Aeromexico tem novos investidores e está prestes a sair da falência

Continua depois da publicidade

A Aeromexico parece que está próxima a sair da falência, mas os analistas acreditam que a companhia aérea mexicana enfrenta ainda duros desafios, como por exemplo a concorrência de companhias de baixo custo como a Volaris, agora a companhia aérea mais movimentada do país.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com Reuters

A Aeromexico, que pediu falência em junho de 2020, à medida que a procura se instalava nos primeiros meses da pandemia, obteve na última sexta-feira (28) a aprovação final do tribunal para um plano de reestruturação que visa reduzir a sua dívida de 2 bilhões de dólares para algo em torno de 1 bilhão de dólares.

Veja também as mais lidas do DT

Mas mesmo depois dessas reduções – carga de dívida e os custos operacionais -, a Aeromexico pode ter dificuldade em em recuperar terreno perdido para transportadoras de baixo custo como a Volaris, que a ultrapassou como a maior companhia aérea do México pelo tráfego de passageiros.

O representante da empresa recusou-se a comentar o calendário para a sua saída da falência e a sua estratégia para além desse marco.

O plano de regresso contém alguns pressupostos que parecem otimistas. Um deles é a recuperação de capacidade comparada à pré-pandemia, medido pela Available Seat Kilometers até ao final de 2022. O consenso da indústria é que o tráfego estará nos níveis pré-COVID até meados de 2023 ou 2024.

Com a Apollo Global Management tornando-se o maior acionista da companhia aérea como resultado de uma troca de dívida em capital relacionada com a falência, o mais provável é que os investidores controlem a empresa, reduzindo o tamanho dela, “para torná-la mais eficiente”, disse Jacobo Rodriguez, analista da Black Wallstreet Capital México.

Rodriguez disse ainda que os novos proprietários podem vender partes da empresa ou certos ativos, como a sua frota ou slots nos aeroportos, para aumentar a rentabilidade e manter os negócios funcionando.

O presidente executivo da Aeromexico, Andres Conesa – que ocupa o cargo desde 2005 – expressou a sua gratidão à sua equipe e ao novo grupo de investidores pela confiança depositada na companhia aérea num comunicado divulgado na última sexta-feira (28).

“A Aeromexico teria dificuldades em assumir a estrutura de custos mais baixos da Volaris mesmo depois de ter cortado as suas despesas, deixando a companhia aérea como uma transportadora mais focada nos viajantes de negócios, que continuam a ser escassos à medida que a pandemia se alastra”, disse Marco Antonio Montanez, analista da Vetor brokerage.

“Será capaz de recuperar a sua quota de mercado pouco a pouco, mesmo que fique claro que a recuperação será lenta”, disse. “A Aeroméxico tem de explorar formas de baixar os seus custos e competir, mas não vejo que se torne uma companhia aérea de baixo custo.”

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade