/7 e mais segurança nas transações. Faça Parte dessa Oportunidade
Como Participar
1. Baixe o app Bankei.
2. Cadastre-se e ative o aceite.
3. Adicione criptomoedas à sua conta.
4. Acumule pontos Azul Fidelidade e acompanhe pelo app ou portal da Azul.
Com a Bankei, é simples, rápido e seguro acumular pontos Azul para suas viagens!
Utilize o cartão Bankei Mastercard, aproveite as vantagens e viaje com mais economia e benefícios. A Bankei é aliada de quem ama viajar!
Entre os dias 16 e 22 de fevereiro, o DIÁRIO DO TURISMO acompanhou de perto a Rota Gastronômica do Programa Sabor de São Paulo pela região do Vale do Ribeira. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP) e do Mundo Mesa para promover o turismo gastronômico nas diversas regiões do interior paulista.
Ao longo do percurso, exploramos endereços autênticos que preservam tradições e ingredientes locais, destacando sabores únicos e experiências inesquecíveis. Do charmoso Restaurante Panela Velha, em Iguape, à tradição da Cachaçaria J. Rios, em Cananéia, cada parada revelou um pedacinho da cultura e da riqueza culinária paulista. Também nos encantamos com a hospitalidade e o sabor do Rancho Sertanejo, em Juquiá, e com as criações surpreendentes do Restaurante Manjuba & Cia, na Ilha Comprida.
Quer saber quais outros destinos surpreenderam pelo sabor e história? Acompanhe o relato completo do repórter Vinicius Siruli, que revela todos os detalhes dessa viagem gastronômica inigualável!
Rancho Sertanejo – Juquiá – Região Turística Cavernas da Mata Atlântica
Pratos Típicos Regionais – Rancho Sertanejo
No coração da zona rural de Juquiá, o Rancho Sertanejo combina natureza e gastronomia regional. Administrado por Roseli Cordeiro e Jacques Marques, o espaço recebe grupos com agendamento prévio. A culinária caseira de Roseli, preparada no fogão a lenha, é um dos destaques, com pratos como a moqueca sertaneja de palmito e massas artesanais. Além da boa comida, o rancho oferece pesca esportiva, trilhas e cavalgadas, proporcionando uma experiência autêntica e imersiva.
Localização, serviços e informações:
Juquiá – Rodovia SP – 79 KM 186,5, CEP: 11800-000
Quinta a Domingo aberto para day use das 08h:00 às 18h:00. Consultar Disponibilidade.
Restaubar Ostras e Cataia – Cananéia – Região Turística Lagamar
Restaubar Ostra e Cataia – Prato Ostra Fresca
O Restaubar Ostras e Cataia, em Cananéia, é comandado pela família Coutinho desde 2015 e se inspira na comunidade quilombola local, voltada ao extrativismo de ostras. O destaque do cardápio é a farofa de ostra, criada por Irene Coutinho, que se tornou tradição em festivais da região. Além da culinária autêntica, o restaurante oferece passeios de barco para conhecer os viveiros de ostras e cachoeiras próximas.
Localização, serviços e informações:
Estrada do Itapitangui Ariri, KM 11 , Bairro Mandira, – Cananéia, SP
Quarta a Domingo na alta temporada das 11h:00 às 17h:30, recomenda-se agendamento prévio para garantir a experiência completa.
Cachaçaria J. Rios – Cananéia – Turismo gastronômico SP – Região de Lagamar
Perla – Proprietária Cachaçaria JRios
Com 71 anos de história, a Cachaçaria J. Rios é o comércio mais antigo de Cananéia e um ícone da cultura local. Fundada por João Rios e hoje comandada por sua filha Perla, a casa mantém a tradição das infusões artesanais, sendo pioneira na mistura de cachaça com frutas como goiaba e banana. O grande destaque é a cachaça de cataia, planta típica da região, conhecida pelo aroma que remete ao cravo. Com mais de 100 sabores, a cachaçaria é parada obrigatória para quem deseja experimentar um pedaço da tradição caiçara.
Localização, serviços e informações:
Tristão Lôbo, 339 – Cananéia, SP, 11990-000
Aberto todos os dias da semana das 09h:00 às 22h:00, exceto feriados.
Restaurante Panela Velha – Iguape – Região Turística Lagamar
Panela Velha – Moqueca de Siri com Palmito e Robalo tradicional com palmito
O restaurante, instalado em um charmoso casarão azul e branco de 1870, combina história e tradição à culinária caiçara. Tombado e restaurado nos anos 1990, o espaço é comandado por Chris Vanney Pereira de Lima e dividido em quatro salões com decoração que remete à cidade de Iguape. Inspirado na música de Sérgio Reis, o nome do restaurante celebra a cozinha afetiva, repleta de receitas passadas de geração em geração. No cardápio, pratos típicos da região destacam ingredientes frescos e pescados artesanais, como o filé de robalo à caiçara, empanado e grelhado na manteiga, servido com arroz à grega e palmito grelhado.
Localização, serviços e informações:
XV de Novembro, 190, Iguape – SP, 11920-000
De Segunda a Sábado aberto das 11h:00 às 23h:00, Domingo das 11h:00 às 22h:00. Exceto feriados.
Restaurante Manjuba & Cia – Ilha Comprida – Turismo gastronômico SP – Região Lagamar
Manjuba e Cia – Manjubinhas Fritas acompanhada de Maracutaia (Caipirinha de Maracúja e Cataia)
Um ambiente descontraído e acolhedor, onde a fusão da gastronomia caiçara com toques espanhóis dá o tom do menu autoral. O restaurante, comandado por Silvana Cristina Amorim, chef com 25 anos de experiência, e Miguel Tallada, busca resgatar a identidade gastronômica de Ilha Comprida, oferecendo pratos que exaltam ingredientes locais. Entre os destaques, o “Secretos do Mar”, uma releitura do escondidinho com mandioquinha, camarão e catupiry, acompanhado de palmito gratinado. Além da experiência gastronômica, os visitantes podem embarcar em um passeio único a bordo de um barco pirata, um atrativo à parte para quem deseja explorar ainda mais o encanto da região.
Localização, serviços e informações:
Av. 27 de Outubro, Loja G02 – Balneário Marisol, Ilha Comprida
Pousada Rural Ouro Verde – Eldorado – Turismo gastronômico SP – Região Cavernas da Mata Atlântica
Pousada Ouro Verde – Arlete e Santino, Ppoprietários
No coração de Eldorado, a fazenda administrada pelo casal Arlete de França e Santino de Borba é um verdadeiro refúgio para quem busca contato com a natureza e a produção agrícola local. Com mais de 100 mil pés de banana e uma diversidade de frutas tropicais, o espaço encanta visitantes do mundo todo, de coreanos a mexicanos, atraídos pela hospitalidade e pela riqueza da região. A pousada é ponto de apoio para quem deseja explorar a Caverna do Diabo, trilhas e cachoeiras. Com acomodações aconchegantes, suas reservas podem ser feitas por plataformas como Booking e Airbnb, garantindo conforto em meio à exuberância da Mata Atlântica.
Localização, serviços e informações:
Rodovia Benedito Pascoal de Franca, KM 63 – Fazenda Santa Rita – Abobral
Consultar disponibilidade de locação, disponíveis no principais sites (Booking, Trip Advisor, Airbnb).
CooperaFloresta – Barra do Turvo – Região Turística Cavernas da Mata Atlântica
Produtor CooperaFloresta – Produtos
Especializada no beneficiamento de frutos como banana, goiaba e juçara (sem a extração do palmito), a CooperaFloresta é referência no fortalecimento da agricultura familiar e na conservação ambiental. Sob a presidência de Rui de Pontes Silva, que atua na cooperativa há 16 anos, o local recebe grupos interessados em conhecer de perto o impacto da organização na vida dos produtores e no escoamento da produção. As visitas, que devem ser agendadas previamente, oferecem uma verdadeira imersão no modelo de cultivo sustentável, valorizando saberes tradicionais.
Localização, serviços e informações:
Rodovia 552/230 – KM 29,5 – Salto Grande
Segunda a Sexta das 07h:00 às 17h:00. Aceita visitação somente com agendamento prévio.
Centro de Envolvimento Agroflorestal Felipe Moreira – Barra do Turvo – Turismo gastronômico SP – Região Cavernas da Mata Atlântica
Centro de Envolvimento AgroFlorestal Felipe Moreira – Sr. Pedro de Oliveira de Souza – Proprietário
O Centro de Envolvimento Agroflorestal Felipe Moreira oferece uma experiência autêntica de turismo rural e sustentável. Para acessar a propriedade de Pedro Oliveira de Souza, os visitantes podem cruzar o rio de barco ou tirolesa, vivenciando desde a chegada o contato direto com a natureza. No local, é servido pratos típicos preparados com insumos da agrofloresta. A região abriga uma rica biodiversidade, com diversas árvores frutíferas como jaca, cacau, cajá e lichia, proporcionando uma imersão nos sabores e saberes da Mata Atlântica. Com estrutura rústica e capacidade para 30 pessoas, a propriedade é o destino ideal para quem busca conexão com o meio ambiente e a cultura agroflorestal.
Localização, serviços e informações:
Barra do Turvo – Estrada do Indaiatuba, KM 07 – Córrego Franco
Aceita grupos para visitação somente com agendamento prévio.
Redes Sociais: @ceafim / Tel.: 15 99618-9736
Palmitolândia – Iporanga – Região Turística Cavernas da Mata Atlântica
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Palmitolândia - Palmito feito no forno
Palmitolândia - Gabi e Fábio [Proprietários]
Palmitolândia - Gabi e Fábio [Proprietários]
A Palmitolândia, localizada em Iporanga, é um paraíso para os apreciadores de palmito. Administrado por Fábio Mayer Braga e Anna Gabriela Araujo, o local cultiva cerca de 150 mil pés de pupunha e, há três anos, abriu suas portas para visitação. No serviço de day use, os visitantes acompanham a extração do palmito e degustam pratos exclusivos, como sushi, kibe, escondidinho e o famoso “Cavernoso”, que combina palmito e carne em homenagem às cavernas da região. O grande destaque fica por conta do palmito na brasa, servido direto no bambu com azeite, sal e limão, proporcionando uma experiência única de sabor e tradição.
Localização, serviços e informações:
Estrada Iporanga – km10, Iporanga – SP, 18330-000
Segunda a Sexta das 11h:00 às 20h:00 e Domingo das 11h:00 às 20h:00
Rosilene de França – Apiaí – Região Turística Cavernas da Mata Atlântica
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Rosilene de França
Rosilene de França - Pastel de Milho 1.0
Rosilene de França - Café da Tarde
Guardando os segredos de uma receita que prepara desde os oito anos, Rosilene de França mantém viva a tradição do pastel de farinha de milho, reconhecido como patrimônio cultural de Apiaí. Com seu jeito acolhedor, ela leva sua culinária para eventos e casas de família, compartilhando sabores autênticos com a comunidade. No fogão a lenha, também prepara doces e salgados, sempre preservando a essência da cozinha regional.
Localização, serviços e informações:
Pasteís disponíveis a venda no Café da Serpente 476. – Rod. Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, 110 – Vila Santa Terezinha, Apiaí – SP, 18320-000
Aceita encomendas, e presta serviço para eventos. Consultar disponibilidade.
Tel.: 15 99767-1534
Innsbruck Cervejaria – Jacupiranga – Região Turística Cavernas da Mata Atlântica
Innsbruck Cervejaria – Ronaldo Kindlmann [Proprietário]
Inspirado por suas raízes austríacas, Ronaldo Kindlemann iniciou sua produção artesanal em 2008 e, em 2019, fundou a Innsbruck Cervejaria, trazendo para Jacupiranga, rótulos como American Lager, IPA, Vienna Lager e Schwarzbier. Instalado em uma charmosa casa restaurada na praça da matriz, o bar funciona de quarta a sábado, com música ao vivo nas sextas e sábados. Além da cerveja, o cardápio inclui porções harmonizadas, com sugestões do próprio Ronaldo para uma experiência completa e autêntica.
Churrascaria Ongarato 477 – Jacupiranga – Turismo gastronômico SP – Região Cavernas da Mata Atlântica
Churrascaria Ongarato – Buffet
Fundada na década de 1960, a Churrascaria Ongarato 477, em Jacupiranga, foi pioneira no sistema de rodízio de carnes. Hoje, funciona com Buffet Grill de segunda a sábado, permitindo que os clientes se sirvam diretamente da churrasqueira, enquanto aos domingos mantém o tradicional rodízio. Além do churrasco, a casa também oferece marmitex e delivery, com destaque para acompanhamentos típicos como polenta e banana frita, que complementam a experiência gastronômica e preservam a autenticidade do local.
Localização, serviços e informações:
Av. Vitório Ongaratto, 972 – Centro, Jacupiranga – SP, 11940-000
Terça a Sexta das 11h:00 às 14:30h para almoço e 19:00 às 22h:30 para o Jantar. Sábado e Domingo das 11h:00 às 14:30h. Jantar servido no modelo à la carte
Redes Sociais: @ongarato477 / Tel.: 13 3864-1622 ou 13 981194601
Sítio Shimada – Registro – Região Turística Caminhos da Mata Atlântica
Sitio Shimada – Chá
Preservando a tradição do cultivo de chá, o Sítio Shimada, em Registro, mantém uma produção 100% orgânica e artesanal. Fundada pela matriarca Ume Shimada, a propriedade resistiu à crise do setor e, desde 2014, produz chá preto, verde, branco e defumado. A colheita ocorre entre setembro e maio, período em que as folhas são processadas com técnicas que garantem qualidade e sabor únicos. O sítio também cultiva lichia e recebe visitantes mediante agendamento prévio, oferecendo uma experiência imersiva na cultura do chá.
Localização, serviços e informações:
Av, R. Dr. Sizenando de Carvalho, 101, Registro – SP, 11900-000
Visitação disponível somente mediante agendamento prévio
Redes Sociais: @sitioshimada / Tel.: 13 99725-1857 ou 13 99686-5602
Palmito da Fazenda (Fazenda Green Buffalo) – Registro – Turismo gastronômico SP – Região Caminhos da Mata Atlântica
Fazenda Green Buffalo – Queijos
Localizada em Registro, a Fazenda Green Buffalo combina a produção de palmito pupunha com derivados de búfalo. Inaugurada em 2017, a propriedade oferece pratos como lasanha de palmito, picanha de búfalo e espaguete de palmito, todos livres de conservantes e agrotóxicos. Famosa também pelo Banoffee com doce de leite de búfalo, a fazenda possui uma linha exclusiva de produtos, como queijos, carnes e doces, que podem ser comprados no empório local. O espaço, que funciona como restaurante, hamburgueria e empório, proporciona uma experiência completa de sabores autênticos e de qualidade.
Localização, serviços e informações:
BR – 116, Rodovia Regis Bittencourt, KM 456 – S/n°
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