Jundiaí se torna Município de Interesse Turístico

Continua depois da publicidade
REDAÇÃO com agências –

Jundiaí fica a pouco mais de 50 km da capital paulista, exibindo um cenário diversificado da atividade turística e agora já é MIT – Município de Interesse Turístico. Há opções para todos os gostos: adegas, vinhos e vinícolas, artesanato, ecoturismo na serra do Japi, Expresso Turístico, Festa da Uva, museus, parques municipais, patrimônio histórico, rotas turísticas e turismo rural.

Com mais de 350 anos de sua fundação, a cidade com aproximadamente 400 mil habitantes (IBGE/2016), é considerada, atualmente, a 8ª economia do estado de São Paulo e recebe cerca de 660 mil turistas por ano.

Destaques e eventos

Reconhecida pelas suas festas, a Festa da Uva ganha a maior atenção do público. Sua primeira edição aconteceu em 1934 e sua fama é nacional. A cidade foi berço do desenvolvimento espontâneo, por meio de uma mutação genética, da uva Niágara Rosada, a uva de mesa mais consumida no país.

Veja também as mais lidas do DT

O calendário é complementado por inúmeras outras festas e eventos, como a Festa Italiana, integrante do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, a Festa Portuguesa, a Festa do Vinho Artesanal e tantas outras atividades realizadas em vários bairros da cidade.

As tradições da vivência em comunidade se mantém e um pouco do jeito caipira de viver, típico das pequenas cidades do interior, se dissemina em quem visita as festividades.

Jundiaí possui atrativos culturais, tais como museus, prédios históricos e igrejas. Além disso, têm atrativos naturais como grande parte das terras da Serra do Japi, considerada patrimônio natural brasileiro e declarada pela UNESCO, em 1992, como Reserva da Biosfera, e que guarda em si, além de fauna e flora rica e variada, com a segunda maior diversidade de borboletas do planeta.

O turista ainda poder passear por suas matas, cachoeiras e trilhas ecológicas, sempre com orientação pelos princípios da educação ambiental.

 

O acesso à cidade pela capital paulista pode ser feito pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade