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BTM promove capacitação inédita em Turismo Religioso na 13ª Edição do Evento

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Sidnesio Moura vai liderar o curso que acontecerá pela primeira vez no tradicional evento. Para o especialista, todos do trade deveriam se especializar em turismo religioso

A 13ª edição da Brazil Travel Market (BTM), marcada para os dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, promete novidades significativas para o setor do turismo, especialmente com a primeira capacitação focada no turismo religioso. O evento, que é considerado o principal encontro B2B (business-to-business) do Norte e Nordeste e um dos maiores do Brasil, contará com a presença de 192 expositores e cerca de 5 mil profissionais de turismo, reafirmando seu compromisso em fomentar a integração e a inovação no setor.

A capacitação sobre turismo religioso será conduzida por Sidnesio Moura, uma das maiores referências no segmento no Brasil. Moura é o idealizador do Fórum Nacional de Turismo Religioso, vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo Religioso e recebeu recentemente o Prêmio Mérito e Talento da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo. “O turismo religioso avança no Brasil. E se não se desenvolve mais rapidamente, não é por falta de números expressivos tampouco por falta de fé, mas sim por um entendimento inadequado do que é um espaço sagrado e da infraestrutura que ele exige”, explica Moura.

Dados do Ministério do Turismo indicam que o turismo religioso tem um impacto significativo na economia brasileira. Entre 2014 e 2015, o segmento movimentou cerca de R$ 15 bilhões e envolveu 17,7 milhões de pessoas, abrangendo 344 destinos e 96 atrações. No entanto, Moura ressalta que esses números podem ser ainda maiores, já que alguns destinos de grande relevância, como o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, superaram as projeções oficiais.

“Em 2014, Aparecida já registrava 12.112.583 peregrinos, enquanto o Ministério do Turismo indicava um número inferior para todo o país”, observa Moura, que realizou pesquisas sobre o tema em parceria com o jornalista Amadeu Castanho, da revista eletrônica Viagens de Fé.

Além de sua atuação na pesquisa, Sidnesio Moura também foi um dos principais incentivadores da criação do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso no Rio Grande do Norte, auxiliando na elaboração de decretos e leis voltadas ao desenvolvimento do segmento no estado. Segundo ele, a presença do turismo religioso na BTM é um marco para a profissionalização do setor. “Acredito que precisamos formar todos sobre o turismo religioso, principalmente as lideranças religiosas, independentemente da religião, mas também inserir o segmento em eventos como a BTM para mostrar que existimos”, afirma.

O Ministério do Turismo classificou o turismo religioso como o quinto segmento mais procurado no Brasil no início de 2024, o que reforça a necessidade de maior atenção das agências e operadoras para o setor. Para Moura, é essencial que o mercado compreenda o potencial econômico e cultural do turismo religioso. “O que vem acontecendo para que o turismo religioso se desenvolva ainda mais é a falta de compreensão sobre o segmento, que precisa do mesmo cuidado profissional e técnico que qualquer outro”, destaca.

A programação da capacitação sobre turismo religioso na BTM ocorrerá em duas sessões: no dia 24 de outubro, das 14h00 às 14h40, e no dia 25 de outubro, das 14h50 às 15h30. Com a inclusão dessa capacitação, o BTM se torna pioneiro ao oferecer treinamentos para todos os segmentos do turismo, consolidando sua posição como um evento essencial para o setor no Brasil.

*Por Sidnesio Moura

Magic City anuncia 60 vagas de emprego

Oportunidades são para diversas áreas e incluem vagas temporárias, efetivas, estágios e para jovens aprendizes, com benefícios atrativos e remuneração compatível com o mercado

O Magic City, complexo de lazer localizado em Suzano, SP, está se preparando para a temporada de verão e anuncia a abertura de 60 vagas de emprego. As oportunidades são variadas e abrangem diversas áreas de atuação, com modalidades de contratação que incluem posições temporárias, efetivas, estágios e vagas para jovens aprendizes.

As oportunidades disponíveis incluem funções como auxiliar de atendimento ao cliente, auxiliar de vendas, atendente de lanchonete, cozinheiro(a), entre outras. Para quem busca estágio, há vagas nos departamentos de Recursos Humanos, Marketing, Jurídico, Arquitetura, Contabilidade e Financeiro.

Embora os salários não tenham sido revelados, o Magic City garante remunerações alinhadas com o mercado, além de oferecer um pacote de benefícios atrativo, que inclui vale-transporte, vale-alimentação, refeição no local e assistência médica e odontológica.

Os interessados em fazer parte da equipe podem enviar seus currículos para o e-mail: rh@magiccity.com.br.

Sobre o Magic City

O Magic City é um dos maiores complexos de lazer do Brasil, com um dos parques aquáticos mais visitados da América Latina. Além de suas diversas atrações aquáticas, o local oferece serviços de hospedagem, tornando-se um destino ideal para todas as idades. Para mais informações, acesse www.magiccity.com.br .

BTG Pactual compra imóveis da rede Accor no Brasil

O BTG Pactual realizou a compra de 18 imóveis da Accor Invest Brasil, que incluem hotéis de alto padrão como o Fairmont e o antigo Ceasar Park, agora sob a bandeira Sofitel, ambos no Rio de Janeiro.

Conforme informações do mercado financeiro, a negociação, avaliada em R$ 1,7 bilhão, é considerada uma das maiores transações imobiliárias de 2024 no Brasil, abrangendo um total de 2,6 mil quartos, segundo informa o Pipeline.

Através do FIP Development Fund Warehouse Multiestratégia Investimento no Exterior, administrado pelo BTG, a aquisição fortalece o portfólio hoteleiro do banco, que agora passa a contar com quase 5 mil quartos em sua gestão. Entre os destaques da transação está o Sofitel de Ipanema, que está em fase de reformas e tem previsão de ser reinaugurado até 2026. “Estamos comprometidos em finalizar as obras do Sofitel e revitalizar sua importância no cenário hoteleiro do Rio de Janeiro”, afirmou uma fonte próxima à operação.

Além dos hotéis de luxo no Rio de Janeiro, o portfólio inclui empreendimentos voltados ao turismo corporativo em São Paulo, como o Pullman Guarulhos, Novotel Morumbi, além de hotéis com as bandeiras Ibis e Mercure. Mesmo com a venda dos imóveis, a Accor continuará responsável pela operação dos hotéis, mantendo suas marcas no mercado brasileiro.

Essa transação faz parte de uma estratégia da Accor de concentrar seus investimentos no mercado europeu, enquanto o BTG se consolida como a maior gestora hoteleira do Brasil. Segundo a Hotéis Rio, a ocupação média dos hotéis no Rio de Janeiro ficou em 71,11% em 2024, com São Paulo registrando uma taxa de 65% no turismo corporativo, o que destaca o potencial de crescimento do setor no país.

Conheça a nova atração do Parque Bondinhos Canela (RS)

Oferecer um misto de experiências é o intuito da gestão do Parque Bondinhos Canela (RS) com a novidade

O Parque Bondinhos Canela terá mais uma novidade para quem busca aventura e contato com a natureza: o Aerozuum. Com capacidade para até 500 pessoas por hora, a atração deve ser apresentada ao público até o final deste ano.

A novidade é uma cadeira suspensa em trilhos, que percorre uma distância de 455 metros. O passeio individual oferece não apenas emoção, mas uma experiência imersiva na paisagem natural da Serra Gaúcha, proporcionando aos visitantes uma conexão única com o meio ambiente.

Atração completa

“O Aerozuum foi projetado para os amantes de diversão, aventura, e valorização da natureza, permitindo ao público vivenciar momentos de harmonia com as belezas naturais que circundam o parque”, explica a gerente do Bondinhos Canela, Janice Iparraguire.

Com o lançamento, o Parque reforça seu mix de experiências, incentivando os turistas a permanecerem mais tempo no local e aproveitarem toda a estrutura que o espaço oferece.

Além do Aerozuum, os visitantes podem explorar os bondinhos com vista exclusiva para a Cascata do Caracol, bem como a Eagle, que simula o voo de uma águia, a trilha e atividades da Estação Animal.

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Parque Bondinhos Canela investe em treinamento e capacitação da equipe

Pela 27ª vez, a Accor é uma das 15 melhores empresas para trabalhar

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A empresa ocupa a 14ª posição no ranking das 175 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil

Pela 27ª vez, a Accor foi reconhecida na premiação do Great Place To Work Brasil, consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Na premiação “GPTW 175 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil” deste ano, o grupo conquistou a 14ª posição no ranking, competindo com empresas nacionais e multinacionais que possuem de 1.000 a 9.999 funcionários.

Fernando Viriato, Vice-Presidente Sênior de Talento & Cultura Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, comentou: “É uma grande satisfação sermos reconhecidos mais uma vez no GPTW Brasil, ocupando inclusive a melhor posição entre as empresas de hotelaria. Esta conquista reforça nosso compromisso em criar um ambiente onde nossos colaboradores se sintam valorizados, inspirados e empoderados para alcançar seu potencial máximo”.

Thomas Dubaere, CEO Accor Américas PM&E, recebendo certificação GPTW Brasil 2024 - Divulgação GPTW_ Alexandre Di Paula
Thomas Dubaere, CEO Accor Américas PM&E, recebendo certificação GPTW Brasil 2024 – Divulgação GPTW_ Alexandre Di Paula

Investimento no bem-estar

Nesta edição, mais de 5 mil organizações participaram do prêmio. O processo de pesquisa envolve duas etapas: a primeira é quantitativa, exigindo que a empresa atinja uma amostra mínima de funcionários e alcance uma pontuação igual ou superior a 70%. A segunda etapa, chamada de Pilares For ALL, é qualitativa e leva em consideração elementos como inovação, confiança, valores e efetividade da liderança.

“A Accor acredita que investir no bem-estar e no desenvolvimento das pessoas é fundamental para construir uma cultura organizacional forte, capaz de impulsionar inovação e excelência no atendimento aos nossos clientes. Este prêmio é um reflexo do esforço coletivo de todas as pessoas que fazem parte da nossa equipe, e continuaremos dedicados a criar experiências positivas tanto para nossos colaboradores quanto para nossos hóspedes”, conclui Viriato.

Câmara terá loja de livros e lembranças turísticas

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A venda de suvenires e publicações da Edições Câmara tem como objetivo promover o turismo cívico e a imagem institucional da Casa

Em nota enviada ao DIÁRIO, a Câmara dos Deputados informa que irá realizar uma licitação pública para administração da Lojinha da Câmara. O vencedor da concorrência, que será por pregão eletrônico, a se realizar às 10 horas do dia 18 de outubro, poderá explorar comercialmente o espaço para venda de artigos de suvenir com alto padrão de qualidade e de publicações da editora da Câmara dos Deputados, pelo período de 12 meses.

A comercialização de suvenires e publicações da Edições Câmara tem como objetivo promover o turismo cívico, a imagem institucional da Casa e o próprio programa de visitação ao Palácio do Congresso Nacional. A Lojinha da Câmara funcionará no térreo do Edifício Principal.

Requisitos

O horário de funcionamento da Lojinha da Câmara será de 10h às 18h, sobretudo durante finais de semana e feriados. A empresa vencedora deverá manter uma cesta mínima de produtos para comercialização na Lojinha da Câmara, com pelo menos 50 itens diferentes de suvenir e 10 títulos da Edições Câmara, com valores de venda idênticos aos praticados pela própria editora em seus canais diretos de comercialização.

Os produtos de suvenir deverão apresentar itens referentes à Câmara dos Deputados ou a outros monumentos históricos e artísticos de Brasília. Alguns dos itens mais comuns de mercado serão canetas de variados modelos, lápis, agendas, chaveiros, bótons, porta-moedas, garrafas de água, camisetas, bonés, canecas, pratos de cerâmica e pastas em couro.

A Lojinha também deverá oferecer produtos exclusivos, como relógios de parede, bolsas de brim, calendários de mesa, mini-maquetes do Palácio do Congresso Nacional, apoios de livros, postais fotográficos, agendas especiais, abotoaduras, réplicas de peças históricas. Todos os itens a serem comercializados serão previamente aprovados pela Câmara dos Deputados.

Edições Câmara

A Edições Câmara é a editora oficial da instituição que publica livros impressos, e-books e audiolivros de caráter técnico, normativo, informativo e educativo sobre processo legislativo, funcionamento da Câmara, biografias de parlamentares, temas em debate no Legislativo, legislações e ligados à ciência política. A missão da editora é contribuir para a promoção da cidadania e o fortalecimento da democracia, oferecendo à sociedade acesso à informação, ao conhecimento e à cultura.

Informações mais detalhadas da licitação estão disponíveis no Portal da Câmara.

8º Fórum Brasileiro de Hotéis debate melhorias no contato com clientes e uso de tecnologia

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8º Fórum Brasileiro de Hotéis ocorreu nesta terça-feira (15)  e trouxe discussões sobre como a inovação pode melhorar a gestão hoteleira

 por Bruno Almeida – jornalista colaborador do DIÁRIO


Com discussões sobre como a tecnologia e estratégias de marketing podem manter a competitividade da hotelaria independente no Brasil, o VIII Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes mostrou as tendências para o segmento nesta terça-feira (15). O tema principal desta edição foi “Inovação e eficiência na gestão hoteleira – estratégias integradas para o sucesso”

Organizado pela Ameris Hotéis, a maior rede de hotéis independentes do país, o evento online reuniu profissionais para palestras e análises sobre a amplitude dos canais de contato com clientes, o uso de Inteligência Artificial nas operações e a importância do pensamento voltado à experiência do cliente.

Nuno Jesus Ameris Hoteis valorizou estratégias de marketing para potencializar vendas e engajamento de clientes

Estratégias de Distribuição Multicanal

O encontro começou com o painel “Estratégias de Distribuição Multicanal: Otimizando Vendas Diretas”, no qual Nuno Jesus, CEO da Ameris Hotéis, reforçou a importância das estratégias de contato com viajantes.

“O marketing, ele não deve ser somente focado em trazer venda direta. Ele tem que ser para divulgação do hotel e também para divulgação de outro tipo do cômodo, para o que tem para fazer perto, num final de semana… As campanhas de marketing não podem ser somente genéricas e pensar só na divulgação de marca, na divulgação do hotel, mas também focadas no tipo de público, no tipo da mensagem que eu quero passar, qual o público que eu quero impactar. Manter o contato e criar um novo contato e uma nova relação com quem ainda não conhece”, pontuou o CEO da Ameris Hotéis.

Fórum de Hotéis
Cristiano Placeres (V4 Company) explora parcerias para alcançar mais vendas (Reprodução de tela)

Cristiano Placeres, sócio executivo da V4 Company, também esteve neste primeiro bloco. Para ele, a venda direta é fundamental, mas, ainda assim, “nós devemos considerar os nossos parceiros. Então, você hoteleiro, tem parceiro, você tem agências, você tem operadores. Apresentar essas divulgações de maneira consistente também para que você amplie o seu canal de distribuição e as estratégias que você coloca para o seu hotel, para que abranja todo o mercado”, explicou Placeres.

Tecnologia e IA

Na sequência, Ricardo Souza, Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Lighthouse, e Rodrigo Teixeira, CEO Asksuite, falaram no painel “Hotelaria 4.0: Revolução da Inteligência Artificial”. “Daqui a dois anos, quando a gente estiver no próximo Fórum, a gente vai estar falando sobre tecnologia”, brincou Teixeira ao explicar como a combinação de atendimento humano com a agilidade fornecida pela inteligência artificial vai dar eficácia nas vendas. Ele acredita no potencial crescente do aplicativo de mensagens WhatsApp como um ponto de atenção para a hotelaria.

Forum Hotéis Independentes
Rodrigo Teixeira (Asksuite) e Ricardo Souza (Lighthouse) debateram uso de IA e ferramentas como as redes sociais, incluindo o WhatsApp

Leads

“Para se ter boa performance de vendas nele é preciso ter atenção grande das lideranças. Um ponto importante é ter meta e premiação para os times de atendimento. (…) Uma outra coisa super importante é que cada novo contato de WhatsApp é um lead para a sua operação. Tem hotéis que investem muito em marketing, aí recebe um monte de ligação por mês, um monte de mensagem e fica lá no WhatsApp Web. Um monte de contato que não é usado no marketing. Então, a gente tem que ter um registro seguro desses leads, ter isso bem organizado. Toda essa base ser usada com campanhas, com ferramentas de disparos de forma bem assertiva que dá muito resultado”, recomendou Teixeira.

Questionado sobre os impactos a curto prazo do uso da inteligência artificial na hotelaria independente, Souza aponta que a experiência do cliente deverá ser cada vez mais “suportada pela inteligência artificial”. Além disso, a gestão de preços nos hotéis deve sofrer mudanças, em sua avaliação.

“Hoje a inteligência artificial vem para sendo capaz de fazer muito pelas análises e analisa dados de uma maneira que o ser humano é incapaz de analisar manualmente e ajudar na tomada de decisões. A curto prazo, uma coisa que a gente vê muito é que vai tomar conta de toda a gestão de preços de todos os tipos de hotéis, não só dos independentes. Porque justamente hoje a Inteligência Artificial e ferramentas que usam a Inteligência Artificial, Machine Learning e Inteligência Artificial Generativa estão cada vez mais acessíveis, cada vez mais sofisticadas em termos de tomada de decisão”, explicou.

Daniel Wagner (Hotel Planalto Select & FBHA) mostrou como mudanças ecológicas trazem retorno financeiro (Reprodução de tela)

Eco Hotelaria

Na última palestra do dia, “Eco Hotelaria: Caminhos para uma Operação Sustentável”, falaram Daniel Wagner, diretor executivo no Hotel Planalto Select & Conselheiro da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e Henrique Severien, gerente-geral no Ibis Styles Brasília & Presidente da Associação Brasileira Indústria Hotéis São Paulo (ABIH-DF).

Wagner aponta o “registro de todos os indicadores de consumo, de água, de energia elétrica, de gás” como a principal dica para a hotelaria manter uma postura sustentável e lucrativa. “Isso permite que qualquer anomalia, qualquer variação atípica em relação ao que foi o movimento de um dia para o outro, a gente já possa tomar providências. Um vazamento, algo desregulado na parte elétrica ou no gás. Pense que isso é algo básico que todo mundo com investimento mínimo ali pode e deve fazer”.

Para Severien, questões de sustentabilidade não podem trazer um afastamento, mesmo que “boa parte da nossa população tenha problemas de saneamento básico, em muitos lugares ainda não chegou a água, o tratamento de esgoto”.

“Há questões culturais muito latentes que nós temos aqui, que nós precisamos vencer, para sair dentro de um contexto de país em desenvolvimento para entrar dentro de um cenário de país desenvolvido, onde as questões de sustentabilidade são tratadas com muito mais facilidade”, concluiu o gerente-geral no Ibis Styles Brasília, o único palestrante representando uma rede hoteleira no evento.

LATAM cria 2,3 mil voos extras para alta temporada de fim de ano no Brasil

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Planejamento para os meses de dezembro e janeiro da LATAM visa atender ao crescimento esperadonos aeroportos em relação à alta temporada de 2023-2024

A nota enviada ao DIÁRIO a LATAM informa que vai operar no Brasil 2,3 mil voos extras domésticos e internacionais durante a alta temporada de verão entre 1º de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025. O incremento de voos com relação ao mesmo período do ano passado foi planejado para atender aproximadamente 7,9 milhões de passageiros que a companhia espera transportar na alta temporada 2024-2025, um volume que será 8% maior do que na alta temporada 2032-2024. Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, cujo aeroporto será reaberto na última semana de outubro, e Curitiba são os destinos brasileiros que devem receber mais turistas em voos da LATAM na alta temporada.

“Mais pessoas vão usar o avião para encurtar distâncias nesta época de reencontros e festas. Por isso, planejamos a nossa malha aérea com cuidado para oferecer a melhor conectividade e já reforçamos o nosso atendimento para que mais de 7 milhões de brasileiros e estrangeiros com viagem marcada conosco neste fim de ano possam voar com agilidade e tranquilidade”, aponta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Os incrementos da LATAM têm como foco 51,5 mil partidas domésticas em São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (aeroportos de Santos Dumont e Galeão), Brasília e Salvador, além de 6,4 mil partidas internacionais entre Brasil e países como Argentina, Chile e Portugal. Ao todo, a companhia terá no Brasil 1,7 mil voos a mais nos meses de dezembro e janeiro em comparação com o volume de outubro e novembro.

Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas LATAM: “Mais pessoas vão usar o avião para encurtar distâncias nesta época de reencontros e festas” (divulgação)

NÚMEROS 

Mais eficiente e competitiva, a LATAM é a única companhia aérea que conecta 90 aeroportos no exterior com o Brasil em voos próprios. Somente em 2023, inaugurou as rotas Lima-Brasília, Santiago-Porto Alegre, Los Angeles~São Paulo, Joanesburgo-São Paulo, Santiago-Belo Horizonte e Santiago-Florianópolis. Também começou a voar para o Brasil a partir de Melbourne (via Santiago) e a partir de Caracas, Havana e Atlanta (todos via Lima).

Líder do setor aéreo doméstico e internacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

Nas operações nacionais, a companhia voa atualmente para seu recorde de mais de 50 destinos no Brasil e ampliou em 2023 o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer em latam.com passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no País e seis novas rotas no Nordeste.

Danos de R$ 150 milhões: Fhoresp notifica Enel por apagão

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Fhoresp exige a abertura de serviço permanente para o restabelecimento urgente de energia em hotéis, bares e restaurantes, bem como o ressarcimento a empresários pelos prejuízos decorrentes do blecaute que atinge a capital e região metropolitana desde sexta-feira (11/10)

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) notificou oficialmente a Enel para que a concessionária restabeleça a energia, de forma urgente, em estabelecimentos da capital e da região metropolitana que sofrem com o apagão desde sexta-feira (11/10). No quarto dia às escuras, a entidade já contabiliza mais de R$ 150 milhões em perdas para o setor que, junto a 340 mil imóveis sem luz até o momento, aguarda a normalização dos serviços.

Emergência

O documento da Federação protocolado na Enel na tarde dessa segunda-feira (14/10) reitera que, em caráter emergencial, a distribuidora de energia institua um canal permanente para o registro de reclamações, e a abertura e o acompanhamento de chamados de hotéis, bares e restaurantes drasticamente afetados pela interrupção do serviço.

A Fhoresp também exige ressarcimento aos empresários do setor que tiveram seus negócios prejudicados pelo blecaute, passando pelos dias de não funcionamento e, consequentemente, de não faturamento; pela perda de mercadorias, por ausência de refrigeração; e por equipamentos queimados, devido à oscilação de energia. A Fundação Procon-SP foi copiada em ofício para o acompanhamento do processo.

A entidade sindical federativa abarca mais de 20 sindicatos patronais que representam 502 mil estabelecimentos no estado. Segundo a Fhoresp, cerca de 250 mil negócios foram diretamente afetados pelo apagão.

“Calculamos um prejuízo de R$ 150 milhões, até o momento, pois falamos de sete períodos parados, entre almoços e jantares, de sexta-feira à noite para cá. Os maiores prejudicados são bares, restaurantes, pequenos hotéis e meios de hospedagem, que, além de não poderem funcionar no fim de semana do feriado (Padroeira do Brasil – 12/10), período de maior movimento, ainda estão sem energia e sem expectativa de volta do serviço. Um único dia perdido para um estabelecimento dessa natureza faz diferença no mês todo. As contas, os impostos e a folha de pagamento não cessam”, lamenta Edson Pinto, diretor-executivo da Fhoresp.

Processos individuais

A Fhoresp requereu, ainda, que a Enel abra um canal direto de diálogo com a entidade para ressarcir os prejuízos pela via administrava – menos burocrática e, em tese, mais rápida. Caso não seja atendida, a federação já colocou seu Departamento Jurídico à disposição de seus associados, para mediar processos individuais que requeiram indenização por parte da Enel e de outras concessionárias que atuam na capital, na região metropolitana e em cidades do interior:

“Não é eficaz entrar com ação coletiva. Cada afetado pelo apagão deve juntar as provas de seu prejuízo, por meio de notas fiscais, fotos e vídeos, e livro-caixa, para se ter ideia do faturamento daquele negócio num dia normal. É preciso provar o prejuízo, individualmente. A Fhoresp está à disposição de bares, restaurantes e hotéis para ajudar nisso”.

Segundo apagão

Este é o segundo apagão de grandes proporções decorrente de temporais que impactam os setores de Turismo e de Alimentação no estado bandeirante. Em novembro de 2024, o blecaute que atingiu a capital de São Paulo e região metropolitana provocou para o segmento um prejuízo de R$ 500 milhões, de acordo com a Fhoresp.

“Nosso setor é formado por 97% de micro e de pequenos empresários. Essas empresas não têm lucro; elas dependem da receita diária para a própria subsistência. Sabemos que a Enel não controla o vento e a chuva. Contudo, é fundamental que tenha um plano de contingência emergencial para solucionar os problemas num espaço de tempo razoável. O que se vê, hoje, é caótico: a distribuidora deixa os consumidores e os empresários sem energia por dias e não demonstra um pingo de empatia e de preocupação”, finaliza Edson Pinto.

Trem da República inaugura parque com 50 mudas de romã

O parque fica no trajeto do trem e promete ser mais um atrativo no percurso ferroviário entre Itu e Salto

No próximo sábado, 19 de outubro, o Trem da República ganha um novo espaço: o Parque Augusto, uma área dedicada ao meio ambiente e à memória afetiva, que faz parte do Projeto Augusto – Arborizando o Planeta. O novo espaço será inaugurado com a presença de autoridades e convidados e promete ser um ponto de destaque na rota ferroviária que conecta as cidades de Salto e Itu, no interior paulista.

O projeto é uma homenagem a Augusto Malschitzky Rossetto, filho de Valmor e Nancy Rossetto, que faleceu precocemente aos quatro anos de idade, vítima de um edema pulmonar. Desde sua perda, os pais o homenageiam plantando árvores em diversas partes do país, perpetuando a memória do filho e contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.

O Parque Augusto abrigará 50 mudas da árvore Punica granatum (romã), uma espécie reconhecida por seu simbolismo ligado à renovação e fertilidade. De acordo com Adonai Aires de Arruda, presidente da Serra Verde Express, empresa que opera o Trem da República, a inauguração é uma oportunidade de unir turismo, natureza e memória.

“O Trem da República não é apenas um transporte, mas um meio de promover experiências únicas. A inauguração do Parque Augusto reafirma nosso compromisso com o turismo sustentável e com o desenvolvimento local. Estamos constantemente buscando maneiras de enriquecer essa jornada”, afirma Arruda.

A Inauguração

A viagem inaugural rumo ao Parque Augusto vai ser fechada para convidados, no dia 19 de outubro, com um cerimonial de abertura e um almoço especial no restaurante da estação de Salto.

A partir deste dia, os passageiros vão poder visitar o memorial nos trens das 9h e das 14h. Uma oportunidade para se conectar com a natureza e com as memórias deixadas por aqueles que partiram. “Queremos que as pessoas visitem o parque e sintam que estão semeando mais do que árvores, mas boas lembranças e um futuro mais verde”, comenta Adonai Arruda, destacando o simbolismo do projeto.

Inauguração Parque Augusto

  • Data: 19 de outubro
  • Local: Trem da República – Itu/SP
  • Horário: Saída do trem às 11h; Cerimonial de Abertura às 11h30; Retorno às 14h

Sobre o Trem da República

Inaugurado em 2020, o Trem da República é um projeto turístico que revive o legado histórico da Proclamação da República, conectando os municípios de Itu e Salto por meio de um passeio ferroviário repleto de charme e significado cultural. Além de ser uma atração singular, o trem também contribui para o desenvolvimento econômico da região, promovendo a geração de empregos e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo. O Trem da República faz parte do Grupo Serra Verde Express, uma referência no setor de turismo ferroviário no Brasil.