Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel

Continua depois da publicidade
REDAÇÃO com Agências Internacionais –

O presidente norte-americano, Donald Trump, anuncia nesta quarta-feira (6) que os Estados Unidos reconhecem Jerusalém como a capital de Israel e que irão mudar sua embaixada para a cidade, rompendo com políticas de longa data dos EUA e potencialmente provocando tensões.

Mesmo com avisos feitos por aliados ocidentais e árabes, Trump vai orientar o Departamento de Estado, em um discurso à 13h (16h no horário de Brasília) na Casa Branca, para procurar por um local para uma embaixada em Jerusalém.

Trump deve assinar uma isenção de segurança nacional adiando a transferência da embaixada, uma vez que os Estados Unidos não têm uma estrutura de embaixada em Jerusalém para ocupar. Uma autoridade graduada do governo disse que pode demorar entre três e quatro anos para construir uma embaixada.

Veja também as mais lidas do DT

O processo de transferência de operações diplomáticas de Tel Aviv pode levar anos.

Mudança no jogo

Essa decisão de Trump, uma promessa central de sua campanha eleitoral no ano passado, rompe com décadas de políticas norte-americanas que têm visto Jerusalém como parte de uma solução de dois Estados para israelenses e palestinos, que querem Jerusalém Oriental como sua capital.

Aliados de Washington no Oriente Médio advertiram contra as perigosas repercussões dessa decisão quando Trump conversou com eles ontem (5).

“O presidente acredita que isso é um reconhecimento da realidade”, disse uma autoridade que informou repórteres na terça-feira (5) sobre o anúncio.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade