quinta-feira, maio 1, 2025
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26 mil homens farão a segurança pública no Rio de Janeiro

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Cerca de 26 mil homens da segurança pública e forças armadas atuarão na final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro neste domingo, 13 de julho. 

O anúncio foi feito pelo ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, após reunião com representantes do governo federal e da FIFA na capital carioca.

Para atuação interna no estádio está confirmada a presença de 1.500 homens da segurança privada. A Copa do Mundo reuniu, durante todo o período, a atuação de 100 mil homens da segurança pública e cerca de 50 mil das Forças Armadas. 

O investimento total para segurança do Mundial chegou a R$ 1,9 bilhão.

Por LI*

 

Turismo nacional: como fazê-lo crescer?

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Apaixonado declarado pela minha pátria e em constantes viagens realizadas pelo Brasil, à trabalho ou a lazer, tenho deflagrado as múltiplas possibilidades do turismo interno. O turismo tem um grande potencial ainda inexplorado pelos brasileiros e pode se destacar como um dos setores mais importantes da nossa economia.

A importância do desenvolvimento do turismo nacional é ainda mais patente se considerarmos o seu papel como indutor de crescimento econômico, geração de emprego e renda, sob moldes de causação cumulativa.

O turismo é uma atividade em expansão em todo o mundo e pode contribuir muito ao crescimento econômico do Brasil. Seu impacto na economia deverá alcançar 9,5% do PIB, segundo o WTTC. A geração de emprego é muito forte nessa área, e atinge tanto os altos quantos os baixos níveis de escolaridade.

Algumas frentes de ação já têm sido implantadas a fim de incentivar a crescente demanda interna. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, o próprio país atrai três vezes mais brasileiros que destinos no exterior. Entre elas, destaca-se a formulação do Plano Nacional de Turismo, o qual apresenta orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil para os próximos anos, a partir da integração de esforços dos âmbitos federal, privado e terceiro setor. O Plano prevê ainda a elaboração periódica de documentos de cunho executivo, os quais direcionarão ações prioritárias e recursos públicos e privados para a solução de gargalos que tem impedido o pleno desenvolvimento turístico doméstico.

Rombo nos cartões postais

O principal rombo que o Brasil apresenta em seus cartões postais é a nossa defasagem em termos de infraestrutura e logística. Essas deficiências dificultam a integração de diferentes destinos internos. Além disso, em face da alta taxa de ascensão social em todos os níveis, que vem sendo registradas nos últimos anos, a hotelaria de luxo tem se desenvolvido a passos lentos. Os hotéis que recebem a designa no Brasil são apenas upscale nos EUA e em países da Europa, e os principais grupos que atendem esses clientes não estão no país por conta do chamado "custo Brasil". Contudo, as obras realizadas para atender às demandas dos grandes eventos sediados no país, a Copa e as Olimpíadas, deixam um legado promissor (a respeito da qual dispensamos apenas os salgados preços cobrados, de difícil digestão!).

À despeito de toda brecha que possamos mencionar do nosso setor interno, há muitas outras motivações para explorar o turismo nacional. Na contramão da centralidade do turismo no eixo centro-sul, a região Nordeste é a que mais atrai os brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo.

A região é palco da maior festa popular do mundo, o carnaval de Salvador, desígnio conferido pelo Livro Guinness dos recordes; possui ainda o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título outorgado pela UNESCO. Alguns exemplos são a cidade de Olinda (PE), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), e o Centro Histórico do Pelourinho, em Salvador (BA).

Ainda assim, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são os dois destinos mais procurados do país, pólo receptor de turismo de negócios, além de palco da complexa herança cultural e natural do país.

O ecossistema da Região Norte do Brasil, pela sua diversidade e acessibilidade de muitos dos seus atrativos naturais, propicia atividades de ecoturismo, que prezam pelo desenvolvimento sustentável e preservação do bioma natural.

Em suma, potencial não falta ao turismo nacional. Além de toda a diversidade cultural e natural do país, contamos com um item primordial para a atração de turistas: a receptividade e simpatia do brasileiro.

Aliás, essa tem sido uma das características mais elogiadas pelos estrangeiros que vieram conferir de perto os jogos do mundial. Resta-nos tratar nossas mazelas e explorar todo o potencial desse promissor mercado.

*Henrique Mol, é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

Manaus ganha Centro de Convenções para ajudar a promover o turismo

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Nesta sexta-feira (4) foi inaugurado o Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, na zona centro-oeste de Manaus. Na solenidade de inauguração, que também contou com a participação da presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama do Estado, Edilene Oliveira, deputados, empresários do setor turístico e familiares do homenageado que dá nome ao CCA.

O governador José Melo destacou que a visibilidade que o Amazonas ganhou por ter Manaus como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 deve impulsionar o turismo.  

‘Agora todo o mundo nos conhece e nossa região linda. Tenho certeza que grandes empresários irão investir somas representativas para transformar o Amazonas em um importante destino de turismo de selva’, destacou o governador.
 
FICHA TÉCNICA – A localização do CCA fica na avenida Pedro Teixeira, ao lado da Arena da Amazônia, zona centro-oeste de Manaus, também é um diferencial. 

O centro completa um importante e moderno complexo preparado para comportar grandes eventos, que inclui a Arena Amazônia, o Sambódromo, a Arena Amadeu Teixeira e a Vila Olímpica, todos nas proximidades.
 
Dotado de toda a estrutura necessária para a realização de congressos, fóruns, exposições, entre outros eventos que movimentem grande contingente, o complexo possui 8 mil metros quadrados e capacidade para abrigar até 4,5 mil pessoas. 

A obra sofreu alterações no projeto inicial para que pudesse ter acesso integrado à Arena da Amazônia.
 
O CCA possui também 100 vagas de estacionamento, seis salas moduladas para atender eventos de até 2,5 mil pessoas sentadas, além de salas para pequenos congressos, foyer para pequenas exposições, espaço de convivência, cozinha, banheiros elevadores, gerador de energia e central de atendimento.
 
O investimento é de aproximadamente R$ 47.692.670,54, sendo R$ 26.674.923,52 do Governo Federal e R$ 21.017.747,02 do Governo do Estado.

Por LI*

Maragogi divulga nova atração para turistas

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A ‘trilha do Visgueiro’ conhecida como o oásis rural de Maragori, apresenta cenário bucólico, árvores centenárias e passeios de trator. Visgueiro é um dos 23 roteiros que integram o projeto Talentos do Brasil Rural, que tem como objetivo incluir produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro.

O roteiro rural é também uma opção para os turistas que assistiram aos jogos da Copa em Recife. A capital pernambucana fica a 130 quilômetros de Maragogi.

O visitante percorre o assentamento de Água Fria, a comunidade Bom Jesus e Lavragem guiadas por trabalhadores das comunidades.

O PASSEIO –  Ao juntar uma turma de 15 amigos o turista cerca a árvore-mãe Gran Visgueiro com mais de 500 anos e 22 metros de altura. Com um pouco mais de caminhada chega-se a um assentamento de artesãs que trabalham em casa de taipa. Elas confeccionam carteiras, bolsas e objetos de decoração com fibra de bananeira.

Ao final desse trajeto, ao percorrer a única estrada antiga que ligava Maragogi a Recife, pode-se tomar banho de bica ou cachoeiras de água cristalina. O percurso é feito em uma trilha de Mata Atlântica, com a companhia inusitada de tatus, cotias ou quatis.

A comunidade Bom Jesus é um paraíso de frutas tropicais, com abacaxi, graviola e maracujá. No local, há degustação de todas as frutas da estação. Quem se sentir à vontade, pode cozinhar e ensinar suas receitas durante o almoço oferecido na casa do próprio agricultor. 

Os passeios são feitos em um trenzinho puxado por um trator. Já nas Fazendas Históricas de Alagoas toma-se um delicioso café regional e se aprende um pouco sobre ruínas de engenhos e casarões antigos no estilo português.  

O PROJETO –  Os 23 roteiros são compostos por empreendimentos da agricultura familiar, que valorizam a identidade cultural da região, promovem a geração de emprego e renda e agregam valor à produção de grupos locais. 

Cerca de 400 empreendimentos em 54 municípios fazem parte do projeto. Eles são escolhidos por meio de chamada pública, receberam consultoria especializada e apoio à comercialização. 
Um dos requisitos para escolha é que o roteiro seja acessível a, no máximo, três horas de distância de uma das 12 capitais-sedes da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.

O projeto Talentos do Brasil Rural é uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), além do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), valorizando a agricultura familiar.

Por LI*

 

Carina Bendeck, da Preferred: ‘Não padronizamos, deixamos o hotel ser ele mesmo’

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No mercado hoteleiro desde o ano 2000, a portenha Carina Bendeck iniciou suas atividades de consultora prestando serviços na implantação do primeiro hotel internacional em Punta del Este, de bandeira Clarion, da Choice Hotels. Dois anos depois, já em seu país, Argentina, iniciou sua consultoria de incorporações comerciais e hoteleiras, comprando e vendendo hotéis para vários clientes. Em 2010 foi gerente de operações do novo projeto do Sheraton Four Points em Colônia, no Uruguai. Carina trabalhou para Philippe Starck (um dos mais famosos e criativos designers da atualidade) e há oito meses está no grupo Preferred no cargo de diretora regional para o Brasil e Argentina. O DIÁRIO a entrevistou, acompanhe:

DIÁRIO – Qual o modelo de negócio da Preferred?
CARINA BENDECK –
A Preferred é uma rede hoteleira, mas com um conceito bem diferente das redes típicas. Somos definidos como soft branding, ou “marca leve” , isso quer dizer que nós nos associamos a hotéis independentes e empreendimentos regionais pequenos e os auxiliamos a entrar no mercado internacional, ajudando-os a um novo posicionamento no mercado, em toda a distribuição de vendas internacionais através de feiras, articulação com operadoras, agências etc.  Somos especialistas no mercado corporativo e junto ao consumidor final de luxo.  Um hoteleiro independente não conseguiria fazer tudo isso por conta própria, principalmente essa parte de posicionar a rede hoteleira no mercado internacional, porque o custo é absurdo.  Nesse sentido, o hoteleiro consegue duas coisas; manter sua identidade, sua independência administrativa, por um baixo custo de investimento. Além disso, não temos as mesmas exigências contratuais, estéticas e operacionais que tem uma rede tradicional. Esse é o nosso diferencial, nos adaptamos a cada cliente, não é uma coisa padronizada, deixamos o hotel e o hoteleiro serem ele mesmo.

DIÁRIO – Mas então, quais são os critérios para se integrar ao seleto mundo de hotéis da Preferred?
CARINA
– Nós temos várias marcas, então os critérios variam em relação às marcas. Primeiro e principal; qualidade de serviço para os clientes. Somos conhecidos no mundo inteiro por isso, por dar serviço de qualidade. Segundo, os aspectos físicos, que variam segundo a marca, mas tem que ser hotéis bem construídos, bem feitos, bem decorados, bem localizados, tem que ter camas confortáveis, a gente tem todo um programa de qualidade. Não levamos em conta o conceito “estrelas”. Temos um conceito diferente das estrelas, a gente divide os hotéis pelo style e conceito, ou seja, um hotel de cidade para o executivo médio, que está bem localizado, bem lindo, mas sem ser luxuoso, então a gente chama de um conceito inteligente de negócio. Talvez um hotel boutique no meio da Amazônia, de 20 quartos, um Preferred boutique, a gente se diferencia em termos de conceito, mas sempre primando e valorizando a qualidade e serviço. A rede se divide nos seguintes conceitos: Preferred Hotels & Resorts, o Preferred Boutique, o Summit Hotels & Resorts, o Sterling Hotels, o Steling Design e o Summit Serviced Residences

DIÁRIO – A Preferred tem uma central de reserva, ou são os próprios hotéis que fazem isso? 
CARINA
– Tem sim. A gente trabalha junto com o hotel no sistema de reservas, então o hotel pode ter seu sistema, sua forma de atender as reservas, pelo telefone, pelo site deles, e a gente também tem na nossa. Uma grande vantagem que temos é o nosso relacionamento com as agências, então o nível de reservas que a gente recebe mediante a American Express, a Calson, por exemplo, em tudo isso vai o nosso nome, porque (acreditamos) somos parceiros preferidos dessas empresas. Antes desses agentes e operadores ligarem pro hotel, eles ligam para gente. Mas fazemos toda uma gestão integral das reservas, tanto por central de reservas por voz, quanto por internet, por sistema GDS (Sistema de Distribuição Global) 

Casa Grande Hotel Resort & Spa (Guarujá), Royal Palm Plaza (Campinas), Miramar Hotel Windsor (Rio de Janeiro e Tivoli 
Ecoresort Praia do Forte (Bahia) são alguns dos hotéis da Preferred na América do Sul 

DIÁRIO – Qual o diferencial do hóspede Preferred argentino e brasileiro?
CARINA
– São duas nacionalidades bem diferentes, porém o hóspede Preferred já tem um nível de sofisticação que vai apagando as diferenças que teria como hóspede normal. Um hóspede, digamos, padrão argentino e um padrão brasileiro são bem diferentes;  o argentino, por exemplo, reclama de tudo, se ele achou algo que não gostou, não tem problema em se queixar, ligar e xingar, tudo dentro do seu direito de hóspede. O brasileiro não, ele é do tipo que aceita muito mais tranquilamente, é agradecido, contemporiza. O argentino é bem mais americano no sentido de não tolerar atraso, quer que tudo funcione bem (apesar de que no país, atualmente, nada esteja funcionando bem), mas ele insiste nisso. 

No que se refere à preferências de quarto, nossa rede na Preferred, o Brasil, se não estou errada, é o terceiro pais em termos de reservas de suítes de luxo em toda a Preferred. A gente tem um Vip desk, que é pra atender só o cliente que quer esse tipo de quartos. Percebemos que o brasileiro gasta bastante, ele tem um tendência de olhar, dar mais importância para a média da diária, ele procura algo alto, e não se importa em pagar, já o argentino é bem mais econômico. 

Outra coisa interessante é que o brasileiro agora está sendo um pouco mais sofisticado que antes, em termos de escolha, do tipo de hotel, eles agora querem uma experiência mais personalizada, algo mais sofisticado, não é mais porque “Sheraton é bom”, eles querem algo ainda mais chique. E o argentino já vem fazendo isso faz tempo, só que ele não tem dinheiro como tem o brasileiro. 

Outra coisa interessante do brasileiro é que sua estadia média é mais longa, eles ficam mais tempo no hotel e gastam mais. Em termos de comida, o argentino, por exemplo, não exigem um café da manhã suculento, um café e um croissant já é o suficiente para ele. Já o brasileiro quer um banquete. Como rede, sabemos dessas diferenças culturais. No geral, o hóspede Preferred, no mundo inteiro, é um hóspede sofisticado que espera e exige qualidade no serviço.

Serviço: https://preferredhotelgroup.com/preferred

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A Editoria ENTREVISTA NO TERRAÇO acontece quinzenalmente no restaurante Terraço Itália

Serra Gaúcha realiza 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo

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Em outubro deste ano, acontece a 4ª edição do Congresso Latino Americano de Enoturismo com o tema “O composto da oferta Enoturística”. O evento envolverá cinco municípios; Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, e tem o objetivo de discutir os fatores e segmentos que influem na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística.

A novidade desta edição são as visitas técnicas guiadas a roteiros enoturísticos, a serem realizadas nos três dias de evento. A ideia é gerar debates e proporcionar novas experiências aos participantes, que terão contato com a vivência da cultura do vinho na Serra Gaúcha.

O quadro de palestras contará com painéis que abrangem toda a cadeia do enoturismo, desde a produção do vinho até sua promoção. Dentro dessa proposta, os painéis contarão com palestrantes da Europa e América Latina, com o objetivo de debater as práticas do setor no velho e novo mundo.

O Congresso tem início às 8h30min do dia 8 no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, com o credenciamento. Às 10h iniciam as visitas guiadas. Às 19h, também no hotel, ocorre a solenidade de abertura. Após, o técnico de Promoção e Inspeção da Agência Galega de Desenvolvimento Rural (Agader) e gerente da Fundação Comarcal do Salnés, o espanhol Manuel Soliño Bermúdez, realiza a primeira palestra do evento. Ao término, será servido um coquetel.

Serviço
4º Congresso Latino Americano de Enoturismo
De 8 a 10 de outubro, em Bento Gonçalves – RS
Programação não confirmada
Inscrições à partir da segundo quinzena de julho

AV

Smiles firma acordo comercial com Cielo

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A líder em soluções de pagamentos eletrônicos na América Latina – Cielo, firmou acordo com a Smiles, uma das principais empresas brasileiras de programas de fidelização na última quinta-feira (3).

O acordo comercial irá disponibilizar aos varejistas nas máquinas da Cielo o acúmulo, resgate e a consulta de milhas do programa de fidelidade Smiles, que abrange um universo potencial de mais de 1,4 milhão de estabelecimentos credenciados à Cielo e distribuídos em todo o país.

BENEFÍCIOS – A iniciativa permite ampliar a penetração do Smiles em todos os setores do varejo. Para o cliente da Cielo, a principal vantagem é aumentar a frequência, o ticket médio e a fidelização de seus consumidores. 

Além disso, ao usufruir da plataforma tecnológica da credenciadora, o acordo irá simplificar o processo de utilização do Smiles, já que o consumidor poderá, no ato do pagamento, acumular milhas automaticamente.
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UTILIZAÇÂO – A partir do segundo semestre de 2014, a Cielo iniciará o processo de credenciamento dos varejistas que aceitarem fazer parte do programa. Nos estabelecimentos credenciados, os clientes Smiles, ao realizarem o pagamento na máquina da Cielo em qualquer modalidade – crédito, débito ou voucher, com qualquer cartão -, terão o acúmulo de milhas de forma automática. 

Além disso, também será possível consultar o saldo de milhas e resgatá-las por produtos e/ou serviços, mediante o uso da senha do programa. 

Para quem não é cliente Smiles será necessário primeiro cadastrar-se no site: www.smiles.com.br

Por LI*

 

Três perguntas para CAROLINA CORREIA, diretora de marketing do Club Med

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Pensar em diferentes formas de fidelizar, atrair e integrar o novo perfil de hóspedes tem sido a principal preocupação dos complexos hoteleiros do Brasil, afinal, hoje em dia, a soma dos fatores custo-benefício, serviços e entretenimento são decisivos para uma compra. 

O Club Med Rio das Pedras, reconhecido nacionalmente por entreter toda a família e contar com atividades para todas as idades, também está de olho nas novas tendências. O DIÁRIO conversou com a diretora de marketing do Club Med para a América Latina, Carolina Correia que contou sobre a parceria com a Coca Cola e os novos projetos do complexo.

DIÁRIO – Para o Club Med qual a importância de agregar novos parceiros ao seu core?

CAROLINA CORREIA – Temos como característica sermos uma empresa pioneira e inovadora. A parceria com a Coca Cola, soma nossos valores de mercado, por isso a importância de estar sempre inovando e agregando valor ao nosso negócio. 

O Village de Rio das Pedras é um destino bastante familiar, e como estratégia de inovação buscamos um espaço dedicado aos adolescentes, visto que os nossos hóspedes crianças estão crescendo e não havia um local dedicado para essa ‘galerinha’.

Tanto o Club Med como a Coca Cola têm em comum em sua filosofia a felicidade, então a união das marcas foi muito natural para este projeto. Criamos um espaço moderno e dinâmico, que vai proporcionar maior integração no Village a partir de julho.

DIÁRIO – Qual é a expectativa da parceria e público alvo principal?

CAROLINA CORREIA – O público alvo deste espaço especial são os adolescentes de 11 a 17 anos. Lá, os jovens poderão exercer sua criatividade e estimular seu lado musical. Nosso objetivo é fazer dali um ponto de encontros dos jovens, onde eles possam inclusive fazer novas amizades.

‘Através da parceria com a Coca-Cola, iremos oferecer mais uma opção e mais uma atração exclusiva para nossos hóspedes. O espaço Teen está sendo desenvolvido especialmente para criar um point para os adolescentes, uma geração altamente conectada’, conta a executiva.

DIÁRIO – Quais são as projeções de crescimento durante o 2º semestre? Quais ações serão realizadas?

CAROLINA CORREIA – Faremos investimentos nos Villages, em especial em Rio das Pedras nos espaços como o centro de convenções, a piscina calma, os quartos, o espaço Coca-Cola Teen e alguns outros ambientes. Nosso outro foco também serão as ações de divulgação dos nossos destinos de ‘ski’, novo esporte sensação entre os brasileiros. 

Nossa expectativa é de crescermos em 5% as vendas no nosso segundo semestre fiscal (que termina em outubro), comparado a 2013.

SERVIÇO

www.clubmed.com.br

 

Associações discutem sobre o turismo nos parques nacionais

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Parques e unidades de conservação estão entre os principais patrimônios do Brasil. Ainda pouco aproveitados em comparação com o seu potencial, não por acaso o assunto está entre os principais temas de trabalho da ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura). 

Com apoio do deputado federal Renato Molling, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, na última quarta-feira (2/7) foi realizada uma audiência pública na casa com o objetivo de debater o turismo praticado nos parques nacionais e os seus principais problemas.
 
Além da participação do presidente da entidade, Douglas Simões, o encontro contou com a presença de Wilken José Souto Oliveira, diretor do Ministério do Turismo, Fábio de Jesus, coordenador do ICMBio, Schamberlaen Silvestre, prefeito de Cambará do Sul, e Ana Luisa Mancini da Riva, presidente do Instituto Semeia, além de outros deputados federais.
 
 
PARQUES – Com objetivo de conseguir a ampliação do orçamento destinado a parques e unidades de conservação de todo o país, a ABETA e outras entidades como Instituto Semeia, ABAV e Braztoa estão trabalhando em conjunto na campanha ‘Parques Pedem Socorro’. 

As discussões foram iniciadas em maio, na Adventure Sports Fair, e contam com o apoio da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

Por LI*

Turismo acessí­vel é tema na ABAV-SP

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Com o tema ‘Acessibilidade no Turismo’ o próximo curso da ABAV-SP será ministrado na próxima segunda-feira (07) por Fátima Estephan, consultora de turismo acessível. 
Com público-alvo voltado para todos os profissionais do turismo, o curso tem como objetivo a introdução e os conhecimentos básicos sobre este novo mercado em ascensão, com ênfase no atendimento.

O conteúdo abordará a análise de aspectos relevantes na venda de serviços para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, as estatísticas referentes às pessoas com deficiência, além de indicar o perfil do profissional para o mercado voltado à diversidade e a prática profissional de um agente de viagens com foco na acessibilidade. 

Fátima irá falar também sobre a pró-atividade no atendimento de um cliente com deficiência, como fazer abordagem através de particularidades e necessidades de cuidados especiais e a prospecção de clientes com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

SERVIÇO

Data: 07 de julho (segunda-feira)
Horário: 18h30 às 22h30
Local: ABAV-SP – Av. Dr. Vieira de Carvalho, 115 – 8º andar, Centro – Metrô República
Investimento: estudantes e associados ABAV-SP, Abeta, Abracorp, Aviesp, Braztoa e Sindetur-SP – R$ 107 / não associados – R$ 137

Informações: (11) 2626-8389 ou evelyn@abavsp.com.br

Por LI*