sexta-feira, maio 2, 2025
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Rio de Janeiro terá mais de 500 painéis de sinalização turí­stica

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A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Ministério do Turismo irão investir cerca de R$ 15 milhões em painéis de sinalização turística para pedestres a partir de dezembro deste ano. Os mais de 500 totens vão apresentar um mapa que mostra o ponto em que a pessoa está, os principais atrativos dos arredores e informações sobre atrações, pontos de interesse, comércio e serviços mais próximos.

As primeiras placas serão instaladas na Zona Sul do Rio, nas praias do Leme e Copacabana. Outros painéis serão implantados no centro da cidade, na Barra da Tijuca e no Maracanã. A licitação do projeto já foi realizada e a previsão é de que o material seja colocado em ruas e avenidas da cidade em um prazo de 12 meses.

Segundo o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Lima, o Ministério do Turismo investiu, nos últimos cinco anos, cerca de R$ 90 milhões em sinalização turística por todo o país. Deste total, R$ 19,3 milhões foram direcionados para 34 cidades históricas.

O projeto, elaborado pela Secretaria Especial de Turismo, é inspirado em cidades como Londres e Nova York, e utiliza um sistema de “Wayfinding”, um conjunto de informações constituídas por elementos visuais, auditivos e táteis que permitem às pessoas se movimentarem dentro de um espaço de maneira mais segura e informada. 

AV

Proexport Colômbia promove capacitação no Rio de Janeiro e em Niterói

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A Proexport Colômbia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, realiza nos dias 28 e 29 deste mês capacitação em parceria com a Operadora ADV para operadoras de turismo na cidade do Rio de Janeiro e em Niterói (RJ), respectivamente. 

A capacitação promove o país enquanto destino de Cultura, Natureza, Sol e Praia, Aventura, Náutico e Cruzeiros e Bem Estar. Cartagena e San Andrés são destinos para mergulho e com muito sol e mar. Já a Paisagem Cultural Cafeeira atrai pela beleza dos cafezais. Em Caño Cristales, é possível ver as sete cores do arco-íris nas águas do rio em diferentes épocas do ano.

MVB

Até 2018, viagens serão o 3º produto mais vendido no mundo, aponta pesquisa

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No futuro as viagens serão um dos três produtos mais consumidos no mundo, depois dos tecnológicos e do vestuário, revela uma pesquisa sobre o mercado do turismo com previsões até 2018 realizada pela World Travel Market Vision Conference, realizada em Rimini, na Itália.

Os turistas se interessarão cada vez mais por cruzeiros e turismo médico e os maiores viajantes serão os chineses, mostra o estudo realizado em colaboração com o WTM de Londres e com a contribuição de dados mundiais elaborados pelo Euromonitor.

Em ocasião da crise econômica internacional, a previsão de crescimento do setor em escala mundial é de 4% nos próximos quatro anos. Em 2013 o setor arrecadou US$ 2,2 bilhões.

Do total das vendas, 27% acontecem on-line, um mercado que, diferente do tradicional, deve crescer 10% por ano até chegar aos US$ 950 bilhões até 2018.

Já o país com tendência em aumentar suas viagens ao exterior nos próximos anos é a China, seguida pela Rússia, Arábia Saudita e Turquia, revela o estudo.

 

Roteiros de fronteira impulsionam o turismo no paí­s

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Cidades brasileiras que fazem fronteira com outros países chamam a atenção das agências, das operadoras de turismo e dos viajantes como opção acessível aos que desejam fugir do carimbado passeio de férias para a praia. Entre os 588 municípios brasileiros espalhados por 15,7 mil quilômetros de faixa de fronteira, as atrações incluem safáris, belezas naturais, cultura e turismo de compras.

No ano passado, na região do Pantanal, 210 mil turistas gastaram cerca de R$ 36 milhões no comércio fronteiriço com a Bolívia, localizado a menos de seis quilômetros do centro do município de Corumbá (MS).

A circulação de turistas dentro do próprio continente, passando por destinos que integram mais de um país, é uma tendência mundial, segundo Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

O Ministério do Turismo debate políticas de estímulo ao turismo de fronteira por meio do Programa de Turismo de Fronteiras (Frontur), que envolve também representantes da Polícia Federal, Receita e Academia. 

Além de fazer compras de produtos importados e artesanato andino nas lojas e shoppings da Fronteira Binacional, o turista que vai a Corumbá pode contratar safáris para observação de animais nativos, como jacarés, sucuris e capivaras. A cidade de Corumbá tem ainda igrejas centenárias e antigos fortes com canhões erguidos em posição de defesa da nação brasileira quando em guerra com espanhóis e paraguaios.

Na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, turistas têm a oportunidade de conhecer a diversidade cultural de Brasil, Argentina e Paraguai, em um raio de 150 quilômetros. As belezas naturais e opções de compras são os principais atrativos. Na região, é possível visitar as Cataratas do Iguaçu e a Hidrelétrica de Itaipu. Já o Marco das Três Fronteiras é parada obrigatória para quem vai à região.

A chegada de turistas estrangeiros na região cresceu 10% em comparação ao ano passado, segundo o diretor de operações de uma agência que comercializa roteiros na Tríplice Fronteira, Pedro Falcon. Um dos motivos, afirma, é o aumento de voos internacionais para o Paraguai.

“Visitantes de várias partes e, principalmente dos Estados Unidos, que chegam pelo Paraguai esticam o passeio para o Brasil. É uma relação mutuamente benéfica entre os dois países”, diz. Falcon defende que a evolução do turismo de fronteira passa, necessariamente, pelo desenvolvimento de políticas unificadas entre os países envolvidos.

MVB

 

Japão fabrica primeiro jato comercial em meio século

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A Mitsubishi Aircraft lançou, neste sábado (18), o primeiro jato comercial do Japão em meio século, com plano de vender mais de 2 mil aeronaves num mercado altamente competitivo.

Desenvolvido por uma subsidiária da Mitsubishi Heavy Industries tem a Toyota como acionista, o jato regional de 42 milhões de dólares, com menos de 100 assentos, é o segundo lance do Japão para entrar no mercado de aviões comerciais.

"Este tem sido um sonho de longa data que todo o Japão esperou", disse o presidente da Mitsubishi Heavy, Hideaki Omiya, numa fábrica em Nagoya, o local do lançamento, há 75 anos, do protótipo de um avião de combate da Segunda Guerra Mundial.

A cerimônia começa uma corrida para completar os testes de vôo antes da primeira entrega da aeronave em junho de 2017 para a ANA Holdings. A meta já está três anos atrasada em relação ao inicialmente planejado.

O Japão falhou em sua última tentativa de entrar no mercado de aviões comerciais em 1960, com um turboélice de 64 lugares apelidado o YS-11. Apenas 182 aviões construído por um consórcio que incluiu Mitsubishi Heavy já foram feitas.

Agora, a Mitsubishi já tem 191 pedidos firmes de clientes incluindo US grupos regionais Trans States Holdings e SkyWest , e Japan Airlines.

Analistas dizem que o número é menor do que as centenas de aviões que precisa vender para chegar ao lucro e muito atrás do que precisa para competir com a líder de mercado, a brasileira Embraer.

O maior argumento de venda do MRJ, diz a Mitsubishi, é sua capacidade de usar um quinto a menos de combustível do que aviões de tamanho similar, graças a motores de nova geração da Pratt & Whitney, subsidiária da United Technologies.

O orçamento para desenvolvimento é de cerca de 1,8 bilhão dólares e inclui custos dos atrasos até agora.

Mitsubishi, que também quer desafiar a canadense Bombardier, estima demanda por 5 mil jatos regionais nos próximos 20 anos, dos quais pretende capturar metade. O problema da Mitsubishi é o volume acima de mil encomendas de aviões da Embraer, junto com uma reputação estabelecida de financiamento, confiabilidade e serviço pós-venda, disse Richard Aboulafia, vice-presidente de análise da consultoria Teal Group.

Após o MRJ entrar em cena, a Embraer disse que vai atualizar seu E-Jets com os mesmos motores Pratt & Whitney eficientes sob o nome E2, e serão entregues a partir de 2018 um ano após o MRJ.

A Mitsubishi tem mais chance de deslocar Bombardier, que tem grande aposta no desenvolvimento de suas CSeries para entrar no mercado de aeronaves de 150 lugares à custa de seus jatos regionais CRJ, disse Aboulafia.

Competências obtidas no programa YS-11 levaram a Mitsubishi Heavy e outras empresas a forjar laços com a Boeing, passo importante para o retorno de uma indústria desmantelada durante a ocupação americana após a Segunda Guerra Mundial.

AV

Ribeirão Preto promove primeiro festival gastronômico da região

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No próximo sábado (25), acontece o 1º Festival Gourmet de Ribeirão Preto, no estacionamento do Shopping Iguatemi. O evento contará com a presença de chefs como Henrique Fogaça, da Sal Gastronomia, que atualmente participa como jurado do programa de TV MasterChef.

Serão 15 participantes da região e da capital com pratos e sobremesas da culinária brasileira e mundial. Passando pelos espaços, os visitantes poderão provar os pratos que terão preços a partir de R$ 6,00. Entre as opções estão desde vinhos e cervejas especiais, até doces portugueses, sanduíches com ingredientes diferentes, petiscos desejados e pratos elaborados.

Além da gastronomia de qualidade, um palco montado junto ao evento terá shows musicais com Arena Jazz Band, Camila Kerr e Fred Sunwalk & Dog Brothers. Completando o clima “família” do Festival, haverá espaço com atrações especiais para as crianças. O evento funcionará das 16h às 23h com entrada gratuita.

Confira os participantes:

Buzina Food Truck – Um dos mais famosos na capital que serve de hambúrgueres especiais a saladinhas com ingredientes diferentes, como o Truck Burger com cebola caramelizada e queijo gruyère.

Sal Gastronomia – Tendo à frente o Chef Henrique Fogaça, jurado do programa MasterChef da Band. No festival ele apresentará seu prato Salpacino com File mignon empanado e recheado com gorgonzola e gruyere,

Banquete de Bolso – Com opções de massas como o Pappardelle com molho de tomate e açafrão, sálvia e linguiça de Jurucê, e sobremesa.

Chef à domicílio – Com uma proposta de Trilogia do Arroz, tendo entre as opções galinhada, arroz de bacalhau e arroz carreteiro

Easy Cooking – Sob o comando de Priscila Negrini e Fabiana Mostardeiro – trazendo sanduíches como o de pão vienoisse com salsicha de vitelo, barriga de porco grelhada, tomate, alface e gremolata, entre outras opções.

Cervejaria Patriarca – Tendo a frente o chef  Brunno Cezar, com opções que vão de pastéis, a gnocchi e tiramissú.

Los Mendozitos – Trailer especial de vinhos e cervejas nacionais.

Casa Mathilde Doçaria Tradicional Portuguesa – Conhecida por agradar os amantes da cozinha lusitana com suas guloseimas típicas de Portugal feitas por chefs confeiteiros trazidos de lá. Entre as delícias estão o travesseiro de nata e o salame de chocolate.

Brunella Mar – Com a especialidade Bauru Merenda que vai Rosbife Caseiro com queijo emental, gouda e vinagrete com orégano fresco.

Mr. Beer Cervejas Especiais – Com cervejas e chope

Botica da Roça – Linguiças artesanais – Além de lanche também comercializará linguiças artesanais por quilo

Serviço:
1º Festival Gourmet Iguatemi Ribeirão Preto

Entrada: Gratuita
Data: 25/10
Local: Estacionamento Iguatemi Ribeirão
Horário: Das 16h às 23h

AV

Rio Grande do Sul cresceu 67% no turismo nos últimos dez anos

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Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, apresentado no Seminário do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, mostra que o Rio Grande do Sul recebeu pelo menos 782 mil turistas internacionais no ano passado, o que representa um crescimento de 67% nos últimos 10 anos.

Segundo dados relativos a 2013, o estado foi o sétimo em desembarques nacionais com 3,7 milhões. O Rio Grande do Sul recebeu mais de 782 mil turistas internacionais, com destaque para argentinos (554.136), uruguaios (166.955), chilenos (17.043), paraguaios (4.754) e italianos (4.556). Existem mais de 30 mil empresas relacionadas ao setor de turismo entre hotéis, agências de viagem, transportadoras, que empregam 117 mil trabalhadores.

Segundo o secretário do Turismo, Márcio Cabral, o observatório é uma ferramenta poderosa entre o poder público, privado e as instituições de ensino. O Observatório do Turismo do RS foi criado pela Secretaria de Turismo do estado e integra o Plano Diretor da área turística, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do segmento por meio da disseminação de dados e informações que possam auxiliar no monitoramento dos destinos.  

AV

Espera por bagagem no Aeroporto de Guarulhos é de até duas horas

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Passageiros de pelo menos quatro voos domésticos da companhia aérea GOL que desembarcaram na noite da última sexta-feira (17), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, tiveram as bagagens restituídas apenas na madrugada deste sábado (18). A espera nas esteiras rolantes foi de quase duas horas. Funcionários da empresa informaram que o problema decorria de uma paralisação no serviço de descarregamento por terceirizados da Swissport.

O problema afetou passageiros que chegaram em voos procedentes de Florianópolis, Curitiba, Maceió e Brasília. No caso do voo 1933, de Curitiba, os passageiros já haviam sofrido atraso de uma hora no embarque. O avião, que deveria pousar às 22h30, chegou às 23h20. De acordo com funcionários da Gol, não havia equipe para retirar as malas da aeronave e o serviço precisou ser improvisado. Isso acarretou confusão na disposição das bagagens nas esteiras. Várias malas caíram no vão entre os equipamentos.

O despachante Roberto Linhares, que chegou de Maceió, pegaria um ônibus para Marília, interior paulista, à meia-noite, mas à 0h30 continuava à espera da bagagem. Ele e outros passageiros protestaram contra o descaso e a falta de informações. A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Gol, mas não teve retorno. A gerência da Swisspar em Guarulhos também foi contatada e não retornou.

AV

Lufthansa cancela mais de mil voos por greve de pilotos

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A companhia aérea alemã Lufthansa cancelou 1,4 mil voos por conta da greve de 35 horas dos pilotos, que começará nesta segunda-feira às 11h GMT (9h de Brasília) com os trajetos de curta e média distância e vai afetar cerca de 200 mil passageiros.

A Lufthansa tentará garantir 700 voos com a ajuda de pilotos voluntários e outras companhias aéreas. Os pilotos ampliarão a paralisação aos voos de longa distância a partir de terça-feira. A greve afeta aviões Airbus-A320 e Boeing 737 para trajetos curtos e médios e os Airbus A380, A340 e A330, assim como os Boeing 747, para voos de longa distância.

A greve de terça-feira será a nona do tipo desde o fim de agosto, motivada por um conflito dos pilotos com a direção sobre as condições de aposentadoria. A paralisação deve afetar 2.150 voos e mais de 200.000 passageiros.

Mas a Lufthansa convocará outros pilotos e pretende garantir um terço do tráfego, ou seja, 700 voos para mais de 70.000 passageiros.

AV

Potfólio Diamond, do Centro Universitário Senac, traz professor da Cornell University

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O professor Robert E. Kastner, bacharel e mestre pela Universidade de Cornell, chega ao Brasil para ministrar o curso Hospitality Financial Management: operations decision making, no Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.  O curso, oferecido exclusivamente no campus Campos do Jordão, integra o  portfólio Diamond da instituição, composto por títulos premium, ministrados em parceria com instituições renomadas nas áreas de gastronomia e  hospitalidade.  
 
O profissional é membro do corpo docente nos cursos de hotelaria de gestão executiva da universidade de Cornell, além de fazer parte do corpo docente do Instituto de Gestão Hotelier Internacional (IMHI) do programa de pós-graduação Groupo ESSEC na França, como professor convidado. Suas áreas de atuação são contabilidade, gestão financeira de hotéis, investimentos financeiros tecnologia. Kastner é amplamente conhecido por desenvolver programas de gestão para a indústria da hospitalidade e sua experiência profissional e acadêmica contempla grandes instituições da área como a Best Western International, Embassy Suites Hotels, Howard Johnson Franchise Systems, Holiday Inns, Inter-Continental Hotéis, Hilton International, entre outros.
 
“O campus Campos do Jordão tem como proposta oferecer cursos diferenciados e avançados na área de hospitalidade, para que o profissional possa proporcionar ao empreendimento que ele administra uma vantagem competitiva, além de se diferenciar no mercado com o currículo. O Hospitality Financial Management: operations decision making reforça esse posicionamento, ministrado por um dos melhores profissionais do segmento, profissional da alta especialização em hotelaria, a 18ª melhor faculdade do mundo Cornell University.”, explica Camila Moraes, diretora do campus Campos do Jordão.
 
O Centro Universitário Senac –Campos do Jordão está localizado dentro do GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO, o complexo educacional oferece infraestrutura completa e diferenciada para os estudantes, com laboratórios de gastronomia, sala e bar, sala demonstrativa e biblioteca integrada com toda a rede do Senac São Paulo.