WTTC abraça causa que combate comércio ilegal de animais selvagens

Continua depois da publicidade

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) acaba de anunciar que abraçou a causa de combate ao comércio ilegal de vida selvagem.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Para esse fim, o WTTC publicou novas diretrizes importantes que descrevem como a indústria global de viagens e turismo pode trabalhar em conjunto para resolver este problema global.

As novas diretrizes do WTTC, com o apoio da Animondial, um consultor-chave para a indústria global de viagens sobre bem-estar animal no turismo, visam ajudar a desenvolver os “12 compromissos” de sua Declaração de Buenos Aires.

Política de Tolerância Zero

O comunicado, divulgado na Cúpula Global do WTTC na Argentina, mostrou como o compromisso e as ações coordenadas poderiam combater o comércio ilegal de animais selvagens e revelou sua Política de Tolerância Zero.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com as diretrizes, os viajantes frequentemente participam, embora sem saber, da movimentação ilícita de animais, plantas, produtos feitos a partir deles e espécies selvagens que estão ameaçadas, em perigo e protegidas por leis nacionais ou internacionais.

O desafio é equilibrar o turismo com ambientes frágeis onde a vida selvagem está em risco e os animais são mantidos e explorados em cativeiro.

Números

E à medida que aumenta a demanda pelo comércio legal de animais selvagens e seus produtos, também aumenta o comércio ilegal de animais selvagens. Esse mercado ilícito é avaliado entre US $ 8 bilhões e US $ 23 bilhões por ano, com mais de 38.000 espécies de plantas e animais ameaçadas de superexploração e extinção.

“O Conselho Mundial de Viagens e Turismo e seus membros estão determinados a ajudar na luta para erradicar o comércio ilegal de animais selvagens. Como setor, temos a responsabilidade de fazer face a esta atividade que causa danos a inúmeros animais, colocando em risco espécies inteiras e ecossistemas ”, afirmou Virginia Messina, vice-presidente sênior do WTTC.

“Acreditamos que essas novas diretrizes ajudarão as empresas ao redor do mundo em sua luta contra essa prática corrupta e vergonhosa, por isso reforçamos nosso compromisso assumido na Declaração do WTTC de Buenos Aires”, acrescentou Messina.

“É fantástico que o setor de viagens e turismo tenha se unido à luta global contra o comércio ilegal de vida selvagem, reconhecendo como pode proteger a vida selvagem em sua fonte e ajudar a conter a demanda”, disse John Scanlon, presidente da Global Initiative to End Wildlife.

As diretrizes mais recentes do WTTC incluem:

Operadores turísticos e agências de viagens

Adote os princípios defendidos pelas Diretrizes de Bem-Estar Animal da ABTA, promovendo viagens responsáveis ​​e atividades de turismo com animais, práticas respeitosas de observação da vida selvagem e padrões aprimorados de bem-estar (incluindo nenhum contato direto por iniciativa humana ou alimentação de animais selvagens)

Desencoraje os fornecedores de buscar animais na natureza, a menos que haja uma necessidade de conservação demonstrável e justificável.

Empresas de hospedagem

Adote os princípios sustentados pelas Diretrizes de Bem-Estar Animal da ABTA, promovendo viagens responsáveis ​​e atividades de turismo com animais, práticas respeitosas de observação da vida selvagem e melhores padrões de bem-estar (incluindo nenhum contato direto por iniciativa humana e alimentação de animais selvagens)
Não há comércio, criação ou exploração de animais, incluindo animais habituados ou “animais de companhia” que possam ser acomodados em, ou nas imediações do hotel, albergue ou local.

Apesar do apoio de muitas empresas de viagens e turismo na proteção de espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, muito mais pode ser feito para aumentar o apoio do setor nessa luta.

As diretrizes mostram que as viagens e o turismo desempenham e podem continuar a desempenhar um papel crítico na erradicação do comércio ilegal de animais selvagens.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade