domingo, dezembro 21, 2025
Início Site Página 32

Gramado Parks é destaque em evento nacional de multipropriedade

0
Top Seller 2025 - (Divulgação - Gramado Parks)
Top Seller 2025 - (Divulgação - Gramado Parks)

A Gramado Parks foi uma das grandes protagonistas do Top Seller RCI 2025, o maior evento da indústria de multipropriedade no Brasil, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, em Gramado (RS). Além de sediar o encontro em parceria com o Grupo Wish e a RCI — líder mundial em intercâmbio de férias —, a empresa conquistou o President Award, o mais importante reconhecimento da RCI no país.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O Top Seller RCI consolidou-se como um dos eventos mais relevantes do mercado de propriedade compartilhada, reunindo executivos, empreendedores e especialistas em uma agenda voltada a conteúdos estratégicos, networking e inovação. A premiação destacou empreendimentos afiliados que se sobressaíram pela excelência em serviços e pelo compromisso com a experiência de férias dos clientes.

Experiências exclusivas na Serra Gaúcha

Durante os dois dias, os convidados vivenciaram experiências imersivas oferecidas pela Gramado Parks, reforçando o papel da Serra Gaúcha como referência em hospitalidade. No dia 29, o resort Buona Vitta, maior complexo hoteleiro de Gramado, recebeu os participantes com um coquetel na Varanda Toscana. No dia seguinte, o encerramento aconteceu no Acquamotion, primeiro parque aquático termal indoor da América Latina, em uma noite de celebração, gastronomia e shows ao vivo.

Reconhecimento e liderança

Para o CEO da Gramado Parks, Ronaldo Costa Beber, a realização do Top Seller em Gramado simboliza o fortalecimento do destino no turismo nacional: “Receber o Top Seller ao lado da RCI e do Grupo Wish é motivo de muito orgulho. Gramado é uma vitrine do turismo brasileiro, e estamos preparados para proporcionar experiências memoráveis. Essa parceria reforça nosso papel de liderança e inovação no setor.”

A diretora da RCI no Brasil, Fabiana Leite, também destacou a escolha da cidade: “Gramado é sinônimo de encantamento e excelência em hospitalidade. Ao lado da Gramado Parks e do Grupo Wish, oferecemos um evento marcante, com conteúdo relevante e conexões de valor. Essa união simboliza um novo patamar para o Top Seller.”

Sobre a Gramado Parks

Fundada em Gramado (RS), a Gramado Parks é uma das maiores companhias de hospitalidade e entretenimento do Brasil, com mais de 1.700 colaboradores. O grupo é responsável por empreendimentos icônicos como o Snowland, o Acquamotion, o Farol Porto de Galinhas e as rodas-gigantes Yup Star, no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu.
A empresa também administra três hotéis (Bella, Exclusive e Buona Vitta), cinco restaurantes e o Museu do Festival de Cinema de Gramado (Palácio do Kikito), além de empreendimentos de multipropriedade em diversos destinos brasileiros. Mais informações no site.

R11 Travel anuncia ação inédita para o trade com Air Europa

0
R11 Travel e Air Europa lançam campanha para agentes - "Navegue, Voe e Ganhe." - Foto: divulgação R11 Travel
R11 Travel e Air Europa lançam campanha para agentes - "Navegue, Voe e Ganhe." - Foto: divulgação R11 Travel

A R11 Travel, distribuidora oficial da Royal Caribbean no Brasil, em parceria com a companhia aérea Air Europa, anunciou o lançamento da campanha “Navegue, Voe e Ganhe”, uma ação de incentivo voltada ao trade turístico. A iniciativa, que começa nesta segunda-feira, 3 de novembro de 2025, vai premiar agentes de viagens com passagens aéreas para a Europa.

Com duração até 31 de dezembro de 2025, o programa busca fortalecer o relacionamento com as agências e impulsionar as vendas de cruzeiros da Royal Caribbean com embarques no continente europeu, um dos principais mercados da armadora para a temporada de 2026.

Como funciona

Os agentes participantes acumulam pontos conforme as vendas realizadas. As reservas que combinam cruzeiro Royal Caribbean com voos Air Europa rendem 5 pontos, enquanto as vendas de apenas cruzeiros valem 1 ponto. Para concorrer, é necessário alcançar no mínimo 10 pontos.

A agência vencedora receberá um bilhete aéreo Air Europa com direito a acompanhante, válido para 2026 (mediante pagamento das taxas de embarque). As vendas devem ser registradas no Manual do Agente (MDA) e validadas pela R11 Travel e pela Air Europa.

Durante o período da campanha, estão previstas ações semanais e eventos especiais, ampliando as oportunidades de engajamento e premiação.

Eventos em São Paulo e Salvador

A parceria entre as marcas também prevê encontros presenciais em São Paulo e Salvador, reforçando a integração entre os segmentos aéreo e marítimo e preparando o trade para a próxima temporada europeia de cruzeiros.

“Essa parceria une duas marcas que compartilham os mesmos valores — excelência em serviço, foco na experiência do viajante e comprometimento com o mercado latino-americano. Queremos oferecer aos agentes uma oportunidade real de crescer conosco, navegando e voando cada vez mais longe”, afirma Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site manualdoagente.com.br/campanha-air-europa.

Sobre a R11 Travel

Especialista em cruzeiros, a R11 Travel é distribuidora exclusiva das companhias Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Cruises, além de comercializar marcas como Silversea, Uniworld, AmaWaterways, Australis, HX-Hurtigruten Expeditions, Crystal, Swan Hellenic, Explora Journeys, Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros e The Ritz-Carlton Yacht Collection.

Sobre a Air Europa

Fundada em 1986, a Air Europa integra a aliança SkyTeam e conta com uma frota moderna de 57 aeronaves Boeing 787 Dreamliner e 737, conhecidas por sua eficiência e conforto. A empresa conecta mais de 55 destinos a partir de seu hub em Madri (Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas) e se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade, inovação e pontualidade no setor aéreo.

APFN leva pousadas de Noronha ao Festuris e mira turistas do Sul

0
Morro do Pico, Fernando de Noronha. Crédito: Divulgação
Morro do Pico, Fernando de Noronha. Crédito: Divulgação

A Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN) desembarca no Festuris Gramado 2025 com um plano estratégico de expansão no mercado doméstico. O evento, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, é visto como uma oportunidade decisiva para estreitar laços com agentes de viagens do Sul do Brasil — região que já representa 13% do fluxo total de visitantes nacionais à ilha.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Com público de alto poder aquisitivo e perfil afinado ao turismo de luxo, o Sul do país se consolida como a terceira principal origem de turistas para Fernando de Noronha. O Sudeste lidera as emissões com cerca de 45%, seguido pelo Nordeste com 34%. Estados como o Rio Grande do Sul ganham destaque por figurarem entre os quatro maiores emissores de viajantes ao arquipélago.

Para a presidente da APFN, Lúcia Smith, a presença no Festuris é estratégica: “O turista do Sul busca exclusividade, experiências autênticas e serviços de alto padrão — exatamente o que nossas pousadas oferecem. O evento em Gramado é a vitrine ideal para transformar os 13% de participação dessa região em crescimento real de reservas e em maior permanência dos visitantes na ilha”, destaca.

Capacitação e vendas qualificadas

Entre as principais ações da APFN no evento está o treinamento exclusivo para agentes de viagens, conduzido pela diretora executiva Manuela Fay a convite da Operadora Visual. Cerca de 70 agências do Sul do país participarão da capacitação, que tem como objetivo aprimorar o conhecimento sobre o destino e o padrão de hospitalidade das pousadas associadas.

“Queremos que os agentes conheçam Noronha em profundidade e transmitam esse valor ao cliente final. A parceria com a Visual reforça a união do trade em torno de um mesmo propósito: vender o destino com a excelência que ele merece”, afirma Manuela Fay.

Noronha Te Aguarda -  Etapa Paraná - Curitiba - Crédito: divulgação
Noronha te aguarda – etapa Paraná, em Curitiba. Crédito: Divulgação.

Integração com a Empetur

A agenda da APFN em Gramado também inclui a participação no Roadshow “Pernambuco Naturalmente Incrível – Frevo e Gastronomia”, promovido pela Empetur no Serra Park, na sexta-feira (7). A ação fortalece a presença institucional de Noronha dentro da estratégia de promoção turística de Pernambuco, conectando natureza, cultura e hospitalidade de alto nível.

Turismo sustentável: Unedestinos lança movimento nacional com apoio da Embratur

0
Unedestinos, ESG Pulse e Embratur promovem webinar sobre sustentabilidade no turismo - Crédito: divulgação
Unedestinos, ESG Pulse e Embratur promovem webinar sobre sustentabilidade no turismo - Crédito: divulgação

Com o objetivo de transformar o discurso em ações mensuráveis e resultados reais, a Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos), em parceria com a ESG Pulse e a Embratur, realiza no dia 5 de novembro, às 15h, o webinar “Do Diagnóstico à Ação: Como Participar do Movimento”. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site destinossustentaveis.esgpulse.global.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias

A iniciativa é uma imersão prática na Régua ESG Pulse, ferramenta voltada para destinos e empreendimentos turísticos. O encontro ensinará como aderir ao Programa Destinos Sustentáveis ESG Pulse, interpretar resultados, engajar o trade local e iniciar uma jornada contínua de melhoria rumo à certificação ESG.

O webinar dá continuidade ao primeiro evento da série — “Destinos Brasileiros Sustentáveis”, realizado em 29 de outubro, que marcou o lançamento oficial do programa e contou com mais de 500 participantes de todo o país, entre representantes de secretarias de turismo, convention & visitors bureaus, empresários e fornecedores. O conteúdo está disponível no canal da ESG Pulse no YouTube (youtu.be/5CaNmaDgOhw).

“Começamos uma etapa prática e colaborativa do turismo brasileiro, transformando discurso de sustentabilidade em dados, métricas e competitividade real para nossos associados e destinos. Ao lado da Embratur e da ESG Pulse, estamos lançando um movimento nacional para preparar o Brasil para o que já é uma exigência global: um turismo mais responsável, com governança, rastreabilidade e resultados econômicos sustentáveis”, destacou Toni Sando, presidente da Unedestinos.

Entre os temas em pauta estão:

  • o papel da certificação ESG para destinos, hotéis e espaços de eventos;
  • a importância de métricas verificáveis e auditáveis para atrair investimentos e fortalecer a reputação internacional;
  • estratégias de planejamento urbano e turístico que preservem a autenticidade cultural;
  • e a inclusão do Brasil no ranking global de sustentabilidade (GDS Index), ainda inédito no país.

Com a COP30 se aproximando e o turismo representando cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, o movimento ganha relevância estratégica. A proposta é consolidar o protagonismo brasileiro em sustentabilidade e gerar valor econômico, social e reputacional para os destinos nacionais.

“Ser sustentável não é apenas cuidar do meio ambiente, é cuidar das pessoas, da economia local e da imagem do destino. Os convention & visitors bureau têm papel essencial nessa transformação, unindo o trade e consolidando políticas públicas que gerem impacto positivo”, reforçou Toni Sando.

Serviço

Bancorbrás lança promoções imbatíveis durante todo o mês da Black Friday 2025

0
Bancorbrás
Na pesquisa, entre os itens mais desejados, produtos relacionados a viagens e turismo aparecem em terceiro lugar, com 32% das intenções de compra (Crédito: Pixabay - divulgação)

Com a chegada de novembro, crescem as expectativas para a aguardada Black Friday. De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, que analisou comportamentos de compra e tendências para a Black Friday 2025, 61% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas este ano.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Entre os itens mais desejados, produtos relacionados a viagens e turismo aparecem em terceiro lugar, com 32% das intenções de compra, atrás apenas de eletroeletrônicos (53%) e roupas e acessórios (46%). De olho nesse movimento, o Grupo Bancorbrás preparou promoções exclusivas para todo o mês de novembro.

Clube Bancorbrás oferece benefícios exclusivos na Black Friday

Até 30 de novembro, os clientes que adquirirem qualquer plano do Clube Bancorbrás ganham uma diária extra para aproveitar em sua próxima viagem. Além disso, quem optar por categorias superiores terá ainda mais vantagens: R$ 350 de cashback no plano superior e R$ 200 no executivo. Os valores poderão ser utilizados em serviços adicionais oferecidos pela agência de viagens Bancorbrás, como passagens aéreas, aluguel de carros, ingressos para atrações e outros complementos que elevam a experiência de viagem.

“A Black Friday é uma chance imperdível para quem ama viajar e deseja economizar. Este ano, criamos ofertas especiais que traduzem nosso compromisso com experiências de qualidade, acessíveis e seguras. Queremos transformar o sonho da viagem ideal em realidade”, afirma Júnior Lins, Diretor Executivo do Clube Bancorbrás.

Mais informações estão disponíveis no site oficial ou pelo telefone 0800 814 1516.

Operadora Bancorbrás realiza o 2º Mega Feirão de Viagens

A Operadora Bancorbrás também entra no clima da Black Friday e realiza, até o fim de novembro, o 2º Mega Feirão de Viagens. Ideal para quem já está pensando nas próximas férias, o feirão oferece pacotes promocionais com passagens aéreas e hospedagem incluídas. Entre os destinos selecionados estão Florianópolis, Balneário Camboriú, Aracaju, Salvador, João Pessoa, Foz do Iguaçu, Maceió e Porto Seguro. Os pacotes podem ser parcelados em até 12 vezes sem juros.

Segundo Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Operadora Bancorbrás, essa é uma excelente oportunidade para planejar férias com economia. “Os pacotes têm saídas programadas para março, maio e junho, meses de baixa temporada, o que torna a viagem ainda mais vantajosa”, destaca.

Trib Pass: Black Friday também para empresas

Voltada ao mercado corporativo, a campanha Black Friday do Trib Pass, plataforma do Grupo Bancorbrás, oferece condições especiais para empresas que investem no bem-estar e valorização de seus colaboradores. Até o final de novembro, empresas com 50 a 100 funcionários têm 10% de desconto no plano anual. Aqueles com 101 a 300 colaboradores recebem 15% de desconto e dois vouchers de 10 mil Tribz para sorteios internos. Já as organizações com mais de 301 colaboradores contam com 20% de desconto e quatro vouchers de 10 mil Tribz — todos válidos por 12 meses.

O Trib Pass é uma solução digital de benefícios flexíveis focada em viagens, que transforma o lazer em ferramenta de reconhecimento corporativo. Através de uma interface intuitiva, as empresas gerenciam os benefícios enquanto os colaboradores utilizam a moeda digital Tribz para escolher experiências e agendar viagens. “O Trib Pass une bem-estar, produtividade e engajamento, reforçando nossa crença de que férias são investimentos essenciais em saúde mental e desempenho”, afirma Daniela Sobreira, Gerente Executiva do Trib Pass.

Trib Pass – Solução digital

Clube Bancorbrás 

Fogo de Chão lança pacotes premium para confraternizações de fim de ano

0
Ambientes elegantes e confortáveis garantem a melhor experiência em eventos no Fogo de Chão - Foto: divulgação Fogo de Chão
Ambientes elegantes e confortáveis garantem a melhor experiência em eventos no Fogo de Chão - Foto: divulgação Fogo de Chão

Com a chegada do fim de ano, cresce a procura por espaços que unam gastronomia de alto padrão, conforto e praticidade para confraternizações e eventos corporativos. Nesse cenário, o Fogo de Chão se consolida como uma das principais opções, com pacotes especiais e estrutura adaptável para atender desde encontros de negócios até grandes celebrações.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias

“Estamos percebendo um aumento expressivo de reservas tanto para eventos corporativos quanto sociais, como casamentos. A operação prática e o ambiente customizado são diferenciais que garantem uma experiência exclusiva e repleta de boas memórias”, afirma Paulo Antunes, Country Manager Brasil da marca.

Estrutura completa e versatilidade

As unidades do Fogo de Chão contam com salas privativas para grupos a partir de 15 pessoas, sem cobrança de aluguel (mediante disponibilidade), e oferecem a possibilidade de fechamento integral do restaurante para eventos de grande porte. Todas as casas são equipadas com climatização, isolamento acústico, geradores de energia e recursos multimídia — como telão, projetor, sonorização, microfone e wi-fi.

Outro destaque é a flexibilidade do menu. Embora o rodízio completo, com até 19 cortes de carnes nobres — entre eles Picanha, Bife Ancho, Costela Premium e Cordeiro — seja o carro-chefe, o cardápio pode ser totalmente adaptado às necessidades do cliente.

Alternativas ao rodízio tradicional

O Bar Fogo, espaço dedicado ao happy hour, traz opções mais descontraídas como Dadinho de Tapioca, hambúrguer de Picanha e Tábua de Picanha Fatiada. Para acompanhar, a premiada Caipirinha Fogo de Chão (medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas – Edição Brasil) e chopps gelados compõem o cardápio.

Pacotes especiais

A rede disponibiliza pacotes completos para grupos e eventos, variando de acordo com o tipo de serviço e bebidas incluídas.

  • Ametista: R$ 276 (Barra) e R$ 284 (demais unidades), com bebidas não alcoólicas à vontade por três horas.
  • Topázio: R$ 315 (Barra) e R$ 321 (demais), com cerveja Heineken, caipirinhas e caipiroskas à vontade.
  • Esmeralda: R$ 323 (Barra) e R$ 329 (demais), inclui duas bebidas alcoólicas por pessoa (vinhos e whisky).
  • Diamante: R$ 428 (Barra) e R$ 435 (demais), com bebidas alcoólicas e não alcoólicas à vontade por 2h30.

Há ainda pacotes para reuniões de meio período ou dia inteiro, com almoço incluso, e a Experiência Máxima, que oferece welcome coffee, almoço e coffee break à tarde. O café da manhã também é uma opção, a partir de R$ 127, além do Rubi Happy Hour, com petiscos e bebidas em um clima descontraído.

Mais informações e reservas estão disponíveis no site www.fogodechao.com.br.

Novas regras para tirar visto americano e os impactos no mercado brasileiro de intercâmbio

0
visto americano
Atualmente, o viajante precisa pagar apenas uma taxa no valor de US$185, referente ao formulário D-160, obrigatório para todos os tipos de visto. (divulgação)

Nos últimos meses, um assunto que repercutiu muito foi a mudança nas regras para solicitação do visto americano.

Pâmela Moraes*

Anunciada pelo site oficial do Departamento de Estados dos EUA, em 25 de julho, a proposta inclui alteração no processo para solicitantes menores de 14 e maiores de 79 anos, que passariam a ser obrigados a fazer a entrevista presencialmente – atualmente, esse público não precisa passar, necessariamente, pelo procedimento. Ainda de acordo com o governo, a nova regra seria válida para cidadãos de todos os países que precisam de visto para entrar nos EUA, incluindo os brasileiros.

Inicialmente, essas mudanças foram anunciadas para entrarem em vigor a partir de 2 de setembro de 2025. No entanto, até o momento, não há confirmação pública de que os consulados americanos no Brasil estejam aplicando essas regras na prática. O fato é que, caso essas novas regras realmente entrem em vigor, o mercado brasileiro de intercâmbios pode sofrer impactos importantes, especialmente o aumento de custos para os estudantes. Isso porque, além da obrigatoriedade de entrevistas presenciais, há também um aumento no novo valor do visto e taxas adicionais, tornando os intercâmbios mais caros.

 

Atualmente, o viajante precisa pagar apenas uma taxa no valor de US$185, referente ao formulário D-160, obrigatório para todos os tipos de visto. Com as novas taxas, que vieram a partir do mega pacote orçamentário “One Big Beautiful Bill”, lançado por Donald Trump em julho, ela deve chegar a US$459, alta de 148%. Ainda, o aumento mais expressivo será da nova Taxa de Integridade do Visto, ou Visa Integrity Fee, que custará US$250.

 

Ainda sobre os impactos no mercado brasileiro de intercâmbios, a burocracia para obter o visto também é um ponto de atenção. Entrevistas obrigatórias e verificações adicionais por parte dos órgãos americanos devem atrasar processos e demandar mais preparo documental, ou seja, os estudantes podem adiar planos ou optar por outros países. Vale reforçar que, de acordo com a pesquisa Selo Belta 2025, os Estados Unidos foi a segunda principal escolha de destino entre os brasileiros no último ano, perdendo apenas para o Canadá. Outros países que apareceram no ranking da associação foram Reino Unido, Irlanda e Austrália.

 

Consequentemente, a redução da demanda, desistência e migração para destinos alternativos é outro impacto que não afeta somente os estudantes, mas a própria economia do país. Isso porque, com o processo mais rigoroso e caro, estudantes brasileiros podem desistir de programas de intercâmbio se perceberem riscos de reprovação ou caso não consigam se adequar às exigências em tempo hábil. Com isso, devem buscar países com processos de visto mais simples ou menos oneroso.

 

Vale ressaltar, no entanto, que apesar dessa obrigatoriedade, existem alguns grupos que podem permanecer elegíveis para isenções de entrevistas de visto, como titulares de vistos diplomáticos e oficiais (categorias de visto como A-1, A-2, C-3, G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6 e TECRO E-1); algumas renovações de visto B-1/B-2 ou cartão de travessia de fronteira para cidadãos mexicanos; entre outras categorias.

 

Por fim, diante dessas novas regras, o mercado brasileiro de intercâmbios se vê diante de um cenário desafiador, mas também de adaptação. Isso porque o aumento de custos e a obrigatoriedade de entrevistas tendem a frear parte da demanda imediata, especialmente de famílias mais sensíveis ao preço e de estudantes que buscam agilidade no processo.

 

Por outro lado, esse movimento pode impulsionar o mercado de intercâmbio para outros destinos, com países que oferecem processos mais acessíveis e menos burocráticos, como por exemplo Malta, África do Sul e Dubai, que vêm se consolidando como excelentes alternativas aos destinos tradicionais. Malta atrai por unir ensino de qualidade, clima agradável e custo de vida mais baixo, sem necessidade de visto para estadias curtas. Já a África do Sul oferece ótimo custo-benefício, visto simples e imersão cultural em um país de língua inglesa, por exemplo.

 

Essas alternativas reforçam a ideia de que o intercâmbio vai muito além dos destinos mais conhecidos, ampliando horizontes e democratizando o acesso à educação internacional, o que ajuda a reposicionar o Brasil no mapa global da educação. Aguardemos os próximos passos.


*Pâmela Moraes é Co-fundadora e Especialista de Intercâmbio e Viagens da Fluencypass. Com quase 10 anos de experiência em marketing, vendas e educação internacional. Possui MBA em Gestão 4.0 e é apaixonada por ajudar estudantes a transformar suas vidas através da educação global.

Hotelaria Brasil aposta em liderança feminina e reconhece talento pós-maternidade

3
Hotelaria Brasil - Lidiane Antunes assume a gerência geral do Matiz Vilaboim Ribeirão Preto após retorno da licença-maternidade - Foto: divulgação
Lidiane Antunes assume a gerência geral do Matiz Vilaboim Ribeirão Preto após retorno da licença-maternidade - Foto: divulgação

A trajetória de Lidiane Antunes, recém-promovida a gerente geral do hotel Matiz Vilaboim Ribeirão Preto, reforça o compromisso da Hotelaria Brasil com o reconhecimento de talentos e a equidade de gênero. Sua ascensão logo após o retorno da licença-maternidade simboliza um avanço em um mercado que, muitas vezes, ainda impõe desafios às mulheres nesse momento da vida.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

“Receber uma promoção no retorno da licença-maternidade é um marco na minha carreira. Infelizmente, muitas mulheres são desligadas quando voltam ao trabalho. Essa ação reforça os valores da Hotelaria Brasil e a força da mulher e mãe no mercado de trabalho”, declara Lidiane.

Com 16 anos de experiência no setor, ela iniciou sua carreira em 2008 e construiu uma trajetória baseada na excelência operacional e na gestão de pessoas. À frente do Matiz Vilaboim Ribeirão Preto, Lidiane tem como prioridades fortalecer o time e impulsionar os resultados do empreendimento. “Acredito muito na liderança pelo exemplo. Com foco e propósito, alcançaremos nossos objetivos e o fortalecimento da marca na região”, afirma.

Entre os diferenciais da rede, a executiva destaca o Plano de Desenvolvimento de Liderança (PDL), criado pelo departamento de Pessoas e Cultura da Hotelaria Brasil. O programa capacita líderes e estimula oportunidades internas. “Sou prova de que o PDL impacta positivamente na relação entre o profissional e a empresa, criando conexões saudáveis e promovendo crescimento dentro da rede”, acrescenta.

A Hotelaria Brasil também mantém a Universidade Corporativa Hotelaria Brasil, que oferece treinamentos presenciais e online, avaliações de desempenho e planos de ação individuais. A empresa, certificada pelo Great Place to Work (GPTW), realiza pesquisas de clima organizacional e adota medidas para aprimorar continuamente o ambiente de trabalho. “Buscamos criar espaços acolhedores, onde o colaborador se sinta valorizado e motivado”, conclui Lidiane.

Sobre a Hotelaria Brasil

Fundada em 2003, a Hotelaria Brasil é uma rede multimarcas com presença em diversas regiões do país, atuando nos segmentos Luxo, Lifestyle, Upscale, Midscale e Econômico. É master franqueadora da marca Hampton by Hilton no Brasil e reconhecida pela Hilton Worldwide como a melhor implantadora de empreendimentos hoteleiros na América e Caribe, com o projeto Hampton by Hilton Guarulhos Airport. Com parcerias com Marriott, Wyndham, IHG, Hilton e Golden Tulip, a rede também atua em multipropriedade através da Ventura Resorts e mantém a Unna Hospitality, startup voltada à inteligência para hotelaria. Saiba mais no site oficial.

COP30 impulsiona turismo e economia em Belém com investimento de R$ 630 milhões

0
COP30: Belém deve receber mais de 50 mil turistas estrangeiros para Conferência da ONU - Foto: Alessandra Serrão e Aimée Balbi
COP30: Belém deve receber mais de 50 mil turistas estrangeiros para Conferência da ONU - Foto: Alessandra Serrão e Aimée Balbi

O Governo Federal entregou neste sábado (1º/11) duas obras estratégicas para a infraestrutura turística e logística de Belém (PA): a modernização do Aeroporto Internacional de Belém e a requalificação do Terminal Portuário de Outeiro. Os investimentos, que somam mais de R$ 630 milhões, fazem parte do conjunto de ações que preparam a capital paraense para sediar, em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur 

O Aeroporto Internacional de Belém recebeu R$ 450 milhões em melhorias sob a gestão da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA). As obras incluem a ampliação das áreas de embarque e desembarque, modernização dos sistemas de climatização e iluminação, além de novas soluções de acessibilidade. A nova estrutura amplia a capacidade operacional do terminal e garante mais conforto aos passageiros.

Já o Terminal Portuário de Outeiro passou por uma ampla requalificação orçada em R$ 180 milhões, com recursos da Itaipu Binacional. O porto, localizado a cerca de 20 quilômetros do Parque da Cidade, foi adaptado para receber dois navios transatlânticos contratados pelo Governo Federal, que funcionarão como hospedagem flutuante para delegações internacionais durante a conferência. Em outubro, foi inaugurada também a nova ponte que liga Outeiro à parte continental da cidade, facilitando o acesso à ilha.

As inaugurações contaram com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros Celso Sabino (Turismo), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Jader Filho (Cidades), Marina Silva (Meio Ambiente) e Rui Costa (Casa Civil), além do governador Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Igor Normando, e de outras autoridades federais e estaduais.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, as entregas consolidam Belém como referência em turismo amazônico e sustentável. “O Aeroporto Internacional de Belém e o novo Terminal Portuário de Outeiro são símbolos de uma Amazônia moderna, preparada para receber o mundo. Essas obras fortalecem o turismo, geram emprego e renda e deixam um legado de infraestrutura que vai muito além da COP30”, afirmou o ministro.

Com as melhorias, Belém amplia sua capacidade para receber mais de 50 mil participantes durante a COP30, reforçando a economia local e projetando o Brasil como protagonista em sustentabilidade e turismo responsável.

De acordo com dados do Ministério do Turismo e do Banco Central, o Brasil recebeu 6,65 milhões de visitantes estrangeiros em 2024 — o maior número em 15 anos. Esses turistas movimentaram US$ 7,34 bilhões (cerca de R$ 38 bilhões), impulsionando o desenvolvimento do setor e confirmando a força do país no cenário internacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Empetur leva Pernambuco ao pódio do “Oscar dos Eventos” com duas ações premiadas

0
Dentro do domo, os visitantes puderam se sentir na praia e se encantar com as belezas naturais de Pernambuco - Foto: divulgação
Dentro do domo, os visitantes puderam se sentir na praia e se encantar com as belezas naturais de Pernambuco - Foto: divulgação

Pernambuco celebra mais uma conquista no cenário nacional do turismo e dos eventos. O Governo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), foi reconhecido no Prêmio Caio 2025 — considerado o “Oscar dos Eventos” no Brasil — com dois projetos de destaque na categoria *Ação Promocional*.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

As iniciativas premiadas são a “Ação de Carnaval 2025”, realizada em São Paulo, e a campanha “Verão Pernambuco, Deixa Rolar”, que marcou o lançamento da temporada turística 2024/2025. A colocação final (1º, 2º ou 3º lugar) será anunciada em 8 de dezembro, durante cerimônia em São Paulo.

“Este reconhecimento é resultado direto de uma política pública que valoriza o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social e cultural. O Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, tem investido de forma estratégica na promoção do nosso estado, fortalecendo o setor e gerando oportunidades em todas as regiões”, destacou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Verao PE Deixa Rolar - Foto: divulgação Empetur
Verao PE Deixa Rolar – Foto: divulgação Empetur

Carnaval pernambucano conquista São Paulo

A “Ação de Carnaval 2025” levou a energia e a riqueza cultural de Pernambuco à Avenida Paulista, em um cortejo de 5 quilômetros que culminou em uma grande celebração no Parque Burle Marx. O evento reuniu manifestações tradicionais como os Caretas de Triunfo, o maracatu de Nazaré da Mata, os Papangus de Bezerros e os Bonecos Gigantes de Olinda, além de passistas de frevo e artistas como Alceu Valença, Duda Beat, Gerlane Lopes, Romero Ferro, Nego Thor e Roger de Renor, com o Som na Rural — que viajou mais de 3 mil quilômetros até São Paulo.

“Verão Pernambuco, Deixa Rolar”

Inspirada na vivência sensorial do verão pernambucano, a campanha apresentou o estado por meio dos cinco sentidos — o calor do sol, o som do mar, o sabor da culinária e as cores da cultura local. Com ativações imersivas em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Buenos Aires, Assunção e Santiago, a ação reforçou a presença internacional de Pernambuco. O projeto foi embalado pela música *Deixa Rolar*, interpretada por Martins, em ritmo de Ijexá, traduzindo o calor e a alegria do povo pernambucano.

“Estar entre os três melhores do país já representa um importante reconhecimento nacional ao trabalho criativo e inovador da Empetur. Essas ações traduzem a alma de Pernambuco e mostram que estamos no caminho certo, levando o nome do estado cada vez mais longe”, afirmou o diretor de Comunicação e Marketing da Empetur, Diogo Beltrão.

Sobre o Prêmio Caio

Criado em 1999, o Prêmio Caio chega à 26ª edição em 2025 e reconhece empresas e profissionais que se destacam na indústria de eventos, turismo e *live marketing*. Realizado pela Revista *Eventos* e pelo Grupo Conecta Eventos, o prêmio conta com apoio das principais entidades do setor e tem como objetivo valorizar a excelência e a inovação no mercado nacional.