O secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, ressalta a honra de sediar o Salão Nacional do Turismo - Foto: Bruno Almeida / DT
Para secretário de Turismo de SP, possíveis impactos das medidas do republicano nas empresas paulistas ainda preocupam
*Por Bruno Almeida – colaborador do DIÁRIO
Durante o Salão do Turismo 2025, o Secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou o protagonismo do estado de São Paulo como sede do evento. Na ocasião, Lucena ponderou que o “tarifaço” promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não causou impactos significativos nas empresas de turismo paulista, ainda que o estado de alerta continue.
Roberto de Lucena no estande de São Paulo no Salão do Turismo 2025 (Foto: Bruno Almeida / DT)
Tarifaço
Depois de discursos realizados na abertura do Salão ligados à importância da promoção de diálogo e sinergia entre governos e empresas, a questão do “tarifaço” de Trump voltou a ser citada.
“Evidentemente há preocupações”, começou Lucena. “Mas até esse momento nós não verificamos um impacto negativo em relação ao desenvolvimento da economia do turismo. Mas estamos atentos, estamos acompanhando e acreditando muito na liderança do governador Tarcísio de Freitas e nos diálogos. Agora é hora de conversar, hora de dialogar e de nós contornarmos as dificuldades”, pontuou.
Roberto de Lucena fala em abertura do Salão de Turismo 2025 (Foto: Bruno Almeida / DT)
Para o secretário, é significativo para o turismo paulista receber um evento como o Salão. “São Paulo é o maior polo emissor de turistas para o Brasil, é também o maior polo receptor de turistas do Brasil. É muito fácil chegar em São Paulo, e chegando em São Paulo é muito fácil chegar a qualquer região do Estado, porque nós temos, além de conectividade, nós temos uma extraordinária infraestrutura”, afirmou.
Estande do turismo paulista no Salão do Turismo 2025 (Foto: Bruno Almeida / DT)
“São Paulo, que tem sido um carro-chefe, um indutor em relação aos números do turismo deste ano, sente-se honrado, feliz em ser a sede nesses dias desse grande encontro”, concluiu Lucena.
A 9ª edição do Salão do Turismo acontece na capital paulista até o próximo sábado (23). Autoridades, representantes de empresas do setor e expositores estão presentes no Distrito Anhembi, Zona Norte de São Paulo, para o evento.
Estande de São Paulo tem ‘mapa’ interativo: visitante pode pintar pontos turísticos (Foto: Bruno Almeida / DT)
COP 30 é uma das preocupações atuais do Ministério do Turismo (Foto: Bruno Almeida / DT)
Durante Salão do Turismo 2025, Celso Sabino garantiu intervenções federais para que leitos tenham preços justos
*Por Bruno Almeida – colaborador do DIÁRIO
O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, garantiu que o governo brasileiro continua o empenho para que a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) ocorra sem problemas. O encontro foi alvo de controversas por questões que incluem até mesmo o alto valor cobrado por hospedagens na capital paraense.
“O governo brasileiro trabalha, desde o anúncio da Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Belém, para melhorar a infraestrutura da cidade. Investimos mais de R$ 4 milhões na cidade. Nós estamos executando algumas obras, algumas já foram até entregues. As que ainda não foram entregues, o governo brasileiro também cuidou mais do que dobrar a rede de hospedagens na cidade de Belém”, afirmou durante entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (21) no Salão do Turismo 2025, em São Paulo (SP).
Preocupado com as hospedagens na capital paraense, Sabino afirmou que há cerca de 10 novos hotéis em construção, “de todo tipo de qualidade, de seis estrelas a duas estrelas”.
“Nós também estamos trazendo, junto com a Embratur, dois grandes navios que vão aumentar em 10 mil a capacidade da cidade. Nós estamos com a previsão para Belém, em novembro, receber 53 mil leitos”, completou.
Ministro Sabino e outras autoridades no Salão do Turismo nesta quinta-feira, 21 (Foto: Bruno Almeida / DT)
“Estamos atuando pessoalmente, o Ministério do Turismo, o Ministério da Ambiente, a presidência da COP 30, na intermediação direta com as delegações que possam estar tendo dificuldade em encontrar leito. Para ter uma ideia, com uma ação do governo, nós temos leitos oferecendo para países menores a partir de US$ 100”, disse.
Metas para o turismo
No evento, o ministro celebrou os indicadores “superlativos” conquistados pelo Brasil no setor. “Este ano, o Brasil, pela primeira vez, não só vai chegar na marca de sete milhões de turistas, mas chegará até o final do ano a 10 milhões de turistas estrangeiros”, projetou.
O ministro ainda avaliou questões relacionadas a obras importantes para o país.
Questionado sobre a possível federalização da Ponte Santos-Guarujá, Sabino afirmou que as discussões “têm a presença e a participação do governo federal”. “O interesse da nação, o interesse do povo de São Paulo, estão acima de qualquer diferença que possa acontecer”, pontuou.
Celso Sabino é uma das autoridades que estiveram no Distrito Anhembi na manhã desta quinta para a 9ª edição do Salão do Turismo, encontro do setor que acontece na capital paulista até o próximo sábado (23).
países que mais recebem turistas (ranking 2024) — veja quem lidera e por quê - Foto: Freepik
Em 2024, o turismo internacional voltou ao patamar pré-pandemia e bateu cerca de 1,45 bilhão de chegadas no mundo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências internacionais
Dentro desse cenário, alguns destinos dispararam e consolidaram posições no topo. A seguir, o ranking dos países que mais recebem turistas, com os números mais recentes reportados para 2024.
Top 10 países que mais recebem turistas (2024)
França — 102,0 milhões A potência do “triângulo dourado” Paris–Riviera–Castelos do Loire, eventos e conectividade aérea alimentam a liderança histórica. Em 2024, a França voltou a romper a barreira de 100 milhões.
Espanha — 93,8 milhões Sol e praia, cidades patrimoniais e uma malha de low-costs tornam a Espanha vice-líder. 2024 foi recorde para o turismo espanhol.
Estados Unidos — 72,4 milhões Ímã para lazer e negócios, o país retomou fluxo acima de 72 milhões em 2024, recuperando o protagonismo global.
Turquia — 60,6 milhões A posição estratégica entre Europa e Ásia, aliada a preços competitivos, mantém a Turquia em destaque.
Itália — 57,8 milhões Patrimônio cultural, gastronomia e atrações icônicas sustentam a Itália no top 5, com novo recorde de visitantes.
México — 45,0 milhões Caribe, Pacífico, hubs como Cancún e Cidade do México e política de vistos amigável impulsionam o país.
Alemanha — 37,5 milhões Forte no turismo de negócios e nas viagens de curta duração, a Alemanha voltou a registrar recordes em 2024.
Japão — 36,9 milhões Com o iene desvalorizado e uma reabertura total ao turismo, o Japão bateu seu recorde histórico de visitantes.
Grécia — 36,0 milhões Verão mediterrâneo, cruzeiros e ilhas icônicas consolidaram o destino entre os mais procurados.
Tailândia — 35,5 milhões Um dos queridinhos do Sudeste Asiático, a Tailândia superou metas oficiais e voltou ao top 10.
Receita x Volume: quem fatura mais?
Volume de visitantes não é igual a receita. Os Estados Unidos lideram em gastos de turistas (US$ 215 bilhões em 2024), seguidos por Espanha e Reino Unido — sinal de tíquete médio e permanência mais altos. Já em número de chegadas, a liderança é de França e Espanha.
Por que esses países recebem tantos turistas?
Acesso e conectividade: hubs aéreos, trens de alta velocidade e cruzeiros ampliam a demanda.
Marca de destino forte: portfólio de atrações globais e calendário de eventos.
Câmbio e preço: iene fraco favoreceu o boom no Japão; boa relação custo-benefício ajuda Turquia e México.
Política de vistos e proximidade regional: facilidades pesam para Espanha, México e Tailândia.
Atenção à metodologia
A UN Tourism trabalha com “chegadas internacionais de turistas (overnight visitors)” – ou seja, quem realmente pernoita. Já ministérios nacionais às vezes divulgam “visitantes”, que podem incluir excursionistas ou cidadãos residentes no exterior.
Na Turquia, o governo fala em mais de 62 milhões de visitantes, mas o ranking considera 60,6 milhões de turistas.
Na Grécia, o Banco Central registrou mais de 40 milhões de viajantes, mas os dados de turismo pernoite apontam 36 milhões.
E o Brasil?
O Brasil recebeu cerca de 6,77 milhões de turistas internacionais em 2024, atingindo novo recorde histórico, com crescimento de 14,6 % sobre o ano anterior — quando foram registradas cerca de 5,91 milhões de chegadas.
Segundo dados da Embratur e do Ministério do Turismo, esse é o maior número da série histórica, ultrapassando até mesmo os recordes de grandes eventos, como a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
No ranking por emissores de turistas ao Brasil em 2024, os principais países de origem foram:
Autoridades participam da abertura oficial do Salão Nacional do Turismo 2025, em São Paulo - Foto: Bruno Almeida / DT
Com ministros, governadores e secretários, a abertura da 9ª edição do evento ocorreu na manhã desta quinta (21)
A 9ª edição do Salão Nacional do Turismo teve início nesta quinta-feira (21), em São Paulo (SP), com a presença de autoridades ligadas ao setor, o lançamento de um plano de marketing internacional para projetar o Brasil para visitantes estrangeiros e discussões sobre impactos climáticos causados por viagens.
*Por Bruno Almeida – colaborador do DIÁRIO
Promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, o evento tem como tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo” e é considerado uma grande vitrine para o setor no Brasil.
Abertura da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo, no Distrito Anhembi, em São Paulo – Foto: Bruno Almeirda / DT
Estiveram presentes no primeiro dia do Salão, no Distrito Anhembi, na capital paulista, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; os ministros do Turismo, Celso Sabino; da Fazenda, Fernando Haddad; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; além de governadores, prefeitos e secretários de Turismo.
Responsável pela fala de abertura do evento, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou o sentimento de “honra” em receber o evento em São Paulo e ressaltou os recordes batidos pelo setor nos últimos meses, em âmbito nacional. Para ele, os bons números são fruto da sinergia entre a iniciativa privada e o poder público.
O secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, ressalta a honra de sediar o Salão Nacional do Turismo – Foto: Bruno Almeida / DT
Por isso, Lucena considera o Salão uma “oportunidade de viajar pelo Brasil, pelas cores, gostos, músicas do Brasil e pelos destinos mais icônicos. Tudo isso sem sair de um único lugar, sem sair de São Paulo”.
Em seu discurso, Fernando Haddad falou sobre os atuais desafios com a política internacional e disse ser um privilégio trabalhar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com Alckmin. Segundo ele, ambos são referência para uma economia com diálogo, “sem aceitar desaforo”. “Sem respeito não vamos trazer turista para cá”, afirmou, sem mencionar nenhum nome específico.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala sobre os impactos econômicos do turismo no Brasil – Foto: Bruno Almeida / DT
Haddad finalizou sua fala reforçando como os bons indicadores do turismo são sinal de crescimento em outros setores da economia. “A família brasileira vai honrar seus compromissos, mas vai ter um tempinho para o lazer, para o turismo”, concluiu.
O vice-presidente Geraldo Alckmin destaca a importância do turismo como fator de saúde e integração – Foto: Bruno Almeida / DT
Alckmin destacou o potencial turístico para além da importância econômica. “Turismo é saúde. Cada vez mais se valoriza o sistema imunológico. O ser humano não é máquina, só trabalho. É lazer, é descanso, aproxima as pessoas”.
Ainda na cerimônia de abertura, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, pediu a Haddad ainda mais atenção ao setor.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lança plano de marketing internacional durante o evento – Foto: Bruno Almeida / DT
“O turismo precisa ser colocado numa gaveta mais importante no país. O turismo corresponde a 8% do PIB. Em 2024, a vinda de estrangeiros para cá gerou 7,3 bilhões de dólares. Nenhuma outra atividade econômica gerou tantos empregos e renda, com responsabilidade climática”, disse.
Freixo projetou um 2025 com mais recordes para o setor e previu que o país irá ultrapassar a marca inédita de oito milhões de turistas estrangeiros.
Plano para divulgação internacional
Na ocasião, Freixo ainda lançou um plano de marketing internacional, “algo que não acontecia há vinte anos”. Batizado de “Brasis”, o documento, elaborado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), inclui políticas públicas adaptadas a cada unidade da federação.
Sabino comemorou que a edição de 2025 do Salão será a maior da história, com a presença das 27 unidades federativas. Em seu discurso, relembrou os investimentos promovidos pela pasta, “paralisados por 12 anos e retomados agora”. “O Brasil virou a chave. É um novo turismo.”
O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Turismo, Celso Sabino, participam da abertura da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo, em São Paulo – Foto: Bruno Almeida / DT
O ministro ainda celebrou como 2024 foi “um ano de quebra de recordes e já está sendo superado por 2025”. Sabino também fez uma “aposta saudável” com Freixo: enquanto este projetou que 2025 terminará com o recorde de oito milhões de visitantes internacionais, Sabino prevê a marca de 10 milhões até o final deste ano.
Parte importante da agenda de divulgação internacional também conta com destaques de destinos sustentáveis brasileiros. O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco, destacou o número expressivo de 25,5 milhões de visitantes somente nas unidades de conservação do Brasil em 2024, um aumento de 66,5% em comparação com o último ano antes da pandemia de Covid-19. “O estrangeiro nos visita, mas os brasileiros circulam expressivamente pelas unidades de conservação”, lembrou.
O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Capobianco, destaca avanço do turismo sustentável no Brasil – Foto: Bruno Almeida / DT
Ele se comprometeu, ainda, a potencializar esforços para ampliar a capacidade do turismo sustentável, criar novas unidades de conservação e aumentar as parcerias com o setor privado no apoio à visitação.
Com nove parques nacionais concedidos à iniciativa privada, Capobianco afirmou que o turismo sustentável representa o futuro. “Não estamos mais falando de potencial. Estamos falando de realidade”, concluiu.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa da abertura do Salão Nacional do Turismo 2025, no Anhembi, em São Paulo – Foto: Bruno Almeida / DT
Salão do Turismo 2025
As atrações do Salão do Turismo 2025 incluem expositores de destinos brasileiros, espaços com apresentações culturais e estandes gastronômicos. O evento segue até o dia 23 de agosto.
Ministros, governadores e representantes do trade turístico participam da abertura oficial do Salão Nacional do Turismo 2025, em São Paulo, marcada pelo lançamento do Plano Brasis, nova estratégia de marketing internacional para promover o Brasil no exterior – Foto: Bruno Almeida / DTLançamento do “Plano Brasis”, nova estratégia de marketing internacional para promover o turismo brasileiro no exterior – Foto: Bruno Almeida / DT
Novas regras de vistos para o Canadá: o que muda para os estudantes brasileiros - Foto: Pixabay
O Canadá segue como o destino número um dos brasileiros que sonham em estudar fora. De acordo com a Pesquisa Selo Belta 2025, o país ocupa, desde 2002, o topo do ranking dos destinos preferidos por intercambistas, superando Estados Unidos e Reino Unido. Esse protagonismo começou após os atentados de 11 de setembro, quando mudanças nas políticas de imigração dos EUA abriram espaço para o Canadá se consolidar como um destino acessível, seguro e multicultural.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações de Alexandre Argenta, Presidente da Belta
Em 2024, o governo canadense anunciou novas regras para o visto para o Canadá na modalidade de estudo, estabelecendo um limite de aproximadamente 360 mil autorizações, cerca de 35% a menos em relação ao ano anterior. O objetivo é alinhar o crescimento da chegada de estudantes internacionais ao planejamento de infraestrutura, especialmente no setor imobiliário. A mudança reforça a importância de organização e preparo, já que o país continua atraindo brasileiros por sua alta qualidade de ensino, a possibilidade de conciliar estudo e trabalho e a diversidade cultural.
Attestation letter: novidade para estudantes
Entre as principais mudanças está a exigência da attestation letter, documento emitido pelas províncias canadenses que confirma a vaga do estudante dentro da cota estabelecida. Essa nova etapa traz mais previsibilidade e garante que os alunos sejam devidamente alocados, exigindo ainda mais planejamento antecipado.
“O Canadá continua sendo um destino muito atrativo para brasileiros. As novas regras pedem mais atenção e estratégia, mas não diminuem a força do país como referência em intercâmbio. O ideal é pesquisar programas, entender os critérios de elegibilidade e iniciar o processo com antecedência”, afirma Alexandre Argenta, presidente da Belta.
Diversidade de vistos canadenses
A variedade de opções de visto para o Canadá é um dos fatores que mantém o país entre os destinos preferidos. Há modalidades que atendem desde cursos rápidos até programas de pós-graduação, além de permissões que contemplam cônjuges e familiares.
Principais tipos de visto para o Canadá e quem se qualifica:
Study Permit (Visto de Estudante): obrigatório para cursos com duração superior a seis meses. Exige matrícula em instituição de ensino designada (DLI), comprovação financeira e, desde 2024, a attestation letter.
PGWP (Post-Graduation Work Permit): permite trabalhar após a conclusão de programas superiores, válido por até três anos. Mestrandos e doutorandos ganharam benefícios estendidos.
Open Work Permit para cônjuges: concedido a parceiros de estudantes matriculados em cursos de mestrado, doutorado ou programas profissionais.
Visitor Visa / eTA: voltado a turismo, negócios ou visitas de até seis meses. O eTA é simplificado, mas com restrições.
Visto de Trabalho: inclui modalidades como o Employer-Specific Work Permit e o Global Talent Stream, com processamento acelerado para profissionais qualificados.
Super Visa (pais e avós): permite estadias prolongadas de até dois anos por visita, válido por até dez anos.
Mais do que nunca, planejar o intercâmbio com antecedência e buscar apoio especializado são passos essenciais para garantir uma experiência tranquila e bem-sucedida no Canadá.
Sobre a Belta
Fundada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio promove a educação internacional no Brasil. A entidade certifica agências com o Selo Belta, atestando confiabilidade e qualidade. Representando mais da metade do mercado nacional, a associação reúne cerca de 300 pontos de venda e mais de 50 colaboradoras internacionais, consolidando sua credibilidade no Brasil e no exterior. Conheça mais no site oficial.
A MSC Cruzeiros anunciou um pacote exclusivo para brasileiros que sonham em descobrir destinos paradisíacos e desejam saber como viajar pelo Caribe sem visto. A bordo do sofisticado MSC Virtuosa, os roteiros acontecem entre dezembro de 2025 e março de 2026 e incluem passagens aéreas, traslados e cruzeiro completo de sete noites.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências
O diferencial é justamente a praticidade: além de toda a estrutura da MSC, o passageiro brasileiro tem agora a oportunidade de entender, na prática, como viajar pelo Caribe sem visto, facilitando o planejamento e reduzindo custos com burocracias.
O que inclui o pacote
O pacote contempla voos fretados de ida e volta entre Guarulhos e Fort-de-France (Martinica), operados pela Gol Linhas Aéreas, com fila exclusiva no embarque, além de traslados terrestres entre aeroporto e porto. Somado a isso, estão as sete noites a bordo do MSC Virtuosa, um dos navios mais modernos da frota.
Essa iniciativa mostra de forma clara como viajar pelo Caribe sem visto pode ser simples e acessível, já que as tarifas são em reais e podem ser parceladas em até 12 vezes sem juros.
Roteiros disponíveis
Os hóspedes poderão escolher entre duas opções de itinerários, todos com embarques em Fort-de-France, na Martinica. Na primeira opção, o navio visitará Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Kingstown (São Vicente e Granadinas), Bridgetown (Barbados), Castries (Santa Lúcia) e Saint George’s (Granada). Já na segunda opção de itinerário, os hóspedes seguirão para Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Road Town (Tortola, Ilhas Virgens Britânicas), Philipsburg (St. Maarten), St. John’s (Antígua e Barbuda) e Basseterre (São Cristóvão e Nevis).
Confira os destaques de cada destino:
Fort-de-France (Martinica): capital vibrante da ilha, combina praias paradisíacas com fortes históricos, jardins tropicais e a autêntica atmosfera francesa.
Pointe-à-Pitre (Guadalupe): conhecida como a joia francesa do sul do Caribe, encanta com suas paisagens exuberantes e mistura cultural.
Kingstown (São Vicente e Granadinas): um destino marcado por montanhas vulcânicas e vegetação exuberante e belas trilhas naturais.
Bridgetown (Barbados): abriga a Área Histórica da Guarnição, Patrimônio Mundial da UNESCO, com magníficos edifícios dos séculos XVIII e XIX.
Castries (Santa Lúcia): famosa por seus espetaculares picos vulcânicos gêmeos, os Pitons, também reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Saint George’s (Granada): apelidada de “Ilha das Especiarias”, com cenários encantadores e aroma de noz-moscada no ar.
Road Town (Tortola, Ilhas Virgens Britânicas): oferece praias paradisíacas e excelente infraestrutura turística.
Philipsburg (St. Maarten): onde os viajantes podem visitar a famosa Praia Maho, conhecida como “Praia do Avião”, pela baixa altitude dos pousos no local.
St. John’s (Antígua e Barbuda): destaca-se por suas praias de areia branca e águas cristalinas.
Basseterre (São Cristóvão e Nevis): as chamadas “ilhas vulcânicas irmãs do Caribe”, com charme histórico e natureza preservada.
Diferenciais para brasileiros
O pacote foi pensado para o público brasileiro, que poderá pagar tudo em moeda nacional e ainda adquirir, de forma antecipada, pacotes de bebidas, internet, excursões e experiências gastronômicas. Mais uma vantagem para quem pesquisa como viajar pelo Caribe sem visto sem complicações.
MSC Virtuosa, Le Grand Théâtre – Foto: divulgação MSC Virtuosa, Atmosphere Pool – Foto: divulgação
Estrutura do MSC Virtuosa
O navio conta com 19 andares, cinco piscinas, parque aquático, nove hidromassagens, 10 restaurantes — cinco deles de especialidades — e 21 bares. Há ainda teatro com 975 lugares, promenade de 112 metros com teto de LED, o futurista MSC Starship Club com bartender robô e o Carrousel Lounge para produções exclusivas.
A novidade da MSC Cruzeiros mostra, de forma concreta, como viajar pelo Caribe sem visto e transformar esse desejo em realidade. A combinação de conforto, praticidade e destinos icônicos faz desse pacote uma das opções mais atraentes para brasileiros que querem desbravar o Caribe Sul e as Antilhas.
Para mais informações sobre os pacotes completos para o Caribe Sul, clique aqui.
Fenômeno do turismo de nascimento nos EUA gera debates sobre imigração e direitos de cidadania - Foto: Freepik
O chamado turismo de nascimento nos EUA, também conhecido como “turismo de parto”, é a prática em que gestantes viajam aos Estados Unidos com o objetivo de dar à luz em solo americano. Essa escolha garante a cidadania imediata ao bebê com base no princípio do jus soli, ou seja, o direito de nacionalidade a quem nasce em determinado território.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Nos últimos anos, esse fenômeno ganhou visibilidade por conta do crescimento da demanda, principalmente entre famílias estrangeiras que buscam mais oportunidades para seus filhos. O turismo de nascimento nos EUA se tornou um tema de debates políticos, legais e sociais, já que envolve benefícios futuros para a criança, mas também riscos e polêmicas em torno da imigração e do uso de recursos públicos americanos.
Contexto legal nos EUA
Nos Estados Unidos, a 14ª Emenda da Constituição garante cidadania a qualquer pessoa nascida em território americano, independentemente da nacionalidade dos pais. Contudo, desde janeiro de 2020, o Departamento de Estado passou a dificultar a concessão de vistos de turista (tipo B) quando há indícios de que o principal objetivo da viagem é participar do turismo de nascimento nos EUA. Ainda assim, gestantes podem visitar o país por motivos legítimos, como turismo, tratamentos médicos ou visitas a familiares, desde que não ocultem suas intenções reais.
Riscos e implicações
O turismo de nascimento nos EUA não é isento de riscos. Mesmo que o bebê se torne cidadão estadunidense, a mãe não obtém automaticamente o direito de residência. Caso seja comprovado que a intenção principal da viagem era o parto, pode haver acusações de fraude e impactos negativos em futuras solicitações de visto. Além disso, o tema levanta críticas sobre o uso de recursos públicos e possíveis sobrecargas no sistema de saúde, sobretudo quando há envolvimento de esquemas financeiros irregulares.
Impacto internacional
Esse tipo de prática não é exclusivo de brasileiras. O turismo de nascimento nos EUA também se popularizou entre mulheres de outros países, como China, Rússia e Nigéria, especialmente em cidades como Los Angeles e Miami. Em algumas ocasiões, autoridades americanas chegaram a fechar “hotéis de nascimento” e empresas especializadas nesse tipo de serviço.
Gestantes brasileiras recorrem ao turismo de nascimento nos EUA em busca de cidadania para os filhos – Foto: Freepik
Celebridades brasileiras que recorreram à prática
No Brasil, o turismo de nascimento nos EUA ganhou destaque principalmente entre celebridades. Entre as personalidades que deram à luz em território americano estão Claudia Leitte, Ludmilla (mãe de Zuri, nascida em Miami), Simone Mendes, Luciana Gimenez e Thammy Miranda. A própria Embaixada dos Estados Unidos no Brasil chegou a emitir alertas sobre o assunto, frisando que a prática pode ser interpretada como fraude de visto.
Panorama atual (2025)
Em 2025, o turismo de nascimento nos EUA continua sendo tema de debates que envolvem política, imigração e direitos humanos. Apesar das barreiras impostas nos últimos anos, muitas famílias ainda são atraídas pela cidadania automática garantida ao recém-nascido. Especialistas destacam que o fenômeno envolve questões legais, socioeconômicas e éticas que exigem regras mais claras e políticas de maior fiscalização.
Brasil ultrapassa Argentina e assume 5ª posição no ranking das Américas em recepção de turistas internacionais - Foto: Freepik
O Brasil conquistou um feito histórico no cenário do turismo internacional. Segundo dados divulgados pela ONU Turismo em 18 de agosto, o país alcançou em 2024 a 5ª posição no ranking das Américas entre os destinos que mais recebem turistas estrangeiros, superando a Argentina e consolidando-se como líder na América do Sul.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
Em 2024, o Brasil recebeu 6,8 milhões de visitantes de fora, resultado que confirma a ascensão do país como destino turístico de destaque no continente e no mundo. O avanço de uma colocação em relação ao ano anterior reforça o fortalecimento da imagem do Brasil no mercado global.
Crescimento acelerado em 2025
O ritmo positivo continuou em 2025. Entre janeiro e julho, 5,9 milhões de turistas internacionais desembarcaram no país — o maior volume já registrado para o período. O crescimento de 47,5% em relação ao ano passado garantiu ao Brasil a segunda melhor performance mundial em chegadas internacionais no primeiro trimestre, ficando atrás apenas do Paraguai.
Esse desempenho impulsiona o cumprimento das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. Até julho, o país já atingiu 77,3% da meta de 6,9 milhões de visitantes prevista para 2025. Se o ritmo se mantiver, o Brasil poderá não apenas superar a projeção de 8,1 milhões até 2027, como também alcançar a marca histórica de 10 milhões de turistas internacionais ainda neste ano.
Impacto para o setor e declarações oficiais
“O Brasil vive um momento histórico no turismo. Estamos no caminho certo para chegar à marca de quase 10 milhões de visitantes internacionais ainda em 2025, resultado de um trabalho integrado de promoção, qualificação e ampliação da conectividade aérea. Esses números comprovam a força do nosso país como destino global e reforçam a importância do turismo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões brasileiras”, destacou o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino.
No ranking das Américas, o Brasil aparece atrás apenas de Estados Unidos, México, Canadá e República Dominicana, consolidando sua relevância como motor de desenvolvimento econômico e social.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também ressaltou a conquista: “Os números e essa liderança conquistada pelo Brasil na América do Sul comprovam que estamos transformando globalmente a percepção do nosso país. Estamos crescendo muito além da média mundial e isso é resultado de um contínuo trabalho de promoção internacional do Brasil, realizado de forma estratégica, com base em inteligência de dados, expressando a força do nosso país e a autenticidade do povo brasileiro. Além de quebrar recordes, o turismo internacional está promovendo desenvolvimento social, gerando emprego e renda para milhares de famílias em nosso país. É bom para quem nos visita e também para quem vive aqui”.
Grupo Bancorbrás é indicado ao Prêmio Reclame Aqui 2025 - Foto: divulgação
O Grupo Bancorbrás acaba de conquistar uma importante indicação ao Prêmio Reclame Aqui 2025, uma das maiores premiações de reputação e atendimento ao consumidor do país. Com votação aberta ao público entre 1º de setembro e 31 de outubro, o grupo será representado pela Bancorbrás Turismo, na categoria Melhores Clubes de Férias, e pelo Zarpo, na categoria Agências de Viagens.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com agências
Entre mais de 750 mil marcas cadastradas no Reclame Aqui, apenas aquelas com reputação avaliada como “Bom”, “Ótimo” ou “RA1000” puderam concorrer. O destaque das empresas do grupo reflete a excelência no atendimento ao cliente e na resolução de problemas. Atualmente, cerca de 90% das reclamações recebidas são solucionadas, índice que garantiu a classificação como ótima nos últimos seis meses.
“O nosso objetivo é sempre oferecer a melhor experiência no que diz respeito à viagem para os nossos clientes, por isso estamos sempre evoluindo, desenvolvendo soluções diferenciadas e oferecendo suporte especializado em cada etapa da jornada”, afirma Júnior Lins, Diretor Executivo do Clube Bancorbrás.
Já o Zarpo reforça seu compromisso com a curadoria de destinos e atendimento personalizado. “A reputação sólida que construímos é a prova de que transformamos diariamente a dúvida em segurança e a jornada de cada cliente em uma experiência tão impecável quanto a escapada escolhida. É a nossa forma de garantir que a felicidade e tranquilidade dos nossos clientes comecem antes mesmo da viagem”, destaca Ana de Mattos Brito, Diretora de Receitas Comercial & Marketing.
A cerimônia de entrega do Prêmio Reclame Aqui está marcada para os dias 8 e 9 de dezembro de 2025, reunindo as marcas mais bem avaliadas do Brasil.
O que é o Prêmio Reclame Aqui?
Criado para reconhecer as empresas que se destacam no atendimento e no relacionamento com os consumidores, o Prêmio Reclame Aqui se consolidou como um dos mais relevantes do mercado brasileiro. A premiação avalia fatores como tempo de resposta, resolução de reclamações, índice de confiança e qualidade do atendimento.
As categorias abrangem diferentes setores da economia, reunindo empresas que se destacaram pela transparência, respeito e eficiência no contato com o consumidor. Para os clientes, o prêmio é um selo de credibilidade, já que demonstra o empenho das marcas em buscar soluções rápidas e satisfatórias.
No caso do Grupo Bancorbrás, a indicação confirma o compromisso da empresa em transformar viagens em experiências seguras, personalizadas e acolhedoras, reforçando a confiança dos consumidores.
O Jardim Burle Marx do Hotel Nacional servirá de cenário para as atividades da parceria. Divulgação/Hotel Nacional
Parceria oferece aulas gratuitas de yoga e alongamento para promover saúde física e mental em São Conrado
O Hotel Nacional, ícone da arquitetura carioca e referência em lazer e hospedagem na Zona Sul do Rio, anunciou uma parceria inédita com a rede de academias Bodytech para marcar o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
Batizado de Inspira Burle Marx, o projeto traz uma programação especial de aulas gratuitas de yoga e alongamento, abertas a hóspedes, alunos da Bodytech e ao público em geral. As atividades serão realizadas nos dias 6, 13, 20 e 27 de setembro, sempre das 9h às 11h, no Jardim Burle Marx, localizado no 2º andar do hotel.
Bem-estar e conexão com a comunidade
A iniciativa busca reforçar a importância do bem-estar físico e emocional, oferecendo um espaço de tranquilidade e autocuidado em um dos cenários mais icônicos do Rio. As vagas são limitadas, garantindo uma experiência personalizada.
Segundo Maurício Junior, gerente geral do Hotel Nacional, a proposta vai além do turismo:
“Acreditamos que o Hotel Nacional, além de ser um ponto turístico de destaque, tem papel fundamental em São Conrado. Nós podemos oferecer momentos de bem-estar e também contribuir para uma causa tão nobre quanto o Setembro Amarelo.”
Já a Bodytech reforça o caráter inovador da ação. Para Marília Meira, analista de trade marketing da rede:
“Promover o bem-estar vai além das paredes da academia. Ao trazer aulas especiais para um cenário especial como o Jardim Burle Marx, no Hotel Nacional, reforçamos o compromisso da Bodytech em proporcionar experiências inovadoras e exclusivas.”
Hotel como destino de bem-estar
Com essa parceria, o Hotel Nacional fortalece seu posicionamento como destino de experiências que unem hospedagem, lazer e saúde, ampliando sua integração com a comunidade local e o trade turístico. A colaboração estratégica mostra como o setor hoteleiro pode se alinhar a causas sociais e, ao mesmo tempo, gerar valor para o turismo do Rio de Janeiro.
Serviço
Local: Hotel Nacional – Av. Niemeyer, 769, São Conrado – Jardim Burle Marx (2º andar)
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