France Excellence 2023: rodada de negócios encerra com presença recorde de fornecedores e compradores

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O France Excellence 2023, que aconteceu de 19 a 21 de setembro no Rosewood Hotel, em São Paulo, reuniu 130 buyers (compradores), entre operadores de turismo e agentes de viagem dos quatro cantos do País. Eles vieram busca da oferta de destinos, produtos e serviços franceses do segmento de luxo, apresentada por empresas francesas, para ser exato, 30 suppliers  (fornecedores).

Por: Cecília Fazzini especial para o DT com EDIÇÃO

Publicado dia 22 de setembro (RETRÔ 2023)


Concorridas reuniões, cerca de 50 por dia para cada um dos 30 fornecedores, marcaram o clima da rodada de negócios, que mostrou a diversidade de opções de viagem na França. Numa clara demonstração de otimismo sobre acordos comerciais, fruto das relações iniciadas em dois dias de conversas, os participantes puderam mensurar a temperatura do Brasil como mercado emissor de turistas para aquele país.

Caroline Putnoki, diretora para a América do Sul do Atout France, à frente da promoção do evento, inserido na 3ª. edição do France Excellence, afirma que a aproximação entre oferta e demanda foi “extremamente positiva, com recorde absoluto não apenas no movimento registrado, mas também na quantidade de soluções de viagens colocadas à mesa dentro do conceito luxo”.

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France Excellence
Pierre Moatti (de camisa branca) ao lado de seu tradutor, recebe os compradores brasileiros (Crédito: Eric Afonso 360º)
Maria Helena e Alexandre Willmann (Agence Régionale du Tourisme Grand Est) – (Crédito: Eric Afonso 360º)

De Floripa até Brasília

De acordo com a executiva do Atout France, agentes de viagens de todas as localidades brasileiras, de Florianópolis e Porto Alegre, até Goiânia e Brasília, puderam conferir o portfólio dos fornecedores. Ponto relevante, segundo ela, é o interesse mantido pelo viajante de alto poder aquisitivo, mesmo depois do período de pandemia. Entre as tendências, Putnoki ressalta as consultas por viagens mais inovadoras pelo território francês, que vão além da capital Paris, estão em alta mais do que nunca. “O inusitado está em alta, porque o cliente da agência quer se hospedar, por exemplo, em uma propriedade em meio a vinhedos”, acentua Putnoki, ao considerar que o alvo do turista que embarca
para a França é associar roteiros à experiências únicas e inesquecíveis.

“O inusitado está em alta, porque o cliente da agência quer se hospedar, por exemplo, em uma propriedade em meio a vinhedos”, Caroline Putnoki, diretora para a América do Sul do Atout France.

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Representantes do Grand Barrail Chateau, com a organizadora do France Excellence, Caroline Putnoki (Crédito: Eric Afonso – 360º)

Próxima edição

Para 2024 o entusiasmo se mostra crescente. O ano das Olimpíadas na capital francesa, seguidas das Paraolimpíadas, no final de julho, aumenta a visibilidade do destino e cresce a expectativa daqueles que operam o negócio do turismo. No entender da dirigente, os atrativos que estão no topo da lista, na hora do brasileiro eleger a França para visitar, são: cultura, desejo de vivenciar a vida urbana e a enogastronomia.

A percepção dos fornecedores

O charme da Costa Sul da França foi salientado na rodada de negócios do France Excellence 2023 por Myriam Chokairy, representante do turismo de Nice Côte d’Azur. A região, segundo ela, vem atraindo número maior de turistas do País, porque proporciona contato com raízes italianas de boa parte dos viajantes brasileiros, dada a proximidade com o país europeu, além de experiências genuínas e invernos de temperaturas amenas, estação que coincide, no mês de fevereiro, com férias no Brasil. O perfil do turista do nicho
do luxo que elege Nice é o de pessoas que viajam em família, desejam associar em seus roteiros, cultura, ancestralidade, conhecer gente e costumes e boa gastronomia, de preferência com o uso de produtos locais em restaurantes estrelados no Guia Michelin.

Chokairy ressalta que Nice abriga o segundo mais importante aeroporto da Franca o que, associado à proximidade com Itália, Suíça e Espanha, proporciona aumento no fluxo de turistas. Para o próximo ano, já está anunciado o início da operação de dois novos hotéis 5 estrelas: Hôtel du Convent, em junho e Maison Albar Victoria, no mês de dezembro.

Agentes de viagens de várias partes do Brasil puderam conferir o portfólio dos fornecedores.

Arnaud Morandi, Diretor Geral do Fauchon L’Hôtel, em Paris, festeja um novo e vibrante momento do turismo. Relata que os intermediários do mercado de viagens brasileiros chegam à consulta muito preparados em relação ao que têm para prospectar. “Sempre estão preocupados com a localização do hotel, este é um ponto-chave na seleção, não apenas no que se refere à estrutura, serviços e acessos, mas também ao cenário, se estão instalados em um local bonito, seguro e com algum diferencial marcante”, complementa.

No entender dele, o agente de viagem quer proporcionar uma estadia surpreendente para o passageiro e o Fauchon L’Hôtel tem um apelo ao gosto do visitante por ser o primeiro hotel gourmet da França, inaugurado há 5 anos, mas que ostenta uma marca icônica datada de 1886, relacionada à gastronomia refinada em suas origens.

Para demonstrar o quanto o turista brasileiro do nicho de luxo busca produtos de ponta na França, Morandi relata que, em julho último eram, numericamente, a quarta nacionalidade no conjunto de hóspedes do hotel, superado apenas por americanos, ingleses e franceses.

O presidente da agência de receptivo Aristo’s localizada em Clichy, a noroeste de Paris, Aristide Attiobe e uma buyer (Crédito Eric Afonso 360º)

Receptivo animado

O presidente da agência de receptivo Aristo’s localizada em Clichy, a noroeste de Paris, Aristide Attiobe, revela que há muita procura pelo produto da parte dos compradores do Brasil e as consultas versam, sobretudo, a respeito de como a viagem interna será organizada. Ele que estreou no evento e se apresenta pela primeira vez ao trade nacional, afirma que os atrativos mais procurados são museus, cultura como um todo e gastronomia,

Tanneguy de Ravel, diretor da Wines and Chateaux, agência especializada em viagens e eventos de luxo, situada em Grasse, Costa Sul francesa, relata que os operadores e agentes brasileiros estão sempre na prospecção de novidades em vinho, cultura, história, gastronomia e vivências que encham os olhos dos clientes e guia que fale o português do Brasil que sejam residentes e possam descrever com autenticidade os costumes locais. Hospedagem em castelos, aulas de culinária que compõem produtos genuínos com flores, numa combinação de sabor e visual, participação do viajante em atelier de confecção
de perfumes são algumas das experiências sensoriais oferecidas. A agência de Ravel opera com 30 hotéis na França, distribuídos em cerca de 7 regiões diferentes, com destaque para o Vale do Loire, Champagne, Borgonha e Bordeaux.

Elite em Paris

France Excellence
Diretores da Elite Turismo Paris, JamMarcus e Graziela, recebem o jornalista, Paulo Atzingen, editor do DT (Crédito: Eric Afonso – 360º)

Janmarcus e Graziela são brasileiros residentes em Paris há mais de 20 anos e completamente apaixonados pela capital francesa e pelo país. São diretores da Elite Turismo Paris. Segundo Janmarcus, o número de brasileiros no pós-pandemia, tanto no turismo na França, assim como em toda a Europa, está bastante aquecido. Sem revelar números, Janmarcus adianta que a cada momento, o Brasil está se conectando mais com a França, que é o país mais visitado da Europa, por meio de voos diários e semanais que partem não apenas da cidade de São Paulo, mas também de Campinas, Rio de Janeiro e Fortaleza.

“Nossos principais clientes vêm dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Ceará”, afirma ao DIÁRIO.

Graziela elenca a seguir os principais destinos procurados por brasileiros: “Além da Cidade Luz, as regiões mais solicitadas pelos clientes incluem a Região de Versailles e Giverny, berço do impressionismo de Claude Monet, a Região da Champanhe, onde eles apreciam a experiência de visitar caves e conhecer o processo de produção do champanhe, o Vale do Loire, que abriga mais de 300 castelos, e a região do Monte Saint-Michel”, enumera.

Veja imagens 360º produzidas pelo fotógrafo Eric Afonso:

Confira todos os participantes, segundo a organização do evento:

  • Air France – PAULO CRUZ – www.airfrance.com.br
  • 369 Degrés Hôtels & Maisons – RICARDO HIDA – 369degres.com
  • Anantara Plaza – Nice Hotel – ANNE-JULIE DESIRE – www.anantara.com/en/plaza-nice
  • Agence Régionale du Tourisme Grand Est – ALEXANDRE WILLMANN – www.explore-grandest.com
  • Château-Hotel Grand Barrail – JOANA TSAI – grand-barrail.com
  • Crazy Horse – MYRIAM TROBAT – www.lecrazyhorseparis.com
  • Château Léognan – PAULINE DARMET – chateauleognan.com
  • Europcar – RODRIGO PEREIRA – br.europcarpro.com
  • Château Royal d’Amboise – AGNÈS BERTHET – chateau-amboise.com
  • Fauchon L ́Hôtel Paris – ARNAUD MORANDI – fr.hotel-fauchon-paris.fr
  • Hôtel Plaza Elysées – ISABELLE LEGROS – plazaelysees.com
  • Hôtel Bowmann – AURÉLIE METAYE-BEAUREGARD – hotelbowmannparis.com/en
  • Hôtel Royal Riviera – ANTOINE VERGEOT – www.royal-riviera.com
  • Hôtel Lancaster – SYLVIA LEIMANN – www.hotel-lancaster.com
  • Le Burgundy Paris – SYLVIA LEIMANN – www.leburgundy.com
  • Magic Travels – ROMANE SIMON – https://www.magic-dmc.com/
  • Le Scribe Paris – RICARDO HIDA – http://www.sofitel-le-scribe-paris-opera.com/
  • Megève – ALEXANDRE RIZAUCOURT – https://www.megeve-tourisme.fr/en/
  • Mobility Turismo – MICHELLE TONON – www.mobility.com.br
  • Sodexo Live – JOAQUIN ÂNGULO – www.bateauxparisiens.com
  • Nice Côte d’Azur – MYRIAM CHOKAIRY – https://www.explorenicecotedazur.com/
  • Printemps Paris – ROMAIN BERNARD – groupe-printemps.com
  • Wines & Châteaux – TANNEGUY DE RAVEL – www.winesandchateaux.com
  • Sodexo Live – JOAQUIN ÂNGULO – www.bateauxparisiens.com

EMPRESAS E DESTINOS APOIADORES:

  • Augustinus Bader
  • Wines & Châteaux – TANNEGUY DE RAVEL – www.winesandchateaux.com
  • Bourgogne
  • Câmara de Comércio – França-Brasil
  • Dior
  • Campus France
  • Moët & Chandon
  • Édouard Delaunay
  • Olivier Claire
  • Lacoste
  • Rosewood São Paulo

 

 

 

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