Diretor de marketing da Affinity Seguro Viagem, Alexandre Lança falou ao DIÁRIO sobre o reconhecimento com o prêmio Reclame Aqui, as projeções para 2024, e muito mais
Apesar de ser uma empresa relativamente nova, com 10 anos de mercado, a Affinity Seguro Viagem já se destaca no setor de seguro viagem. Isso porque, recentemente, a empresa venceu o prêmio Reclame Aqui 2023, na categoria Turismo e Lazer – Seguros. Além disso, a Affinity é a única seguradora do mercado que comercializa seguro viagem exclusivamente para o público B2B. Ou seja, para os agentes de viagem.
Para falar sobre esse reconhecimento que a empresa alcançou, assim como a relação com os agentes de viagem e os planos para 2024, a jornalista Cecília Fazzini, colaboradora do DIÁRIO, conversou com Alexandre Lança, diretor de Marketing da Affinity Seguro Viagem. Confira a entrevista!
Alexandre Lança fala sobre a Affinity vencer o prêmio Reclame Aqui 2023
DIÁRIO – Queremos começar falando com você, Alexandre, sobre o prêmio que vocês acabaram de receber do Reclame Aqui. Conte para a gente qual a importância de receber esse prêmio do Reclame AQUI, qual o impacto da imagem de vocês no mercado?
Alexandre: O Reclame Aqui é uma referência de reputação hoje no Brasil, boa parte da população brasileira que vai fazer algum tipo de compra utiliza o Reclame Aqui como base para ter informações de níveis de reclamação e satisfação. Ou seja, qual o nível de reputação que aquela pessoa / empresa possui. Para participar do prêmio você precisa ter uma boa reputação dentro do Reclame Aqui e a reputação do Affinity é muito boa. Então, fizemos a inscrição para participar do prêmio, e depois de alguns meses, recebemos a aprovação.
A partir daquele momento nós passamos a ser uma empresa indicada. Disponibilizaram para nós um selo para que pudéssemos trabalhar. A indicação já foi muito celebrada por toda a nossa equipe, resultando num impacto positivo tanto dentro quanto fora da empresa. O fato é que se o Reclame Aqui é um ponto de referência de reputação e nós somos uma das empresas indicadas, isso nos eleva, certo?
Vendas exclusivas para os agentes de viagem
DIÁRIO – Sim. Alexandre, vocês vendem só através do canal de intermediação agência de viagem ou vocês vendem diretamente também?
Alexandre: Somos o único seguro viagem que vende exclusivamente B2B. Vendemos B2B, através das agências, e temos também, dentro da empresa, o segmento de corretoras. Mas nós não vendemos ao consumidor final. Somente através desses dois canais, ou através de vendas online, ligadas a algum tipo de parceiro, que tenha um link nosso, um White Label, por exemplo.
“Tivemos 25.922 votos, um número muito expressivo”, disse Alexandre Lança
DIÁRIO – Com essa indicação ao prêmio, a repercussão da imagem da empresa no mercado foi boa, e o seu público interno também se sentiu mais motivado?
Alexandre: Nossa, foi sensacional. Tivemos dois meses de votação, que foi de 1º de setembro a 30 de outubro. Então, nós utilizamos todos os meios possíveis e imagináveis de comunicação para poder disponibilizar o nosso canal de votação, na nossa página do Reclame AQUI. Inclusive, na ABAV, a gente colocou no nosso estande um QRCODE direcionando para votação.
Enfim, fizemos um trabalho agressivo para poder ter um número de votos. Mas, o que é surpreendente, falando do prêmio propriamente dito, é que a Affinity teve 25.922 votos. Esse é um um número muito expressivo, é muito considerável, com uma diferença de 5 mil votos para o segundo colocado e isso foi bem interessante para nós. Isso mostra que todo o trabalho que fizemos de divulgação, com parceiros e influencers, deu um resultado muito positivo.
O contato com os agentes de viagem
DIÁRIO – Alexandre, você mencionou que vocês disponibilizaram o QRCODE para os agentes de viagem. Alexandre, você acha que essa aproximação com o agente foi importante, ajudou nessa conquista?
Alexandre: Com certeza isso ajudou bastante, porque o agente de viagem é um intermediário entre o produto e o passageiro, certo? E se ele tem confiança naquilo que ele está oferecendo, é muito mais fácil para ele vender. Então, isso chancelou nosso prêmio, com certeza.
DIÁRIO – A performance dentro do prêmio, não é?
Alexandre: Não sabemos mensurar a porcentagem de votos que foram oriundos de agências ou corretoras, isso a gente não consegue, já que o Reclame AQUI não nos passa. Eles informam o número geral, e já é um número expressivo.
Alexandre Lança fala sobre a mudança na venda de seguro viagem
DIÁRIO – O seguro, aqui no Brasil, tem muito aquela questão de não ser vendido individualmente, a gente não compra só o seguro, né? Ele faz aquela combinação dentro do pacote, dentro do mix que ele faz para o cliente. Você diria que isso está mudando ou não?
Alexandre: Acredito que esse cenário mudou um pouco. Algumas empresas que “embutiam” o seguro dentro dos seus pacotes (para ficarem mais competitivas), deixaram de agir desta forma. Isso é uma percepção nossa.
DIÁRIO – E quanto à venda individual?
Alexandre: Nós já percebemos que a venda individual cresceu bastante, principalmente pelo conhecimento do agente de viagem e do consumidor sobre a importância que é contratar um seguro viagem. O agente de viagem sabe o quanto é importante não deixar o passageiro dele viajar sem ter um seguro. E isso vira uma bola de neve, né? O agente de viagem vai propagando a importância, o passageiro vai vendo que é importante. Além disso, aqueles que já tiveram algum tipo de imprevisto na viagem, que fizeram a utilização, com certeza não deixam de usar mais, de comprar o seguro viagem para as próximas viagens. Então, com certeza isso aumentou bastante e a pandemia veio também para impulsionar ainda mais na cabeça do consumidor final a importância do seguro.
“2024 será o nosso ano”, diz Alexandre Lança
DIÁRIO – Alexandre, qual é a perspectiva de vocês para o ano que vem, pensando no mercado como um todo de seguro, e pensando particularmente na empresa?
Alexandre: Em setembro, quando realizamos a nossa convenção anual, colocamos para todo o nosso time que dentro das nossas expectativas, 2024 seria o nosso ano. Acabamos de completar uma década de vida, ou seja, somos uma empresa muito jovem perante os nossos principais concorrentes hoje. Acreditamos que 2024 vai ser um ano bem interessante para podermos alavancar ainda mais a nossa penetração de mercado. Além de ampliarmos o nosso market share e, consequentemente, as vendas.
DIÁRIO – Então, vamos dizer assim, definitivamente, para entrar no jogo e para ganhar? Alexandre: No jogo, nós já estamos. E já estamos “incomodando” desde o nosso primeiro ano, temos certeza disso. Mas a gente acha que, com tudo que nós estamos fazendo, incluindo a mudança de seguradora, vamos avançar ainda mais. A AXA é uma seguradora francesa que, já de início, nos trouxe alguns bons diferenciais. Ou seja, com a mudança de seguradora, com os diferenciais nos produtos e com a vitória no prêmio Reclame AQUI, com certeza o ano de 2024 vai ser um ano bem diferente.
Alcançar novos públicos e aumentar o market share
DIÁRIO – Pensando um pouco no mercado de seguro, qual é a particularidade que ele tem nesse momento? Quer dizer, temos um pós pandemia, a gente tem uma população viajante mais idosa também. Os mais idosos estão com uma sobrevida e estão viajando mais. Isso também altera a maneira de vocês enxergarem o produto e de aplicá-lo, certo? Qual é esse pano de fundo desse mercado de seguro que vocês vão conviver em 2024?
Alexandre: Queremos utilizar os diferenciais que a gente adquiriu ao longo desse ano, principalmente com a mudança da seguradora, para tentar trazer e atingir um mercado que, de repente, a gente não atingiu ainda. Ou também aumentar, dentro de cada parceiro, a nossa fatia de mercado. Hoje, a gente tem agências que vendem o Affinity, mas também vendem outros produtos. Queremos, com esses diferenciais que a gente tem trazido para dentro do Affinity, aumentar o nosso market share não só de mercado, como dentro de cada um desses parceiros. Hoje, por exemplo, todos os nossos produtos já têm a cobertura de esporte embutida. Você não precisa comprar um adicional, você não precisa comprar um produto específico para esporte. Comprou um produto Affinity, já está incluído um produto de esporte. Essa é uma grande novidade que anunciamos a partir da parceria com a AXA.
DIÁRIO – Então, essa nova seguradora trouxe essa cultura para dentro do produto de vocês?
Alexandre: Exatamente, já era uma expertise deles que eles trouxeram e disponibilizaram para que a gente pudesse incluir nos nossos produtos também.