Goiás receberá R$1,3 milhão para fomentar o turismo

Continua depois da publicidade

Edição do Diário com agências

Goiânia, Cidade de Goiás, Pirenópolis, Alto Paraíso e Cavalcante receberão investimentos do Projeto Investe Turismo, que beneficiará municípios com recursos destinados para incentivar a atividade turística, acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e incrementar a competitividade.

O projeto é uma parceria entre setor público e iniciativa privada e terá investimento inicial de R$ 200 milhões, oriundos do Sebrae. Ao todo, 158 municípios de todos os 26 Estados e o Distrito Federal serão beneficiados com ações.

Veja também as mais lidas do DT

O Projeto foi apresentado nesta quinta-feira (5), durante seminário em Goiânia, cm as presenças do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; do Diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick; do Diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Derly Fialho; autoridades e representantes do trade.

“Não poderíamos falar em Investe Turismo sem falar no estado de Goiás. Um local que possui diversos atrativos: culturais, gastronômicos, históricos, para nenhum turista botar defeito. Vamos juntos aprimorar esses atrativos e elevar o turismo goiano ao patamar que o estado e o Brasil merecem”, afirmou o ministro Marcelo Álvaro.

O diretor do Sebrae, Bruno Quick, lembrou os diferenciais do Centro-Oeste. “A região combina dois grandes diferenciais turísticos: é o símbolo do modernismo arquitetônico e possui bioma com rica e diversa vida selvagem. O Investe Turismo atuará no fortalecimento desse produto, que territorialmente é estratégico e já tem uma governança que atua de forma integrada”.

Goiás tem duas rotas turísticas que compõem o rol das 30 rotas do Projeto. São elas: Caminho de Cora (Goiânia Cidade de Goiás e Pirenópolis) e Chapada dos Veadeiros (Cavalcante e Alto Paraíso).

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, um investimento estratégico no setor, planejado para desenvolver destinos e garantir a atração internacional é fundamental para incentivar o Turismo nas rotas escolhidas.

“Queremos dar visibilidade e incrementar a competitividade dos destinos, para que o Brasil possa concorrer no mercado internacional, atendendo com excelência turistas nacionais e estrangeiros. O turismo tem capacidade de aumentar nossa receita e assim ajudar o País a sair da crise financeira”.

As ações do Projeto estão em execução no estado, com a elaboração do Diagnóstico de Turismo Inteligente, que identifica em qual estágio os cinco destinos goianos se encontram em relação aos pilares de ‘uso de tecnologias da informação e o desenvolvimento turístico sustentável’.

O documento subsidiará a elaboração de diretrizes para o desenvolvimento e aprimoramento do turismo inteligente nestas localidades, bem como para a elaboração de um portfólio de novas oportunidades de investimentos no setor. Ao final e, no âmbito nacional, os resultados irão integrar o ‘Plano Nacional de Atração de Investimentos para o Setor do Turismo’.

Durante o Seminário desta quinta-feira, o BNDES e a Agência Goiás Fomento apresentaram possibilidades de acesso a crédito e financiamento para o turismo. Os empreendedores, ao longo da execução do projeto – até maio 2020 – terão acesso a ações de adequação ambiental, elaboração de tarifário e participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, ações de desenvolvimento empresarial, como consultoria em temas básicos da gestão empresarial.

“O objetivo é fortalecer a governança dos destinos por meio da integração de empresas, governos e entidades representativas do turismo. Para isto existe um comitê gestor do projeto em cada município”, explicou o Diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Derly Fialho.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade