Praias do Litoral de São Paulo são invadidas no fim do ano

Continua depois da publicidade

(Agência Estado)

As praias do litoral de São Paulo devem receber mais de 3 milhões de visitantes no período das festas e férias do verão de 2015 e 2016. Só os quatro municípios do litoral norte paulista – Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba esperam até 2 milhões de turistas. No Guarujá, os banhistas aproveitaram nesta quinta-feira, 24, a trégua da chuva para lotar as praias, antecipando o movimento da temporada – a Baixada Santista recebe 1 milhão de visitantes, todos os anos, só durante as festas.

DivulgaçãoAs praias do litoral de São Paulo devem receber mais de 3 milhões de visitantes no período das festas e férias do verão de 2015 e 2016.

Veja também as mais lidas do DT

O forte calor registrado nos últimos meses, o baixo nível de água em rios e praias fluviais da Grande São Paulo e interior, aliados à crise econômica, que deve aumentar o turismo interno, são as apostas de empresários da rede hoteleira, gastronômica e de serviços para a invasão dos turistas a partir de sábado, 26. As praias, já no início de feriado prolongado, receberam muitos banhistas, que aproveitaram o sol e o mar.

Para o feriado de Natal, os visitantes encontraram seis praias do litoral norte classificadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) como impróprias para o banho de mar: Centro (Caraguatatuba), Pinto e Portinho (Ilhabela), Prainha (São Sebastião) e Perequê-Mirim e Itaguá (Ubatuba).

As praias mais movimentadas da região receberam dede o dia 18 reforço da Polícia Militar, com 701 homens, além de salva-vidas do Corpo de Bombeiros e dois helicópteros Águia – um em São Sebastião e outro em Ubatuba. O reforço no litoral norte vai até 15 de fevereiro.

Estradas

Segundo a Concessionária Tamoios, que administra a Rodovia dos Tamoios, principal via de acesso à região, eram esperados 160 mil veículos durante o feriado. Uma faixa adicional foi implantada na pista de descida no trecho de serra no início da tarde de ontem, entre os quilômetros 68 a 81. Para o retorno do feriado, no domingo, a pista de subida voltará a ter sua configuração normal, com duas faixas de rolamento.

A concessionária suspendeu as obras no trecho de serra durante o feriado. No planalto os usuários devem redobrar a atenção ao trafegar na altura do km 16,1 e do km 59,3 onde poderá haver estreitamento de pistas. Nas últimas semanas, a viagem entre São José dos Campos e Caraguatatuba, que normalmente é feita em uma hora, estava sendo percorrida em três horas.

Hotéis

A expectativa da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião é de que nestas duas semanas, Natal e Ano Novo, mais de 550 mil pessoas desembarquem nas praias. Para o Natal são esperados 200 mil turistas. Já para o Ano Novo, a estimativa é de mais de 350 mil pessoas e, neste caso, de acordo com a secretaria, a taxa de ocupação é de 100%.

“Acreditamos que no verão de 2016 teremos pelo menos 95% de ocupação ao longo do mês de janeiro, mantendo assim os 11 mil leitos disponíveis ocupados em todo o verão. Além disso, os proprietários de casas de veraneio também deverão vir em peso, já que poucos devem viajar para fora do país em razão da alta do dólar”, disse a secretária da pasta, Marianita Bueno.

Em Ilhabela, a procura por hotéis e pousadas para as festas de fim de ano começou em agosto, segundo proprietários. “Todos os fins de semana até março já estamos com lotação esgotada”, diz o proprietário da L’Eden Pousada, Heiko Obermüller. Na manhã desta quinta a espera na balsa era de três horas e a fila, de 1,8 quilômetro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade