Sandra Neumann, diretora geral do Royal Palm Plaza Resort Campinas, fala ao DIÁRIO

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retrospectiva_200(Publicado Originalmente dia 15 de julho)

Sandra R.M Neumann é diretora geral do Royal Palm Plaza Resort Campinas. Com uma visão panorâmica de seu negócio hoteleiro, nesta entrevista concedida ao editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen, Sandra faz uma radiografia de seu hotel analisando questões relacionadas à localização estratégica, balanço do faturamento e receita do primeiro semestre, ações de sustentabilidade, entre outros assuntos.

Um dos hotéis mais premiados do país, com muitas distinções e premiações por seus serviços e infraestrutura, o Royal recentemente recebeu o prêmio Gold Crown Resort® 2015, concedido pela Resort Condominiums International (RCI®), líder mundial da indústria hoteleira e mercado imobiliário. “É um dia a dia intenso nesta pequena cidade, bastante diversificado e marcado por desafios“, afirma Sandra nesta entrevista. Acompanhe:

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DIÁRIO – Pode fazer um balanço dos primeiros meses de 2015 no resort? E apresentar um panorama eventos x lazer?

SANDRA NEUMANN – Apesar do cenário macroeconômico, o resort vem mantendo números expressivos, com destaque especial para março, quando obtivemos nosso recorde histórico de faturamento mensal. O público de lazer já representa 21% do contingente total de hóspedes e a intenção é chegar a 25% em 2015, segmento este que vem se mantendo aquecido, apesar da economia.

A receita com os eventos de negócios também é superior ao do semestre passado, com performance inferior em maio e junho, porém, compensados pelo primeiro trimestre do ano. Isto porque atraímos congressos e convenções até então realizados no Exterior.  Este segmento representa 55% do nosso faturamento. Lazer se manteve aquecido, inclusive nestas férias de julho, sendo que agosto já sinaliza uma retomada do segmento de negócios e eventos para o segundo semestre.

DIÁRIO – A localização do hotel contribui para a decisão de escolha dos hóspedes? 

SANDRA NEUMANN – SimO Royal Palm Plaza está localizado no entroncamento de importantes rodovias como Anhanguera e Bandeirantes, com acesso rápido a Dom Pedro I por exemplo. Outro diferencial é a distância de 15 minutos do Aeroporto Internacional de Viracopos, que apresenta a maior taxa de crescimento atual e projetada dentre os aeroportos brasileiros. Dessa maneira, a logística de transportes torna-se um facilitador para o incremento da economia local e para o fluxo do turismo e negócios.

Para consolidar este destino de negócios, até  2018 entregaremos um dos maiores complexos centros empresariais do Brasil. Com 110 mil m² de área construída, o Royal Campinas – Convention Business & Hotels abrangerá um centro de convenções integrado a dois hotéis de diferentes categorias (Royal Palm Tower Anhanguera e Hotel Contemporâneo no segmento econômico, um mall com gastronomia e conveniência, bem como escritórios e salas corporativas. Sem dúvida, será um divisor de águas para o mercado de eventos no Brasil, com direito ao maior ballroom (salão) do país com 4,7 mil m².  O projeto consolidará o destino como polo de eventos nacionais e internacionais, dada a combinação de todos estes espaços e serviços somados a logística da localização.

Piscinas climatizadas, spa e cozinha internacional integram o rol de bem-receber do hotel
Piscinas climatizadas, spa e cozinha internacional integram o rol de bem-receber do hotel

DIÁRIO – Vocês fazem anualmente o balanço socioambiental do hotel. Você tem algum ou alguns itens ou iniciativas que se destacam no critério sustentabilidade?

SANDRA NEUMANN – Para o Royal Palm, o conceito de sustentabilidade está atrelado à busca por um crescimento responsável e em conjunto com seus colaboradores. Por isto, promovemos um intenso trabalho de motivação e qualificação dos nossos profissionais. Ao longo de 2014, investimos 41.600 horas de treinamento.

No quesito responsabilidade ambiental, o grupo alcançou significativos resultados na gestão de recursos naturais. Uma das medidas relatadas foi a adoção de um novo equipamento para remoção de gordura e higienização de equipamentos e utensílios de cozinha, em uma combinação de produtos alcalinos e temperatura.  A medida representou economia mensal de 302 mil litros de água, cerca de 40% do total do volume consumido. Anteriormente também adotamos produtos enzimáticos para a limpeza de pisos de cozinha, poupando água. Outro procedimento é o descarte correto de resíduos, realizado por empresa especializada. O sistema é dotado de rastreamento online que permite saber para onde são destinados plásticos, vidros, restos de comida entre outros tipos de descarte. Cerca de 95% da matéria orgânica, por exemplo, vai para a compostagem e é transformada em adubo para a jardinagem.

Em relação ao consumo de energia, o resultado tem sido exemplar após a adoção da iluminação de LED em substituição às lâmpadas convencionais, o que garante uma economia de 80% de energia elétrica para iluminação.  Além disso, o sistema de ar condicionado é alimentado por gás refrigerante que não agride a camada de ozônio e seus compressores tem motores eletromagnéticos, ou seja, por magnetismo, sem atrito, o que possibilita maior rendimento , poupando energia elétrica.

DIÁRIO – Quais medidas estão sendo tomadas para diminuir o impacto da recessão econômica brasileira nos resultados do resort?

SANDRA NEUMANN – O cenário atual requer negociação e redução de margens e naturalmente, uma revisão mais detalhada de todos os custos foi necessária, porém, com todos os cuidados para não alterar qualidade. Também procuramos nos adaptar ao contexto atual diversificando nossa oferta, com enfoque especial no aumento da representatividade do turismo de lazer, em especial famílias com crianças, nossa vocação principal. Estamos com a campanha “Diversão para quem curte mais”  justamente para promover fins de semana, feriados e as férias.

DIÁRIO – O hotel tem características corporativas. No entanto, deve ter atrativos para o público de lazer, de fim de semana. Quais são esses atrativos? 

SANDRA NEUMANN – O resort sobressai pela completa infraestrutura de lazer e gastronômica. Além de um complexo aquático recém-renovado, com quatro piscinas climatizadas e uma jacuzzi ao ar livre. Nossa mais recente inauguração é o Aflora Spa, que oferece um amplo mix de tratamentos inspirados nas técnicas de aromaterapia. Para as crianças, o entretenimento é garantido em duas áreas temáticas: o Miniville, em que crianças de três a seis anos interagem com três personagens em uma atmosfera de fantasias; e o Kata Kuka, onde adolescentes participam de uma expedição misteriosa em ritmo de game, além do arvorismo.

E para os adeptos da boa mesa, temos uma culinária que é referência na região, sob o comando do chef Daniel Valay. Nossa oferta inclui o Vila Real (harmonia entre cozinhas brasileira e internacional), o bistrô La Palette, o descontraído Bar Pessoa(integrado ao lobby e com uma ampla programação musical) e o Ateliê do Café no The Palms, hotel anexo ao Royal Palm Plaza.

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DIÁRIO – Você comanda quantas áreas do resort e quantos colaboradores? Como é o seu dia a dia?

SANDRA NEUMANN  – No resort temos cerca de 900 colaboradores, nas áreas administrativa, financeira, de governança, recepção, alimentos e bebidas, entretenimento, entre outras, há grande diversidade de produtos simultâneos – eventos, lazer, festas, banquetes, restaurantes e bares, também voltados ao público local. É um dia a dia intenso nesta pequena cidade, bastante diversificado e marcado por desafios, o que torna muito gratificante os resultados, uma vez que a grande maioria dos colaboradores são desenvolvidos aqui, investimos em suas histórias profissionais e já pelo segundo ano seguido registramos um crescimento record de elogios registrados pelos hóspedes, tanto a negócios, quanto a lazer.

www.royalpalm.com.br

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