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Complexo Turístico Itaipu conquista recertificação ISO 9001

O Turismo Itaipu foi o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber a certificação da norma internacional da gestão da qualidade, no ano de 2012; desde então, auditorias externas recertificam o alcance dos padrões internacionais de excelência.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota enviada ao DIÁRIO, o Complexo Turístico Itaipu (CTI), de gestão do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), informa que acaba de ser contemplado com a recertificação da ISO 9001:2015, norma internacional que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade.

Reconhecida mundialmente, a certificação foca na melhoria contínua, satisfação do cliente e garantia da conformidade dos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas.

O diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, explica que o PTI é responsável pela gestão e operação do Complexo Turístico, desde 2007, com um modelo de gestão turística voltado a garantia da viabilidade econômica e financeira e da contribuição com o desenvolvimento regional. “Em seus mais de 16 anos de existência, cerca de 7 milhões de visitantes do Brasil e do mundo puderam conhecer os atrativos da Itaipu Binacional”.

Atualmente, as experiências oferecidas aos visitantes pelo CTI são: a Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial (com parte do roteiro dentro da usina hidrelétrica), Itaipu Refúgio Biológico, Itaipu Iluminada (iluminação da barragem), Itaipu Iluminada Especial (Roteio com jantar no Restaurante dos Barrageiros), Itaipu By Bike e visita às exposições do Ecomuseu.

O local foi o primeiro atrativo turístico do Brasil a ganhar a certificação, no ano de 2012, com a ISO 9001. Desde esse marco, certificadoras oficiais da norma atestam, por meio de auditorias externas, a boa gestão e operação do CTI. Com a atualização da norma, a partir de 2017, o atrativo passou a receber a ISO 9001:2015.

O gerente geral do CTI, Marcelo Giongo, conta que o ISO 9001 tem como objetivo estabelecer os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, e tendo como foco a satisfação do cliente, a padronização e a melhoria contínua dos processos. “Com a certificação, o Turismo Itaipu consolida o que se propõe a entregar, experiências que se conectam com o nosso público, criando memórias, promovendo conhecimento e bem-estar”.

Itaipu
O Turismo Itaipu foi o primeiro atrativo turístico do Brasil a ganhar a certificação, no ano de 2012, com a ISO 9001. (Divulgação)

Reconhecimentos

A recertificação da ISO 9001:2015 é mais um dos motivos para CTI comemorar em 2023. Neste ano, pela quarta vez consecutiva, o CTI recebeu o selo Travellers’ Choice, concedido pelo site de viagens TripAdvisor, considerado um dos mais importantes do setor no mundo.

Recentemente o Modelo de Gestão do Turismo Sustentável também foi premiado pelo Ministério do Turismo, em terceiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2023, categoria Governança e Gestão do Turismo. Além disso, a criação da diretoria de turismo, a partir da restruturação do Parque Tecnológico Itaipu, consolida ainda mais o objetivo para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do setor.

 

Viracopos deve receber 204 mil passageiros durante o período de Ano Novo

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No Aeroporto de Viracopos estão previstos 1.525 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros entre sexta-feira e quarta-feira

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O Aeroporto Internacional de Viracopos deve receber 204 mil passageiros entre os dias 29/12 (sexta-feira) e 03/01 (quarta-feira) por causa dos feriados de Ano Novo. No mesmo período de cinco dias, estão previstos um total de 1.525 pousos e decolagens de aeronaves de passageiros, além da chegada de outros 183 aviões cargueiros de 17 companhias aéreas.

Viracopos terá uma operação especial no saguão para proporcionar maior conforto e segurança aos passageiros, com o aumento de colaboradores com o colete amarelo “Posso ajudar?”, além de apresentações musicais em parceria com o Instituto Anelo.

Além do aumento de colaboradores, a Operação Fim de Ano/Feliz 2024 de Viracopos proporcionará um maior efetivo de segurança, manutenção e limpeza. As lojas, cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelo aeroporto também se preparam para o aumento da demanda previsto para os dias de pico de movimentação.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, orienta os passageiros a confirmarem seus voos com antecedência, a adiantarem procedimento de check-in e a verificarem com atenção as regras sobre o que pode e o que não pode ser levado nas bagagens em voos nacionais e internacionais. Outra importante dica é a de chegada ao aeroporto com a antecedência ao horário do voo determinada pelas companhias aéreas.

Voos internacionais

O Aeroporto de Viracopos também está preparado para o aumento da movimentação dos voos internacionais neste período de Ano Novo. Estão previstos 59 voos internacionais no período entre 29/12 e 03/01.

Os 143 voos de chegada e de partida programados para o período devem movimentar 16,5 mil passageiros pelo terminal internacional, sendo que as datas de maior movimentação devem ser registradas nos dias 29/12 (com 3,2 mil passageiros), 23/12 (com 3,2 mil pessoas) e 03/01 (2,4 mil embarques e desembarques).

Atualmente, Viracopos possui voos diários de chegada e partida para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA), além do destino temporário de Punta Del Este. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas internacionais para 2024, tanto de passageiros quanto para cargas.

France Excellence 2023: rodada de negócios encerra com presença recorde de fornecedores e compradores

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O France Excellence 2023, que aconteceu de 19 a 21 de setembro no Rosewood Hotel, em São Paulo, reuniu 130 buyers (compradores), entre operadores de turismo e agentes de viagem dos quatro cantos do País. Eles vieram busca da oferta de destinos, produtos e serviços franceses do segmento de luxo, apresentada por empresas francesas, para ser exato, 30 suppliers  (fornecedores).

Por: Cecília Fazzini especial para o DT com EDIÇÃO

Publicado dia 22 de setembro (RETRÔ 2023)


Concorridas reuniões, cerca de 50 por dia para cada um dos 30 fornecedores, marcaram o clima da rodada de negócios, que mostrou a diversidade de opções de viagem na França. Numa clara demonstração de otimismo sobre acordos comerciais, fruto das relações iniciadas em dois dias de conversas, os participantes puderam mensurar a temperatura do Brasil como mercado emissor de turistas para aquele país.

Caroline Putnoki, diretora para a América do Sul do Atout France, à frente da promoção do evento, inserido na 3ª. edição do France Excellence, afirma que a aproximação entre oferta e demanda foi “extremamente positiva, com recorde absoluto não apenas no movimento registrado, mas também na quantidade de soluções de viagens colocadas à mesa dentro do conceito luxo”.

France Excellence
Pierre Moatti (de camisa branca) ao lado de seu tradutor, recebe os compradores brasileiros (Crédito: Eric Afonso 360º)
Maria Helena e Alexandre Willmann (Agence Régionale du Tourisme Grand Est) – (Crédito: Eric Afonso 360º)

De Floripa até Brasília

De acordo com a executiva do Atout France, agentes de viagens de todas as localidades brasileiras, de Florianópolis e Porto Alegre, até Goiânia e Brasília, puderam conferir o portfólio dos fornecedores. Ponto relevante, segundo ela, é o interesse mantido pelo viajante de alto poder aquisitivo, mesmo depois do período de pandemia. Entre as tendências, Putnoki ressalta as consultas por viagens mais inovadoras pelo território francês, que vão além da capital Paris, estão em alta mais do que nunca. “O inusitado está em alta, porque o cliente da agência quer se hospedar, por exemplo, em uma propriedade em meio a vinhedos”, acentua Putnoki, ao considerar que o alvo do turista que embarca
para a França é associar roteiros à experiências únicas e inesquecíveis.

“O inusitado está em alta, porque o cliente da agência quer se hospedar, por exemplo, em uma propriedade em meio a vinhedos”, Caroline Putnoki, diretora para a América do Sul do Atout France.

France Excellence
Representantes do Grand Barrail Chateau, com a organizadora do France Excellence, Caroline Putnoki (Crédito: Eric Afonso – 360º)

Próxima edição

Para 2024 o entusiasmo se mostra crescente. O ano das Olimpíadas na capital francesa, seguidas das Paraolimpíadas, no final de julho, aumenta a visibilidade do destino e cresce a expectativa daqueles que operam o negócio do turismo. No entender da dirigente, os atrativos que estão no topo da lista, na hora do brasileiro eleger a França para visitar, são: cultura, desejo de vivenciar a vida urbana e a enogastronomia.

A percepção dos fornecedores

O charme da Costa Sul da França foi salientado na rodada de negócios do France Excellence 2023 por Myriam Chokairy, representante do turismo de Nice Côte d’Azur. A região, segundo ela, vem atraindo número maior de turistas do País, porque proporciona contato com raízes italianas de boa parte dos viajantes brasileiros, dada a proximidade com o país europeu, além de experiências genuínas e invernos de temperaturas amenas, estação que coincide, no mês de fevereiro, com férias no Brasil. O perfil do turista do nicho
do luxo que elege Nice é o de pessoas que viajam em família, desejam associar em seus roteiros, cultura, ancestralidade, conhecer gente e costumes e boa gastronomia, de preferência com o uso de produtos locais em restaurantes estrelados no Guia Michelin.

Chokairy ressalta que Nice abriga o segundo mais importante aeroporto da Franca o que, associado à proximidade com Itália, Suíça e Espanha, proporciona aumento no fluxo de turistas. Para o próximo ano, já está anunciado o início da operação de dois novos hotéis 5 estrelas: Hôtel du Convent, em junho e Maison Albar Victoria, no mês de dezembro.

Agentes de viagens de várias partes do Brasil puderam conferir o portfólio dos fornecedores.

Arnaud Morandi, Diretor Geral do Fauchon L’Hôtel, em Paris, festeja um novo e vibrante momento do turismo. Relata que os intermediários do mercado de viagens brasileiros chegam à consulta muito preparados em relação ao que têm para prospectar. “Sempre estão preocupados com a localização do hotel, este é um ponto-chave na seleção, não apenas no que se refere à estrutura, serviços e acessos, mas também ao cenário, se estão instalados em um local bonito, seguro e com algum diferencial marcante”, complementa.

No entender dele, o agente de viagem quer proporcionar uma estadia surpreendente para o passageiro e o Fauchon L’Hôtel tem um apelo ao gosto do visitante por ser o primeiro hotel gourmet da França, inaugurado há 5 anos, mas que ostenta uma marca icônica datada de 1886, relacionada à gastronomia refinada em suas origens.

Para demonstrar o quanto o turista brasileiro do nicho de luxo busca produtos de ponta na França, Morandi relata que, em julho último eram, numericamente, a quarta nacionalidade no conjunto de hóspedes do hotel, superado apenas por americanos, ingleses e franceses.

O presidente da agência de receptivo Aristo’s localizada em Clichy, a noroeste de Paris, Aristide Attiobe e uma buyer (Crédito Eric Afonso 360º)

Receptivo animado

O presidente da agência de receptivo Aristo’s localizada em Clichy, a noroeste de Paris, Aristide Attiobe, revela que há muita procura pelo produto da parte dos compradores do Brasil e as consultas versam, sobretudo, a respeito de como a viagem interna será organizada. Ele que estreou no evento e se apresenta pela primeira vez ao trade nacional, afirma que os atrativos mais procurados são museus, cultura como um todo e gastronomia,

Tanneguy de Ravel, diretor da Wines and Chateaux, agência especializada em viagens e eventos de luxo, situada em Grasse, Costa Sul francesa, relata que os operadores e agentes brasileiros estão sempre na prospecção de novidades em vinho, cultura, história, gastronomia e vivências que encham os olhos dos clientes e guia que fale o português do Brasil que sejam residentes e possam descrever com autenticidade os costumes locais. Hospedagem em castelos, aulas de culinária que compõem produtos genuínos com flores, numa combinação de sabor e visual, participação do viajante em atelier de confecção
de perfumes são algumas das experiências sensoriais oferecidas. A agência de Ravel opera com 30 hotéis na França, distribuídos em cerca de 7 regiões diferentes, com destaque para o Vale do Loire, Champagne, Borgonha e Bordeaux.

Elite em Paris

France Excellence
Diretores da Elite Turismo Paris, JamMarcus e Graziela, recebem o jornalista, Paulo Atzingen, editor do DT (Crédito: Eric Afonso – 360º)

Janmarcus e Graziela são brasileiros residentes em Paris há mais de 20 anos e completamente apaixonados pela capital francesa e pelo país. São diretores da Elite Turismo Paris. Segundo Janmarcus, o número de brasileiros no pós-pandemia, tanto no turismo na França, assim como em toda a Europa, está bastante aquecido. Sem revelar números, Janmarcus adianta que a cada momento, o Brasil está se conectando mais com a França, que é o país mais visitado da Europa, por meio de voos diários e semanais que partem não apenas da cidade de São Paulo, mas também de Campinas, Rio de Janeiro e Fortaleza.

“Nossos principais clientes vêm dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Ceará”, afirma ao DIÁRIO.

Graziela elenca a seguir os principais destinos procurados por brasileiros: “Além da Cidade Luz, as regiões mais solicitadas pelos clientes incluem a Região de Versailles e Giverny, berço do impressionismo de Claude Monet, a Região da Champanhe, onde eles apreciam a experiência de visitar caves e conhecer o processo de produção do champanhe, o Vale do Loire, que abriga mais de 300 castelos, e a região do Monte Saint-Michel”, enumera.

Veja imagens 360º produzidas pelo fotógrafo Eric Afonso:

Confira todos os participantes, segundo a organização do evento:

  • Air France – PAULO CRUZ – www.airfrance.com.br
  • 369 Degrés Hôtels & Maisons – RICARDO HIDA – 369degres.com
  • Anantara Plaza – Nice Hotel – ANNE-JULIE DESIRE – www.anantara.com/en/plaza-nice
  • Agence Régionale du Tourisme Grand Est – ALEXANDRE WILLMANN – www.explore-grandest.com
  • Château-Hotel Grand Barrail – JOANA TSAI – grand-barrail.com
  • Crazy Horse – MYRIAM TROBAT – www.lecrazyhorseparis.com
  • Château Léognan – PAULINE DARMET – chateauleognan.com
  • Europcar – RODRIGO PEREIRA – br.europcarpro.com
  • Château Royal d’Amboise – AGNÈS BERTHET – chateau-amboise.com
  • Fauchon L ́Hôtel Paris – ARNAUD MORANDI – fr.hotel-fauchon-paris.fr
  • Hôtel Plaza Elysées – ISABELLE LEGROS – plazaelysees.com
  • Hôtel Bowmann – AURÉLIE METAYE-BEAUREGARD – hotelbowmannparis.com/en
  • Hôtel Royal Riviera – ANTOINE VERGEOT – www.royal-riviera.com
  • Hôtel Lancaster – SYLVIA LEIMANN – www.hotel-lancaster.com
  • Le Burgundy Paris – SYLVIA LEIMANN – www.leburgundy.com
  • Magic Travels – ROMANE SIMON – https://www.magic-dmc.com/
  • Le Scribe Paris – RICARDO HIDA – http://www.sofitel-le-scribe-paris-opera.com/
  • Megève – ALEXANDRE RIZAUCOURT – https://www.megeve-tourisme.fr/en/
  • Mobility Turismo – MICHELLE TONON – www.mobility.com.br
  • Sodexo Live – JOAQUIN ÂNGULO – www.bateauxparisiens.com
  • Nice Côte d’Azur – MYRIAM CHOKAIRY – https://www.explorenicecotedazur.com/
  • Printemps Paris – ROMAIN BERNARD – groupe-printemps.com
  • Wines & Châteaux – TANNEGUY DE RAVEL – www.winesandchateaux.com
  • Sodexo Live – JOAQUIN ÂNGULO – www.bateauxparisiens.com

EMPRESAS E DESTINOS APOIADORES:

  • Augustinus Bader
  • Wines & Châteaux – TANNEGUY DE RAVEL – www.winesandchateaux.com
  • Bourgogne
  • Câmara de Comércio – França-Brasil
  • Dior
  • Campus France
  • Moët & Chandon
  • Édouard Delaunay
  • Olivier Claire
  • Lacoste
  • Rosewood São Paulo

 

 

 

Equipotel 60 anos e inclusão: Fotógrafos com Down atuam na feira

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A Equipotel completa 60 anos e promove a inclusão e diversidade ao trazer alunos de fotografia com Down, para atuarem como verdadeiros profissionais que são

Publicado dia 20 de setembro (RETRÔ 2023)

Um grupo de 10 jovens com Down de uma escola profissionalizante de fotografia, da Zona Norte paulistana, comandada pela fotógrafa Sandra Reis, foi um dos destaques do 2º dia da 60ª edição da Equipotel. O evento se estende até a próxima sexta-feira (22), no Expo Center Norte-SP.

A turma da #galeradoclick – que frequenta as aulas uma vez por semana, na única instituição de ensino do País, destinada à formação de alunos com Down – foi contratada pela organizadora da Equipotel, a RX Brasil. Com isso, os alunos fizeram alguns registros do segundo dia do evento, durante quatro horas.

“É a primeira vez que participamos de uma feira dessa promotora e a experiência foi gratificante”, revela a fotógrafa, às voltas no pavilhão com irrequietos fotógrafos. Todos com mais de 18 anos e trajando camiseta preta com o logotipo do projeto.

Galera do Click (Instagram)
Equipotel 60 anos e inclusão: fotógrafa conta como surgiu o #galeradoclick

Sandra Reis conta que a formação na arte de fotografar reúne atualmente um grupo de 97 alunos com Down. Todos tem idade acima dos 16 anos, e por duas horas semanais são atentos e aplicados aos ensinamentos. Inclusive, o projeto iniciou há 10 anos, quando ela migrou para a fotografia, após ter abandonado a carreira de fisioterapeuta.

Além da missão de iniciar os jovens na carreira da fotografia, a dirigente da escola #galeradoclick conta que Felippe Reis, um dos alunos da escola e seu filho, hoje tem 31 anos. Além de fotógrafo, é o único judoca com Down faixa preta, do Estado de São Paulo.

Agora, a missão atual é obter patrocínio para conduzir o atleta até um importante campeonato, na Holanda, em novembro próximo.

Para mais fotos, visite o Instagram @galeradoclick.


Por Cecília Fazzini.

1° Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela – abre inscrições

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Evento em Ilhabela reunirá restaurantes e similares durante 32 dias em uma das melhores épocas para visitar o destino.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com Agências


Em nota enviada ao DIÁRIO, o Ilhabela Convention & Visitors Bureau informa que  realizará de 18 de abril a 19 de maio de 2024 o 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela. Evento está sendo organizado para valorizar a rica e diversificada gastronomia típica caiçara, mesmo com toques contempoâneos, com pratos criativos preparados pelos chefs locais, com valores acessíveis. A ideia é movimentar a ilha no período de baixa temporada.

As inscrições para participação de restaurantes e similares terão início a partir desta quinta-feira (28 de dezembro de 2023) e as informações sobre como participar podem ser obtidas por meio do Instagram @saboresdapraiabr ou pelo telefone (11) 93279-5275.

O Festival será aberto à participação de restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, quiosques de praia, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, hotéis, pousadas, cervejarias, produtores artesanais e similares. O evento se tornará uma grande vitrine para que os estabelecimentos possam divulgar seus produtos e serviços.

Ilhabela
O evento se tornará uma grande vitrine para que os estabelecimentos possam divulgar seus produtos e serviços (divulgação)

Festival indoor

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela seguirá o modelo indoor, ou seja, ocorrerá nos próprios estabelecimentos, o que possibilita aos participantes o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes, atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares.

Isso também oferece comodidade ao público que prestigiará o Festival, que terá à disposição estrutura como banheiros, estacionamentos, ar climatizado e a possibilidade de levar seus pets em alguns dos locais participantes.

Participação dos restaurantes

Para participar os estabelecimentos deverão criar um prato exclusivo para o Festival. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos para o evento. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas, que será fixado pelos próprios restaurantes.

Na prática, nada muda no dia a dia do estabelecimento. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos lugares para a realização do evento, com todos os cuidados necessários. A data limite para adesão dos estabelecimentos ao Festival é 15 de fevereiro de 2024.


1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA PRAIA – EDIÇÃO ILHABELA

 Data: de 18 de abril a 19 de maio de 2024

Local: Entre os estabelecimentos participantes

Informações: (11) 93279-5275

Instagram@saboresdapraiabr | @ilhabelaconvention

Sitewww.ilhabelaconvention.com.br

Prefeitura de Camanducaia responde às críticas dos empresários de Monte Verde

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O DIÁRIO DO TURISMO participou na última quarta-feira (23) da fundação de uma nova associação de empresários de turismo de Monte Verde, a convite da revista Qual Viagem e empresários locais (Leia a Matéria). Após a apresentação do modelo de associação de Conventions Visitors Bureau pelo diretor-presidente da Fundação 25 de Janeiro – Visite São Paulo – Toni Sando, a associação foi oficialmente homologada e instituída sua diretoria, conselho administrativo, fiscal e conselheiros.
por REDAÇÃO DO DIÁRIO (Conselho Editorial)

Publicado dia 29 de agosto (RETRÔ 2023)


O que ficou claro é que a criação de uma associação era uma resposta ao descontentamento de inúmeros empresários do setor de alimentos e bebidas, hotelaria e receptivo, que nominalmente assinaram a ata da fundação da nova associação. As críticas à administração pública do distrito de Monte Verde (que pertence ao município de Camanducaia – MG) eram inúmeras, entre elas: falta de manutenção regular e permanente do calçamento das ruas; falta de investimento em jardinagem, falta de sinalização turística, falta de banheiro público onde o fluxo de turistas é maior, ausência de uma rodoviária para passageiros que não possuem automóvel, falta de coordenação e planejamento na execução das obras em época de alta estação (inverno) e falta de prestação de contas da Secretaria de Turismo nas obras que são executadas e o valor dessas obras.

Distrito turístico de Monte Verde com calçadas destruídas e abandonadas (Crédito DT)

Camanducaia
Distrito turístico de Monte Verde e sua “rodoviária” (Crédito: dT)

Camanducaia
Distrito Turístico de Monte Verde e sua rua principal

 

Camanducaia
Distrito Turístico de Monte Verde: cemitério sem muro

Distrito Turístico de Monte Verde e uma de suas trilhas: abandonada

Camanducaia
Distrito Turístico de Monte Verde: descarte de lixo reciclável totalmente irregular

Outro lado

Procuramos na quinta-feira (24), o sub-prefeito de Monte Verde, Marcos Vinicius do Nascimento, mas este não pode nos receber e justificou que as demandas deveriam ser analisadas pela prefeitura, obedecendo o trâmite dos setores e o compliance municipal, que deve estar em conformidade com as leis, normas e regras que regem aquela prefeitura.

Nesta segunda, no entanto, a prefeitura de Camanducaia, representada pelo sub-prefeito respondeu os questionamentos NÃO do DiÁRIO DO TURISMO – que incorpora aqui a função de mensageiro e interlocutor, mas a dos 72 empresários que assinaram a ata de fundadores da nova associação.

Abaixo transcrevemos as perguntas e as respostas da sub-prefeitura de Camanducaia, responsável por Monte Verde

Retorno às informações solicitadas pelo Portal Diário do Turismo

1. Por que não há manutenção regular e permanente das ruas?
R. Existe a manutenção permanente e regular das ruas do distrito, realizada por equipe própria, porém são mais de 80 km de vias de terra, além do centro da vila, para manutenção. Sendo assim, sempre haverá trabalho de manutenção a ser efetuado.

2. Por que não se investe em jardinagem e paisagismo para melhorar a imagem do distrito?
R. Investimos na contratação da Projeta, empresa de Belo Horizonte, para a elaboração de projeto de paisagismo de ruas e praças, e a revitalização da Avenida Monte Verde. Aguardamos sua elaboração e apresentação, para em seguida realizarmos a contratação da execução das ações compreendidas no projeto.

3. Vocês já investiram em sinalização turística? Quando? E quanto?
R. Realizamos a manutenção da sinalização existente no distrito, e em parceria com o Sebrae de Minas Gerais, está em elaboração um projeto para nova sinalização turística de Monte Verde e Camanducaia, com investimento de mais de R$ 800 mil.

4. Por que não há um banheiro público onde o fluxo dos turistas é maior?
R. O fluxo maior de turistas concentra-se na avenida principal do distrito, onde a prefeitura não tem imóvel. Investimos na contratação de um projeto para a elaboração da construção de banheiros, em área de propriedade da prefeitura, e onde também há fluxo de turistas.

5. Por que não há uma rodoviária no distrito?
R. Ainda não há linha rodoviária licenciada para o distrito, consequentemente o fluxo de turistas que sobem para Monte Verde através de ônibus é pequeno. Geralmente o turista utiliza carro, táxi, ou de excursão de um dia, através dos fretados.

6. Como é feita a coleta de lixo e como vocês descartam lixo reciclável?
R. A coleta de lixo é realizada por uma empresa terceirizada e o lixo é direcionado para o aterro sanitário do município de Pouso Alegre (MG). Está em andamento a elaboração do Projeto de Concessão de Transbordo do Lixo, que comtemplará a coleta seletiva e a triagem de todo o resíduo sólido coletado no município.

7. Por que um destino turístico decide executar uma série de obras simultâneas em um período de alta estação, que é o inverno?
R. Por alguns fatores, como o período de estiagem. Embora julho seja alta estação em Monte Verde, é o período sem chuva, o que possibilita a execução de várias obras. Na baixa estação, entramos no período das chuvas.

Outro fator importante são os prazos para utilização dos recursos. Por exemplo, a obra do portal de Monte Verde em execução, com investimentos de R$ 368.195,82 oriundos do Ministério do Turismo e da Prefeitura de Camanducaia tinha data para início, sob risco de perda do recurso empenhado.

8. Podemos ter acesso à prestação de contas da secretaria de Turismo para termos uma ideia de quanto está sendo investido de dinheiro público no distrito?
R. Sim, de acordo com a Lei no 12.527/2011, que regulamentou o direito constitucional de acesso às informações públicas, mantemos no Portal da Transparência dados referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos recebidos.

Acesse aqui: https://www.camanducaia.mg.gov.br/transparencia_1

Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens: “Queremos ser a maior agência de turismo do Brasil”

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Ricardo Bezerra atendeu o DIÁRIO e fez um balanço do Agente Tá On, novas ofertas e ampliação de voos (e pacotes) para vários destinos do Brasil, empenho em resolução de problemas, entre outros assuntos.
REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Publicado em 25 de agosto (RETRÔ 2023)


A operadora de turismo da Azul não tem brincado em serviço e acompanha o ritmo vertiginoso de sua matriz, a companhia aérea Azul Linhas Aéreas. A Azul Viagens anunciou esta semana que ampliará a oferta de voos dedicados para Fortaleza e Jericoacoara durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Além disso, ampliará a oferta de voos dedicados para a Serra Gaúcha durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 e outros destinos brasileiros como Porto Seguro e Curitiba. O DIÁRIO conversou com Ricardo Bezerra, gerente comercial da empresa, para saber mais detalhes, confira:

DIÁRIO - Ricardo, você pode fazer um balanço do Agente Tá On, realizado na semana passada?  

RICARDO BEZERRA: O saldo do evento foi bastante positivo.  Atingimos o nosso objetivo e, por isso, estamos muito felizes e realizados. Recebemos mais de mil agentes de viagens e pudemos capacitar os profissionais, além de mostrar as novidades da Azul Viagens, focando, principalmente, nos voos dedicados para a alta temporada de final de ano. Além disso, no sábado, quando o encontro foi aberto ao público, recebemos milhares de consumidores interessados em conhecer os nossos serviços e produtos. Durante o encontro, ofertamos viagens com até 50% de desconto, por meio da nossa parceria com mais de 150 agências de viagens que estavam presentes.

DIÁRIO - Vocês vêm ampliando ofertas de voos para destinos brasileiros. Recife em julho, Porto Seguro em Agosto. Como são decididas essas ampliações de oferta? Como a Azul Viagem participa dessas decisões estratégicas e comerciais junto a Companhia Aérea Azul? 

RICARDO BEZERRA: A Azul é maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e destinos atendidos. O objetivo da companhia e, consequentemente, da Azul Viagens é ser líder no Brasil nos serviços e produtos que ofertamos. E a cada nova temporada, buscamos ampliar as nossas ofertas, visando proporcionar a melhor experiência de voo aos nosso Clientes, oferendo voos diretos para diversas cidades do Brasil, serviço de bordo, wi-fi grátis. A Azul, como empresa competitiva, está atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de demanda de mercado, além de estar antenada às novas possibilidades de negócios e incremento em sua malha.

DIÁRIO – Os indicadores do Consumidor.gov.br apontaram agora em Agosto a Azul Companhia Aérea com menor taxa de reclamação e maior no quesito solução de problemas, obtendo um índice 91% de solução. A Azul Viagens segue esse mesmo desempenho?  

RICARDO BEZERRA: Sim. No consolidado de 2023, a Azul Viagens ficou em segundo lugar no índice de satisfação do Cliente. Obtivemos 82,8% de índice de resolução, com resolução de 100% dos casos. Seguimos dedicados e empenhados em ser a maior agência de turismo do Brasil.

DIÁRIO - Nesta mesma linha, a Azul tem ótimas referências nos índices de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo e integra a carteira do Índice de Carbono Eficiente ICO2 B3. Agora, acaba de ser convidada a integrar o IDiversa, Indice de Diversidade recém-lançado pela B3. E a Azul Viagens como se encaixa na contratação de pessoas considerando a diversidade de gênero, raça em seus quadros?  

RICARDO BEZERRA: É verdade. A Azul é a única representante aérea no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo. E há 12 anos na carteira do Índice de Carbono Eficiente, ICO2 B3, foi convidada a integrar também o IDiversa, Índice de Diversidade recém-lançado pela B3. A Azul Viagens segue o mesmo caminho, buscando desempenhar um papel social, respeitando a governança e preservando o meio ambiente. Além disso, o nosso processo seletivo segue o mesmo processo de contratação da Azul, visando dar oportunidade para pessoas, em todas as suas diferenças.

DIÁRIO –A Azul Conecta completou recentemente 3 anos de operação. A Azul Viagens comercializa esse produto? Se sim, qual é o percentual nas vendas?

RICARDO BEZERRA: Sim, comercializamos para os nossos Clientes toda a malha da Azul, inclusive voos da Azul Conecta. Os destinos ofertados pela Azul Viagens são compostos, majoritariamente, por destinos com alto índices de atratividade turística e, consequentemente, com grandes aeroportos. Por isso, a maioria dos voos ofertados pela agência são realizados pela Azul Linhas Aéreas.

DIÁRIO - Fale sobre a implantação de novas lojas da Azul Viagens no Brasil e quais são os critérios para essa implantação. 

RICARDO: Estamos vivendo um momento importante e histórico na ampliação de lojas da Azul Viagens, que chegará ao fim de 2023 com mais de 100 unidades, pela primeira vez. Os critérios são simples, primeiramente o investidor precisa ser alguém do ramo, que conheça o turismo e consiga administrar o negócio com sua experiência. Como não somos Franqueadores, não transferimos “know how”, por isso, o investidor precisa estar apto a operar o negócio. O foco é fortalecer a presença nas regiões mais consolidadas e levar a Azul Viagens para outras regiões do Brasil, como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Inauguramos 16 lojas até julho deste ano, e já ultrapassamos a marca de 65 lojas agora em agosto. Até o fim do ano inauguraremos mais 36 novas unidades.

DIÁRIO – Você poderia informar aos leitores do DIÁRIO qual foi o faturamento da Azul Viagens no 1º Semestre de 2023?

RICARDO BEZERRA: A Azul Viagens, nossa operadora de turismo, teve outro trimestre excepcional, com um crescimento de mais de 40% no faturamento bruto em comparação com o 2T22. Esse negócio agora tem 4 vezes o tamanho que tinha em 2019. No mais, seguimos à disposição.

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Monte Verde cria sua associação de turismo em reunião histórica

O distrito turístico de Monte Verde, que pertence à Camanducaia (MG), ganhou nesta quarta-feira (23) a mais nova associação de empresários que terá como foco exclusivo as atividades da cadeia produtiva do turismo.
por Paulo Atzingen – de Monte Verde – em parceria com a QUAL VIAGEM

Publicado em 23 de Agosto (RETRO 2023)


Com a presença de mais de 90 pessoas, pequenos, médios e grandes empresários de Monte Verde, uma nova associação de turismo do município foi criada. O momento foi antecedido por uma apresentação do presidente da Unidestinos e Visite São Paulo, Toni Sando, que falou sobre o conceito, o histórico e a abrangência dos conventions bureaux.

Embora o distrito dê guarida a duas associações, uma comercial que abriga segmentos diversos (setorial) e outra, a Move – Agência de Desenvolvimento, que cuida de eventos pontuais na cidade e administra atrativos, a nova associação terá uma natureza mais expansiva, a autonomia de um convention bureau, (multisetorial) e, principalmente, abraçará também o pequeno e o médio empresário do segmento.

“É inadmissível uma cidade como Camanducaia (onde está incrustrada Monte Verde) não ter uma representatividade nacional”, disse o jornalista Cláudio Oliva na abertura do encontro.

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Toni Sando, presidente da Unidestinos e do Visite São Paulo

Missão e diferenças

Convidado pelo hoteleiro Valdir Ruppel, Toni Sando veio de São Paulo dar essa palestra gratuitamente, pois tem uma relação afetiva com Monte Verde.

“A principal missão de um Conventions Bureau é aumentar o fluxo de visitantes em uma cidade e criar envolvimento dos empresários com a cadeia produtiva do turismo, das viagens e dos eventos”, disse Toni.

Imparcial e fazendo pontes e links com experiências já vividas, Toni lembrou que o brasileiro não tem a cultura do associativismo e deu o exemplo das reuniões de síndico nos prédios onde quase ninguém quer participar. “Quando não defendemos os nossos interesses não adianta reclamar depois”, pontuou.

“A diferença do conventions bureau para os governos é que ao final de um mandato, o vice assume a cadeira do presidente e os objetivos estratégicos continuam inalterados (captação, capacitação, comunicação), já com os governos tudo acaba ao final do mandato”, ilustrou.

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No total, mais de 90 pessoas participaram do encontro (Crédito: Paulo Atzingen)

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No total, mais de 90 pessoas participaram do encontro (Crédito: Paulo Atzingen)

Críticas

Ouvidos pelo DIÁRIO, alguns empresários apontavam falta de transparência na prestação de contas da Agência de Desenvolvimento, principalmente no montante arrecadado resultante das taxas para acesso dos ônibus turísticos, e prestação de contas da evento Natal nas Montanhas.

Dois fatores

O que poderia ser uma reunião carregada de energias antagônicas, considerando a presença de empresários que integram o Move, ao contrário, tornou-se harmônica principalmente por dois fatores: a amplitude do modelo de gestão de um destino, proposto por Toni e a humildade de Valdir Ruppel:

“É a primeira vez que falo em público, assim para tantas pessoas. A ideia é criar uma associação para todos e não para apenas alguns. A ideia é sentar na mesa com todos os empresários. Antes que o barco afunde viemos para nos fortalecer e não nos separar”, disse Ruppel.

“Antes que o barco afunde viemos para nos fortalecer e não nos separar”, disse Ruppel.

Momento crucial

Assim como as batalhas campais, a reunião de hoje teve o seu momento de incerteza após alguns questionamentos sobre a legitimidade ou continuidade do que havia sido proposto.

As questões eram várias, entre elas a necessidade de se mapear os problemas do destino, ou até integrar a nova associação à Move.

Nesse momento, Valdir Ruppel chamou à frente os empresários que comporiam a diretoria, o conselho fiscal, administrativo e conselheiros da entidade. 16 empresários se prontificaram a integrar a diretoria da nova entidade que acabava de nascer.

Uma ata, lavrada pelo advogado Juliano da Silva deliberou a criação do conselho fiscal, administrativo, das vice-presidências e presidência, distribuindo as funções.

Segundo o advogado, a ideia é que essa associação se integre aos Conventions Bureaux do Brasil e funcione como tal.

A nova diretoria está composta desta forma:
Presidente
•  Valdir Ruppel
1º Vice-Presidente
• Luiz Felipe Ferreira 
Vice-Presidente Administrativo Financeiro
• Roberto Lucas
Vice-Presidentes Conselheiros
• Marcos Paulo de Souza
• Marcelo Wanderley Osterne
• Jorg Franz Schwabe
Conselho Fiscal
• Thiago Batista Carlos
• Fernanda Araújo Gonçalves
• Romulo José de Freitas

Mobilização

A capacidade de mobilização de pessoas em torno de um objetivo comum foi colocada à prova nesta quarta-feira (23) para o hoteleiro Valdir Ruppel, de Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG). Por meio de mídias sociais e a velha e tradicional carta impressa em papel timbrado, Valdir convocou mais de uma centena de pessoas para uma reunião de trabalho. A audiência foi retumbante: 97 pessoas compareceram. 72 assinaram a lista de presença e oficialmente foram considerados fundadores da nova associação.

Valdir, como uma dezena de outros empresários de Monte Verde estavam insatisfeitos com a gestão pública do destino. As reclamações eram muitas: ruas sem pavimentação adequada, ausência de sinalização turística, obras iniciadas e não acabadas, jardinagem abandonada, falta de banheiros públicos, falta de um terminal rodoviário e a inexistência de um posto de informação turística.

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A capacidade de mobilização de pessoas em torno de um objetivo comum foi colocada à prova nesta quarta-feira (23)

Depoimentos

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“Como produto, Monte Verde é uma Ferrari, só que está atolada na lama. Concordo com a criação da associação” – Fernanda Araújo, – Pousada Dona Bendita

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“Se quiser pular dessa jangada é agora”, disse Marcelo Osterne, da Esquilo Gourmet, ao convocar os colegas para se integrar à nova associação

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Sou músico, e MEI, preciso me integrar a essa nova associação para ter mais espaço” Felipe Martins, músico

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“Quero desenvolver minha parte profissional, de marketing e de comunicação para essa nova associação” – Fabrine Rodrigues – Personal & Professional Coach

“Precisamos ter uma percepção de comunidade, que se relaciona corpo a corpo. Não somos um pólo industrial. Essa associação vai ajudar” Roberto Lucas

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“Estou muito feliz com essa reunião. Disseram que não tinham voz. Não tem esse negócio de não ter voz. Todos tinham voz. Nós vamos participar. – Izildinha Antonelli – diretora da Move

 

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“É muito importante para os pequenos e médios empresários de Monte Verde porque mostra o nosso crescimento, inclusive como pessoas” Rômulo José – Pipar Kukas


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

 

Você não está bêbado! Confira mergulho 360° no BCB Bar Convent SP

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O BCB São Paulo, um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas da coquetelaria e do universo das bebidas, agitou a cidade de São Paulo nos dias 5 e 6 de junho de 2023.

Eric AFONSO, da VIP360 representando o DIÁRIO DO TURISMO realizou uma viagem interativa ao evento; confira logo abaixo:


Realizado no icônico Pavilhão Bienal, localizado no Parque Ibirapuera, o evento trouxe uma combinação perfeita de conhecimento, inovação e experiências sensoriais para os amantes de drinks.

O BCB, que teve sua primeira edição no Brasil em 2019, já se tornou uma referência no setor de bares e bebidas no país. A edição deste ano superou as expectativas, contando com a participação de bartenders, distribuidores, marcas de bebidas e profissionais do ramo.

Confira as imagens em 360°!!!

Paraíso dos coquetéis

Durante os dois dias de evento, o Pavilhão Bienal se transformou em um verdadeiro paraíso para os apreciadores de coquetéis, com diversos estandes, palestras e workshops sobre o universo das bebidas. Os visitantes puderam conhecer as tendências do mercado, experimentar novos sabores e aprender técnicas de preparo com especialistas.

Uma das grandes atrações do BCB São Paulo foi a presença de bartenders internacionais, que vieram compartilhar seu conhecimento e apresentar criações inovadoras.

Além das palestras e workshops, os estandes das marcas de bebidas foram um ponto alto do evento. As empresas tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos aos visitantes, mostrando as características e diferenças de cada marca. Foi possível degustar uma variedade de destilados, licores, cervejas artesanais e vinhos.

Outro destaque do BCB São Paulo foi uma competição de coquetéis, onde bartenders de diferentes partes do país conheceram suas habilidades na criação de drinks autorais. O ambiente era de pura adrenalina e criatividade.


Crédito fotos 360 – Eric AFONSO / Texto – Marli DE OLIVEIRA / EDIÇÃO DT

 

 

Maxmilhas renegociará dívidas após crise da 123Milhas

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A Maxmilhas, empresa que pertence ao mesmo grupo societário da 123Milhas, irá renegociar suas dívidas com parceiros e fornecedores depois dos desdobramentos da crise financeira envolvendo a 123Milhas. As informações são do portal Poder360.

Publicado em 31 de agosto (RETRÔ 2023)

A empresa também anunciou que os vendedores de milhas –uma das funcionalidades oferecidas pela plataforma– irão receber o pagamento mensalmente em 3 parcelas, com juros de 1%.

Em nota enviada ao Poder360, a Maxmilhas afirma que as medidas adotadas pela 123Milhas refletiram em todo o setor em que ambas atuam, dificultando o acesso ao capital de giro no mercado.

Em nota, a companhia também diz que, apesar de terem sócios em comum, foi “surpreendida pelas decisões isoladas” da 123Milhas, mas que já superou “desafios parecidos” anteriormente.

“Diante desse cenário, conversamos com nossos parceiros, fornecedores e ofertantes de milhas para acertar uma renegociação de alguns pagamentos com o objetivo de alcançar o equilíbrio operacional da empresa, afirma.

Este jornal digital também questionou a companhia sobre quando será feito o 1º pagamento àqueles que venderam suas milhas, mas não obteve resposta.

ENTENDA O CASO
A 123Milhas anunciou em 18 de agosto a suspensão temporária da emissão de passagens de uma linha promocional com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023. O cancelamento vale para passagens e pacotes do plano PROMO, que têm datas flexíveis e são vendidos em valores abaixo do mercado.

Dias depois, em 24 de agosto, A 7ª Vara Cível do Foro de Ribeirão Preto determinou o bloqueio de R$ 44.358 das contas da empresa de turismo. A decisão, realizada via Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário), visava ao reembolso de 5 passagens aéreas de 1 cliente da empresa.

Com a crise instalada, a companhia protocolou, na 3ª feira (29.ago) 1 pedido de recuperação judicial no TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

Segundo a empresa, a recuperação judicial tem como objetivo assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores.

“A recuperação judicial permitirá concentrar em um só juízo todos os valores devidos. A empresa avalia que, desta forma, chegará mais rápido a soluções com todos os credores para, progressivamente, reequilibrar sua situação financeira”, informou em nota.