Embratur admite erro no uso de fonte sem autorização para marca Brasil

Continua depois da publicidade

G1

O designer francês Benoit Sjöholm acusou a Embratur de violar seus direitos autorais na criação de uma nova marca para promover o turismo do Brasil no exterior. Lançada há duas semanas, a campanha “Brazil Visit and love us” (Brasil, visite e nos ame, em tradução livre) adota uma fonte tipográfica criada pelo artista que não pode ser usada comercialmente sem autorização. Questionado pelo G1 nesta sexta-feira (26), o órgão federal admitiu o erro e afirmou que vai mudar a campanha.

A fonte chamada “Fontastique” está disponível para aquisição em sites especializados, mas só pode ser usada por pessoas físicas. O uso comercial é proibido sem a autorização do criador.

Veja também as mais lidas do DT

“Estou muito surpreso com essa notícia”, disse ele. “Isto é, de fato, neste caso, uma violação de direitos autorais.”

Procurada pelo G1, a Embratur admitiu ter adotado uma fonte que não pode ser usada comercialmente e afirmou que vai fazer as alterações na marca, buscando uma fonte gratuita.

A nova marca foi desenvolvida pelos próprios servidores da Embratur. Segundo o órgão, a opção foi para dar “economia e agilidade”.

Secretários pedem que campanha seja retirada do ar

A nova marca foi alvo de protestos do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que pediu a retirada da campanha do ar. Em nota divulgada na última terça-feira (23), a associação afirmou que não participou do planejamento da campanha e que a nova marca tem “conotação sexual” e “não representa o turismo do Brasil”.

O Fornatur criticou a frase em inglês e a forma como o nome do país foi escrito. “Brasil com “z” ignora a grafia correta, não é utilizado há décadas e foi abolido justamente para que nossos símbolos fossem respeitados”, disse a associação, em nota.

“O slogan, como foi apresentado, sugere conotação sexual já que, na língua inglesa, o verbo amar pode significar um ato sexual se vier junto com o pronome errado, como no caso dessa marca que usa o pronome “us” e não o “it”.”

O que diz a Embratur

A Embratur admitiu ter usado a fonte sem permissão e afirmou que irá mudar a campanha. Veja a íntegra da nota enviada pelo órgão:

“Sobre a fonte usada na nova marca da Embratur para promoção internacional do turismo brasileiro:

  • Foi identificado que a fonte utilizada (Fontastique) não pode ser utilizada gratuitamente, para a atividade da Embratur;
  • Por conta disso, o instituto já está realizando as alterações necessárias nesta marca;
  • Para atender as diretrizes de economicidade do governo federal, o Instituto Brasileiro de Turismo não utilizará a referida fonte, e buscará uma alternativa também sem custos, que atendam os padrões técnicos;
  • Não será necessário o contato com o criador da fonte (Fontastique), pois a fonte não será utilizada pelo instituto;

Ainda sobre a nova marca, a Embratur reforça que:

  • A nova marca da Embratur foi desenvolvida com inspiração no maior símbolo brasileiro: a bandeira nacional. Acreditamos que esse novo posicionamento fortalece a imagem do país no exterior, atrelando a imagem do Brasil, e a função do instituto que é promover o turismo brasileiro, a este ícone que é reconhecido mundialmente, e que representa de maneira muito completa as belezas naturais e riquezas culturais do país.
  • Sobre as alegações que o slogan poderia ser considerado um incentivo ao turismo sexual, a Embratur afirma que não há sentido em fazer essa ligação. O instituto frisa que o governo brasileiro não reconhece a expressão ‘turismo sexual’, e reforça que a exploração sexual não é turismo, é crime.”
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade