InícioEconomia do turismoTurismo de cruzeiros acelera no Brasil e oferta sobe...

Turismo de cruzeiros acelera no Brasil e oferta sobe para 830 mil leitos

O mercado de cruzeiros marítimos no Brasil se prepara para uma nova temporada de expansão. A oferta de leitos deverá crescer 25%, chegando a cerca de 830 mil vagas, segundo dados apresentados nesta quarta-feira (26), durante a abertura do 8º Fórum CLIA Brasil 2026, em Brasília (DF).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Ao participar do encontro, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, destacou o desempenho do segmento e afirmou que os cruzeiros têm papel estratégico tanto na atração de visitantes quanto na movimentação econômica dos destinos brasileiros.

O Fórum CLIA Brasil reúne representantes da indústria de cruzeiros, turismo, infraestrutura e governo para debater os principais desafios e oportunidades do setor no país.

Cruzeiros movimentam diferentes destinos

Segundo Feliciano, uma das características do turismo de cruzeiros é a possibilidade de distribuir o fluxo de visitantes por diferentes cidades durante uma mesma viagem.

“A gente sabe a importância que os cruzeiros marítimos têm na captação de turistas. O ticket médio desse visitante é maior e ele não se limita a um único destino. Quando faz um roteiro de cruzeiro, visita várias regiões, várias cidades e consegue contemplar o nosso país como um todo”, afirmou.

O ministro também relacionou o crescimento da atividade turística à geração de empregos e renda em diferentes regiões do país.

“O Brasil é um país continental que tem atuação turística em praticamente todos os estados. O turismo, além de ser um vetor econômico de transformação, também é um vetor social que gera emprego, renda e, principalmente, dignidade para o nosso povo”, destacou.

Setor cobra ambiente mais competitivo

Entre os desafios para a expansão da indústria de cruzeiros estão questões relacionadas à operação portuária, regulamentação, segurança jurídica e custos. Feliciano afirmou que o Ministério do Turismo mantém diálogo com a CLIA e outros integrantes do setor para buscar melhorias no ambiente de negócios.

“Temos mantido contato constante com a CLIA para diminuir a rigidez da burocracia brasileira e tornar esse ambiente mais atrativo, permitindo que possamos trazer ainda mais cruzeiros para o nosso país”.

Outro ponto defendido pelo ministro foi uma maior integração entre os países sul-americanos. Como muitos roteiros combinam escalas no Brasil, Argentina e Uruguai, a competitividade do setor depende também da articulação regional.

Na avaliação de Feliciano, o Brasil ocupa posição de liderança no segmento na América do Sul e pode contribuir para fortalecer o turismo marítimo em toda a região.

Turismo internacional mantém crescimento

Durante o evento, Gustavo Feliciano também apresentou indicadores do turismo brasileiro. Segundo os dados divulgados, o país recebeu 9,2 milhões de visitantes internacionais em 2025, resultado superior aos níveis históricos, que ficavam próximos de 6 milhões de chegadas por ano.

Em 2026, o movimento permanece em alta. Entre janeiro e julho, quase 6 milhões de turistas estrangeiros teriam desembarcado no Brasil.

O turismo doméstico também registrou números expressivos. No mesmo período, de janeiro a julho, foram contabilizados 59 milhões de passageiros no mercado aéreo doméstico.

Já os gastos realizados por visitantes estrangeiros no Brasil ultrapassaram R$ 28 bilhões entre janeiro e junho de 2026, segundo os números apresentados pelo ministro.

Turismo soma 2,4 milhões de empregos formais

Feliciano destacou ainda a participação do setor na geração de postos de trabalho. Atualmente, segundo ele, o turismo responde por cerca de 2,4 milhões de empregos com carteira assinada e aparece como a sexta cadeia produtiva que mais emprega no Brasil.

“A gente pode ver desde os altos salários dos donos de resorts até as camareiras tendo uma oportunidade melhor, os garçons, os ambulantes, fazendo essa distribuição de uma maneira social e importante”, destacou o ministro.

Ao finalizar sua participação no Fórum CLIA Brasil, Feliciano afirmou que o governo pretende manter o diálogo com empresas e entidades para reduzir gargalos e melhorar a experiência dos passageiros.

“O Ministério do Turismo está sempre de portas abertas para dialogar e construir soluções conjuntas que beneficiem o setor e tornem a experiência dos cruzeiristas cada vez melhor. Queremos que esses visitantes retornem ao Brasil e recomendem o nosso país como destino”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque