Técnicos do MTur chegam à Serra da Capivara para traçar plano de ações

Continua depois da publicidade

Uma equipe técnica do Ministério do Turismo desembarca nesta quarta-feira (11) em São Raimundo Nonato, no Sudoeste do Piauí, para identificar as potencialidades do Parque Nacional da Serra da Capivara. A visita dos profissionais segue uma determinação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que esteve no local no último dia 29. A ideia é traçar um plano estratégico de ações para o desenvolvimento turístico da região.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

Segundo o ministro, que cumpre agenda internacional na 23ª Assembleia Geral da OMT, em São Petersburgo (Rússia), este é apenas um dos primeiros passos no sentido de tornar o Parque uma referência no país. “Conforme anunciei durante visita recente à Serra da Capivara, estou enviando uma equipe que irá realizar um estudo técnico para podermos desenvolver cada dia mais o setor do turismo nesta tão bela região. Portanto, a nossa equipe chega para fazer da Serra da Capivara um dos pontos mais visitados do nosso Brasil”, afirma o ministro.

Veja também as mais lidas do DT

Durante três dias, os técnicos irão realizar um diagnóstico das necessidades de infraestrutura, conectividade, meio ambiente e promoção da região. Além disso, a equipe irá se reunir com gestores públicos e privados, a fim de traçar um plano estratégico de ações, observando os potenciais e os obstáculos ao desenvolvimento local. A expectativa é de que, com as medidas, a oferta turística seja aprimorada, gerando emprego e renda para a população.

O Parque Nacional da Serra da Capivara é um verdadeiro museu a céu aberto. Os 173 sítios arqueológicos abertos à visitação dentro da unidade de conservação atraem mais de 20 mil turistas anualmente, interessados em fazer uma imersão nas origens da presença humana no semiárido. Ao todo, o local abriga 1.354 sítios pré-históricos, repletos de pinturas rupestres, a maior concentração do tipo no Brasil.

Os desenhos dos povos que viviam na região retratam com grande variedade de formas, cores e temas cenas de caça, pesca, rituais religiosos e de acasalamento, além de outros vestígios do cotidiano do homem pré-histórico, entre cenários de vales e chapadas acessíveis por trilhas, rampas e escadarias.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade