40º Achet fortalece cadeia produtiva do turismo chileno

Continua depois da publicidade

Paulo Atzingen, De Valdívia (Chile)*

Com a participação de 10 presidentes ou representantes de associações de viagem da América do Sul, entre elas a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), o 40º Congresso Anual da Achet – Associação Chilena de Empresas de Turismo – teve início no último sábado (1º), desta vez em Valdívia, região dos Rios, centro-sul do Chile. O DIÁRIO é mídia convidada.

O evento anual tem como um dos objetivos promover regiões chilenas ao mesmo tempo que serve para fortalecer a cadeia produtiva do país. Participam cerca de 100 profissionais do turismo, entre operadores, agentes de viagens, consolidadores e jornalistas especializados em turismo.

Veja também as mais lidas do DT

Em seu discurso de abertura, o presidente da associação chilena, Guillermo Correa lembrou que uma medida relevante para o setor é a redução das taxas de embarque das companhias aéreas e os impactos positivos que essa medida oferecerá à população: “Uma medida relevante ao setor foi a baixa das taxas de embarque, que chegaram a 40% para voos domésticos e 20% para voos internacionais, ambos para 2020. Trata-se de uma boa notícia para o país”, disse. Segundo ele, essa redução tem permitido nos últimos anos um maior acesso ao serviço aéreo por pessoas que vivem em regiões mais extremas do Chile.

Em entrevista ao DIÁRIO, Guillermo afirmou que tem aumentado muito a oferta de voos aéreos tanto domésticos como para o exterior. “Nos últimos 12 anos triplicamos nossa oferta doméstica. Para se ter uma ideia, temos 17 milhões de habitantes, no entanto, no último ano realizamos 24 milhões de viagens, ou seja, é muito significativo”, afirmou ao DIÁRIO.

Guillermo Correa, presidente da Associação Chilena de Empresas de Turismo (Crédito: DT)

Digitalização

Um outro assunto abordado durante a abertura do 40º Achet foi a digitalização do setor. Para Guillermo a digitalização das pequenas e médias empresas é de primordial importância para a atividade turística nacional. “Só poderemos nos posicionar da melhor forma em um ambiente internacional cada vez mais competitivo e avançado digitalmente se nossas empresas também evoluírem em seus processos de tecnologia e que essa evolução digital seja contínua”, afirmou.

Correa destacou que as pequenas em médias empresas (as Pymes) correspondem a 95% do universo do setor turístico chileno.

Número de ingressos

Em entrevista ao DIÁRIO, a subsecretária de Turismo do Chile, Monica Zalaquett Said afirmou que diversos fatores fazem com que o país continue crescendo em número de ingressos de turistas internacionais. Só em 2017 o país recebeu 6.449 milhões de visitantes (14.3% a mais que 2016). “Este aumento se deve a diversos fatores, entre eles um esforço contínuo de promoção, valorização do turismo de negócios, de reuniões (Mice) e a diversificação de nossa oferta turística, além de que estamos melhorando nossa conectividade aérea”, afirmou Mônica ao DT.

Ainda, segundo a executiva, a coordenação de esforços entre o poder público e o privado também tem ajudado. “Quero destacar também que o turismo de aventura é um dos nossos pontos fortes”, afirmou Mônica.

Mônica Zalaquett Said (subsecretária de turismo do Chile) – (Crédito: DT)

Números

De acordo com números do governo do Chile, o principal mercado receptivo é o argentino sendo que 3.323 milhões de turistas chegaram ao país em 2017. Já o Brasil, que é segundo Mônica Zalaquett um mercado prioritário, no ano passado pisaram no Chile 544 mil turistas brasileiros, um aumento de 24,1% em relação a 2016. Já os europeus registraram um ingresso de 477.9 mil turistas, se destacando os franceses (83 mil), os espanhois (80 mil), os ingleses (54 mil) e os italianos (46 mil). Já número de turistas americanos no ano passado no Chile chegou a 211 mil.

O 40º Congresso Achet continua nesta segunda-feira (3) com o seminário “Cenário Atual da Indústria de Turismo e Viagens tendo como moderador Enrique Evans Espiñeira e vários painéis, entre eles a “Digitalização na Indústria do Turismo” e Agências de Viagens On-line – oportunidades e desafios.

Na terça-feira (4) ocorre o Fórum Anual Latinoamericano de Turismo – o Folatur com a participação dos presidentes das associações extrangeiras, membros da Folatur. 10 representantes estão confirmados.

A abertura do 40º Achet correu na imponente Universidade San Sebastian, em Valdívia (Crédito: DT)

*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Valdívia convidado pela Achet

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade