Governo espera que cúpula do clima COP30 alavanque o ecoturismo

Continua depois da publicidade

Governo brasileiro espera aumento do ecoturismo no país com a cúpula do clima COP30


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Autoridades brasileiras de turismo esperam mudar a imagem do país como um mero refúgio para quem deseja curtir as praias brasileiras. O estado do Pará irá receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. Segundo reportagem publicada pela Reuters, as discussões se concentrarão na sustentabilidade ambiental e no fim do desmatamento, com o objetivo de desacelerar o aquecimento global.

“Espera-se que a cúpula aumente a atratividade do Brasil como destino de ecoturismo e aumente as viagens para a floresta amazônica e outros biomas que oferecem a maior biodiversidade do mundo”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Veja também as mais lidas do DT

A matéria da Reuters destaca que apenas 9% dos visitantes atuais do Brasil são ecoturistas, enquanto quase dois em cada três turistas vêm em busca de sol e praia, disse ele em entrevista. “O turismo é essencial para a sustentabilidade e preservação das florestas, trazendo o desenvolvimento económico necessário para os habitantes locais”, afirmou.

Atrair mais viajantes ambientais e de aventura faz parte do plano do governo para aumentar o turismo geral no Brasil, que é baixo em comparação com outros países. O turismo contribui com menos de 8% do PIB do Brasil, em comparação com mais de 20% na Espanha, Portugal ou na República Dominicana, disse ele.

O ministro do Turismo está trabalhando na expansão de voos para o Brasil e estará na feira Seatrade Cruise Global, em Miami, na próxima semana, para discutir o aumento do número de visitas de navios de cruzeiro aos portos brasileiros.

Todas as medidas para aumentar o turismo estrangeiro e interno são bem recebidas pelas empresas privadas, que se queixam de que o número de turistas permanece estagnado e abaixo do nível pré-pandemia.

“O Brasil tem uma vocação natural para o ecoturismo dada a sua biodiversidade única. Há um enorme potencial a ser explorado”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, associação brasileira de operadoras de turismo.

Turistas de todo o mundo procuram novas experiências com a natureza e a vida selvagem, disse Figueiredo à Reuters. “A COP30 do próximo ano será mais do que apenas uma conferência. É um evento muito estratégico que mostrará o Brasil como um país que protege o meio ambiente e preserva a natureza”, disse ela.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade