Restaurantes da Serra da Mantiqueira incluem no cardápio insumos de produtores locais e regionais

Continua depois da publicidade

Ingredientes produzidos na própria Mantiqueira, além de proporcionar a elaboração de pratos frescos, também beneficia o pequeno produtor rural

Edição do DIÁRIO com agências

________________________________________________________________________

Veja também as mais lidas do DT

Restaurantes estabelecidos em cidades da Serra da Mantiqueira dos estados de São Paulo e Minas Gerais, há algum tempo, vêm preparando os pratos de seus cardápios com insumos e produtos cultivados na própria região. O principal objetivo é oferecer aos clientes um menu com ingredientes frescos, muitas vezes, colhidos no dia.

A região é famosa devido à existência de dezenas de produtores de azeites, shimeji, shitake, queijos, hortifrutis, frutas, alcachofras, trutas, pinhão, leguminosas, entre outros produtos, que são cultivados de forma artesanal. Acompanham os pratos vinhos, cervejas e cachaças artesanais, também produzidas na região.

O escoamento da produção abastece os restaurantes da Mantiqueira diariamente, que por sua vez, conseguem entregar pratos sempre frescos, para um público cada vez mais exigente, enquanto na outra ponta, o agronegócio acaba beneficiando os pequenos produtores rurais.

Um dos restaurantes que priorizam os insumos locais é o Donna Pinha, de Santo Antônio do Pinhal (SP). A Chef Anouk, responsável pelas criações da casa, escolhe pessoalmente os produtos, incluindo flores, ervas, folhas e hortaliças. “Sempre privilegiamos o pequeno agricultor local, pois com os insumos frescos, podemos oferecer o verdadeiro sabor da culinária da montanha”, destaca.

Não muito longe dali, na vizinha São Bento do Sapucaí (SP), o Bistrô RCS Vinhos, que funciona em um charmoso ambiente no centro da cidade, também valoriza os insumos cultivados na Mantiqueira. “Possuímos um menu à la carte focado em pratos feitos na hora, com legumes e vegetais frescos da região, que podem ser saboreados no almoço e no jantar”, frisa o Chef e sommelier Rogério Correia da Silva.

Na vizinha cidade de Gonçalves, já no lado de Minas Gerais, o San Benedetto Bistrô também prioriza os produtores locais e regionais para a produção de seus pratos, até porque uma das especialidades da casa, a comida típica mineira, exige temperos específicos e mais apurados. “As massas e molhos, que compõem outra especialidade da casa, a gastronomia italiana, também são preparados com ingredientes produzidos na Mantiqueira”, acrescenta o Chef Rudney Andrade.

Sobre a Sabores da Montanha

A Sabores da Montanha é uma plataforma de divulgação dos melhores e mais conceituados restaurantes, gastrobares, cafeterias, hamburguerias, pizzarias, sorveterias, chocolaterias, cervejarias e produtores artesanais de vinhos, queijos, doces e azeites da Serra da Mantiqueira paulista e mineira, nas mídias jornalísticas especializadas em Gastronomia, Culinária e Turismo de todo o País.

A associação gastronômica visa promover e fomentar o setor durante todo o ano, valorizar a gastronomia local e regional, além de criar ações para manter índices de frequência na baixa temporada, com a realização de ações, eventos e festivais, quando o momento permitir.

_______________________________________________________________________

SERVIÇO:

DONNA PINHA –  Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 647 – Centro – Santo Antônio do Pinhal (SP) . Telefone: (12) 3666-2669. Informações: www.donnapinha.com.br

BISTRÔ RCS VINHOS –  Praça Adhemar de Barros, 03 – Centro – São Bento do Sapucaí (SP). Telefone: (12) 9-9663-3019. Informações: www.rcsvinhosfinos.com.br

SAN BENEDETTO BISTRÔ –  Rua Cap. Antônio Carlos, 195 – Centro – Gonçalves (MG). Telefone: (35) 9-9142-9206.Informações: www.facebook.com/sanbenedettobistro

PC

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade