E se praticássemos o respeito?

Continua depois da publicidade

“Se o respeito pelo homem estiver estabelecido no coração dos homens, os homens acabarão por estabelecer, em retribuição ao sistema social, político ou econômico que consagrará esse respeito”.

-Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”


Essa frase de fortíssimo impacto, foi escrita por Antoine de Saint-Exupéry e publicada em um de seus livros mais reflexivos, “Carta a Um Refém”, e também pode ser encontrada em “Cartas do Pequeno Príncipe”.

Para você, o que é respeito? Respeito na verdade é um direito básico para se ter relações interpessoais de forma saudável, mas se aplica em diversas outras situações. Respeito com o próximo, de igual para igual, respeito com alguém de cargo ou idade superiores, respeito com alguém mais inferior a nós, ou em fragilidade. O respeito é essencial em todo lugar, e um dos valores mais importantes no mundo, e é um dos princípios que guia a linha que define se outra pessoa irá tomar vantagem de outra ou não, por exemplo.

No dicionário, seu significado está ainda mais claro: “Sentimento que faz com que alguém não diga ofensas, insultos; apreço. Sentimento que leva alguém a tratar as outras pessoas com grande atenção e profunda deferência.”

Veja também as mais lidas do DT

Seja sentimento, virtude, valor ético ou princípio básico, é o que move a maioria das pessoas em suas tomadas de decisão. O respeito (além de outros fatores sociais) é o que antecede a ética de uma pessoa por exemplo, que decide furtar a outra ou não. Se essa pessoa tiver respeito por ela, pensará duas vezes.

O respeito, junto de outros valores éticos, é o que aprendemos desde nossa infância e é aquilo que se torna primordial por toda a nossa vida. São princípios que nos guiam e que moldam nosso caráter, a ponto de ensinar para as próximas gerações e assim por diante. Como são importantes nossos princípios!

E é com essa frase de Antoine de Saint-Exupéry, um piloto do século XX que procuramos provocar nossos leitores com essa reflexão: Se todas as pessoas tivessem o respeito (vinculada a empatia), nosso mundo seria como é atualmente?

Que possamos também, fazer um incentivo: Vamos praticar o respeito ao nosso redor, em nossa forma de falar e tratar as diferentes pessoas que encontramos pelo caminho, pois como o próprio Antoine de Saint-Exupéry acreditava, isso é capaz de transformar nossa sociedade em muitos aspectos.

por José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Jornalista Nicole Barbosa Vieira

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade