Cidade baiana de Porto Seguro apresenta dezenas de eventos para o ano todo
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de Porto Seguro, na Bahia, anuncia o aguardado calendário oficial de eventos 2024. São quase 50 iniciativas, abrangendo uma variedade de festividades culturais, festivais de gastronomia, competições esportivas, comemorações cívicas e celebrações religiosas, prometendo movimentar tanto a sede quanto os distritos ao longo do ano.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, Porto Seguro oferece aos visitantes e à comunidade local uma programação rica em eventos ao longo de todo o ano, desde o agito do Réveillon, que contará com queima de fogos espetacular, um dia cheio de atividades e shows a partir das 16h com Carlinhos Brown e bandas regionais, até festividades que celebram as tradições culturais.
O destaque do destino vai muito além do verão, quando sol e mar são as estrelas principais, mas também nos demais períodos, demonstrando que a “Terra Mãe do Brasil” está sempre viva e repleta de acontecimentos especiais.
Carnaval, São João, Festejo de Iemanjá, Aniversário do Brasil, Aragwksã, Festival de Música em Trancoso, Resgate das Nações, Meia Maratona do Descobrimento, Festa d’Ajuda e da Pena, Brasil Ride, estão entre as festas mais marcantes.
A sinergia entre a comunidade local e os visitantes cria um ambiente acolhedor e festivo, torna o destino irresistível para quem busca diversão e cultura em qualquer época do ano.
“Com o lançamento desse calendário, a Prefeitura de Porto Seguro reforça o compromisso de promover o turismo de forma sustentável, valorizando as tradições locais e proporcionando momentos únicos aos seus visitantes. Esteja preparado para um 2024 repleto de emoções, cultura e alegria, além das surpresas que Porto Seguro reserva ao longo do ano!”, destaca o secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa.
Para 2024, a previsão é que o Visit Pernambuco Travel Show deve gerar mais de 112 milhões em negócios, e o evento ocorreu no começo de dezembro, no Convention Center do Armação Resort, em Porto de Galinhas
Nos dias 04 e 05 de dezembro, Porto de Galinhas sediou a quinta edição do Visit Pernambuco Travel Show. Esse é um evento que tem por objetivo promover o fomento do turismo do Estado, por meio de rodadas de negócios e palestras. Além de espaços para exposição para buyers (compradores) nacionais e internacionais com fornecedores (suppliers).
Visit Pernambuco Travel Show reuniu buyers e suppliers
Segundo nota oficial enviada ao DIÁRIO, o Visit, durante dois dias, contou com a participação de 62 buyers (nacionais e internacionais) e 39 suppliers. Eles realizaram cerca de 1.200 reuniões. Além disso, de acordo com a pesquisa respondida pelos operadores que participaram do evento, mais de 112 milhões de negócios devem ser gerados na região em 2024.
“O Visit Pernambuco Travel Show vem se consolidando a cada ano e se tornando um evento bastante disputado. Mais um ano contamos com a presença de buyers internacionais que vivenciaram in loco o destino e negociaram com os fornecedores locais”, comentou o presidente do Porto de Galinhas Convention, Otaviano Maroja.
“O evento também trouxe muito conhecimento com as palestras e debates do Summit, com temáticas atuais e de interesse do segmento. E o evento contou com a presença de caravanas de agentes de viagens e guias de turismo, promovidos respectivamente pela Abav-PE e Sebrae-PE”, complementou o presidente.
Visit Pernambuco Travel Show supera expectativa dos participantes
A pesquisa também aponta que 100% dos participantes pretendem participar em outras edições do Visit. Outro dado importante é o nível de satisfação com o evento, que os participantes apontaram como “excelente”. Já 40% disseram que o evento superou suas expectativas sobre as rodadas de negócio.
Além disso, o Visit aconteceu no Convention Center do Armação Resort, e conta com a idealização da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGACVB). Conta ainda com o apoio institucional do Sebrae-PE, Prefeitura do Ipojuca e do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur.
Conheça os patrocinadores do Visit Pernambuco Travel Show
Entre os patrocinadores do evento estão os hotéis: Armação Resort, Kembali Hotel, Hotel Solar Porto de Galinhas, The Westin Porto de Galinhas All Inclusive. Assim como: Marupiara Resort, Hotel Village Porto de Galinhas, Vivá Porto de Galinhas Resort, Marulhos Resort, Nannai Resort & Spa e Samoa Beach Resort. Além das empresas de receptivos: Luck, Martur e Pontual.
Nesta terça-feira, 19, o Governo da Paraíba lança Painel de Inteligência de Dados Turísticos; saiba mais
Com o objetivo de reunir os principais indicadores do setor turístico da Paraíba, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) lança o Painel de Inteligência de Dados Turísticos da Paraíba. O lançamento acontecerá nesta terça-feira (19), às 10h, no Hotel Hardman, em João Pessoa.
De acordo com nota oficial enviada ao DIÁRIO, a ferramenta reunirá informações que vão auxiliar empresários, gestores públicos, investidores e empreendedores a tomar decisões mais assertivas.
Além disso, a plataforma é uma iniciativa do Centro de Inteligência de Dados Turísticos (Cidtur) e da Coordenação de Tecnologia da Informação da PBTur, que reúne informações sobre fluxos de passageiros, ocupação hoteleira, Cadastur, entre outras.
Já os indicadores são obtidos a partir de fontes diversas, como pesquisas, estatísticas e sistemas de monitoramento.
Paraíba lança Painel de Inteligência de Dados Turísticos e autoridades comentam
De acordo com o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o Painel fornecerá dados para nortear decisões dos gestores públicos e privados do turismo.
“A iniciativa vai criar subsídios para a construção de cenários estratégicos para o desenvolvimento turístico do Destino Paraíba”, destacou.
Segundo o gestor de Inteligência de Mercados, Competitividade e Inovação da PBTur, Marcus Abrantes, os dados que irão compor o Painel de Monitoramento e Indicadores Turísticos darão uma visão geral desses indicadores.
“Ele vai promover a transparência, a participação e a cooperação entre os diferentes atores envolvidos no turismo, bem como disseminar o conhecimento sobre o setor”, comentou.
“O objetivo é que o setor possa usar as informações para elaborar estratégias que tornem o nosso destino mais atraente e competitivo, tanto para os visitantes quanto para os moradores da Paraíba”, ressaltou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas.
Iniciativa conta com vários parceiros
O Painel é uma parceria entre a PBTur, Setde com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sebrae e Fecomércio. Assim como Aena, IBGE e Rede Brasileira de Observatórios de Turismo.
O cartão postal de Canela, Parque do Caracol, é administrado pela holding Grupo Iter e Pianura Participações desde dezembro de 2022
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Cartão postal de Canela, no Rio Grande do Sul, o Parque do Caracol completou neste domingo (17) um ano sob administração privada em evento que recebeu imprensa, autoridades e gestores.
“Para nós é uma honra após 110 anos de operação do Parque Bondinho Pão de Açúcar fazer o primeiro movimento fora do Rio de Janeiro para um local tão especial quanto o Parque do Caracol, porque ele é tão icônico e representativo da serra gaúcha, quanto o bondinho representa o Rio de Janeiro”, disse Sandro Fernandes, CEO da holding Grupo Iter que assumiu a concessão do parque ao lado da Pianura Participações.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, ao longo deste primeiro ano, o Parque recebeu mais de 200 mil visitantes, reforçando seu protagonismo na Serra Gaúcha. A nova gestão ampliou e diversificou a experiência aos visitantes. Melhorias na infraestrutura, novo acesso, bilheteria, novas placas de sinalização e revitalização das operações foram algumas das mudanças realizadas.
Além disso, o atrativo, que completou 50 anos em agosto, entrou para o roteiro dos lugares para aproveitar o dia. Isso porque foram realizadas melhorias nas churrasqueiras, manutenção nas trilhas, restauração dos espaços e áreas de convivência, novas operações de gastronomia e lojas, assim como serviço de piquenique e música ao vivo.
“Este primeiro ano do consórcio foi de muito trabalho e mudanças no funcionamento do Parque. Estamos muito felizes com tudo que já realizamos até aqui e empenhados em continuar oferecendo experiências únicas no próximo ano”, comenta Rafael Silveira, gerente geral do Parque do Caracol.
Segundo a comunicação do atrativo, a fim de incentivar os visitantes a explorarem o máximo de seus 25 hectares, o parque desenvolveu um passaporte. Nele, o turista carimba oito pontos de visitação e garante uma lembrança de presente ao final. A iniciativa garantiu uma melhora de percepção de quem visita o parque, elevando para 82% a aprovação dos visitantes.
Concedido pelo poder público por 30 anos e administrado desde dezembro de 2022 pela holding Grupo Iter e Pianura Participações, o Parque do Caracol emprega hoje 150 pessoas, de forma direta e indireta. Ao longo de 2023, o atrativo desenvolveu diferentes campanhas comerciais para impulsionar as vendas através de descontos e programação cultural em datas comemorativas como a Páscoa e o Dia das Crianças. A administração também promoveu ações sociais arrecadando doações para atingidos pelas enchentes no estado, recebendo mais de 1.000 alunos das redes pública e privada e realizando atividade especial em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
Nova atração para as crianças
No dia em que comemorou o seu primeiro aniversário de concessão, o parque inaugurou uma nova pracinha. O espaço conta com brinquedos adaptados para crianças com deficiência e pode ser usufruído de forma gratuita pelos pequenos que estiverem no parque. “Para cada um tronco de árvore que foi retirado para fazer esses brinquedos, 50 outras árvores foram plantadas, demonstrando nossa responsabilidade com o meio ambiente”, explicou o CEO da holding Grupo Iter Sandro Fernandes. Esta foi a segunda praça infantil inaugurada neste primeiro ano de concessão.
Programação inédita de Natal
Alinhado com os milhares de turistas que visitam a Serra Gaúcha, entre os meses de outubro e janeiro, para viver a temporada natalina da região, o parque está realizando pela primeira vez uma programação especial de Natal.
Desde o dia 3 de novembro até 1º de janeiro de 2024, o “Natal do Parque do Caracol” conta com apresentações de duas atrações inéditas: “Salvando o Natal” e “Os Protetores da Natureza”, esquetes criadas especialmente para o parque. A programação inclui ainda o Cortejo de Natal e decoração especial. As atrações são gratuitas e acontecem nas segundas, sextas, sábados e domingos, às 12h e 14h30, em diferentes ambientes do parque.
O empreendimento também reconhece a importância da data na região ao ser um dos patrocinadores do evento “Nos Trilhos da Magia”, com a descida do Papai Noel. A tradicional atração da cidade acontece todos os dias em dois horários (20h e 21h30) na Catedral de Pedra.
Despoluição da Cascata do Caracol
Entre as metas da administração para 2024, está o movimento de despoluição do Arroio Caracol, que fica na divisa entre os municípios de Canela e Gramado. O projeto será realizado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul – Câmpus Hortênsias, Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) e Brocker Turismo.
“Enquanto administradores do Parque do Caracol estamos sempre comprometidos em promover experiências sustentáveis e inesquecíveis, a despoluição da Cascata do Caracol vai de encontro com esse compromisso. Essa iniciativa, não é só pelo turismo na região, mas, fundamentalmente, para deixar um legado para as próximas gerações”, comenta Rafael Silveira.
O Parque do Caracol funciona todos os dias das 9h às 17h30 e o ingresso tem valor de R$ 75. Canelenses e moradores de Canela não pagam ingresso. As churrasqueiras são de uso livre dos visitantes, assim como as quadras esportivas.
Ao todo, o visitante pode usufruir de oito atrativos: Observatório Panorâmico, Mirante Cascata do Caracol, Mirante do Moinho, Mirante das Corredeiras, Mirante da Barragem, Pracinhas, Restaurante Sabor e Flor e Estação Sonho Vivo.
Para o ano que vem, o turismo de São Paulo já está confirmado nos eventos WTM, Abav Expo e Festuris Gramado
EDIÇÃO DO DIÁRIO com informações da Setur-SP
A divulgação internacional do turismo paulista mobilizou os mercados europeus e da América Latina em 2023.
De acordo com publicação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), o órgão promoveu a imagem do Estado em nove feiras e eventos internacionais, como a WTM Londres, a FIT Buenos Aires, a FITUR Madrid, a ITB Berlim e a Conferência Anual da USTOA, realizada recentemente em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Além disso, a Setur-SP estendeu o projeto de roadshow para países da Europa e da América Latina. A iniciativa capacitou mais de 250 agentes e operadores de turismo sobre os atrativos paulistas. Três etapas foram realizadas em Lisboa, Madri e Lima.
“A promoção no exterior é uma das frentes para a valorização da diversidade dos destinos paulistas”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. “O ecoturismo, por exemplo, é uma vocação do Estado e a conexão com a natureza é uma das atrações de grande potencial para o visitante que vem para o Brasil”, disse o secretário.
As ações de promoção têm por objetivo aumentar o fluxo de turistas de origem internacional. Os norte-americanos lideram o ranking de visitantes que desembarcam em SP, com 346 mil, seguidos por argentinos (211 mil) e chilenos (128 mil), até outubro. Na sequência, estão os alemães, com 71 mil visitantes, e os portugueses, que representaram 61 mil turistas.
Em 2024, a Setur-SP manterá a promoção de São Paulo com participação nas principais feiras de turismo do Brasil e do mundo. A participação da secretaria já está confirmada nos eventos WTM em abril, Abav Expo em setembro e Festuris Gramado em novembro do ano que vem.
Arthur Lira, presidente da Câmara, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Celso Sabino, ministro do Turismo, marcaram presença no encontro em Maceió
Lideranças políticas e do turismo se reuniram no último sábado (16) para avaliar os impactos no setor turístico causados pelo rompimento da mina da Braskem no dia 10 de dezembro. Cinco bairros sofrem com o afundamento do solo causado pela mineração da Braskem, que foi dos anos 1970 até 2019.
Com a chegada do período de alta temporada para a rede hoteleira, bares e restaurantes, agências de viagem, assim como todos os equipamentos do turismo, o setor teme ainda mais prejuízos. Já há alegações de cancelamentos de viagens, pacotes, festas e eventos.
O encontro aconteceu em um hotel da capital e teve a presença também do ministro do Turismo Celso Sabino e do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) Marcelo Freixo.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) em Maceió, a crise na mineração em Maceió não provocou cancelamento em massa em dezembro, porém a grande preocupação está com as vendas futuras, já que a alta temporada se estende até o carnaval. O Maceió Convention Buereau informou que houve uma desaceleração nas vendas para 2024.
Na reunião, JHC afirmou que o turismo é o maior eixo de desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. “Estamos traçando as estratégias necessárias e dando todo o suporte. O trade precisa estar mais unido do que nunca para podermos manter a expectativa da maior alta temporada da história da nossa cidade”.
Durante a reunião, Arthur Lira, afirmou que é preciso combater a desinformação e reforçar o setor.
“Estamos reunidos para que o turismo não seja impactado. O que a gente não pode deixar de acontecer é que uma indústria tão importante, que gera emprego e renda, como o turismo, seja abalada de forma irresponsável com a propagação de informações enganosas. Vamos ouvir o trade para que a gente possa atuar e evitar que essa situação venha atingir esse importante setor”, disse o presidente da Câmara.
O Ministério do Turismo (MTur), junto com Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Embratur firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) durante o Salão Nacional do Turismo de 2023 realizado no último final de semana.
A parceria, segundo nota expedida à imprensa, visa desenvolver o turismo ecológico, sustentável e responsável em Unidades de Conservação e os seus entornos. Além disso o ACT possibilita diversificar e melhorar as atividades oferecidas, gerar mais renda, com a geração de empregos diretos e indiretos e promover a conservação do patrimônio ambiental.
De acordo com as entidades, o trabalho envolve a capacitação de atores locais visando a atração de investimentos, ampliação de visitantes e à conservação da sociobiodiversidade. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incentivo ao ecoturismo sustentável só pode ser realizada com um trabalho conjunto. “Temos a convicção de que a melhor forma de proteger o meio ambiente e preservar a natureza, é através da exploração sustentável, com o ecoturismo sustentável”, reforçou Sabino.
O ministro ainda enfatizou que o primeiro parque a receber as ações será o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. “Já vamos começar pelo Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, demarcando os espaços que permitirão ser explorados”, pontuou.
O acordo terá duração de 5 anos, podendo ser prorrogado mediante a celebração de um aditivo, e seus integrantes deverão seguir o Plano de Trabalho, que orienta e indica as responsabilidades de cada um.
Unidades de conservação
De acordo com dados do ICMBio, o número de visitação vem aumentando a cada ano nas Unidades de Conservação. Foram cerca de 15 milhões de visitas em 2019, o que significa um crescimento de 20,4% em relação a 2018, que registrou em torno de 12 milhões de visitas. Já no ano de 2022, as unidades registraram a marca inédita de 21,6 milhões de visitas, em 137 Unidades de Conservação espalhadas pelo país.
Os parques nacionais representaram a categoria mais visitada entre as unidades. A Lei nº 9.985/2000 estabelece que os parques nacionais tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Prêmio Nacional do Turismo reconhece 24 talentos do setor, escolhidos por uma comissão julgadora e submetidos a votação popular
EDIÇÃO DO DIÁRIO
Vinte e quatro profissionais de destaque receberam, na tarde de sábado (16), em Brasília (DF), um reconhecimento pelas melhores práticas desempenhadas em prol do desenvolvimento do turismo brasileiro. É o resultado do Prêmio Nacional do Turismo 2023, promovido pelo Ministério do Turismo e que coroou, no grupo “Profissionais de Destaque”, personalidades em oito categorias. Os três finalistas de cada uma foram escolhidos a partir da análise de uma comissão julgadora, e o ganhador se consagrou por votação popular.
A premiação ocorreu na forma de troféus, entregues aos vencedores de cada categoria, e de certificados, conferidos aos demais finalistas. Na cerimônia de premiação, realizada durante o Salão Nacional do Turismo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, enalteceu a contribuição de todos os vencedores e finalistas da seleção ao desenvolvimento do setor no país.
“As pessoas que estão hoje recebendo esse Prêmio efetivamente têm grandes serviços prestados ao turismo no Brasil. As pessoas que foram selecionadas para receberem o Prêmio em cada categoria merecem o nosso aplauso de pé, porque são pessoas que, apesar de toda a dificuldade de empreender no turismo, têm conseguido fazer com que o turismo no Brasil permaneça firme e forte, fundando as bases do que nós vamos fazer daqui pra frente, que vai ser colocar esse país onde ele merece estar no patamar turístico global”, afirmou Sabino.
Confira a seguir a relação completa dos vencedores, divididos por categorias:
“Academia” – O vencedor foi Marcos Nascimento, professor que começou a carreira como voluntário no Curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e se dedicou à pesquisa e à promoção do turismo sustentável. Nos últimos 13 anos, destacou-se com quase 30 artigos nacionais e internacionais publicados, além de compartilhar conhecimento por meio de livros e da orientação de alunos de mestrado e doutorado.
A categoria também teve como finalistas Osiris Marques, professor associado no Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Tiago Savi Mondo, pós-doutor em turismo e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
“Governo – Dirigentes e Parlamentares” – O destaque ficou por conta de Pedro da Cunha e Menezes, fundador da Rede Brasileira de Trilhas e que publicou mais de 15 livros e 150 artigos sobre visitação em áreas protegidas. Exerce atualmente o cargo de diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, onde responde pela política pública Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade.
A lista de finalistas da categoria também incluiu Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (MS); e Fabricio Borges Amaral, presidente da Goiás Turismo (Agência Estadual de Turismo) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).
“Governo – Técnicos” – A vencedora foi Simone Costa, turismóloga, especialista em Gestão de Projetos e que trabalha há mais de 20 anos com patrimônio cultural e turismo. Atualmente, atua como especialista de Turismo do Prodetur Salvador (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). Liderando o Núcleo de Ações Turísticas, participou da concepção e da implementação do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo e do Salvador Capital Afro.
A categoria teve ainda entre os finalistas Niuara Leal, secretária adjunta de Turismo de São Sebastião (SP); e Luana Emmendoerfer, analista de Turismo do estado de Santa Catarina desde 2010, onde lidera projetos de inteligência de dados, pesquisas, inovação e empreendedorismo.
“Imprensa e Mídias Sociais” – O destaque foi Ana Duék, jornalista de viagens especializada em turismo sustentável. Formada em Comunicação Social e mestre em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University, de Londres, fundou, em 2015, o site Viajar Verde, abrindo espaço na mídia brasileira para a discussão de temas, iniciativas e práticas relacionados ao turismo sustentável.
A categoria também teve como finalistas Cecilia Padilha, apresentadora do programa “Experimente”, no canal Sabor & Arte, onde mostra experiências pelo Brasil e pelo mundo; e Daniela Filomeno, publicitária, jornalista, influenciadora e apresentadora do programa CNN Viagem & Gastronomia.
“Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte” – A vencedora foi Mônica Paixão, graduada em Economia e Comunicação Social. Iniciou a carreira no Le Méridien Copacabana (hoje Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro-RJ), onde atuou por 14 anos. Ingressou no Golden Tulip Ipanema Plaza, também da capital fluminense, como gerente comercial, onde, três meses depois, foi promovida como a primeira mulher à função de gerente-geral de um hotel no Rio.
A lista de finalistas reuniu, também, Cícero Fiedler, responsável pela FG Big Wheel de Balneário Camboriú (SC); e Bruno Omori, presidente do Instituto de Desenvolvimento Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente e da Associação Brasileira de Impresa e Midia Eletrônica.
“Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI” – O destaque ficou por conta de Mario Cesar dos Santos de Carvalho, graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e, atualmente, CEO da Vida Caboca Experiências e da Filha do Combu Chocolates, do Pará.
Também foram finalistas Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas, de Foz do Iguaçu (PR); e Tatiana Fernandez, graduada em Publicidade e que atua no planejamento e no desenvolvimento de destinos turísticos, com capacitação e posicionamento de mercado.
“Lideranças Sociais ou Comunitárias de Destaque no Turismo” – O vencedor foi José Fernandes, que, em 30 anos de atuação, por meio da Rede dos Sonhos, colecionou uma extensa lista de premiações, valorizando a sustentabilidade, além de promover a acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos diversos segmentos do turismo. Atua também na inclusão de comunidades LGBTQIA+, de movimentos negros e em programas educativos com índios da etnia Guarani.
A relação de finalistas da categoria ainda envolveu Dayanny Feitoza, diretora de Turismo na Prefeitura Municipal de Paranaguá (PR); e Fernanda Viana Mascarim, coordenadora do Comitê de Acessibilidade do Parque da Mônica, de São Paulo (SP).
Evento aconteceu na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília“Mulheres Empreendedoras no Turismo” – O destaque foi Tietta Pivatt, bióloga, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e especialista em Ecologia e Ecoturismo. Autora de contos, trabalhou como guia naturalista em roteiros de ecoturismo e, desde os anos 2000, se dedica a atividades de observação de aves, sendo uma das pioneiras do setor no país.
Entre os finalistas da categoria estavam Maria Julia de Albuquerque Baracho, sócia-proprietária do Engenho Triunfo e do Hotel Fazenda Triunfo, da Paraíba; e Marianne de Oliveira Costa, fundadora do Instituto Vivejar, organização sem fins lucrativos que fomenta o turismo responsável, e da Vivejar, operadora focada em experiências turísticas transformadoras e responsáveis.
INICIATIVAS – A cerimônia também marcou o anúncio dos vencedores do grupo “Iniciativas de Destaque” do Prêmio, escolhidos pela comissão julgadora. A seleção, voltada a pessoas jurídicas, teve 10 categorias, com 3 finalistas em cada uma: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.
Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras.
Projeto de valorização dos quilombos idealizado pela prefeitura de São Luís (MA) foi reconhecido em prêmio no Salão Nacional do Turismo
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Prefeitura de São Luís venceu o Prêmio Nacional de Turismo com o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo. A premiação ocorreu neste sábado (16), no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o reconhecimento veio para fazer jus ao foco que a Secretaria Municipal de Turismo vem promovendo no afroturismo e turismo de experiência, valorizando a identidade e a ancestralidade.
“O reconhecimento de São Luís no Salão Nacional do Turismo representa todo o esforço, dedicação e comprometimento do prefeito Eduardo Braide em fortalecer o turismo na capital, e também no incentivo a novos segmentos, como o caso do Roteiro Quilombo Cultural de São Luís”, disse o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.
Além deste prêmio, o destino São Luís recebeu o Certificado DTI em Transformação na última sexta-feira (15) por estar implementando diversas ações com foco em tecnologia, acessibilidade, governança, sustentabilidade, marketing, entre outros.
A participação de São Luís no Salão Nacional do Turismo aconteceu também no espaço promovido pelo Sebrae e Ministério do Turismo (MTUR). Nele, a Secretaria Municipal de Turismo apresentou as boas práticas no âmbito da acessibilidade (audioguia do Museu da Gastronomia Maranhense e Mirante da Cidade) e inovação (CAT On-line).
O Salão Nacional do Turismo retornou ao calendário do turismo brasileiro em sua sétima edição, com o principal objetivo de apresentar o melhor do setor no país, de forma pedagógica, promocional e comercial.
As passagens já estão à venda pelo site da Abaeté e as compras podem ser parceladas
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Abaeté Linhas Aéreas inaugurou nesta quinta-feira (14) o primeiro voo direto que liga Salvador a Boipeba. O voo saiu da capital baiana por volta das 12h em direção a ilha do município de Cairu, na zona turística Costa do Dendê.
Com 25 minutos de duração, a viagem oferece uma visão panorâmica durante todo o trajeto. A aeronave utilizada será o Caravan, com capacidade para transportar até nove passageiros.
Os pousos e decolagens em Boipeba acontecerão na pista particular da Fazenda Pontal, o aeródromo Fabio Perini, localizado em uma península privativa com praias desertas e preservadas. Com extensão de 1.270 metros, a pista apresenta todos os requisitos de segurança operacional. O estabelecimento ainda disponibiliza estrutura de translado para o cais da Vila de Boipeba e os vouchers de travessia podem ser adquiridos no local, diretamente com a Fazenda Pontal.
“O voo inaugural para Boipeba representa mais do que uma conexão entre destinos; é a concretização do compromisso da Abaeté Linhas Aéreas em abrir as portas de paraísos ainda mais incríveis aos nossos passageiros. Este marco reflete não apenas a expansão da nossa malha, mas também a materialização de experiências únicas que contribuem para o turismo sustentável e o desenvolvimento econômico dessas regiões extraordinárias”, destaca o sócio da companhia aérea, Tiago Tosto.
O prefeito do município Cairu, Hildecio Meireles, também esteve presente e vê com expectativa um avanço no turismo na região a partir dos investimentos da Abaeté Linhas Aéreas. “Esse momento é de extrema importância para o município, pois a chegada da Abaeté vai impulsionar o turismo e abrir novas oportunidades para a economia local. O investimento em infraestrutura turística tem sido uma prioridade do município, e essa iniciativa contribui para fortalecer ainda mais a atividade turística na região”.
Já o Consultor de Estratégia da Gol, Ciro Andrade, definiu o voo da Abaeté para Boipeba como ‘maravilhoso’. “Eu queria vir pra cá, mas antes era só balsa ou terrestre com uma viagem de 4, 5 ou 6 horas ou mais. O voo panorâmico faz parte do pacote da experiência da viagem. Tem 25 anos que trabalho neste mercado e este foi o voo mais bonito da minha vida. Foi o voo mais bonito que já fiz”, destaca Ciro.
As passagens já estão à venda pelo site da Abaeté (www.voeabaete.com.br) e as compras podem ser parceladas em até 4 vezes no cartão de crédito. Inicialmente, os voos irão acontecer às segundas e quintas, partindo do Aeroporto Internacional de Salvador às 15h10, com valores a partir de R$600 + taxas.
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