Um novo Rio turístico pode nascer das Olimpíadas 

Continua depois da publicidade
por Bayard Boiteux*
Hoje quero dividir minha felicidade com você. O Rio de Janeiro realizou um grande evento: a Rio 2016 mostrou mais uma vez nossa capacidade de sediar grandes eventos e superar de forma racional e rápida problemas pontuais.
A Cidade Maravilhosa recebeu aproximadamente 1 milhão de turistas, dos quais 370 mil eram estrangeiros. A maior parte embora já tivesse participado de outras Olimpíadas estava no Rio pela primeira vez e pode constatar “in loco” aspectos importantes como segurança, mobilidade e organização do evento. A segurança foi muito bem avaliada numa pesquisa feita com 1300 turistas estrangeiros pelo Ipetur-RJ, o instituto de pesquisas e estudos do turismo, dirigido por mim e que pertence a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ. Mais de 70% dos entrevistados a consideram muito boa. Dou ênfase a tal aspecto pois vários países haviam incluído em seus travel advisories informações sobre falta de segurança.
Houve um aumento de nossa autoestima vendo turistas felizes e mostrando um apreço muito grande pelo Rio.
Outro desafio era o transporte urbano para os locais de competição. Ele  funcionou muito bem com as recém criadas linhas do BRT, que já estão sendo utilizadas pela população anfitriã. Ligar a Barra a Ipanema em 14 minutos em metro foi algo inusitado e sentimos orgulho de nossa cidade, deixando de lado o complexo de vira lata, que é característico de brasileiros. Houve um aumento de nossa autoestima vendo turistas felizes e mostrando um apreço muito grande pelo Rio.
Nosso desempenho nas competições, embora não fosse dos melhores, nos deu um 13º lugar no ranking final e novas medalhas de ouro em esportes não cogitados, sobretudo por atletas patrocinados pelas Forças Armadas. Era um grito forte que nascia dentro de nós de que era possível mudar e o perrengue que tivemos nos últimos anos com as obras parecia esquecido.
Agora temos que pensar nas arenas que ficarão disponíveis e que precisam ser realmente protegidas no sentido de guardadas para preparar as novas gerações que vão mostrar o Brasil como uma potência esportiva. Não podemos deixar que aconteça o que sucedeu em Atenas, onde a Cidade Olímpica é um elefante branco, com utilização reduzida.
O aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, que já teve até goteiras noticiadas na mídia internacional é um exemplo hoje de melhoria de qualidade e eficiência. As lojas foram ordenadas, o controle de passaporte automatizado e os preços cobrados nas áreas de alimentos e bebidas mais perto da realidade do Rio, que é uma cidade cara.
Temos que cuidar do Rio também inibindo vândalos que destroem o transporte público e querem semear discórdia na cidade. Falta segurança armada nas estações de BRT, já que a segurança agora fora das Olimpíadas é feita exclusivamente para o controle das roletas.
Uma preocupação que não nos deixa dormir ainda mais profundamente é o pós-evento, no tocante ao turismo. Foram mais de 30 MIL novas unidades habitacionais e não há nenhum plano de turismo para os próximos meses que tenha sido apresentado. O boom das Olimpiadas e o fato de mais de 85% querer retornar deve ser aproveitado numa grande campanha internacional, que estava prevista mas o atual governo interino cancelou por falta de recursos.
Dia 07 de setembro começam os jogos da superação, os Paralímpicos 2016, momento para mostrar ao mundo medidas tomadas para a acessibilidade em locais turísticos e melhorar a sinalização
Dia 07 de setembro começam os jogos da superação, os Paralímpicos 2016, momento para mostrar ao mundo medidas tomadas para a acessibilidade em locais turísticos e melhorar a sinalização que foi mais uma vez criticada, embora a rede de Informações Turísticas, criada pela Prefeitura tenha sido muito elogiada na pesquisa do IPetur-RJ.
Sim, eu que sou um critico técnico de algumas ações equivocadas do governo e da iniciativa privada, conclamo a todos a se unirem  por um Rio repleto de esperança, de dignidade e de alegria, que pode melhorar nossas VIDAS….

bayard-boiteux*Bayard Do Coutto Boiteux é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, coordenador do curso de Turismo da UNISUAM , gerente de turismo do Preservale e presidente do Site Consultoria em Turismo (www.bayard boiteux.com.br).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade