Luciane Leite, diretora da WTM LA, fala sobre tendências das feiras, pesquisa de satisfação e coronavírus

A terceira grande entrevista da série 15 ANOS DIÁRIOS é com a diretora da WTM Latin America, Luciane Leite. A executiva tem vasta experiência internacional em feiras com grande senso de desenvolvimento e abertura de novos mercados e negócios, promoção comercial e atração de investimentos; não é por acaso que está à frente da principal feira de turismo corporativo do Brasil. Luciane Leite aceitou o convite do editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen e falou sobre as novidades, as tendências e as facilidades para os expositores e público que participarão da próxima WTM Latin America, que ocorre entre 31 de março e 2 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. Com vivência em grandes eventos em quase todos os continentes, Luciane falou também sobre a situação mundial dos grandes eventos diante do coronavírus e suas perspectivas das feiras comerciais para os próximos 15 anos. 

Abaixo os principais pontos da entrevista ocorrida no Circulo Italiano, na capital paulista. 

Turismo Responsável: novidades, tendências e facilidades para os expositores e público 

Neste ano, a América Latina será “sentida” em todo o pavilhão e fora dele de forma mais intensa, especialmente nas ações de capacitações do WTM Live, que são as ações que acontecem fora do horário de funcionamento do pavilhão, ou seja, café da manhã, jantares, treinamentos e capacitações, entre outras atividades.

A responsabilidade social terá destaque nessa 8ª edição, que terá o anúncio do primeiro Prêmio de Turismo Responsável, aliás uma iniciativa que ficamos muito satisfeitas com o resultado. Foram mais de 50 projetos inscritos nas quatro categorias disponíveis para concorrer. Isso reforça a nossa leitura correta sobre a necessidade da Indústria promover ações com esse foco. O Prêmio Turismo Responsável – único prêmio de abrangência latinoamericana-, trabalha a partir de três pilares de sustentação: econômico, ambiental e social. Neste sentido, temos uma série de ações de sustentabilidade já confirmadas (ecobags, programas de inclusão, parcerias com ONGs), que vão confirmando nosso compromisso com este tema. Sabemos que é um caminho desafiador e queremos, cada vez mais, nos tornar um evento sustentável.

O Prêmio Turismo Responsável – único prêmio de abrangência latinoamericana-, trabalha a partir de três pilares de sustentação: econômico, ambiental e social

A terceira novidade é o Programa de Estudantes que estamos trazendo pela primeira vez para o pavilhão. Trata-se de uma parceria qualificada com o Institute of Travel & Tourism (ITT), que permitirá a abertura do evento para estudantes de turismo e áreas correlatas para um programa especial de conteúdo, o Future You – apesar de ser sua primeira edição na América Latina, o evento já é consolidado em Londres. Este é um projeto viabilizado graças ao apoio e parceria da Mariana Aldrigui. Sabemos do nosso papel social de balizar o mercado e os profissionais sobre as melhores práticas e Investir nessa ação com estudantes reforça nosso posicionamento de promover conteúdo de qualidade, capacitação e contribuir para a indústria do turismo como um todo. Os estudantes de hoje são os profissionais que atuarão no mercado em um curto espaço de tempo e prepara-los e auxiliá-los nessa formação terá um impacto positivo para a indústria.

Dentro do pacote de novidades, vamos manter também nossos programas que foram inéditos na edição 2019 e tiveram uma aceitação excelente do mercado, o Women in Travel, que oferece mentoria para mulheres que desejam empreender no turismo e o Travel Forward, que traz os insights de tecnologia para a nossa indústria com expositores e curadoria de Paulo Salvador para o conteúdo.

Outro ponto é a geração de conteúdo para o público corporativo. No primeiro dia do evento teremos encontros voltados para os gestores de viagens com ALAGEV, ABRACORP e TMG. O segundo dia será comandado pelo MPI, com um conteúdo específico para meeting planners e o 3º dia terá conteúdo da HSMAI Brasil, comandado por Gabriela Otto

Pesquisa de Satisfação permite mensurar o desempenho do evento

A cada edição realizamos uma pesquisa de satisfação que nos permite mensurar o desempenho do evento. O resultado da pesquisa referente à 7ª edição revelou um índice gerais de satisfação e retorno ao evento em crescimento. Os números confirmam a performance positiva da feira e o interesse do público em retornar ao evento na edição 2020.

Um dos resultados apresentados pela pesquisa foi a satisfação dos expositores e visitantes que atingiu 78% e 79%, respectivamente, como muito ou extremamente satisfeitos com o evento.

Outro dado relevante, foi o comparativo feito entre os principais objetivos dos expositores e o nível de satisfação alcançado nesses quesitos. Segundo os respondentes, a geração de lead de vendas (85%) aparece como prioridade na participação do evento, seguido por promoção de marca|produto|empresa (77%) e networking com buyers e visitantes (72%). A pergunta permite que o participante aponte mais de uma opção como resposta.

O índice da intenção dos expositores em retornar para a edição 2020 supera 70%,

Ao observar o índice de satisfação em relação ao atingimento dos objetivos, a geração de leads de vendas aparece com 80% de aprovação dos respondentes, 67% no quesito de promoção de marca|produto|empresa e 63% no que se refere à questões de networking com buyers e visitantes.

O índice da intenção dos expositores em retornar para a edição 2020 supera 70%, fato que temos vistos nos contratos já assinados para essa edição.  Já para visitantes e hosted buyers, os números apresentados foram de 87% e 86%, respectivamente.

 

Análise da situação mundial das feiras de exposição diante do coronavírus


QUEM É LUCIANE LEITE?

Graduada em Turismo, Luciane Leite tem MBA Executivo em Marketing pela ESPM e especialização em Desenvolvimento de Destinos Turísticos por The George Washington University. Tem fluência nos idiomas alemão, francês e inglês, adquirida em cursos e vivencia internacional. Luciane Leite atua há 20 anos em cargos estratégicos nas áreas de Marketing, Promoção, Turismo, Comunicação, Relações Institucionais e Governamentais.

Luciane construiu uma sólida carreira executiva em empresas governamentais, trabalhando com visão estratégica e de negócios, com foco em resultados. Antes de ser a diretora executiva da WTM Latin America, ocupou o mesmo cargo no principal órgão de turismo de São Paulo, a SPTuris.

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial