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Wyndham Hotels & Resorts e Trul Hotéis inauguram hotel em Uberlândia

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O hotel em Uberlândia, que será renovado, oferece aos hóspedes acomodações confortáveis e um café da manhã saudável

A Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquia de hotéis do mundo, e a Trul Hotéis, administradora brasileira multimarcas, inauguram, neste mês de novembro, o Days Inn by Wyndham Uberlândia, em Minas Gerais, marcando assim mais uma nova parceria entre as empresas.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o hotel a ser inaugurado é o antigo America Palace Hotel, que ficou sem funcionar por cerca de três anos e agora será lançado com reformas e um design renovado.

Além de uma nova bandeira, que é uma das mais reconhecidas no mundo, contando com mais de 1.500 unidades. Na América Latina e Caribe, o hotel soma-se à presença da marca em países importantes, como México, Argentina e Uruguai. A Wyndham, detentora da bandeira, conta com aproximadamente 9.100 empreendimentos, em cerca de 95 países.

O empreendimento está localizado no centro de Uberlândia, a oito quilômetros do aeroporto da cidade e próximo de atrações turísticas, como o Parque do Sabiá, Parque Siquierolli, Praça Tubal Vilela, Teatro Rondon Pacheco, Museu Municipal, Estádio Parque do Sabiá, Cachoeira do Sucupira, além de restaurantes, lojas, farmácias e shopping centers.

Para a reabertura, o empreendimento contou com investimento de cerca de R$ 3,5 milhões, utilizado para troca dos enxovais, camas, TV’s, frigobar, fechaduras eletrônicas, piso, banheiros e móveis dos quartos, além de uma reforma nos banheiros. Conceituado como um hotel para viajantes de negócios, conta com 72 apartamentos, distribuídos por seis andares, divididos nas categorias Standard Twin e Standard Queen. A unidade ainda oferece estacionamento, restaurante para café da manhã, área fitness, sala de reunião, lavanderia e é pet friendly.

Expansão para fora das capitais

Para a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina, Maria Carolina Pinheiro, a estratégia de expansão da marca, com presença em cidades fora de capitais, é reforçada com mais essa unidade em Uberlândia.

“Minas Gerais é um estado com excelentes oportunidades e a Wyndham sempre leva um ativo importante aos hotéis, como a participação em uma rede global que promove a distribuição da unidade pelo mundo todo, além do maior e mais premiado programa de fidelidade hoteleira do mundo – o Wyndham Rewards -, que beneficia hóspedes com pontos para utilização em uma rede de serviços altamente atraente”, destaca a executiva da Wyndham,

Esse é o segundo empreendimento que a Trul Hotéis opera em Uberlândia e o sétimo em Minas Gerais, estado originário da operadora, que também tem unidades em Belo Horizonte, Montes Claros e Formiga. De acordo com o diretor-geral da Trul, André Bekerman, o desafio da gestão será voltar a posicionar o hotel como referência na cidade e promover a marca. “Esse é o primeiro hotel da Wyndham em Uberlândia, então nosso trabalho será o de tornar a marca conhecida na cidade e consolidar serviços de acomodação, tornando o hotel um sinônimo de hospedagens de curta duração e para aqueles que viajam a negócios. A nossa expertise e conhecimento da hotelaria no estado de Minas Gerais com certeza contribuirá para isso”, ressalta Bekerman.

Leia mais:

Novo hotel no Paraná: conheça o Days Inn by Wyndham Cascavel

EDIÇÃO DO DT.

DIÁRIO de um cruzeirista no MSC Grandiosa (2)

O MSC Grandiosa desligou suas máquinas às 7 horas em frente à Ilhabela. É minha primeira manhã nessa cidade flutuante, um  espetáculo de engenharia da MSC que faz a sua primeira apresentação aos olhos verde-amarelos.

Paulo Atzingen – de Ilhabela – (SP)**


Vejo um morador da ilha vendo-me na varanda do navio. Sou um ponto minúsculo em meio ao prédio que – como um milagre – levita sobre a água. Aceno primeiro com a mão, depois com a toalha e uso-a como um bandeira, a bandeira da paz. Ele reage e retorna meu cumprimento. É um código universal essa atitude cordial de sair de si mesmo e estender a mão; é uma ponte sem cimento e aço, uma ponte de luz, de irmãos que se conhecem desde os primórdios da humanidade.

O sol não aparece

Embora um navio como o MSC Grandiosa seja um mundo em si mesmo e avance pelo mar como se fosse um reino independente de tudo, o tempo lá fora dá as cartas. A atmosfera interna do navio vai se ajustando conforme a atmosfera externa. Nos dias de meu cruzeiro,  as costas fluminense e paulista estavam encobertas de nuvens com um tímido sol saindo, mas logo sendo abraçadas por colossos de algodão cinzas. Uma das almas do MSC Grandiosa são as piscinas, e, especialmente as piscinas externas para os banhos de sol.

Sem o 17º andar

Se uma das almas está encoberta (ela se chama Atmosphere pool),  restam as outras almas, que são as piscinas internas, os salões de jogos, o spa (MSC Aurea Spa),  a pista de boliche, uma variada oferta de atividades infantis para quem está com criança (as) e, evidentemente os andares (decks) alusivos aos mestres da pintura, a saber;  5º andar – Caravaggio; 6º andar – Leonardo da Vinci; 7º andar – Michelangelo; 8º andar – Monet;  9º andar – Van Gogh; 10º andar – Miró; 11º andar – Dali; 12º andar – Rafaello 13º andar – Goya;  14º andar – Magritte; 15º andar – Cézzane; 16º andar – Velazquez; 17º andar (não existe pois os italianos consideram o número 17 azarento); 18º  andar – Gauguin; 19º andar – Degas.

Navegar é sentir

Caminho pelos corredores e andares do Grandiosa e reproduções de obras desses artistas são expostas como um grande espaço para refletir o papel da arte na vida, o papel da arte em uma travessia. Navegantes privilegiados  têm um all inclusive dos maiores mestres da pintura que se tem notícia desde a Idade Média.  Uma navegação grandiosa, portanto, não é navegar por navegar, navegar para comer e beber, navegar para beber e comer, não necessariamente nessa ordem.  Navegar tem a ver com pensar, sentir, absorver um mundo que está além, distante, e que é oferecido como um portal, uma chance de tirar os pés da terra.

Diplomático

Converso com casais experientes em travessia. L. e C. partiram de Gênova dia 3 e comemoraram 30 anos de casados. Discretos, não querem aparecer e ouço a primeira (e única) crítica. Ficaram incomodados com o volume de pessoas que embarcou no Rio de Janeiro. Até então a travessia transatlântica do casal seguia seu perfil Diamond, mas que se transformara a partir da Cidade Maravilhosa. O marido foi diplomático ao dizer-me que encaminharia suas observações diretamente à MSC.

Extra-sensorial imperdível

As amizades maduras nos oferece um certo aconchego, pois nos livra da solidão quando viajamos sozinhos. Nesta viagem encontro-me com Cláudio Oliva e Mário Fittipaldi, ambos colegas de profissão.

A experiência dos sexagenários é confrontada com a superficialidade bombástica dos blogueiros e influencers. De um lado, a descrição de Mário de uma uva específica que foi colhida na França e que gerou um vinho encorpado e que agradaria aos deuses. Do outro, apenas a foto da taça, ou o vídeo de um rótulo e um sorriso que vai bombar no Instagram. De um lado a descrição apaixonada e poética de uma experiência extra-sensorial vivida pelo jornalista que mistura o factual com a literatura e convida seus leitores a uma travessia. Do outro, o uso de adjetivos rasos para dizer que ser fotografado na escada prateada do Atrium Infinity é uma “coisa imperdível”.

Vivo uma experiência pessoal a bordo do MSC Grandiosa e me desintoxico desta telinha do celular que me condiciona, diminui a distância de meu olhar do horizonte e meu amor pelo mar.

Descarbonização

Sentado em uma das espreguiçadeiras da piscina coberta, navego pelos mares da sustentabilidade do navio e caio de cara em um depoimento de Pierfrancesco Vago, presidente executivo da divisão de cruzeiros da MSC: “nosso objetivo é claro: que a MSC Cruzeiros seja uma empresa com emissões líquidas zero até 2050. Esta é uma ambição ousada, mas reconhecemos que a descarbonização da nossa indústria é essencial: o futuro dos cruzeiros depende disso”, escreve Vago no mais atual Relatório de Sustentabilidade da MSC. Penso na desintoxicação das pessoas antes das máquinas. Quanto falta para retornarmos àquele estado de pureza e solidariedade confiando no outro como o bebê que suga o leite da mamãe? A sustentabilidade e o meio ambiente não começam no meio da gente? Fiquei muito pensativo, vou pedir um drink.


*Este texto é a continuação da série DIÁRIO de um cruzeirista confinado, publicada em fevereiro deste ano, quando o autor contraiu covid em um cruzeiro de 7 noites para a Bahia. (confira nas próximas edições a continuidade deste diário)

**Paulo Atzingen é jornalista e viajou a convite da MSC com seguro Europ Assistance

 

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DIÁRIO de um cruzeirista no MSC Grandiosa (1)*

Viagens corporativas devem faturar R$ 13 bilhões em 2023

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Os resultados positivos relacionados a viagens corporativas foram comemorados pelo ministro do Turismo, Celso Sabino

Dados divulgados pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) mostram um setor extremamente aquecido.

Em nota enviada ao DIÁRIO, o balanço mostra que o acumulado de janeiro a outubro o setor faturou mais de R$ 11,37 bilhões, valor que supera todo o ano de 2022 e quase se iguala ao montante de 2019 — antes dos impactos da pandemia, quando a movimentação totalizou R$ 11,38 bilhões. A projeção até o final do ano, é que esse valor chegue a cerca de R$ 13 bilhões, se consolidando como um recorde histórico.

Somente no mês de outubro, o faturamento foi de R$ 1,25 bilhão, 11% acima do registrado no mesmo mês de 2019 e 16,5% acima, quando comparado a outubro do ano passado.

Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou outubro como o oitavo mês seguido com vendas acima de R$ 1 bilhão. “Isso é um fato inédito ao setor, e mostra como o turismo de negócio movimenta a economia e promove a distribuição de renda, pois o viajante vai aos restaurantes, consome no comércio local, mobiliza a malha hoteleira. Tudo isso é fruto do turismo”.

De acordo com dados da Abracorp, que analisa 11 setores com seus associados, mostram ainda que o faturamento com vendas de bilhetes aéreos ao mercado de negócios alcançou R$ 818 milhões em outubro, alta de 11,9% contra o pré-pandemia.

Para novembro também são esperados números animadores. De acordo com a entidade, a projeção para o mês é que o setor alcance o valor de R$ 1,4 bilhão, época tradicionalmente mais movimentada para o turismo de negócio, onde empresas costumam realizar diversos eventos.

EDIÇÃO DO DT.

Por Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello serão homenageados na Câmara dos Deputados

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Parlamentares decidiram conferir moção aos organizadores do Festuris após participação na feira deste ano

Na última quinta-feira, dia 23, o deputado federal Romero Rodrigues, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, sugeriu uma Moção de Aplauso e Reconhecimento a Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, organizadores do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Em votação ao Requerimento nº 41/2023, os membros da Comissão aprovaram com unanimidade a destinação da honraria aos empresários.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o parlamentar argumentou que o evento de turismo que ocorre de forma periférica, longe dos grandes centros de decisões como Rio de Janeiro ou São Paulo, se dá devido à excelência no atendimento aos participantes, e por todo o esforço e dedicação na realização da edição de 2023 do Festuris.

“Foi uma honra ter ido à cidade de Gramado, que dá exemplo ao Brasil sobre como fazer turismo, como gerar emprego, renda, verdadeiros frutos do turismo. A moção vem pelo reconhecimento da forma carinhosa e atenciosa que recebemos no Festuris, evento que participamos na sua 35ª edição”, explica.

A Feira Internacional de Turismo, que acontece em Gramado, no Rio Grande do Sul, teve sua primeira edição em 1989. Este ano, o evento realizou a sua 35ª edição, sendo considerada pelo trade a feira de negócios turísticos mais efetiva da América Latina. O evento não só dá atenção para o turismo, como movimenta a economia local, estadual e gera visibilidade fora do país.

Leia mais: Festuris destina mais de 2 mil livros arrecadados no evento a bibliotecas gaúchas

Fórum em SP debate boas práticas no Ecoturismo

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Primeira edição do evento traz diversidade de temáticas e palestrantes visando ao desenvolvimento do ecoturismo sustentável

O 1 º Fórum Regional de Turismo do Polo de Ecoturismo de São Paulo vai acontecer nesta quinta-feira (30), na Mansão Fato, um espaço de eventos localizado em Parelheiros, na capital paulista.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o Fórum é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do Conselho Gestor de Turismo do Polo (Congetur) e realização da São Paulo Turismo, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e o objetivo é capacitar, debater ações e projetos, apresentar tendências e integrar os atores envolvidos no desenvolvimento do turismo dessa região tão especial da cidade de São Paulo.

Público alvo

O evento é voltado apenas aos empreendedores e gestores de estabelecimentos turísticos do território, além de agricultores, guias de turismo e monitores que atuam na região, assim como ativistas e líderes comunitários.

As temáticas abordadas serão políticas públicas para a região, turismo de base comunitária, cooperativismo, sensibilização à diversidade, acessibilidade e inclusão, prevenção de acidentes e segurança, experiências no turismo e boas práticas do turismo.

Acesse www.polodeecoturismosp.com/forumregional para saber mais.

Governo Federal lança a Agência de Notícias do Turismo

Idealizada pelo Ministério do Turismo, a Agência de Notícias compõe o portal dedicado à pasta

Quem visita o portal do Ministério do Turismo a partir de agora poderá ter acesso a informações jornalísticas sobre o turismo de todos os estados, municípios e Distrito Federal. Nomeada Agência de Notícias do Turismo, a área no site foi uma criação do Ministério do Turismo em parceria com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur).

De acordo com nota expedida para a imprensa, o MTur explica que o objetivo é valorizar as potencialidades regionais, dando visibilidade as diversas experiências turísticas que o Brasil oferece – sol e praia, náutico, ecoturismo, afroturismo, de base comunitária.

Além disso, a pasta quer movimentar o segmento por meio da internet às vésperas do Salão Nacional do Turismo, que acontecerá de 15 a 17 de dezembro no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a união dos entes federativos fortalece a atividade turística como um todo. “Juntos, somos mais fortes e o turismo precisa dessa força conjunta, para ter a visibilidade que merece. Somos o segundo setor que mais gera emprego e renda no país, ficando atrás apenas da construção civil. Essa união vai ajudar a contribuir, ainda mais, com a geração de emprego e renda”, comemorou.

Os portais das secretarias estaduais e municipais também publicarão, voluntariamente e de acordo com o critério de cada gestão, as matérias publicadas no Portal do MTur. O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, celebrou a nova iniciativa. “Esse espaço possibilitará a divulgação das notícias dos destinos com agilidade, eficiência e credibilidade. Brasília tem muito a ser divulgada e este canal será uma ferramenta de excelente colaboração. Contam com o meu apoio e com o trabalho do GDF nas notícias da nossa capital!”, declarou o secretário do DF.

Para o presidente da Anseditur, Alexandre Pereira, a ação incentiva as secretarias municipais associadas a compartilhar suas riquezas, principalmente relacionadas ao Salão Nacional do Turismo.

“Ao vender o Brasil regionalmente, evidenciamos não somente a diversidade de paisagens, mas também a riqueza de nossa herança histórica e a autenticidade de nossas tradições. Essa abordagem inovadora abrirá portas para o crescimento do turismo, revelando ao mundo o verdadeiro potencial do país”, afirma Alexandre Pereira, presidente Anseditur.

O espaço de divulgação das notícias de todas as Unidades da Federação também é aprovado pelo secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes. “Esta é mais uma ótima iniciativa do Ministério do Turismo no sentido de facilitar a divulgação dos destinos e atrativos dos estados para todo o país. E o Paraná abraça este projeto para mostrar aos brasileiros o que temos a oferecer”, comentou.

Para o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Ian Ribeiro, a parceria vai permitir de forma mais ampla, que os brasileiros conheçam um pouco mais do que há de melhor no turismo do seu país. “Essa iniciativa do Ministério do Turismo foi extremamente assertiva. Cada estado do país tem suas riquezas naturais, seu patrimônio, sua história e cultura e que merecem ser divulgadas e conhecidas fortemente”.

No Maranhão, a secretária de Turismo do estado, Socorro Araújo, destacou a União em prol do projeto. “A Agência de Notícias alimentada pelo que acontece nos estados é uma prova da união de todos para o crescimento e visibilidade das belezas naturais, patrimônios e cultura do nosso país. E o Maranhão, com certeza, tem muito a mostrar. Nosso trabalho é incansável e este será mais um canal para divulgar nossas ações estratégicas. Estamos gratos pela oportunidade”, afirmou.

Curadoria de conteúdo sobre o turismo

A Agência de Notícias do Turismo ocupa uma coluna ao lado direito do Portal do MTur, logo abaixo do carrossel de notícias principais do site. A Assessoria de Comunicação do Ministério atuará como curadora do conteúdo, tendo prerrogativa para analisar, aprovar, ajustar ou recusar conteúdos que estejam em desacordo com as premissas legais e éticas que norteiam a administração pública, obedecendo aos parâmetros já estabelecidos pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República e órgãos de controle.

“Por meio da Agência de Notícias do Turismo, transformamos o Portal do MTUR em um HUB de informações institucionais. Por outro lado, as secretarias incrementarão seus sites com notícias nacionais que contenham dados e informações relevantes do setor,” explicou o chefe da Assessoria de Comunicação Social do MTur, Adão Paulo Oliveira.

Ainda de acordo com Oliveira, a Agência converge para as ações de comunicação que a Secretaria de Comunicação da Presidência da República preparou para o fim de ano, com foco na União e na Reconciliação nacionais, com vistas a reconstruir pontes e canais de diálogo com todos os públicos, ideologias e regiões do país, especialmente neste momento de celebrações.

Segundo a Assessoria, para participar da Agência de Notícias do Turismo, secretarias estaduais e municipais deverão enviar as notícias locais para o e-mail agenciadenoticias@turismo.gov.br com o link da matéria publicada e também uma sugestão de título contendo, no máximo, 145 caracteres.

Confira aqui as diretrizes que orientam a seleção, edição e inserção das matérias elaboradas e enviadas pelas secretarias ao Ministério do Turismo.

EDIÇÃO DO DT.

Na FLIP, Portugal reforça promoção do turismo literário lusitano

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Ativações, palestras e exposições marcaram a passagem do destino pelo festival

Para dar continuidade na promoção do turismo literário de Portugal, o Visit Portugal participou da 21ª edição da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorreu entre 22 e 26 de novembro em Paraty, Rio de Janeiro.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a participação do Turismo de Portugal na FLIP em 2019 demonstrou que a literatura é um bom caminho para divulgar este importante pilar na indústria do turismo e, por isso, o destino investiu mais uma vez neste ano com palestras, saraus e ativações no festival a fim de mostrar uma nova abordagem de viagem aos participantes do evento.

“Visit Portugal tem investido cada vez mais em diferentes possibilidades de turismo, dentre eles o literário, que promove experiências relacionadas ao tema e reforça a sinergia existente entre a literatura brasileira e portuguesa por meio de autores, cultura e arte”, afirma Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.

Dentre as experiências promovidas pelo Visit Portugal estão o sarau “Viagem à Portugal: Saramago 100 anos”, realizado na Casa Estante Virtual da Flip, envolvendo a fundação Saramago e destacando a importância dos Roteiros Literários na promoção de um destino turístico. O diretor do Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, participou também de uma conversa com o presidente da Embratur, Sr. Marcelo Freixo, na Casa de Cultura de Paraty, debatendo sobre o tema “Experiências e iniciativas de promoção ao turismo literário Brasil – Portugal”, onde cada um trouxe particularidades que unem a literatura de ambos os países.

Além destas ativações, Fabio Porchat participou de um bate papo no Sesc local, dentro da programação conjunta com a Fundação José Saramago. O ator, roteirista e humorista abordou o tema “Viagem à Portugal de Saramago”, narrando os locais por ele visitados e registrados por José Saramago na obra de mesmo nome. Para concluir, o destino participou também da roda de conversa entre literatura contemporânea portuguesa e brasileira com as autoras Judith Canha Fernandes, Flora Lahuerta e Rita Brás.

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São Paulo-Santiago (Chile): rota internacional que mais cresceu em 2023

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No total, o Chile atraiu um total de 2.612.448 milhões de turistas, representando uma alta de 134,4% em relação ao ano passado

356.960 mil embarques foram realizados no Brasil com destino a Santiago, capital do Chile, entre janeiro e setembro deste ano. Houve uma crescente de 114,7% em relação ao mesmo período de 2022, quando embarcaram 247.190 mil brasileiros. Os dados são do Serviço Nacional de Turismo, Sernatur.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a pesquisa conclui que o Brasil é o segundo principal país a enviar turistas ao país andino, ficando atrás apenas da Argentina. Junto a este balanço, um relatório mensal do Conselho de Aeronáutica Civil (JAC) sobre o tráfego aéreo no mês de setembro indica que o número de passageiros cresceu quase 25% face a setembro do ano passado.

A JAC informou que 18.184.188 milhões de passageiros foram transportados nos aeroportos do país, o que significa um aumento de 24% em relação a janeiro-setembro de 2022. O documento destaca que a rota São Paulo – Santiago foi a rota internacional que mais cresceu em relação a setembro de 2022, aumentando em 41.055 mil passageiros.

Os atrativos do Chile para os brasileiros

Os incentivos vão desde as belezas naturais e gastronomia que o país oferece até o conforto de embarques com voos diretos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis e Foz do Iguaçu. Atualmente, existem quatro companhias aéreas chilenas que operam diretamente entre Chile e Brasil: Latam, Sky e Jetsmart e Aerolíneas Argentinas.

Hugo Corales, Diretor Comercial da ProChile no Brasil, comenta que “o Brasil é nosso principal parceiro comercial na América Latina. Todos os dias abastecemos a mesa do brasileiro com alimentos como salmão, frutos do mar, frutas

frescas, nozes e também outros produtos como vinho e azeite. Com o Encontro Chile Brasil, entre 27 de novembro e 1º de dezembro, queremos aprofundar e fortalecer nosso posicionamento no mercado e aproveitá-lo como plataforma para abrir novas oportunidades em outros setores como o Turismo.”

Coquimbo Região Estelar

Um dos destinos que despontam no interesse dos brasileiros é a região de Coquimbo. Localizada ao norte do Chile é reconhecida mundialmente como a “região das estrelas” por ter os céus mais transparentes do mundo para observação astronômica e por possuir a maior rede de turismo astronômico do hemisfério sul. Mas não é só o céu estrelado que atrai o olhar dos visitantes.

O destino oferece a oportunidade de conhecer o pisco, aguardente chilena produzida a partir das uvas e que está se tornando sensação entre os consumidores brasileiros, além de seu patrimônio natural e arqueológico, as tradições camponesas e o artesanato em pedra nos seus vales. Há recantos pouco explorados com santuários naturais, pinturas rupestres, aves nativas, paisagens que falam da sua cultura camponesa quando são decoradas com os seus rebanhos de cabras, saborosas árvores de fruto e impressionantes videiras.

Entre as comunas, há as chamadas “zonas rezagadas” (“áreas carentes”) por serem mais remotas, compostas por Monte Patria, Punitaqui, Combarbalá e Canela localizadas nos Vales Limarí e Choapa – coroados pela Cordilheira dos Andes – onde se abre um espaço para o turismo rural e o Turismo Wellness, ideal para retiros, atividades ao ar livre, entre outras dinâmicas de bem-estar.

Este território oferece experiências, paisagens e sabores que se conectam com a cultura da sua comunidade. É uma terra com tradições típicas da região como a transumância dos criadores de cabras. Além disso, é um local com uma atividade agrícola com variedade de produtos para desfrutar de uma rica gastronomia (vinhos, frutas frescas, frutos secos, frutos secos que ligam o paladar às paisagens montanhosas deste país do fim do mundo).

Evento de acessibilidade no turismo terá apoio do MTur pela primeira vez

13ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) promove acessibilidade com segurança e autonomia

O Ministério do Turismo vai apoiar pela primeira vez o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD), que acontece entre os dias 4 e 8 de dezembro. Este ano, o evento reunirá cerca de 30 parques e atrações, em mais de 20 cidades de dez estados do país.

Idealizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), com apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra) e da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG), o evento acontece desde 2010 para dar ainda mais oportunidade de inclusão ao turismo nacional.

Atento à necessidade de promover um turismo acessível, que garanta a participação de todos, sem preconceito, o ministro do Turismo, Celso Sabino, abraçou a causa. “Ações como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações, promovido pelo SINDEPAT, vão ao encontro do que o Ministério do Turismo busca: um país mais diverso e inclusivo em sua oferta turística”, ressaltou.

Neste ano, pela primeira vez, o movimento terá o apoio institucional do MTur. “É uma alegria contar com o Ministério do Turismo apoiando o DNPD. Acreditamos que esse apoio poderá ampliar a visibilidade do DNPD, estimulando cada vez mais parques e atrações parceiros a se envolverem na ação”, disse a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri.

Busca por mais acessibilidade

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência no país. Visando tornar o turismo inclusivo uma realidade cada vez mais comum nos destinos do país, o MTur tem trabalhado para qualificar os prestadores de serviço do setor, contribuindo para a redução das desigualdades e garantindo a promoção da inclusão social.

Por meio do Programa Turismo Acessível, o MTur reúne um conjunto de ações que promovem a inclusão e o acesso de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida à atividade turística com segurança e autonomia, completamente alinhado ao objetivo do DNPD.

Leia mais: Curso de Turismo Responsável: especialização do MTur e UFRN abre inscrições

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Novo hotel no Paraná: conheça o Days Inn by Wyndham Cascavel

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O Days Inn by Wyndham Cascavel fica em região estratégica no estado do Paraná

Em parceria com a Hotelaria Brasil, a americana Wyndham Hotels & Resorts inaugurou o Days Inn by Wyndham Cascavel, no Paraná. O empreendimento está situado a apenas 10km do Aeroporto de Cascavel (CAC) e a poucos minutos da UNIOESTE e do Autódromo Zilmar Beux.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, o novo hotel destaca-se como opção ideal de hospedagem tanto para viajantes a negócios, inclusive atraídos pelo forte agronegócio da região, quanto para turistas em busca de conforto e conveniência.

Para uma escapada única, segundo as empresas parceiras, o hotel proporciona fácil acesso, a apenas 150 km das majestosas Cataratas do Iguaçu, as maiores cachoeiras do mundo, na fronteira entre Brasil e Argentina.

Quarto do Days Inn by Wyndham Cascavel (Foto: DIvulgação)
Quarto do Days Inn by Wyndham Cascavel (Foto: DIvulgação)

Em sua estrutura, o Days Inn by Wyhdham Cascavél dispõe de restaurante com café gratuito, cafeteria, bar no lobby, serviços de lavanderia, estacionamento, academia, loja de conveniência e Business Center.

Os quartos foram projetados para garantir o máximo conforto dos hóspedes e são  equipados com TV Smart, frigobar, mesa cofre para laptop, secador de cabelo e produtos de banho.

Leia mais: NBA vira atração especial para hóspedes do Wyndham Gramado

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