Valle Nevado será palco de treinamento de esportes de inverno

Continua depois da publicidade

Das agências com edição do DT

Durante a temporada de neve no Chile, times profissionais de esportes de inverno desembarcam no país para treinar no Valle Nevado. O local é uma das mais famosas estações de esqui e snowboard da América do Sul.

Entre os times que visitam anualmente o complexo estão as seleções de esqui e snowboard da Alemanha, Áustria, Canadá, Itália, Estados Unidos e Noruega. Em 2018, pela primeira vez, a temporada contará com a presença das equipes de Andorra, Suécia e Suíça.

Veja também as mais lidas do DT

Infraestrutura

Valle Nevado oferece infraestrutura completa para os atletas. Com hotéis, restaurantes, sala apropriada para guardar equipamentos esportivos entre os treinos e acesso livre a 37 pistas de esqui e snowboard com diferentes níveis de dificuldade. Todos esses fatores propiciam o cenário ideal de treinamento para competições de alto nível. Como as da Federação Internacional de Esqui, Copa do Mundo de Esqui Alpino e Olimpíadas de Inverno.

Outro ponto favorável é a segurança do complexo. O ambiente oferece equipes médicas e de patrulha extremamente profissionais. Em caso de emergências, pode-se fazer uma transferência de helicóptero em até 10 minutos até a capital Santiago. Local está a apenas 60km do Valle Nevado. Além disso, as pistas não têm obstáculos naturais como árvores ou pedras grandes.

As equipes de esqui costumam chegar ao Valle Nevado entre meados de agosto e o início de outubro. Os visitantes ficam entre duas e três semanas no complexo, período dedicado a uma rotina rigorosa de treinamento.

O dia dos atletas começa cedo, antes do nascer do sol. Às 7h, estão todos na pista praticando, onde costumam ficar até meio dia. À tarde, realizam condicionamento físico e revisam os vídeos de treinamento.

Os atletas treinam principalmente Super Giant (velocidade), Slalom Gigante e Slalom (técnico). Em geral, fazem cinco ou seis descidas de cada disciplina, todas cronometradas e filmadas.

Além das equipes olímpicas, o Valle Nevado recebe clubes estrangeiros de esquiadores e  grandes academias de esqui. São escolas nas quais estudantes podem conciliar os estudos de disciplinas comuns, como matemática, história e idiomas, com  aulas práticas de esqui. Esse é o caso da Green Mountain Valley School, de Vermont (EUA), que, em 2018, fará sua 10ª visita ao Valle Nevado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade