Olha o Carnaval Vintage Aí, Gente!

Continua depois da publicidade

Andrea Nakane*

A maior festa popular do Brasil, o Carnaval, em 2015 sem dúvida alguma será marcado pelo resgate das antigas tradições dos blocos que estão e vão tomar conta dos principais corredores das grandes cidades.

No nordeste isso não é nenhuma novidade, mas ao analisar o que está ocorrendo na região sudeste, principalmente no eixo RIO-SP, é um fenômeno que está atraindo multidões, com verdadeiro espírito do folião, repleto de alegria, informalidade e em tempos de vacas magras, bastante econômico.

Veja também as mais lidas do DT

Diferentemente da programação oficial dos desfiles espetaculares das escolas de samba, já consagrada e com público cativo, o Carnaval de rua foi  retomado aos poucos e já na década atual tornou-se mais uma opção para àqueles que buscam descontração,  leveza e sobretudo o espírito do brincar autêntico em terras não nordestinas e sem o ímpeto de sua comercialização.

As fantasias passam longe do luxo e requinte e apelam muito mais para a criatividade e oportunismo do momento.  Mas como tem vertentes realmente democráticas, quem não tem fantasia, não precisa se sentir constrangido, pois o que é medido com os blocos carnavalescos é a disposição para pular, sambar, cantar, sorrir, paquerar, extravasar e vibrar ao som das antigas e novas marchinhas que dão ritmo ao espetáculo.

O Carnaval de rua tornou-se mais uma opção para àqueles que buscam descontração,  leveza e sobretudo o espírito do brincar autêntico”

É claro que a gestão pública e a iniciativa privada estão de olho e são parceiras importantes para o sucesso desse velho-novo modelo de carnaval, pois a infra-estrutura e logística para a passagem dos blocos devem ser planejadas para que não haja choro e nem tristeza para os foliões e não foliões. Como arrasta multidões, as empresas começam a destinar verbas expressivas para marcar presença nos principais blocos que detém esse poder, contribuindo para custear instrumentos, transportes, camisetas e outros itens que compõem a folia.

A torcida é que haja um acompanhamento pleno e muito profissional  de todo esse processo, que representa um estilo de vida e que vem ganhando adeptos que outrora vivenciaram esse comportamento e de tantos outros que encantados com essa nova possibilidade de lazer e entretenimento estão introduzindo esse moda retrógrada com muito contemporaneidade ao seus hábitos de Momo.

É preciso consolidar o carnaval de rua em bases fortes tendo como seu principal estandarte a segurança e boa convivência, na cordialidade e respeito pelo espaço alheio. Isso sim merece nota Dez!

E para quem teimar em atravessar o enredo é preciso ter penalidades como a multa do xixi e até mesmo ser excluído da festa, com direito ao xilindró, caso teime em desafinar a ordem e diversão pública. Esses exemplos geram reflexos e cidadania e só não vai atrás quem é doente do pé ou bom sujeito não é!

Por isso rasguem a fantasia com moderação e recebam de braços abertos Momo e sua corte para um Carnaval maravilhoso, Vintage sim, por que não?

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade