Pesquisa ABIH-SP apresenta dados acumulados de 2021

Continua depois da publicidade

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo – ABIH-SP apresentou nesta segunda-feira a 18ª edição da pesquisa da série exclusiva que  traz o desempenho acumulado da hotelaria paulista durante o ano de 2021.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Os números apresentam uma ligeira melhora em direção à recuperação, por conta da pandemia C-19, além dos últimos efeitos negativos da variante Ômicron.

Veja também as mais lidas do DT

O presidente da ABIH-SP, Ricardo Roman Jr., analisa, com realismo, o quadro evolutivo da hotelaria paulista. “Estamos em processo de recuperação, mas temos muito chão pela frente, para chegar aos números anteriores à pandemia. O desafio ainda é grande, para pagar os passivos acumulados durante a pandemia”, assinala o dirigente.

A taxa de ocupação de 2021 ficou em 34,45%. Esse número é 31,33% acima do resultado de 2020. Porém, em relação a 2019, mostra queda de 45,8%.

A diária média, de janeiro a dezembro de 2021, registrou a marca de R$ 234,43. Isso representa recuo de 8,09% em relação a 2020. E, quando se compara com o resultado anualizado de 2019, a queda chega a 24,84%.

Quanto ao índice RevPar, verificou-se o valor de R$ 80,76. Isso representa incremento de 13,93% na comparação com 2020. Entretanto, quando o cotejo é feito na comparação com 2019, a queda alcança 59,36%.

Pesquisa foi realizada de forma independente e adotou alguns comparativos com dados de outras entidades para rerratificar as análises. Entre outras, as entidades de referência e comparação foram InFOHB, Observatório do Turismo de São Paulo, Visite Campinas, ACE Ilha Bela, Caraguatatuba e São Sebastião.

Expectativa de queda

No tocante ao Carnaval 2022, a ABIH-SP realizou pesquisa antes da alteração das datas do evento – desfiles foram postergados para feriado de Tiradentes. Sondagem focou os impactos gerados em função da variante Ômicron.

Os hotéis paulistas ouvidos na pesquisa declararam que o impacto médio de perda de ocupação e receita chega a 35%, por conta da variante Ômicron. Presume-se que a alteração das datas dos desfiles causarão outros impactos, que serão mensurados em momento oportuno.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade