Crescimento rápido da IAG ultrapassa aéreas europeias rivais

Continua depois da publicidade

A dona da British Airways, a International Airlines Group, elevou sua projeção de lucro para 2015 em mais de 20%, com desempenho melhor que rivais continentais em dificuldades e fazendo com que suas ações atingissem uma máxima histórica.

A IAG, que está tentando comprar a irlandesa Aer Lingus, disse nesta sexta-feira (27) que o aumento no lucro será impulsionado por controle de custos em todo o grupo e crescimento em sua unidade espanhola Iberia, que até ano passado era um fardo sobre os negócios.

Criada por uma fusão em 2011, a IAG priorizou o corte de custos de funcionários antes das rivais europeias Lufthansa e Air France-KLM, e está vendo os benefícios de uma reestruração dolorosa na Iberia, onde cortou postos de trabalho e salários.

Veja também as mais lidas do DT

A IAG também está um passo à frente de outras tradicionais companhias aéreas da Europa através de sua exposição ao setor de viagens de baixo custo do continente, tendo comprado a companhia aérea Vueling em 2013, o que a permite competir com Ryanair e easyJet.

A IAG disse que espera agora para 2015 um lucro operacional acima de 2,2 bilhões de euros, ante meta anterior de 1,8 bilhão de euros, a mais recente de uma série de atualizações.

Para 2014, a companhia teve crescimento de 81% no lucro operacional, para 1,390 bilhão de euros.

As ações da IAG, que antes desta sexta-feira já acumulavam alta de 56% nos últimos seis meses diante de um avanço de 1,6% no índice de blue chips britânico, atingiram mais cedo seu maior nível histórico antes de reduzirem ganhos e negociarem em alta de cerca de 3%. (Reuters)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade