Cohousing por Osvaldo Alvarenga*

Continua depois da publicidade

Foi Denyse a primeira pessoa a falar-me da ideia: juntar amigos para viver em comunidade. Faz tempo essa conversa, uns dez ou quinze anos, pelo menos. Depois, voltamos a falar muitas vezes a respeito, deixávamos correr solta a imaginação, sonhávamos em como seria essa comunidade. Cada um na sua casa, garantida a liberdade, a independência e a privacidade, num lugar com espaços e serviços compartilhados; com uma grande e bem equipada cozinha, lavanderia, se possível, horta e, até, carro, motorista e enfermeiro – para quando formos velhinhos. Na praia ou no campo, numa metrópole ou no interior, só gente madura como nós ou, mais diversa, com famílias inteiras, com crianças e adolescentes… Questões deixadas em aberto.

O que tomei por novidade, já existe faz tempo, e tem nome: cohousing, descobri depois. O conceito nasceu na Dinamarca, há mais ou menos 50 anos. Consiste em viver numa pequena comunidade, num conjunto habitacional ou vila, com maior aproveitamento de recursos e compartilhamento de espaços e equipamentos. Não é como viver num prédio, condomínio fechado ou residencial que tenha salão de festas, piscina e alguma coisa mais de uso comum. Não é isso. O cohousing, traduzido como co-lares para o português, pressupõe envolvimento e participação, pacto, aliança e compromisso entre todos. É a opção por um estilo de vida mais sustentável e colaborativo, onde os vizinhos buscam a socialização e dividem responsabilidades e trabalho. É como viver ao redor de uma família estendida, como entre irmãos, primos, tios e sobrinhos; com todas as graças e os conflitos que uma comunidade assim oferece. É quase como viver numa cidade pequena, vila ou aldeia; mas pode ser melhor.

Estou no interior de Minas Gerais, em Coluna, na Minas profunda. Vejo a riqueza dos relacionamentos: afeições, antipatias, compromissos e mexericos. As pessoas importam-se umas com as outras. Chegamos trazendo a minha sogra, Dona Iaiá, que esteve fora por mais de mês em casa de uma filha. Logo à chegada, fomos recebidos, ainda na rua, por uma vizinha, Dona Geralda Amador. Despachada, sabedora das horas, o comércio fechado no ocaso de domingo, supondo a nossa fome e cansaço pela longa viagem de carro, correu em casa para buscar a rosca da rainha que fez, como faz sempre, quitanda típica da terra, para o nosso lanche. Ninguém pediu. Ninguém falou nada. Atenta à necessidade da vizinha, adiantou-se e trouxe o quitute. Notícia que corre rápido, cedo na manhã seguinte, Dona Jacira veio ver a amiga. Trajadas de máscaras, são idosas e conhecem os riscos, as duas abraçaram-se num encontro emocionado. Ao longo dos dias, vou reparando, por causa da peste, há mais encontros nas varandas, guardada a distância de segurança e, menos frequente agora do que antes, o entra e sai, o ir e vir entre as casas, o chegar pro almoço, pro cafezinho, pra cachaça; nessa intimidade mineira, cheia de polidez e reserva. É um não dizer e ser compreendido, é um sempre ter alento e o que comer para os que chegam. É a vida em comunhão.

Grande quero a cozinha, a que falei lá acima. Junto dela, a sala de jantar, espaço de confraternização, aberta para o jardim. Uma biblioteca, e, também, hoje é importante, uma área para o trabalho em casa

Veja também as mais lidas do DT

Há variações. Vejo por aí umas tantas iniciativas, projetos de incorporadoras, que valem-se do conceito para oferecer pouco além de condomínios com pretensas facilidades para idosos. Projetos equivocados, acho eu. Faltam-lhes o vínculo entre os residentes e o propósito expresso entre eles de viver em comunidade. Oferecem a mesmice de sempre. E há o coliving, outro modelo de vida em comunidade, com cooperação e sustentabilidade, porém, mais radical, dividindo a mesma morada – casa, apartamento ou edifício projetado para tal –, com relativa privacidade, mas menos, com muito mais áreas de uso comum; quase uma república. Não é o que eu busco.

Sonho com uma casa nalguma vila comunitária, com espaço para horta e um tanto de fruta. A minha casa não precisa ser grande; cada um que construa a sua, no espaço reservado que tem, como bem quiser. Grande quero a cozinha, a que falei lá acima. Junto dela, a sala de jantar, espaço de confraternização, aberta para o jardim. Uma biblioteca, e, também, hoje é importante, uma área para o trabalho em casa. Sem esquecer a lavanderia, que, se couber, pode ficar atrás ou acima da cozinha; a critério dos arquitetos. Penso numa comunidade diversa. Diversa nas idades, sexos, orientações, cores, pátrias e saberes. Quero viver perto da água, do mar ou de rio; próximo de algum grande centro, com teatros, cinemas, casas de shows, bares, restaurantes e, não demora, com a idade que há de chegar cada vez mais rápido, hospitais. São muitos os requisitos. Não é fácil encontrar gente o suficiente que pense parecido, que queira o mesmo e que esteja pronta a dar esse passo agora.

Passados quatro anos desde que cheguei em Portugal, sem ter conseguido encontrar o sítio certo e juntar as pessoas interessadas, não perdi a esperança de ir viver numa comunidade assim. Muitos amigos manifestam o mesmo desejo. O derretimento do Real e a pandemia atrapalharam bastante. O mercado imobiliário tem resistido à crise. Não por muito mais tempo, dizem os especialistas portugueses – gente com imóveis para vender: 2021 deverá ser um ano de oportunidades. Sou otimista. Acredito na imunização pelas vacinas e que vou encontrar esse tal lugar para juntar essa tal gente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade