Festa da Penha, no Espírito Santo, volta em abril em formato híbrido

Continua depois da publicidade

A tradicional Festa da Penha, no Espírito Santo, chega este ano à sua 452ª edição, marcada para o período de 17 a 25 de abril em formato híbrido em função dos cuidados exigidos pela pandemia de coronavírus.

Amadeu Castanho*


Essa é a festa religiosa mais popular do estado do Espírito Santo e costuma atrair mais de dois milhões de fiéis, número que a torna uma das três maiores festas religiosas do país.

A primeira edição da Festa da Penha foi em 1570, o que a torna uma das mais antigas festas religiosas marianas do Brasil, só superada pela de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador, que é celebrada desde 1549.

Origem da Festa da Penha

Veja também as mais lidas do DT

A devoção a Nossa Senhora da Penha no estado do Espírito Santo teve início em 1558, quando frei Pedro Palácios levou de Portugal para a cidade de Vila Velha um quadro de Nossa Senhora das Alegrias e passou a reunir os moradores para rezar numa gruta ao pé de um morro de 154 metros de altura, na região da Prainha.

Segundo a tradição, por diversas vezes o quadro sumiu e depois era sempre encontrado no alto do morro. O frade entendeu que devia construir uma capela no topo do morro e mandou vir de Portugal uma imagem de Nossa Senhora.

Como a capela ficava no alto de uma “penha”, termo que na época era usado para descrever uma grande rocha isolada e saliente, ou um rochedo, logo a imagem passou a ser conhecida como Nossa Senhora da Penha.

Desde 2019, Nossa Senhora da Penha é considerada Padroeira do Estado do Espírito Santo e o dia 12 de abril, consagrado a ela, é feriado estadual.

Festa é importante para o turismo capixaba

Segundo a secretária de Estado de Turismo do Espírito Santo, Lenise Loureiro, a celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo é um forte indutor de turistas para o Estado, movimentando a economia local.

“O anúncio de mais uma edição desta festa, tão especial para os capixabas, conta com apoio do Governo do Estado, que espera que, com avanço da vacinação, a programação prevista possa acontecer de forma segura, possibilitando a participação dos fiéis”, afirmou.

Ela enfatizou a importância e o empenho da comissão organizadora em proporcionar aos fiéis as formas possíveis de participação, seja on-line ou presencial.

O tema da edição de 2022 da Festa da Penha será “Saúde dos enfermos, rogai por nós”

O tema da edição de 2022 da Festa da Penha será “Saúde dos enfermos, rogai por nós”, trecho da Ladainha de Nossa Senhora escolhido em referência ao início da retomada e aos cuidados com a saúde que o período de pandemia ainda exige de todos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade