sábado, maio 3, 2025
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GOL terá voos extras entre Porto Velho e Brasí­lia em novembro e dezembro

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A GOL aumentará o número de voos entre Porto Velho, em Rondônia, e Brasília, de 1º de novembro a 15 de dezembro. Serão mais de 9 mil assentos adicionais com objetivo de facilitar o deslocamento e a conectividade dos passageiros da região com grandes bases como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outros destinos.

Claudio Borges, gerente de Planejamento de Malha da companhia, afirma que a GOL é a que oferece maior quantidade de assentos para o norte do país. “Reforçamos a importância dessa região para a companhia com o lançamento dessas operações extras, que permitirão mais opções de voo tanto para clientes corporativos, quanto para os que viajam a lazer”, comenta.

Os voos serão alocados de maneira progressiva, sendo que, de 01 a 15 de novembro, serão três frequências semanais, às segundas-feiras, sábados e domingos. De 16 de novembro a 1º de dezembro, vão ocorrer às segundas, quintas, sextas, sábado e domingos. Na última quinzena do período, de 2 a 15 de dezembro, os voos serão operados diariamente.

O trecho será feito por aeronaves 737-700, com capacidade para 138 passageiros e configuração GOL+, que oferece maior espaço entre as poltronas e proporciona melhor experiência de voo. Os clientes contarão com alimentos leves e nutritivos do cardápio de serviço de venda a bordo com sopas, snacks e sanduíches preparados com ingredientes orgânicos, integrais e naturais, além de opções vegetarianas.

Serviço:
GOL (www.voegol.com.br

AV

Tailândia se destaca como destino em reunião da CNC

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A Tailândia foi tema da reunião do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada na última quarta-feira (15), no Rio de Janeiro. A diretora de Relações Comerciais e Mídia para a América do Sul da PMG Capital Marketing, Vivian Tiemy Mori Nakagawa, apresentou as principais atrações da Tailândia, que recebeu quase 27 milhões de visitantes estrangeiros em 2013.

A PGM Capital Marketing é uma das representantes do Turismo da Tailândia no Brasil. Segundo a diretora, no ano passado foram cerca de 36 mil turistas brasileiros visitando o país, que hoje é conhecido como cosmopolita e com uma grande estrutura para receber turistas de todo o mundo. “Todas as grandes redes hoteleiras globais estão presentes”, destacou.

Como estratégia para desenvolver o turismo local, o país aposta sua tradição como destino para casais em lua-de-mel, por conta de suas belezas naturais, paisagens exóticas e resorts.

“Procuramos oferecer atividades para todos os gostos, desde o lazer e as praias até o ecoturismo, para os mais aventureiros”, afirmou Nakagawa, que citou ainda a gastronomia e a cultura locais como atrativos principais do país.

No entanto, é a cordialidade do povo tailandês que ela considera como mais marcante. “Não à toa o nosso slogan é ‘It begins with the people', ou seja, a experiência começa com o próprio povo, que deixou a Tailândia conhecida como Terra dos Sorrisos”, destacou Vivian Nakagawa.

MVB

ABAV integra entidades latino-americanas fundadoras do Folatur

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O Foro Latinoamericano de Turismo (Folatur) foi constituído formalmente durante Assembleia promovida em Assunção, no Paraguai. A ABAV Nacional é a representante brasileira entre as nove associações e federações de agências de viagens e turismo mais representativas do continente. 

Além da ABAV, incluem-se entre as fundadoras da nova entidade a Anato (Colômbia), Achet (Chile), Faevyt (Argentina), Abavyt (Bolívia), Asatur (Paraguai), Apavit (Peru), Audavi (Uruguai) e Avavit (Venezuela). A primeira gestão do Folatur será comandada por Paula Cortés Calle, presidente da Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo (Anato), que mantém negociações para que também se juntem à aliança entidades do Equador e México.

A participação da ABAV é mais um passo em direção à internacionalização da entidade. Além do Folatur, a entidade já integra também a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA), com sede em Bruxelas, na Bélgica, mantém co-irmandade com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (Apavt) e acordos comerciais formais com duas das principais feiras internacionais de Turismo – a alemã ITB Berlin e a Feira Internacional de Turismo Lisboa/Portugal (BTL).

“As agências de viagens têm enfrentado cenários muito semelhantes em todo o mundo. Questões como cortes do comissionamento das companhias aéreas, a concorrência das OTAs, e venda direta dos fornecedores não afetaram somente as empresas brasileiras. Alguns mercados estão à frente de outros na busca de soluções e alternativas, e essa troca de experiência é muito salutar para a categoria”, pondera Antonio Azevedo.

“Dentro da América Latina, as realidades são ainda mais parecidas. Estamos no mesmo patamar nas discussões sobre temas como a implantação do NDC, o novo sistema de venda de passagens da IATA, entre outros”, completa Azevedo, que já acompanha as reuniões do Folatur desde 2012, quando foi criado – inicialmente como fórum informal -, para debater temas pertinentes e comuns às agências de viagens da América Latina.

MVB

 

Prêmio elege melhor comida de avião do mundo

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Anualmente, o Culinary Travel Awards, da revista de gastronomia “Saveur”, elege a melhor refeição servida em voos pelo mundo. Os vencedores são escolhidos por uma equipe de especialistas, escritores, fotógrafos e viajantes notáveis.

Na edição deste ano, divulgada neste mês, os vencedores foram as companhias Emirates (melhor comida na primeira classe e na executiva) e Singapore Airlines (melhor comida na classe econômica).

A Emirates, companhia de Dubai, foi vencedora pelo segundo ano seguido na categoria “executiva e primeira classe”. Segundo a revista, a empresa serve a bordo uma comida “comparável a um jantar em um restaurante de hotel cinco-estrelas”, com pratos saborosos e saudáveis por terem baixo teor de gordura, sal e açúcar.

Opções como caviar iraniano com sour cream, lagosta fria com molho de feijão preto e bolo de avelãs com ganache de chocolate são servidas em louça de porcelana fina sobre mesas forradas com toalhas.

Classe Econômica

Já na classe econômica da Singapore Airlines os passageiros recebem, segundo a “Saveur”, “talheres de verdade de aço inox” e toalhas quentes. Também são servidos vários lanches entre as refeições, incluindo frutas frescas, além de uma boa seleção de vinhos e de outras bebidas.

Segundo a companhia, os menus são criados por chefs internacionais de renome. Pratos locais como o nasi lemak (arroz aromático com leite de coco) convivem com opções internacionais como robalo chileno e bife ensopado à provençal.

O prêmio de melhor serviço de vinhos ficou com a australiana Qantas, que gasta anualmente cerca de 15 milhões de dólares australianos (R$ 32 milhões) para oferecer a bebida aos passageiros. São mais de 300 rótulos disponíveis, servidos por comissários treinados em cursos de sommeliers.

MVB

 

CVC leva agentes de viagem ao Peru

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Entre os dias 06 e 13 de outubro, a CVC promoveu, em parceria com a Promperu (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo), um famtour com 11 agentes para o Peru.  Durante a viagem, os profissionais passaram pelos principais pontos turísticos do destino, como Lima, Cusco, Valle Sagrado, Aguas Calientes, Machu Picchu e Paracas.

Mundialmente conhecido por seus incríveis cenários naturais, cheios de história e misticismo, e por sua gastronomia diversificada, o Peru é um destino cada vez mais procurado por viajantes do mundo todo. Só no ano passado, o país recebeu mais de 3,2 milhões de turistas, sendo 140 mil brasileiros, número 64,5% maior no fluxo de visitantes desde 2010, segundo dados da Promperu.

Serviço:
CVC (www.cvc.com.br

AV

Institutos europeus concluem: Brasil ‘perdeu’ com Copa 2014

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Três meses depois do final da Copa do Mundo, um estudo encomendado por entidades europeias alerta que o Brasil "perdeu o Mundial" também fora de campo. Um levantamento realizado pela instituição suíça Solidar, em parceria com a entidade alemã Institut Heinrich Böll concluiu que cidades-sedes aumentaram suas dívidas e o Estado foi obrigado a arcar com parte importante dos custos do Mundial, enquanto a Fifa deixou o País com lucro recorde e sem pagar impostos.

Em novembro, a Fifa voltará ao Brasil para uma reunião para avaliar o impacto da Copa. Se não existe dúvida de que, em campo, o Mundial foi um sucesso, a avaliação sobre o impacto para o País divide opiniões entre especialistas e governo, que destaca o fluxo de torcedores e o resultado positivo para a imagem do País. Para membros da Fifa, o impacto real da Copa no Brasil apenas será conhecido em um prazo de cinco anos.

Mas essa não é a avaliação das entidades sociais europeias. "O apito final foi dado há três meses. Mas foi o Brasil quem perdeu", alertou a Solidar, entidade com 70 anos e que trabalha no campo do desenvolvimento social. "Os brasileiros pagaram um preço alto pela Copa", informou a entidade. "Foi o Mundial mais caro de todos os tempos – US$ 13,3 bilhões – aproximadamente R$ 33 bilhões – e afetado por violações de direitos humanos", indicou.

Segundo a instituição, as promessas eram ambiciosas: criar novos empregos e investimentos em infraestrutura. "Mas a realidade é outra. Apenas empregos temporários foram criados no setor da construção e turismo", afirmou. De acordo com o levantamento, os investimentos do setor privado não conseguiram atender aos projetos inicialmente propostos, principalmente no setor de transporte. O resultado foi "uma redução dramática" no número de iniciativas. "Vários projetos de construção foram anulados – especialmente um terço dos projetos de transporte público previstos – ou ficaram para depois da Copa."

O documento também mostra que o endividamento das cidades-sede chegou a aumentar em 51%. Mesmo cidades que não receberam jogos tiveram um aumento da dívida de 20%. No que se refere aos estádios, a constatação do levantamento é de que o preço médio das arenas ficou duas vezes superior aos estádios da Alemanha em 2006 e África do Sul em 2010. Por assento, a Copa custou em média R$ 15,41 mil no Brasil. Na Alemanha, ela saiu por R$ 8,95 mil e R$ 8,2 mil na África do Sul.

O estudo também acusa os organizadores de terem erguido quatro "Elefantes brancos". "São estádios super-dimensionados e praticamente inutilizados". O impacto sobre os vendedores ambulantes teria sido importante. Dos 350 mil vendedores nas 12 cidades que acolheram jogos, apenas 4 mil deles puderam trabalhar nas redondezas das arenas. "Os mais pobres no Brasil perderam sua fonte de renda", alertou. O estudo também estima que 250 mil pessoas em todo o País foram desalojadas durante sete anos de obras, "frequentemente sem compensação".

Outro aspecto foi a "repressão contra manifestantes". "A militarização fez parte das tristes consequências deste Mundial", disse.

FIFA

Diante de um "resultado desastroso", as entidades querem que a Fifa modifique a forma de organizar os torneios no futuro. "A Fifa obteve um lucro recorde e solicitamos à entidade de assumir no futuro de forma séria suas responsabilidades na qualidade de instituição organizadora", declarou.

Segundo o levantamento, a Fifa teria uma renda recorde que poderá variar entre R$ 10 bilhões e R$ 12,5 bilhões por causa do Mundial. Os lucros seriam de cerca de R$ 7,5 bilhões. "É escandaloso que a Fifa consiga fazer com que os custos sejam assumidos pelo estado brasileiro, mas que mantenha os lucros", declarou Joachim Merz, representante da Solidar Suisse. Para ele, em futuros Mundiais, a Fifa precisa exigir que os países se "comprometam e respeitar os direitos humanos, as normas internacionais de trabalho, acabar com privilégios fiscais e considerar os trabalhadores do setor informal".

Técnicos apresentam planos de gestão para incrementar turismo baiano

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Gestores e técnicos municipais de turismo apresentaram, nesta sexta-feira (17), os Planos de Gestão do Turismo (PGTs) desenvolvidos para as 13 zonas turísticas do estado. O objetivo é alavancar e fortalecer o turismo baiano. Os projetos foram elaborados durante o Curso de Gestão Pública de Turismo, promovido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

As apresentações seguem até este sábado (18), na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela. Planejamento estratégico e estudos de boas práticas de gestão do turismo também estiveram entre os assuntos apresentados aos representantes dos municípios turísticos. 

Segundo o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Ricardo Sales, a apresentação dos planos de gestão servirá para a secretaria conhecer a especificidade de cada zona e, assim, tornar-se um facilitador para o desenvolvimento de um turismo mais eficaz. “A capacitação dos gestores e técnicos municipais vai colaborar de forma efetiva para o fortalecimento do turismo regional e, consequentemente, do turismo baiano, aumentando, assim, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado”, destacou.

Profissionalização do turismo 

Maria Rodrigues, técnica da Secretaria de Turismo de Candeias, disse que a participação no projeto fez com que fossem identificadas as carências turísticas da cidade, o que colabora para uma melhoria. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Eunápolis, Roberto Martins, elogiou a iniciativa da Setur. “Com a capacitação, temos condições de tornar real o imenso potencial turístico da Bahia”, assinalou.

O programa contou com a participação de aproximadamente 150 gestores e técnicos municipais de 76 municípios das 13 zonas turísticas do estado. 

MVB