Turismo Criativo e Co-criação para Destinos. Caminhos baratos e fáceis de usar

Criatividade é o grande valor agregado do Turismo hoje. Criatividade inspira

Eduardo Mielke*

Simples assim!!! A criatividade é a grande válvula de escape para toda e qualquer iniciativa de Desenvolvimento Turístico.

Ela surge em função de três movimentos: A) Por excesso de turistas; B) Verbas cada vez mais limitadas para  propaganda; e C) Ofertas que brotam, não por acaso, no seu celular. E como consequência, é preciso diminuir a pressão do impacto, porém “sin perder la” a qualidade percebida e ainda por cima, a geração de emprego e renda local. Em outras palavras, sem perder a competitividade da oferta e demanda…ao mesmo tempo!!!

Se você que é Secretário e me lê, fique tranquilo. Todas as questões podem ser resolvidas antes que chegue a extremos…Mas para isso, você também irá precisar ser criativo, inclusive até para pedir ajuda… O mais importante, é que você entenda o porquê, para não ficar no mimimi!!!

Então…vamos lá…

Criatividade é o grande valor agregado do Turismo hoje. Criatividade inspira. Criatividade nos motiva e nos tira do comum. Criatividade possibilita sentir-se novamente único no meio de muitos…Criatividade possibilita valorizar a cultura local, sem fake ou estereótipos. Incluindo centenárias e únicas tradições aos olhares daqueles que darão mais atenção e  valor, pelo novo e pelo inesperado.

Veja, viajar, mais do que nunca, é a busca pela experiência, que passou a ser entendida como (con)vivência. Como por exemplo, poder  frequentar um curso de gastronomia, música ou artesanato local, onde você irá encontrar a inspiração que precisa para fazer algo diferente, e que só tem ali. Aliás, você sabe quantas possibilidades como esta, estão disponíveis ESTA SEMANA ao seu visitante? E eles sabem como fazer para participar?

- Advertisement -

Viajar é a possibilidade de estar presente a pequenos eventos em nichos específicos, interagindo e aprendendo com o know-how singular do local. É a  oportunidade de frequentar os bairros, bares e restaurantes que estão fora do circuito turístico tradicional. Sabe aqueles mesmos que você frequenta!! Você já pensou em quantos lugares assim tem na sua Cidade mesmo???

Criatividade possibilita sentir-se novamente único no meio de muitos…ao mesmo tempo que fará dos seus Cidadãos e sua Cidade únicos no meio de muitos. Pense nisso.

Perceba, a competitividade da sua Cidade retroalimenta-se a partir de um processo construtivo de co-criação, tendo por base as informações tanto da oferta local (não só turística), quanto da demanda, via seus rastros.  Tecnicamente, a gestão da criatividade significa saber mapear as informações tanto acerca das possibilidades, como também sobre o que está sendo postado nas mídias sociais, lê-se comportamento do consumidor.  É saber planejar em pequena escala, mas em várias frentes e parceiros ao longo do ano. Identificá-las, concatená-las e com um mínimo de coesão ao longo do ano todo. Este é o seu grande desafio Secretário!! Entende agora do porquê do Cooperar para Competir? Do porquê do SIMTUR? Não dá mais para governar sozinho…

Dúvidas, esclarecimentos…pergunte!

Abr.

Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Exclusivo: Lemontech da Maringá Turismo abre vagas para 14 desenvolvedores de TI

    A Lemontech, empresa responsável pela gestão de viagens corporativas da Maringá Turismo abre vagas para 14 desenvolvedores de TI. REDAÇÃO DO DIÁRIO Essa informação, exclusiva, foi...

    Sim ou Não?: um basta à procrastinação!

    CONSELHO EDITORIAL DO DT O dia a dia de cada um de nós, não importa o ramo em que se atua, pede decisões. O modus...

    Brasileiros irão viajar na primeira oportunidade, mostra pesquisa

    “Mais de 150 milhões de brasileiros já foram imunizados com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19", lembra o ministro do Turismo...

    Recife abre inscrições para o 9º Ciclo de Atualização dos Guias de Turismo

    A atualização é exclusiva para Guias de Turismo e é necessário comprovação com número de registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) Edição...

    Hotel Rio Othon Palace é palco de Festival Português

    Evento acontece até o dia 2 de novembro de 2021 de quinta a domingo, das 19h às 23h Edição DIÁRIO com agências A culinária portuguesa é...

    Canela (RS) realiza Festival de Gastronomia & Vinhos

    O evento faz parte da programação paralela do 34º Sonho de Natal e é uma realização da Blue Show e da Abrasel - Associação...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing